Nova obra de Giovani Miguez participa da terceira temporada do ‘Noites de autógrafos’ em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA

Uma obra criada a partir do isolamento social causado pela pandemia. Um diálogo entre o interno e externo de um autor reflexivo. Páginas que abordam existências e memórias. Assim consolida-se ‘Em terceira pessoa e outros poemas’, tão esperado novo livro de Giovani Miguez, que será lançado no dia 22 de outubro, sexta-feira, às 19 horas, participando da terceira temporada do ‘Noites de autógrafos’, evento que é uma parceria da RH Soluções Artísticas com o Premium Café (anexo ao Teatro Gacemss 1), em Volta Redonda.

Giovani Miguez, que já publicou outras cinco obras que conquistaram a atenção do público, garante que o atual livro é mais afinado com seu atual projeto estético em curso.

-Como bem comentou o poeta José Huguenin no prefácio do livro, é uma obra que confronta e ao mesmo tempo acolhe. Trata-se de uma obra divida em quatro partes. A primeira, “A terceira pessoa” onde o poeta reflete sobre o mundo lá fora. A segunda, “A segunda pessoa”, onde o eu poético reflete sobre o outro Eu que há nele. A terceira, “A primeira pessoa”, onde o poeta externa seus sentimentos íntimos. E, finalmente, uma quarta parte onde haicais, aldravias e poesias livres são depositadas de forma experimental e prolífera – comenta.

Com mais de cem páginas, o livro traz indignações políticas e sociais, propondo experimentações poéticas e reais ao leitor, que se depara com um depósito de versos e sentimentos que as pessoas em geral estão experimentando como civilização. “É natural que o lirismo reflita esse estado melancólico e romântico do eu-poético, mas a poesia está no mundo e ao atravessar o poeta e colapsar no papel, ela ganha as tintas do tempo em que é percebida. Minha poesia é existencial. Ora triste, ora engajada, mas sempre buscando expressar a minha ‘existencialidade’ est(ética). É de certo modo a bio (poética) de um animal que se assumiu como ‘animal poético’ desde o início da sua produção poética. É poesia sem esmero, visceral que urra, mas também sussurra”, detalha

Miguez, que é correspondente da Academia Volta-redondense de Letras desde abril deste ano, nasceu em Volta Redonda e reside na capital carioca há mais de uma década. Leitor assíduo, ele estampa nas redes sociais diversas obras que constituem sua biblioteca particular e tem demonstrado um carinho especial por poesia nos últimos anos.

-Na poesia, o poeta faz catarse e tenta fazer uma espécie de comunhão com o mundo; o que, de certo modo, é um desejo de todos que atravessam esse momento de angustia e agonia. – argumenta o autor.

‘Em terceira pessoa e outros poemas’ traz a oportunidade que muitas pessoas precisam para compreender formas de expressões que a atualidade é vivida pelo ser humano. Uma alternativa de leitura que envolve diversos sentimentos universais que muitas vezes não são pensados pelas pessoas.

SERVIÇO
Noites de autógrafos
– 3ª temporada – 6ª edição. Obra: Em terceira pessoa e outros poemas.  Autor: Giovani Miguez. Ano: 2021. Editora: Outra Margem. Número de páginas: 143. Classificação: Livre. Preço do exemplar: R$35.