Nova diretoria da Associação de Moradores do bairro Casa de Pedra terá desafios

0

A nova diretoria da Associação de Moradores do bairro Casa de Pedra, em Volta Redonda, terá um grande desafio. São vários os problemas que a nova equipe terá que ajudara a solucionar. Entre eles a questão da segurança e da saúde, problemas enfrentados pela população de toda a cidade. Os novos membros da Associação de Moradores foram escolhidos em eleição recente coordenada pela presidente da Federação das Associações de Moradores do município (FAM), Fátima Martins.

De acordo com a nova diretoria, foi um processo muito difícil, pois foram 12 anos sem eleição no bairro, já que o grupo que estava na direção não queria o processo. “Tivemos que fazer um abaixo assinado e levar à FAM para que tomasse as providências ou ir ao Ministério Público. Mas a FAM acolheu o pedido e fez a intermediação para que a eleição fosse feita”, declarou o presidente eleito, Sergio Lucas, de 46 anos, lembrando que duas chapas concorreram, a da situação que já estava na direção, e a Chapa 2, que teve como tema “Inovar para Mudar”, e o lema “Juntos somos mais Comunidade”.

CHAPA VENCEDORA

Segundo informou o novo presidente, dos 488 moradores que participaram da eleição, 468 votaram na chapa vencedora e 120 na Chapa 1. “Foi uma grande vitória. A comunidade queria muito essa mudança, até porque a atual gestão passou todo esse período sem dar atenção às necessidades do bairro. Se resumiam a alugar a sede para festas”, declarou, lembrando que agora só pensa em tentar atender os moradores em busca de soluções para os principais problemas que afligem o bairro, juntamente com o vice-presidente eleito, Sergio Russo, de 49 anos.

Sérgio contou que na questão da entidade, é preciso fazer a verificação de patrimônio e responder a prestação de contas a Receita Federal e órgão público, já que a entidade é uma das poucas que tem registro e CNPJ. “Nós somos das poucas que tem sede própria e que é um conquista de várias diretorias, desde a fundação, quando conseguiram o terreno e depois o início da construção da sede, quando meu pai, o Seu Lucas, esteve a frente entre 1991 ate 1996. Minha mãe já foi presidente, meu irmão o Alexandre Lucas, e agora eu tenho essa felicidade de estar junto dessa comunidade que amamos muito”, informou, lembrando que um dos sócios fundadores da Associação, Marcos Araujo, está com a diretoria eleita nessa caminhada. “Tem o nosso amigo Barrão da Rua 758 que nos ajudou. Enfim, são muitos amigos e pessoas que lutaram e lutam pelo nosso bairro”, completou o presidente eleito.

OS MESMOS PROBLEMAS

Na questão de segurança do bairro, Sérgio relatou que o bairro enfrenta os mesmos problemas que a cidade, a falta de um policiamento mais ostensivo e da Guarda Municipal. “No meu entendimento, a GM e a PM poderiam somar, já que nós temos um sistema de vigilância a noite, mas às vezes são registrados pequenos furtos. Quero ressaltar que, mesmo com alguns problemas, o nosso bairro é ainda um dos mais seguros”, declarou, lembrando que, quanto à saúde, o Programa de Saúde da Família (PSF ) foi desativado ou não está funcionando. “Isso é ruim, faz falta, há falta de medicamentos para os pacientes com doenças crônicas, como pressão alta e diabetes. É preciso conversar com a prefeitura. Assim que tomarmos posse faremos isso, buscar sempre o dialogo. Esperamos que o prefeito Samuca venha na nossa posse e que a gente possa retomar essa parceria entre a associação de moradores da casa de pedra e a prefeitura”, explicou o presidente..

Sobe o que está faltando no bairro que a população sente falta, o presidente eleito relatou que, as pessoas sentem falta de atividades. Disse que sempre foi tradição no bairro fazer festa junina, festa das crianças, de Natal, atividades esportivas, serestas e uma Associação de Moradores mais presente na comunidade, interagindo com as igrejas e grupos de atividades do bairro. Todos sentem falta também das assembléias, de mais cursos e palestras, enfim de uma entidade a serviço da comunidade, dos moradores e que coloque o interesse público em primeiro lugar.

PROBLEMAS ENFRENTADOS

O maior problema que os presidentes de Associações de Moradores enfrentam hoje para ajudar o bairro, em relação ao do Casa de Pedra, Sérgio Lucas disse que no caso deles em especifico, os moradores sempre chegam junto quando são informados. “Eu ainda não tomei posse, então fica um pouco complicado falar das dificuldades, mas seja quais forem, eu fui eleito junto com os demais diretores para trazer solução. É isso que pretendo fazer”, prometeu, lembrando que até o momento não sabe se o Poder Público tem atendido os moradores, mas garante que, com certeza, há espaço para o dialogo com a Prefeitura de Volta Redonda e com a Câmara de Vereadores.

No caso dos políticos na casa aos votos, Sérgio explicou que a campanha

está no começo. Por isso ainda não se vê tantos candidatos no bairro, mas é saudável a participação política. “Eu tenho comigo que a solução para política é mais participação. É mais política e não o contrário. Dessa forma, a comunidade precisa apenas acompanhar o histórico dos candidatos. Daqueles que sempre lutaram pela região, que trouxeram escolas, emprego, obras e que tem as mão limpas. Esses devem ter esse reconhecimento. Eu sou enfermeiro e luto pelas 30 horas, por melhorias na saúde. Há gente que soma na nossa luta e que certamente contarão com meu apoio”, finalizou o presidente eleito.

 

 

 

Deixe um Comentário