Órgãos ambientais do Rio de Janeiro notificaram a CSN para encerrar as atividades em dez dias. Segundo informações, ela não cumpriu com as obrigações assumidas.
A notificação foi feita pela Secretaria Estadual do Ambiente, o Instituto Estadual do Ambiente e Comissão Estadual de Controle Ambiental. A autorização termina no dia 10 de dezembro. O termo teria sido assinado em abril do ano passado, assegurando em um termo de ajustamento de conduta, que previa ações para reduzir a emissão de gases poluentes.
O documento foi entregue na sexta-feira, dia 1°, à diretoria da CSN.
Em fevereiro, a companhia foi multada em R$13 milhões por não cumprir acordos ambientais.
NOTA DA CSN
O A VOZ DA CIDADE fez contato com a CSN, por meio de sua assessoria, que enviou uma nota falando sobre o assunto.
Nela, a CSN diz que vê a notificação dos órgãos ambientais com profunda estranheza, uma vez que a Companhia está em franco processo de negociação com o Governo do Estado do Rio de Janeiro sobre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
“Uma auditoria independente aceita pelas autoridades atestou que dos 15 itens do TAC, 12 foram cumpridos e dois deles são procedimentos de rotina (como limpeza da fábrica), que precisam ser feitos de forma permanente. Apenas um item ainda permanece em análise. Vale ressaltar ainda que as obrigações entendidas como não cumpridas pelo órgão ambiental estão judicializadas, com decisões liminares favoráveis à Companhia. Por conta disso, a empresa vai recorrer dessa notificação na próxima segunda-feira e espera obter sua anulação”, disse.
SINDICATO
O A VOZ DA CIDADE também fez contato com o Sindicato dos Metalúrgicos, mas não teve retorno até a publicação desta nota.