COMITÊS E CAMINHADAS
O candidato a prefeito de Angra dos Reis, Zé Augusto, Republicanos, terá nove comitês espalhados pela cidade nestas eleições. O primeiro já foi inaugurado no Parque Mambucaba e os segundo será nesta quarta-feira, 28, no bairro Japuíba. Além dos comitês, a campanha de Zé tem sido a base de caminhadas. No final de semana esteve na Ilha Grande. Sua caminhada iniciou pela Praia do Aventureiro junto ao candidato a vereador, Jeferson Caiçara, passando pelo camping do Luis. Ao longo do dia, seguiram para a Praia do Provetá, onde conversaram com os pescadores locais e se descontraíram com as suas histórias.
PINGUIM
Nessa caminhada, Zé Augusto encontrou um senhor que ficou muito famoso na região, o Sr. João Pereira de Souza, que ficou conhecido, na Ilha e no mundo, pela sua história com um pinguim, que o visitou durante vários anos consecutivos e que agora, virou roteiro de um filme de Hollywood.
FORTALECIMENTO DA CANDIDATURA
A candidata a prefeita do PSOL, de Itatiaia, Ricarda Helena, tem uma reunião marcada junto ao Partido dos Trabalhadores, na próxima quinta-feira, 29, às 19h30min, na Rua Oby Loiola, nº 114, Campo Alegre. A ideia da parceria entre os partidos é de fortalecer a candidatura de Ricarda e, segundo publicação em suas redes sociais, é um momento importante para unir forças e fortalecer as lutas dos ideais de ambos os partidos.
PROPOSTAS PARA EDUCAÇÃO
Tande Vieira (PP), candidato à prefeitura de Resende, destacou três propostas de educação para o município. A primeira delas é ampliar o ensino integral para todas as unidades, seguido de reformá-las por um todo. Além disso, ele pontua que deseja concluir o centro de desenvolvimento tecnológico. Tande declara seu comprometimento com a cidade. “Um dos nossos compromissos é garantir que a população se desenvolva mediante um ensino de qualidade, possível com o apoio de profissionais de ponta e estrutura atualizada”, concluiu.
IMPORTÂNCIA DA EQUOTERAPIA
Ainda sobre Tande Vieira. Ele falou sobre o projeto de equoterapia de Resende que foi retomado em 2017 e teve seus atendimentos terapêuticos ampliados em mais de 200%, desde o início da atual gestão. Tande na época era o secretário de Saúde, pasta responsável por ampliar a ação. A sede, que fica na Área de Exposições, oferece aos pacientes de diversas faixas etárias uma terapia auxiliar, com o objetivo de otimizar a mobilidade e a coordenação, contribuindo com o desenvolvimento, o bem estar e a qualidade de vida do praticante e de forma gratuita.
Desafios de Mauá
O Coletivo Popular de Resende, que concorre à Câmara de Vereadores, pelo Partidos dos Trabalhadores, esteve em Visconde de Mauá no último sábado, dia 24, para se reunir com apoiadores e discutir os desafios enfrentados pela região. O encontro destacou a necessidade de uma política integrada que vá além das fronteiras municipais, abrangendo as áreas de saúde, educação, transporte e atendimento emergencial. Os membros do coletivo enfatizaram que a atuação de um vereador deve transcender os limites municipais, especialmente em regiões como Visconde de Mauá, que compartilham uma forte identidade cultural e geográfica. O Coletivo Popular de Resende reafirma seu compromisso com uma política participativa e integrada, que valorize as demandas da população e promova o desenvolvimento sustentável de toda a região.
Banquinha do diálogo
Como parte das iniciativas para estreitar o diálogo com a comunidade local, o Coletivo Popular de Resende anunciou a instalação de uma banquinha permanente em Visconde de Mauá. A banquinha estará disponível a partir do dia 7 de setembro, às 10 horas, em frente ao Colégio Estadual Antônio Quirino (CEAQ). O espaço visa colher críticas, sugestões e levantar os principais problemas enfrentados pela região. Além disso, será criado um espaço virtual para ampliar ainda mais a participação dos moradores.
Ato da Primavera
Outra ação significativa anunciada pelo coletivo é o Ato da Primavera, marcado para o dia 21 de setembro, também em Visconde de Mauá. A ideia é fazer um mutirão com plantio de mudas, como uma forma de reforçar o compromisso da chapa com a sustentabilidade e a participação ativa da comunidade.
Visita no Roma
O candidato a prefeito de Volta Redonda, Maicon Quintanilha do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), visitou no último final de semana, dias 24 e 25, o bairro Roma. Maicon caminhou pelo bairro e conversou com apoiadores, apresentando a proposta do projeto operário e popular que o partido tem para implantar no bairro. O candidato a vereador, José Barreto (PSTU), também participou da ação e juntos eles observaram a situação de abandono do Morro da Paz e as grandes áreas improdutivas que estão passando por queimadas no bairro. Os candidatos gravaram alguns vídeos de denúncia e publicaram em suas redes sociais.
Ouvindo os moradores
Leonel Policiano, candidato a prefeito de Resende pelo Democracia Cristã (DC), caminhou pelo bairro Vicentina, com o objetivo de mobilizar as lideranças locais para discutir e buscar soluções para as necessidades dos moradores.
Impugnação em Três Rios
O Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da 174ª Promotoria Eleitoral, pediu o indeferimento do registro de candidatura de Joacir Barbaglio Pereira (Republicanos) ao cargo de prefeito de Três Rios. Joa atualmente é o prefeito da cidade. A medida baseia-se em uma série de processos e irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). A candidatura de Joacir foi questionada por alegações de inelegibilidade devido à rejeição de suas contas de gestão enquanto ocupava o cargo de presidente da Câmara Municipal de Três Rios. De acordo com o TCE-RJ, as irregularidades incluem o pagamento de subsídios acima do limite legal e a contratação de uma empresa para realizar cursos de capacitação para vereadores, sem a devida justificativa e transparência.
Contestação
Apesar de o candidato ter apresentado contestação alegando que decisões judiciais suspenderam os efeitos dos acórdãos que rejeitaram suas contas, o MPE considerou que essas decisões não anulam os fatos que geraram a condição prevista para impugnação. A Promotoria Eleitoral destacou que, na época dos fatos que motivaram a condenação, Joacir atuava como ordenador de despesas, posição que o torna inelegível segundo a jurisprudência eleitoral vigente. A ação agora aguarda homologação pela Justiça Eleitoral.
CAMINHANDO POR BAIRROS
Ontem, Marcelo Cabeleireiro, candidato a prefeito de Barra Mansa, e Léo da Joalheria, candidato a vice-prefeito, ambos pelo União Brasil, realizaram uma série de caminhadas pelos bairros Vila Independência, Jardim América, Apóstolo Paulo, Estamparia, além da Avenida Beira Rio. Eles aproveitaram para conversar diretamente com os cidadãos, apresentando as principais propostas do plano de governo. As conversas foram centradas em áreas prioritárias para o desenvolvimento de Barra Mansa, como a geração de empregos, saúde, educação, construção de creches, segurança, infraestrutura, esporte, cultura e lazer.
REUNIÃO NA ACIAP-BM
Na noite de segunda-feira, 26, o candidato a prefeito de Barra Mansa, Professor Petterson (PSOL), participou de uma reunião na ACIAP-BM, onde apresentou seu plano de governo à diretoria da entidade. Com foco no desenvolvimento econômico, Petterson propôs a diversificação da economia local e o fortalecimento do funcionalismo público. O candidato também destacou a importância de setores como ecoturismo e cultura, além de defender a implantação do Orçamento Participativo. Ao final, a ACIAP-BM entregou a Petterson um documento com propostas para o crescimento do município.
‘CABEÇA DE BURRO’ EM BM? Não!
O candidato a prefeito de Barra Mansa, Thiago Valério (PDT), falou durante uma entrevista que Barra Mansa pode avançar sim. Para falar sobre o assunto usou a expressão “Cabeça de Burro”, usada em algumas regiões do Brasil para se referir a um lugar ou situação onde nada dá certo, como se houvesse uma maldição ou uma energia negativa impedindo o sucesso. “Quero desde já dizer para as pessoas que falam que tem uma cabeça de burro enterrada em Barra Mansa, que a cidade não tem jeito, a cidade tem jeito sim! Barra Mansa já foi a melhor cidade do Sul Fluminense, uma das melhores do Estado, então por isso que a gente tá aqui, emprestando e colocando o nome à disposição das pessoas”, afirmou o candidato.
Poder dos Ginásios
Mauro Campos, candidato a prefeito de Volta Redonda pelo Novo, destacou em suas redes sociais a importância dos ginásios para o desenvolvimento saudável das crianças e jovens, enfatizando a necessidade de garantir acesso a esses espaços. Durante uma visita a um ginásio fechado, ele criticou a falta de utilização adequada e propôs otimizar o uso dos equipamentos esportivos da cidade, sugerindo parcerias para que possam ser aproveitados ao máximo, idealmente funcionando 24 horas por dia.