Notas & Notas – dia 3 de junho de 2019

0

WORKSHOP DE DECORAÇÃO

No sábado, dia 8, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Volta Redonda (AEVR) sediará o Workshop Decorações de Ambientes com a arquiteta Laura Jane Lopes Barbosa. Pode participar qualquer pessoa que tenha vontade de aprender ou aprimorar técnicas de organização e decoração de ambientes. De acordo Laura Jane os alunos vão vivenciar como um ambiente agradável e organizado pode melhorar a qualidade de vida das pessoas.

SOBREVIDA DE PESSOAS COM AIDS

O Estudo de Abrangência Nacional de Sobrevida e Mortalidade de Pacientes com Aids no Brasil apontou que 70% dos adultos e 87% das crianças diagnosticadas entre 2003 e 2007 com HIV, tiveram sobrevida superior a 12 anos. O último estudo a analisar a sobrevida desses pacientes no país foi realizado em 1999 e mostrava uma sobrevida de cerca de nove anos. Em 1996, antes de o Ministério da Saúde ofertar o tratamento universal aos pacientes com Aids, a sobrevida era estimada em cerca de cinco anos (58 meses).

OFICINAS DE CULINÁRIA SUSTENTÁVEL

As oficinas de culinária sustentável que acontecem nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Nova Angra, Campo Belo e Belém, desde abril, estão sendo um verdadeiro sucesso. O projeto é realizado pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania. Atualmente, a ação atende a 35 usuários do Cras e este número irá aumentar com a entrada das novas unidades no projeto.

INSCRIÇÕES PARA OFICINAS

Para se inscrever, o interessado deve ir à unidade do Cras mais próxima de sua residência. No momento, somente uma pré-inscrição pode ser realizada. Para isso, o cidadão pode deixar o seu nome e telefone para contato. As vagas são limitadas.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

No dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar a data, a Prefeitura de Angra, por meio do Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (IMAAR) e Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA), realiza uma extensa programação, com o tema “Para respirar tem que conservar”. As atividades terão início na segunda-feira, 3, às 9 horas, com uma Caminhada Ecológica, envolvendo alunos de escolas das redes municipal e particular. A concentração será às 8h30min, na Praia do Anil.  A cerimônia de abertura da Semana do Meio Ambiente 2019 está marcada para as 17 horas, na Estação Santa Luzia.

ATENDIMENTO DO NA HORA

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Volta Redonda, visando contribuir para a capacitação de jovens e adultos da cidade, está disponibilizando uma equipe do Na Hora para fazer a inscrição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os interessados devem comparecer na sede do Na Hora que fica na Avenida Antônio de Almeida, 46, no bairro Retiro, das 8 horas às 17 horas. De acordo com o gestor do Na Hora, Almazyr Mattos, a iniciativa faz parte da continuação do Mutirão de Emprego.

MUTIRÃO DE EMPREGO

O gestor do Na Hora, Almazyr Mattos, declarou que a iniciativa faz parte da continuação do Mutirão de Emprego e que o objetivo é buscar alternativas para que os jovens e adultos de Volta Redonda possam se preparar para voltar ao mercado de trabalho.

II FÓRUM DOS DIREITOS E DEVERES

A E. M. Luiz Marinho Vidal, no bairro Jaqueira, em Piraí, realizará o II Fórum dos Direitos e Deveres. O evento acontecerá amanhã às 10h15min. Será um evento para pais, responsáveis, alunos, professores e funcionários.

TÍTULO DE PROFESSOR EMÉRITO

O professor de Direito da Estácio Resende e coordenador dos cursos de pós-graduação de Direito da Unidade, Vanderlei de Moraes Afonso, recebeu durante o título de Professor Emérito. A honraria foi concedida pelo vereador Anderson da Saúde, a Vanderlei, que foi representado por sua esposa a major do Exército Ana Gomes. Mestre em Direito com foco em Concretização dos Direitos Sociais, Difusos e Coletivos, Vanderlei é advogado militante na área de Direito Eleitoral, Tributário e Ações Coletivas. O professor da Estácio tem dois livros publicados em co-autoria: Direito, Educação e Cidadania, de 2015; e Historicidade e Atualidade dos Direitos Humanos e Fundamentais, de 2016, ambos da Editora Jurismestre.

PREFEITURA ACABA COM EROSÃO

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Resende concluiu o reparo da rede de águas pluviais, na pista que margeia a Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em frente a um restaurante, no bairro Paraíso. O objetivo era sanar uma erosão no local que estava comprometendo a segurança dos motoristas. Os trabalhos, que começaram no último dia 20 de maio, aconteceram através de uma parceria da prefeitura com a CCR NovaDutra. O problema foi ocasionado devido a um rompimento de uma manilha ligada à caixa coletora. Para acabar com o vazamento, as equipes escavaram um buraco com profundidade de quatro metros e construíram uma caixa novinha para rede de drenagem. Após cinco dias de trabalho, a prefeitura concluiu o serviço, realizando também o recapeamento asfáltico.

NOVO JARDIM NO HOSPITAL

Foto: Divulgação


O Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, em Resende, está passando por obras de revitalização e modernização. A reforma faz parte do Programa Revitaliza Resende. Além de obras de infraestrutura, como troca de piso, parte elétrica e até novos equipamentos, a prefeitura, está fazendo mais uma intervenção na unidade hospitalar. Além das obras que estão acontecendo na estrutura da unidade, a prefeitura está realizando o plantio de novas mudas para compor o jardim que fica próximo ao Centro de Reabilitação e Hidroterapia.

CRAS NOVO HORIZONTE PASSA POR REFORMA

O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro Novo Horizonte, em Porto Real, estará funcionando, a partir desta segunda-feira, dia 03, provisoriamente, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação (SMASH). A unidade vai continuar a prestar todos os serviços, usualmente ofertados. Em seguimento aos padrões do Ministério da Cidadania, o Cras passará por reformas de adequação com previsão para término em três meses. A secretaria de Assistência Social funciona na Rua Fernando Bernardelli, no Centro.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO EM VOLTA REDONDA

Seguindo a determinação da secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, a vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 15. Em Volta Redonda as doses serão destinadas a manutenção dos grupos prioritários. Não haverá abertura para os demais grupos, devido à baixa cobertura vacinal. Em volta redonda a meta é vacinar 90% da população alvo, cerca de 70 mil pessoas. Até essa sexta-feira, dia 31, mais de 53 mil doses já tinham sido aplicadas no município, atingindo 76,43% do público-alvo.

DUPLA ROUBA CARRO NO BAIRRO PARAÍSO

Dois homens roubaram, na noite de sexta-feira, dia 31, no bairro Paraíso, em Resende, o saveiro de cor preta, placa GWK 1920- Resende/RJ. Policiais do 37º Batalhão da Polícia Militar (BPM) faziam patrulhamento pelo bairro quando foram acionados pelo proprietário do veículo que estava na Rua Nelson Godoy. A vítima informou que havia sido assaltado por dois homens, sendo um deles armado com um revólver. Após o roubo, os assaltantes fugiram em direção ignorada, deixando a vítima no local. O roubo foi registrado na 89ª Delegacia de Polícia (DP).

VEREADOR SOLICITA REFORMA DE PONTE

O vereador José Geraldo Netto (DEM) através de indicações lidas na Câmara Municipal de Rio Claro solicitou melhoramentos para a localidade de Pouso Seco, entre elas, reforma da ponte localizada na estrada atrás do campo de futebol e construção de muro no Cemitério Alto dos Negros.

PRESO EM PARATY

Um homem foi preso sábado, dia 1º por policiais do 33º Batalhão de Polícia Militar (BPM), próximo a uma escola no bairro Mangueira, em Paraty. Na ação os militares encontraram uma pistola 9 mm de origem Turca com numeração raspada, carregador com nove munições do mesmo calibre e 26 sacolés de cocaína. O suspeito, assim como o material apreendido, foi conduzido para 167ª Delegacia de Polícia (DP) de Paraty.

MAIS UMA DERROTA

O Angra Esporte Clube amargou sua segunda derrota seguida na Taça Santos Dumont, o primeiro turno da Série B1 do Campeonato Carioca. Atuando na Rua Bariri no último sábado, a equipe foi derrotada pelo Olaria pelo placar de 1 a 0, com gol de Gabriel, aos 41 minutos do segundo tempo. A equipe angrense volta a campo no sábado, dia 8, às 15 horas para enfrentar o Goytacaz no Estádio Jair Toscano, em Angra dos Reis.

VISITANDO ANGRA DOS REIS

O secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Ruan Lira, visitou Angra dos Reis na sexta-feira, dia 31, e foi recebido por representantes da prefeitura. Ele se reuniu no Salão Nobre, na sede do governo municipal, com o vice-prefeito Manoel Parente, o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Carlos Rabello, e a secretária-executiva de Cultura e Patrimônio, Marlene Ponciano, para discutir alguns projetos no setor angrense.

Um Fato na Foto

Trabalhadores da limpeza urbana homenageados

Foto: Divulgação

Sessenta e seis trabalhadores que atuam diariamente na limpeza das ruas, avenidas e praças da Cidade de Quatis foram homenageados na sexta-feira, dia 31, por meio de uma programação organizada conjuntamente por duas secretarias de Meio Ambiente e Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos do município. O encontro aconteceu no Centro Administrativo, onde cada um dos profissionais recebeu uma Moção de Agradecimento assinada pelo prefeito Bruno de Souza (MDB) e pelos secretários por conta dos relevantes serviços prestados à cidade. Os profissionais da limpeza urbana participam do café da manhã.