Notas & Notas – 9 de março de 2019

0

JOVEM É DETIDO SUSPEITO DE RECEPTAÇÃO

Um jovem de 20 anos foi detido por policiais militares do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na quinta-feira, dia 07, suspeito de receptação da motocicleta Honda GG Titan, placa HLE-2458-RJ, que tinha registro de roubo ocorrido no dia 23 de fevereiro, em Volta Redonda. A abordagem aconteceu na Rua Quinze, na Fazenda da Barra III quando os militares faziam ronda. Encaminhado para a 89ª Delegacia de Polícia. Ele foi autuado por receptação, prestou depoimento e foi liberado para aguardar convocação da Justiça.

TRANSPORTE CIDADÃO

O vereador Wilson Lima de Almeida (DEM) pediu envio de ofício ao Chefe de Executivo para que estude a possibilidade do retorno dos ônibus Transporte Cidadão nos distritos de Lídice e Passa Três, em Rio Claro. Segundo o vereador, a linha poderia funcionar pelo menos três vezes por dia.

SAAE HOMENAGEIA

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) realizou na sexta-feira, dia 8, um evento de celebração para suas funcionárias. Durante a comemoração, foi apresentada uma palestra sobre feminicídio.

MULHERES DOMINAM PREFEITURA

O prefeito de Quatis, Bruno de Souza (MDB), divulgou, na sexta-feira, uma mensagem oficial parabenizando as mulheres que trabalham, estudam ou moram no município. A mensagem do prefeito corresponde à passagem do Dia Internacional da Mulher onde ele frisa que metade dos cargos do primeiro escalão da prefeitura é ocupada por mulheres. Bruno destacou que muitos cargos de outros escalões são exercidos por profissionais do sexo feminino e o número significativo de servidoras públicas lotadas em todas as repartições municipais. Comentando sobre a data, o prefeito ressaltou ainda que a igualdade entre homens e mulheres no município de Quatis pode ser constatada também no número de habitantes. Segundo dados do IBGE, relacionados ao ano de 2014, as mulheres formam a maioria da população da cidade, 50,42% contra 49,58% de homens.

SERVIÇOS PARA MULHERES

Outra informação ressaltada pelo prefeito foi a rede de serviços disponibilizada às mulheres de Quatis na rede pública municipal, entre eles os programas sociais coordenados pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Município, incluindo o setor de atendimento aos casos de violência contra a mulher; a Casa da Mulher, que oferece assistência na área da saúde;  e os projetos de iniciação esportiva, cuja maioria de pessoas inscritas, é formada por mulheres.

MANUTENÇÃO EM ESTRADAS RURAIS

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Resende está dando continuidade na recuperação e na manutenção das estradas vicinais que cortam o município, visando garantir condições de trafegabilidade na zona rural. Aproveitando o feriadão de carnaval, a Secretaria de Desenvolvimento Rural do município realizou melhorias no acesso a Serrinha do Alambari. A manutenção ajudará no tráfego de veículos e pedestres. No trabalho foram utilizadas máquinas pesadas, que incluem a nova mononiveladora patrol e retroescavadeiras. O planejamento do serviço prioriza as vias que precisam de reparos mais urgentes, com o objetivo de facilitar o escoamento da produção, garantir a segurança dos motoristas, facilitar o dia a dia dos moradores que precisam se deslocar até o centro da cidade e evitar o assoreamento do solo, que afeta diretamente as condições de tráfego no local.

ATIVIDADES MARCAM DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Porto Real, por meio da Secretaria de Saúde, realizou ontem em alusão ao Dia Internacional da Mulher, várias atividades nas unidades de saúde, entre elas, abordagens nas salas de espera das Unidades de Saúde da Família (USF) dos bairros Jardim das Acácias e Bulhões e a distribuição de brindes e lembranças no Hospital Geral Municipal São Francisco de Assis e na USF do bairro Freitas Soares. A

MAIS ATIVIDADES

O secretario de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, relatou sobre outras atividades previstas. “Em relação à Estratégia Saúde da Família, realizaremos diversas atividades no decorrer do mês. A próxima será na USF do bairro Jardim Real, onde faremos na sexta, 15, o Empoderamento Feminino com distribuição de flores e abordagens de diversos assuntos na área da saúde da mulher”, comentou o secretário.

ITATIAIA DÁ INÍCIO AOS TRABALHOS DO PLANO DIRETOR

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento realizou recentemente, o ‘1º Fórum do Diálogo Social’ para revisão do Plano Diretor de Itatiaia e suas Leis Complementares. O prefeito Eduardo Guedes falou sobre a importância das cidades bem planejadas e mobilizou os presentes para que compartilhem ideias que possam trazer melhorias para o município. “Temos que ter um Plano Diretor bem debatido, de forma coletiva e integrado, entendendo as necessidades da indústria, turismo e meio ambiente, para que possamos formar um retrato da cidade que desejamos ter para no futuro. Precisamos entender os anseios da nossa população e por isso que a participação de todos é muito importante nessa construção de um legado”, avaliou o prefeito.

DEBATE

Representantes de instituições e organizações locais e da sociedade civil participaram do debate para a ampliação do diálogo sobre a cidade que juntos poderão construir para as futuras gerações. Foram abordados assuntos relacionados aos conceitos e estratégias de formação do projeto, os investimentos em infraestrutura previstos, a indicação do PlanMob, que insere o Plano Municipal de Qualidade, do Ministério das Cidades. Ao longo da programação também serão estabelecidas oficinas de leitura comunitárias, com a primeira agendada para início de abril, data que também marca a segunda reunião do fórum na cidade.

AULA SOCIAL

Foto: Divulgação


O Instituto Gastronômico das Américas (IGA), primeira escola de gastronomia e confeitaria de Volta Redonda, realizou na manhã de ontem, uma aula culinária em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Com foco na responsabilidade social, a atividade teve a finalidade capacitar mulheres usuárias do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Barra Mansa, que acreditam que a confeitaria pode transformar suas vidas. O coordenador acadêmico do IGA, Renan Chieregate, destacou que a gastronomia tem sido uma ferramenta de transformação social e cultural. “Por isso foi firmado esse convênio com a Prefeitura de Barra Mansa, beneficiando as mulheres usuárias do Cras, no Dia Internacional da Mulher. Nesta aula o tema foi ‘biscoitos amanteigados – Faça e Venda”, onde as mulheres tiveram a oportunidade de aprender a fazer e embalar o produto e ainda calcular custos e preços de vendas”, detalhou Chieregate.

DOZE ANOS DO PRÓ-VIDA

Mais do que oferecer um serviço em saúde, o Pró Vida (Unidade de Atenção à Saúde da Unimed) tem o compromisso de cuidar das pessoas e proporcionar qualidade de vida e promoção de hábitos saudáveis. Assim a unidade celebrou ontem, 12 anos de história. E tem muitos motivos para comemorar. Como a recente inauguração do Pró Vida Retiro, em Volta Redonda, e a estruturação das unidades em Angra dos Reis e Paraty.

ESTRUTURA

 Inaugurado em setembro de 2018, o Pró Vida Retiro tem capacidade para atender 150 pessoas por dia e realizar até dez mil coletas por mês, com cabine infantil e prioritária. Somente no ano passado cerca de mil atendimentos médicos foram realizados, além de mais de 18 mil exames. Atendem no local especialistas em clínica médica, dermatologia, gastroenterologia, infectologia, neurologia adulto e pediátrica, pneumologia, entre outros.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

A Prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos divulgou ontem um cronograma de atividades que serão realizadas no mês de março em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos irá realizar rodas de conversas nos Postos de Saúde da Família (PSF) sobre o tema violência contra a mulher. Ontem aconteceu uma conversa no PSF do Ipê. No dia 11, a partir das 8h30min a roda de conversa acontece no PSF Cruzeiro e a partir das 13h30min no PSF Bela Vista. No dia 14, às 8h30min a roda acontece nos PSFs dos bairros Parque Maira e Cruzeiro. No dia 15, a partir das 9 horas a roda de conversa acontece no PSF do bairro São Jorge.

SAMUCA E SECRETÁRIOS DA RUA

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, esteve ontem visitando diversos bairros da cidade. O objetivo foi identificar possíveis melhorias nas localidades e dar mais celeridade às resoluções de demandas. O prefeito foi acompanhado pelos secretários municipais de Infraestrutura, Toninho Orestes; Transporte e Mobilidade Urbana, Maurício Batista; Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães; o diretor-presidente do Saae, José Geraldo dos Santos, o Zeca; o diretor-presidente do IPPU, Marcio Lins. Segundo Samuca Silva, essas visitas são rotineiras e ajudam a dar retorno ao cidadão de forma mais eficaz.

TORNEIO DE TÊNIS DE RESENDE

O final de semana será marcado por diversão e esporte gratuitos para todas as idades no Parque das Águas, em Resende, com mais uma edição do Domingo no Parque. A novidade desta edição será a realização do segundo Torneio de Tênis de Mesa, promovido pela prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Lazer. O torneio terá início às 9 horas e será dividido por categorias que variam por faixa etária. O torneio terá duas categorias: até 14 anos de idade e no mínimo 15 anos. As inscrições poderão ser feitas gratuitamente momentos antes das partidas começarem para valer. Não há um número máximo de participantes, todos que chegarem e quiserem competir poderão concorrer em sua respectiva categoria.

INSTITUTO DAGAZ ABRE MATRÍCULAS

O Instituto Dagaz abre na próxima quarta-feira, dia 13 de março, as matrículas no Condomínio Cultural. São oferecidas aulas gratuitas de ballet, capoeira, circo, dança, futsal, música, rugby e teatro para crianças e jovens. A sede da ONG de Volta Redonda fica no CIEP 299 – Jiulio Caruso, no bairro Santo Agostinho. O atendimento, a partir dessa data, será de segunda a sexta-feira, das 9 ao meio-dia e das 13 às 19h30min. No ato da inscrição, devem ser apresentadas cópias do RG, CPF e certidão de nascimento do interessado, além de comprovante de residência e documentos do responsável, no caso de menores de idade.

AINDA SEM DATA 

Haverá coleta de informações para diagnóstico social das famílias, além de assinatura de termo para autorizar o uso de imagem dos alunos. A data para início das aulas ainda não foi definida, mas os detalhes serão esclarecidos presencialmente.   Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (24) 3343-5055 e (24) 3071-2798 ou por e-mail: [email protected]. O Condomínio Cultural fica na Rua Bartolomeu Bueno da Ribeira, s/nº, no bairro Santo Agostinho (CIEP 299 – Jiulio Caruso).

FURTOU CELULAR DE DEFICIENTE

Uma ação conjunta de Policiais do 38º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e da 107ª Delegacia de Polícia (DP) resultou na recuperação de um celular, recentemente, no Jardim Velho em Paraíba do Sul. A vítima foi um deficiente físico que encontrava-se dormindo no momento da subtração do aparelho. Após a identificação do autor, os policiais procederam à cidade de Levy Gasparian e, após buscas no bairro das Casinhas, encontraram o autor que confessou o furto e entregou o aparelho.

DIEGO SOUZA ASSINA COM BOTAFOGO

A diretoria do Botafogo anunciou de forma oficial a contratação de Diego Souza. O jogador, que ainda tem vínculo com o São Paulo-SP, chega por empréstimo até o final da temporada ao Alvinegro, com opção de renovação por duas temporadas. O Botafogo será o quarto clube carioca que o atacante defende. Revelado pelo Fluminense, Diego Souza passou também por Flamengo e Vasco, levantando títulos pelos outros três grandes do Rio. No ano passado, o jogador foi o artilheiro do Tricolor Paulista, com 16 gols em 51 jogos.

Mulheres negras

A pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (ver matéria principal) aponta ainda que a vitimização é maior entre as mulheres negras. Das mulheres ouvidas na pesquisa, 28,4% são pretas, 27,5% são pardas e 24,7% são brancas.
Um Fato na Foto

Dê também rosas…

Foto: Wagner Gusmão


Policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), órgão da Prefeitura de Angra dos Reis, homenagearam ontem mulheres que passavam pela Avenida Júlio Maria, no Centro, e funcionárias e pacientes do Hospital Geral da Japuíba (HGJ). Rosas vermelhas foram distribuídas para marcar o Dia Internacional da Mulher. “Hoje vemos que está muito em voga a questão da valorização feminina e nada melhor do que a polícia para estar valorizando e passando para as mulheres que nós somos fortes e temos que ser valorizadas”, destacou a Cabo Chauana. No dia de ontem foi comum ver em redes sociais diversas manifestações sobre não dar chocolates ou flores, mas sim respeito. O respeito sempre é bom e está em falta, mas quem não gosta de receber flores? Então para as mulheres, dê tudo isso, todos os dias!

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !