Notas & Notas – 9 de julho de 2019

0

JOVENS PARA ESTÁGIO

O presidente do Detran Luiz Carlos das Neves e a  secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio e presidente da Fundação para Infância e Adolescência (FIA), Fabiana Bentes, assinaram ontem, dia 8, um acordo de cooperação técnica que possibilitará a 240 adolescentes em situação de vulnerabilidade social fazer o primeiro estágio prático de rotinas administrativas no departamento de trânsito. Todos os jovens são oriundos do Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA) da FIA e participarão do convênio durante todo o ano de 2019.

NOVA TURMA DO PROJETO JOVEM TRABALHADOR

Na última semana, a Saúde de Piraí marcou presença no XXXV de Secretarias Municipais de Saúde, Conasems, em Brasília. O evento teve o tema “Diálogos no Cotidiano do SUS” e durante o seminário “Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde”, a secretária municipal de Saúde e presidente do Cosems RJ Maria da Conceição Souza Rocha apresentou a experiência do município de Piraí na área. O Congresso do Conasems promoveu o encontro de mais de 5 mil congressistas – dentre eles, gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS, e de todas as esferas de governo, representantes de instituições ligadas à saúde pública e autoridades. O encontro é um momento de troca de experiências e informações que impactam diretamente no fortalecimento do SUS.

SARAU POÉTICO NO ESPAÇO Z

A Prefeitura de Resende, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, promove no próximo dia 10 de julho, às 19 horas, no Espaço Z, o Sarau Poético ‘Fernando e Cecília’. O evento encerra as atividades do primeiro semestre do curso de teatro de crianças e adolescentes da Escola das Artes Maestro Vicente Aniceto Senna. A entrada é gratuita. O curso livre de teatro, ministrado pelo professor Ângelo Tramezzino para turmas de crianças e adolescentes, tem duração de um ano, com montagem de peças ao final deste período. Para marcar o encerramento deste primeiro semestre, ele incentivou os alunos a encenarem o sarau em homenagem aos poetas Cecília Meireles e Fernando Pessoa.

SARAU POÉTICO

O Sarau Poético ‘Fernando e Cecília’ reúne poemas de diversos heterônimos do poeta português Fernando Pessoa e textos do livro “Isto e Aquilo’, da escritora e poetisa brasileira Cecília Meireles. A encenação foca o desenvolvimento e a integração do aluno no processo teatral e sua construção coletiva.

NOVA TURMA DO PROJETO JOVEM TRABALHADOR

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), oferece 100 vagas para o projeto ‘Jovem Trabalhador’. Os interessados devem ser moradores do município, com idade entre 14 e 21 anos e estar cadastrados no CadÚnico. As oficinas acontecerão no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) e serão ministradas pelo gerente do Sine de Barra Mansa, Lucas Andrade, com orientações e coaching pela assistente social do CIEE Rio, Mariana Abreu. As temáticas são definidas pelo programa Acessuas Trabalho. As vagas são limitadas e a primeira oficina está marcada para o dia 07 de agosto.

SOBRE AS INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 de julho nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Barra Mansa. Para isso, é necessário apresentar o número de Identificação Social (NIS), identidade ou certidão de nascimento. Se for menor de idade, deve estar munido de autorização assinada pelos pais ou responsáveis legais.  As turmas serão divididas em duas, com 50 alunos cada. Ao todo, serão realizados dez encontros semanais, no período da manhã de 9 às 11 horas e a tarde das 14 às 16 horas. Lanches e o cartão Vale Transporte serão fornecidos aos participantes. O projeto é totalmente gratuito.

INTERNOS DO CRIAAD

A vereadora de Volta Redonda, Rosana Bergone (PRTB) acompanhou no último domingo o Circuito Regional Aberto de Jiu-jitsu, no Ginásio Poliesportivo Santa Ângela, ocorrido em Resende. O evento, organizado pela Liga Vale Paraibana de Jiu-JItsu, foi para os internos e agentes do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad) de Volta Redonda. Eles competiram neste circuito regional. Além da parlamentar estiveram presentes o professor Wagner Mamute, o coordenador da instituição, Cristiano Alvarenga, e a diretora da unidade, Josimeire Fernandes.

ORGULHOSA

Rosana Bergone declarou que ficou orgulhosa  em ver que a iniciativa de levar para o Criaad as aulas de jiu-jitsu e outras modalidades, através do Programa do Governo Federal, Esporte e Cidadania para Todos, está dando resultados. Destacou quer foram momentos de muita emoção nas disputas e todos torceram pelos jovens com o coração.

O PROGRAMA

O Programa Esporte e Cidadania foi intermediado pela vereadora Bergone para o Criaad, há cerca de um ano. Atualmente, o programa atende a mais de 30 internos.  O destaque da iniciativa é que os internos lutam junto com os agentes da unidade.  O programa, além do jiu-jítsu, também oferece aulas de futebol, futsal e o caratê, diariamente, na instituição.

MEDALHA DE BRONZE

Foto: Divulgação


Um atleta mirim de Volta Redonda foi contemplado com uma  medalha de bronze em um Campeonato Paulista de Hipismo, que aconteceu no Estado de São Paulo. Matheus Rodrigo Lopes Souza, de 10 anos, treina hipismo há um ano. Ele foi um dos seis finalistas selecionados pelo júri técnico do campeonato. Segundo a mãe de Matheus, Danyely Lopes Gonçalves, o filho conheceu o esporte em Volta Redonda, na Ilha São João.

NA FILA

Danyely Lopes Gonçalves contou que o filho dela estava na fila de espera para fazer aula lá, mas infelizmente não conseguiu porque as aulas foram canceladas. Só que, no ano passado ele ganhou a bolsa, em São Paulo e agora levou a medalha. Matheus e os pais se mudaram para Guarulhos, no Estado de São Paulo onde ele recebeu uma bolsa para treinar o esporte na Escola Estadual João Crispiniano, onde estuda.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA NA ETA

Águas das Agulhas Negras informa que a Estação de Tratamento de Água (ETA) Fazenda da Barra passará por manutenção preventiva, nesta quarta-feira, das 7 às 17 horas, para instalação de novos painéis elétricos. Com isso, o abastecimento de água dos bairros Campo Belo, Fazenda da Barra, Nossa Senhora de Fátima, Parque embaixador, Isaac Politi, Jardim do Sol, Jardim Esperança, Maria Cândida, Morada da Barra, Residencial Morada da Barra I, II e III, Residencial Tulipas, Residencial Gardênia, Parque Minas Gerais e Vila Nova Morada pode ficar comprometido. A orientação é para que os moradores usem água de forma consciente nesse período. Solicitações de serviços devem ser feitas pelo telefone 0800 762 0422.

FIM DO TORNEIO LEITEIRO

Encerrou na noite de domingo, dia 7, o 31° Torneio Leiteiro de Rialto, de Barra Mansa. Mesmo com o tempo frio que se manteve durante os quatro dias, o evento atingiu saldos positivos no número de público e nos negócios, atraindo aproximadamente 15 mil pessoas e quebrando três recordes municipais no setor de produção de leite. O último dia contou com a premiação do Torneiro Leiteiro, shows de forró e sertanejo, parque de diversões, praça de alimentação e atrações para as crianças.

RECORDE

O torneio leiteiro de Rialto quebrou três recordes municipais, tendo um que se aproxima do nível de competições nacionais: produção de um dia, média de uma vaca por torneio e a média de produção do galpão de Rialto. A grande vencedora do torneio foi a vaca Bolívia, que alcançou a média de produção de um dia de 92,455 kg, recorde esse que equivale a números nacionais. O animal também levou o prêmio de média de uma vaca por torneio, com 86,117.

MÊS INTEIRO DE COMEMORAÇÃO

A Prefeitura de Volta Redonda vai comemorar os 65 anos de emancipação do município com diversas ações culturais e esportivas durante todo o mês de Julho. Os eventos, em celebração do aniversário da cidade, já estão acontecendo e vão até o dia 28 desse mês. Tem muita música, arte e cultura para todos os gostos e todas as idades. A programação completa também está disponível no site www.voltaredonda.rj.gov.br. O tradicional Corte de bolo acontecerá no dia do aniversário da cidade, às 10h25min. A expectativa é que cerca de três mil pessoas participem do evento.

POLO DO PLANIFICASUS

Profissionais da atenção primária Região do Médio Paraíba participaram ontem da oficina do PlanificaSUS, cujo Termo de Compromisso foi assinado na segunda, na Universidade Federal Fluminense (UFF). A capacitação dos profissionais continua nessa terça-feira.  A planificação é um instrumento de gestão e organização da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Ambulatorial Especializada nas Redes de Atenção à Saúde proposto pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e é executado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein.

EM VOLTA REDONDA

O projeto piloto na Região do Médio Paraíba, que terá como cidade polo Volta Redonda, tem a finalidade de fazer um desenho da rede de atenção a saúde, que visa melhorar o acesso da população aos serviços e assim trabalhar para alcançar melhores indicadores de saúde da população, além de fortalecer a articulação com todos os municípios. A implantação do projeto é a oportunidade que o Estado do Rio e a Região do Médio Paraíba têm de envolver todos os municípios, por meio do gestor e profissionais, para o fortalecimento da Rede de Atenção as doenças crônicas, com ênfase principalmente a Hipertensão e Diabetes, que são as principais doenças crônicas que mais impactam a mortalidade da população.

ESPAÇO DE ADOÇÃO 

No domingo, dia 7, aconteceu a 9ª edição da Rua de Compras, no bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda. Durante o evento também foi realizado o 2° Espaço de Adoção da secretaria municipal de Meio Ambiente – ‘Família Animal’. Onze animais receberam novos lares, sendo nove cães e dois gatos. Os animais disponibilizados para adoção na Rua de Compras foram levados pelo grupo de proteção Amor Animal e de uma acumuladora de animais. Sempre quando houver o projeto um grupo de proteção animal ou ONG será convidado a participar.

BALANÇO OPERAÇÃO LEI SECA

Nos primeiros seis meses deste ano a Operação Lei Seca retirou das ruas 6.746 motoristas com sinais de alcoolemia. Este número representa 4,37% do total de abordados (154.166). Apesar de atuar diariamente nas ruas, em horários variados, e ter aumentado em 113% o número de ações de educação e conscientização da população, o flagrante de pessoas com sinais de embriaguez nas blitzes tem se mantido em relação ao ano passado. No primeiro semestre de 2018 foi alcançado um público de 64.271 pessoas, já este ano, até o momento, foram 84.814.

AGORA É LEI

Marcas de bebidas alcoólicas não poderão patrocinar eventos estudantis que ofereçam bebida na modalidade open bar no Estado do Rio. A proibição vale para festas e confraternizações que envolvam alunos menores de 18 anos; sejam estas realizadas dentro ou fora de instituições de ensino. É o que determina a Lei 8.449/19, da deputada Lucinha (PSDB), sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada pelo Diário Oficial do executivo nessa segunda-feira, dia 8. As empresas que não cumprirem a norma pagarão multa de 500 UFIR-RJ, aproximadamente R$ 1,7 mil.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Buscando inovação para melhor atendimento da população da região das Agulhas Negras, o 37° Batalhão da Polícia Militar (BPM) iniciou ontem o curso de capacitação para a Patrulha Guardiões da Vida, com profissionais do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Niam), judiciário, Guarda Municipal, entre outros. O objetivo é trazer mais segurança para o público que sofre com violência doméstica.

SEMIFINAIS SÉRIE B2 CARIOCA

A Federação de Futebol do Estado Rio de Janeiro (Ferj) divulgou as partidas semifinais do primeiro turno do Campeonato Estadual da Série B2 de Profissionais que serão disputadas no domingo, dia 14, às 15 horas. Pérolas Negras e Maricá, por terem feito melhores campanhas jogam pelo empate para chegarem à decisão. Pérolas Negras x Barra Mansa, jogam no Estádio do Trabalhador, em Resende. Já Maricá x Esporte Clube Rio São Paulo, duelam no Estádio Municipal Alziro de Almeida, o Alzirão, em Itaboraí.

Um Fato na Foto

Fortalecendo área verde

Foto: Geraldo Gonçalves/PMVR

Teve início ontem o plantio de mais de 25 mudas de Pau Brasil, Ipê Rosa e Branco, Castanheira e Angico Vermelho, na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. A ação está sendo realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e visa fortalecer a área verde e melhorar a sombra. A previsão de conclusão é amanhã, dia 10.  O plantio faz parte do projeto de Arborização Urbana, que pretende se estender por ruas, estradas, rodovias, praças, margens de córregos, áreas internas de escolas municipais. A secretaria pretende plantar com o projeto 50 mil mudas de árvores, sendo 450 quilômetros de plantio em vias públicas.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !