Notas & Notas – 9 de julho de 2019

0

MUMUZINHO E SUEL

O Aero Clube, em Volta Redonda, recebe neste sábado o show dos cantores Mumuzinho e Suel. A apresentação que acontece a partir das 23 horas passa pelas variadas vertentes do samba do cantor, que vão do partido-alto ao romântico, passando por samba de raiz e pagode. A classificação é de 18 anos.

DEMANDAS DA COSTA VERDE

A Comissão de Cultura da Alerj realiza hoje um encontro com trabalhadores e entidades do setor para discutir as demandas para a região da Costa Verde. O evento acontecerá no Theatro Municipal Theophilo Massad, em Angra dos Reis, às 14 horas. “Será um encontro importante para acolhermos demandas e discutirmos pontos que poderão ser incorporados no trabalho da comissão”, explicou o deputado Eliomar Coelho (Psol), presidente da comissão.

LED NO BAIRRO BOA VISTA

As lâmpadas de LED são novidade nos postes do serviço de iluminação pública do bairro Boa Vista II, em Resende. Somente nesta quarta-feira, dia 7, a Prefeitura de Resende instalou mais de 30 novas lâmpadas de LED no bairro. Além da praça central do bairro, foram contempladas outras três ruas que ficam localizadas próximas à área de lazer. Cerca de quatro mil pontos de luz e mais de 100 novos postes já foram instalados pela cidade. O governo projeta que mais dez mil novas lâmpadas de LED ainda serão colocadas no município.

REALIZAÇÃO DE UM SONHO

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, anunciou em suas redes sociais o resultado de uma reunião em Brasília na quarta-feira. Ele, que estava acompanhado do secretário de Planejamento, Eros dos Santos, contou que já estão definidas as datas de licitações das grandes obras do pátio de manobras. “Obras que vão impactar a cidade, como pontes, viadutos, passarelas, vias que serão feitas e que mudarão a maneira de nos locomover. Agradeço a participação dos envolvidos para a realização de um sonho antigo de Barra Mansa”, contou.

NA LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA – foto

Os ‘13 anos de criação da Lei Maria da Penha’, uma conquista que marca os avanços na luta pelos direitos da mulher no combate à violência foi celebrado na última quarta-feira, dia 7, pela Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. O evento realizado na Rua João Faria, no Centro do Município, contou com campanhas de conscientização, palestras, distribuição de brindes, quadrilha junina, artesanatos regionais e a apresentação musical da cantora, Rafaela Rodrigues. Ainda no local, foi instalada uma tenda para a distribuição de material informativo sobre os serviços oferecidos pela Secretaria. No kit, as visitantes receberam sacolas ecobags personalizadas com a marca da campanha e camisas oficiais do evento.

DURANTE O MÊS

A programação segue por todo o mês de agosto, até o dia 30. O horário de início está programado para às 13 horas. Com exceção somente para os bairros de Marechal Jardim e Maringá, que estão com previsão de início às 9 e término para às 14 horas. Os próximos bairros serão os do Campo Alegre (dia 13), Vila Pinheiro (15), Jardim Itatiaia (20), Nova Conquista (22), Penedo / Marechal Jardim (26), Vila Esperança (29) e Maringá / Maromba (30).

FUNK DA ANTIGA

Em comemoração ao aniversário de Barra Mansa a LVP Produções realiza no dia 5 de outubro o Funk da Antiga no Parque da Cidade. Os ingressos promocionais para o evento, com a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, estão à venda até domingo no site https://www.pdvdigital.com.br/. A programação conta com os consagrados nomes do funk: MC Marcinho, MC Cacau, Valeska Popozuda, Perlla, Tati Quebra Barraco, Naldo Benny, e Bob Run.

ACADEMIA DE SAÚDE É INAUGURA NO FREITAS SOARES

A Academia da Saúde Dorival Ribeiro, no bairro Freitas Soares, em Porto Real, foi inaugurada nesta quarta-feira, dia 7. Com o objetivo de promover hábitos saudáveis através da prática de atividades físicas, educação em saúde e outros serviços, a nova unidade segue os moldes estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A academia receberá os serviços do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, com educador físico, nutricionista e psicólogo. A área total é de 154 metros quadrados, tendo sanitários com acessibilidade, áreas de vivência e circulação e depósito, praça e campo de futebol de areia.

UM ALERTA

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), entidade respeitável e responsável, alerta e esclarece que não tem qualquer participação na elaboração e distribuição de panfleto contendo denúncias contra o Hospital Hinja, conforme vem circulando na unidade, plagiando a organização sindical. O panfleto distribuído nas dependências do Hinja de panfleto com a logomarca da CTB não foi produzido pela CTB e tampouco pelas representações dos Núcleos de Enfermagem.

PRÁTICA LEGÍTIMA

Embora seja uma prática legítima denunciar mazelas nas unidades de saúde e cobrar das direções que as mesmas estejam em condições de prestar assistência digna e de qualidade aos usuários, a CTB nega confecção e distribuição desse panfleto. Lembram os representantes da Central que assim como respeitar os seus funcionários, é necessário que isso seja feito pelos canais legais, como os sindicatos, as centrais sindicais e as instituições como Ministério Público e Ministério Público do Trabalho.

ÍNTEGRA DE PARTE DA NOTA

“Repudiamos essa prática nefasta e ilegal de tentarem minar nossas bases sindicais da categoria de defesa dos direitos dos trabalhadores da Enfermagem. Nossa representação, nesse momento, chama-se Maria Celina, que vem atuando em unidade e consonância com profissionais de enfermagem da região. O direito à livre organização sindical foi conquistado com muita luta e não é negociável. Nossa atuação é clara e se dá em negociação direta com as partes envolvidas”.

LEI FORMALIZADA

Foto: Paulo Dimas/PMBM


O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, acompanhado do diretor executivo do Saae, Fanuel Fernando, formalizou na manhã de ontem, a sanção a lei 4805/19, de autoria do vereador Gilson de Assis Lopes, o Gilson Poxa Vida. A nova legislação autoriza o Saae a processar a ligação do sistema de água e esgoto no número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) do locatário do imóvel. Presente ao evento, o vereador Gilson comemorou a iniciativa. “Essa era uma antiga reivindicação da população e certamente, facilitará a vida dos contribuintes, principalmente no que se refere ao pedido de parcelamento de débitos”, destacou.

SEGURANÇA ALIMENTAR

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, promove nesta sexta-feira, dia 9, às 9 horas, no Parque Natural Municipal de Saudade, reunião ampliada de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável com o tema ‘Alimentação Saudável e Adequada: Direito de Todos’. O evento tem a finalidade de levantar propostas para a conferência estadual de segurança alimentar e eleger delegados que irão representar o município na 5ª conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável que será realizada no Rio de Janeiro entre os dias 28 e 30 de agosto. No encontro também, compromissos serão firmados com o objetivo de efetivar o direito humano à alimentação e implementar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan) no estado do Rio de Janeiro.

EVENTOS MOVIMENTAM FIM DE SEMANA

Desde ontem acontecem em Barra Mansa diversos eventos para movimentar a cultura, entretenimento e comércio da cidade. Ações serão realizadas em vários pontos do município e opções não faltarão no final de semana. A tradicional Festa da Colônia começa ontem com as apresentações da dupla Zé Vithor e Cuiabá e do grupo Mistureba. O evento promete movimentar o final de semana com muita música, parque de diversão e o concurso ‘Garota Colônia’.

SEMINÁRIO E MÚSICAS

O seminário acontece no auditório da Aciap-BM, Centro, de 9 às 17 horas. O tema abordado será ‘Políticas de Promoção da Igualdade Racial’. O evento faz parte de uma programação de palestras e seminários sobre o Movimento Negro e esta será a segunda edição de cinco programadas para o mês de agosto.  Domingo será dia da 22ª edição do Encontro do Rock e Blues, a partir das 15 horas, na Beira Rio do bairro Roberto Silveira, na Caverna do BamBam. O tema da vez é tributo aos ícones Black Sabbath, Jimmy Hendrix, Led Zeppelin e um especial de Blues.

DOMINGO DE OFERTAS

Aproveitando o embalo do Dia dos Pais, no domingo, no comércio de Barra Mansa terá o ‘Domingo de Ofertas’.  As lojas ficarão abertas de 8 às 16 horas com desconto de até 70%, além de diversas atrações na Avenida Joaquim Leite.

SAMBA SOLIDÁRIO

O Samba Solidário será realizado no domingo, dia 11, ao meio-dia, na Rua José Melchiades, no bairro Vila Nova, com objetivo de fomentar a cultura e entretenimento para a população e captar alimentos não perecíveis para as pessoas carentes da cidade. O material arrecadado será enviado para o Grupo Caridade que fará a distribuição para as famílias que necessitam. Participarão da iniciativa os grupos OpSamba, Kimaneiro, EmpolgaSamba e Cre Fascina.

FEIRA DE ADOÇÃO

Mais uma edição do Rua de Compras será realizada em Volta Redonda. Dessa vez o evento acontecerá no sábado, dia 10, na Vila Santa Cecília, com um horário diferenciado, de 9 às 22 horas. Durante o evento, também será realizada a feira de adoção animal, através do projeto Espaço de Adoção da SMMA “Família Animal”, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.   A expectativa é que 24 animais sejam oferecidos para adoção. A coordenadora do Bem-Estar e Proteção Animal da SMMA, Alexsandra Fernandes explicou que esses animais são fruto de apreensões, vítimas de maus tratos, doações de ONGs e de grupo de proteção animal.

TRÂNSITO

Devido ao fechamento de vias para a realização do Rua de Compras especial do Dia dos Pais, os motoristas que seguirem no sentido do bairro Conforto para Vila Santa Cecília terá acesso pela Rodovia dos Trabalhadores. Na direção oposta, o acesso aos veículos será pelas ruas 12 e 18-A. Os ônibus que costumam passar pela Rua 16 farão o contorno pelo Escritório Central, subirão pela Rua 21 e seguirão pela Rua 33. Os outros itinerários continuam normalmente. O ponto de ônibus na Rua 16 será em frente ao clube Umuarama. As Ruas interditadas ao trânsito serão as Ruas 16, 14, 23, 23-B e Rua Luiz Mollica.

PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL

Foto: Divulgação


O Plano Estratégico Municipal (PEM) está em desenvolvimento pela secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão de Volta Redonda (Seplag). Ele tem como objetivo pensar a cidade para os próximos 20 anos. Uma das etapas do Plano é o ‘VR em Jogo’, uma atividade aplicada em escolas que incentiva, de forma lúdica, a interação com o dia a dia da cidade. Ontem, o jogo foi realizado com os alunos da E.M. Paulo VI, no Açude. Mais de 1,5 mil alunos de escolas particulares e públicas da cidade já participaram do jogo de tabuleiro educativo, que faz alusão às dez áreas estratégicas criadas no PEM.

MOTOCICLISTA FICA FERIDO

Um motociclista ficou ferido em um acidente que envolveu uma moto e um carro no início da noite de quarta-feira, dia 7, em Volta Redonda. O acidente foi na Avenida Adalberto de Barros Nunes, a Beira-Rio, no bairro Vila Mury. O motociclista foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital São João Batista (HSJB). Até o fechamento desta edição, o estado de saúde da vítima não havia sido informado pela unidade hospitalar.

COPA NOVA ANGRA DE FUTEBOL SOCIETY

Teve início na noite de terça-feira, 6, a 3ª Copa Nova Angra de Futebol Society, no campo de areia da Nova Angra. A bola rolou para dois jogos, na abertura da competição, com os seguintes resultados: Falcão 2 x 2 Base, pela Chave A; Nova Angra 4 x 2 Nelsinho, pela Chave B. Hoje acontecem mais duas partidas: Mancg x Chelsea JR, pela Chave A, às 19h30min; Lendários x Faixa Preta, pela Chave B, às 21h15min.

Um Fato na Foto

Crime ambiental coibido pela PRF

Foto: Divulgação/PRF

Doze pássaros trinca-ferro, que estavam divididos em quatro gaiolas, foram apreendidos por policiais rodoviários federais, em Piraí. A ação aconteceu no final da noite de quarta-feira, dia 7, no Km 227 da Via Dutra. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), as aves estavam sendo transportadas em um veículo com placas do Rio de Janeiro, por um jovem de 22 anos que, além de não possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), também, não tinha autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para transportar os animais. O jovem teria confessado que havia capturado as aves, em Santa Rita do Jacutinga (MG). Ele foi levado para a 94ª Delegacia de Polícia (DP) de Piraí onde o caso foi registrado.