Notas & Notas – 9 de fevereiro de 2019

0

NOVO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Foi entregue na manhã de ontem pelo prefeito Samuca Silva do novo Centro de Educação Infantil Irlei Lobo, que funciona no bairro 249. Lá são atendidas 310 crianças entre dois e cinco anos, divididas entre 1º e 2º período. Além das crianças do bairro, a escola o Jardim Europa, Jardim Ponte Alta, Conforto e Ponte Alta. A obra do Centro Municipal de Educação Infantil Irlei Lobo teve investimento de R$ 1.466.167,69.
TABELA DE PREÇOS
Hospitais, clínicas, laboratórios e outros estabelecimentos de saúde privados podem ser obrigados a exibir em local visível, de fácil acesso, e também disponibilizar em seus sites na internet, uma tabela de preços com todos os serviços prestados. É o que define o projeto de lei 491/15, do ex-deputado Tiago Mohamed, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) na quinta-feira, em primeira discussão. A proposta ainda será votada pela Casa em segunda discussão.
ILUMINAÇÃO DE LED

Foto: Divulgação


A instalação das lâmpadas e luminárias de LED está chegando no bairro Mirante Agulhas Negras, em Resende, onde a prefeitura também já realizou o recapeamento das ruas e implantação do parquinho infantil. Vale lembrar que na praça onde fica localizado o Lago do Mirante, as equipes da administração municipal realizaram a revitalização das águas, além de fortalecerem a iluminação em todo o entorno, o que proporciona mais conforto e segurança aos moradores que frequentam o local.
MAIS DE MIL LÂMPADAS
Até o momento, mais de mil lâmpadas já foram trocadas, beneficiando bairros como Jardim Jalisco, Jardim Tropical, Montese, Engenheiro Passos, Paraíso, Manejo, Morada do Castelo, Fazenda da Barra I, entre outros. A medida, que proporcionará mais segurança à população, também representará uma economia de mais de 40% aos cofres públicos. Conforme o projeto cerca de 14 mil pontos de luz, localizados na área urbana do município, terão as lâmpadas tradicionais, que são mais amareladas, substituídas por LED.
OFICINAS DE MÁSCARAS

Foto: Divulgação


O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) iniciou ontem uma oficina de máscaras carnavalescas. O curso, voltado para as pessoas atendidas pela unidade, acontecerá em mais duas sextas-feiras, dias 15 e 22, das 09 às 11 horas, na Casa da Cultura de Itatiaia, no Centro da cidade. A diretora do CAPS, Aline Siqueira disse que as máscaras produzidas serão usadas no baile de carnaval que acontecerá na sede do CAPS no próximo dia 27, das 9 horas às 13h30min. “Estamos preparando uma linda festa de carnaval para todos que participam do CAPS. Esse evento acontecerá na nossa sede e contará muita música de carnaval e brincadeiras. A festa começará com um café da manhã e logo depois iniciaremos o baile. No final será servido um almoço”, disse a Aline, acrescentando que a festa será aberta para os familiares dos pacientes.
ATENDIMENTO
O Centro atende semanalmente cerca de 80 usuários. Entre eles dependentes químicos de álcool, outras drogas e pacientes com transtornos mentais. Para iniciar o tratamento na unidade o paciente passa por uma triagem e em seguida recebem o atendimento indicado, com consultas médicas, apoio psicológico e social. Como extensão do tratamento o CAPS também oferece atendimentos individuais e em grupos. O quadro técnico do Centro é composto por profissionais das áreas de assistência social, enfermagem, além de contar com psicólogos e médicos.
INICIANDO CAMPANHA
A campanha ‘Fevereiro Roxo’ foi criada com o objetivo de conscientizar a população sobre três doenças que devem ter mais atenção, são elas: Fibromialgia, Alzheimer e Lúpus. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Barra Mansa, iniciou a campanha em todos os postos de saúde do município. Durante todo o mês, serão oferecidos atendimentos na área de fisioterapia, nutrição, psicologia, assistência social e fonoaudiologia. Além dos serviços, todos os postos ofertarão aos usuários, através das salas de espera, informações importantes com foco na prevenção e no tratamento da doença. De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, campanhas como estas ajudam a população a identificar patologias que estão sendo desenvolvidas.
NA DIRETORIA DA OAB-MULHER RIO
A Advogada Rosa Maria Fonseca, que presidiu a OAB de Volta Redonda por três mandatos, vem se destacando junto à OAB-Mulher do Estado do Rio de Janeiro. E as causas sociais desde 2013, tendo ocupado a cadeira de Presidente da Comissão, e para este Mandato de 2019/2021, sob a Presidência do Dr. Luciano Bandeira na OAB-RJ, recebe a atribuição de Coordenar a Diretoria de Mulheres da Seccional, que tem como Presidente a Advogada Marisa Gaudio.
CHAMAMENTO PARA VR DO ROCK
A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretária Municipal de Cultura (SMC), está realizando um chamamento público para os artistas da cidade que querem participar do já tradicional VR do Rock. O credenciamento vai até o próximo dia 22. Segundo a secretária Municipal de Cultura, Aline Ribeiro, o chamamento é importante para democratizar os espaços. Disse que é um recurso do governo federal que o prefeito Samuca Silva conseguiu viabilizar o convênio para realização do evento, economizando recursos municipais sem deixar de investir na cultura. Lembrou que o chamamento é importante para democratizar os espaços, além de oportunizar e valorizar os músicos que possuem um trabalho autoral de qualidade.
VISITA DE REITOR
O Pré-Vestibular Cidadão do MEP, com sala anexa à Comunidade Eclesial Santo Antônio, bairro Niterói, em Volta Redonda, recebeu ontem pela manhã a visita do reitor do Seminário Diocesano, ligado à Diocese de Volta Redonda-Barra do Pirai, Sérgio Brandão Criado. Acompanhado de quatro propedeutas – mestres, jovens em preparação para estudos sacerdotais no seminário, Sérgio foi acolhido por Alex Soares, da equipe de coordenação da comunidade eclesial na ‘Sala D. Waldyr Calheiros’, local das aulas do Pré-vestibular. “Tenho ouvido, leio sobre o trabalho do MEP, acredito que a experiência de vivência vai ajudar muito os propedeutas”, disse o padre reitor.
APRENDIZADO IMPORTANTE
O reitor do Seminário Diocesano, ligado à Diocese de Volta Redonda-Barra do Pirai, Sérgio Brandão Criado, declarou que o discernimento e aprendizado serão importantes até porque eles farão vestibular para filosofia. Essa foi a declaração de Sérgio, após ouvir a breve exposição sobre a filosofia-pedagógica do PVC, ao lado dos novos alunos da ‘Escola MEP’.
NOVOS INTEGRANTES DO ‘MEP-PVC 2019’
Matheus Pereira, Henrique Medeiros, Daniel Santos e Guilherme Henrique integrarão a turma ‘MEP-PVC 2019’, em Volta Redonda a partir do dia 18 de fevereiro. Na próxima segunda, 11, a partir das 17 horas, serão realizadas inscrições de cerca de 20 candidatos para o PVC. Vale lembrar que os excedentes ficarão na fila de espera.
MORADORES DEVEM ECONOMIZAR ÁGUA
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM) informa que neste domingo, dia 10, serão realizados trabalhos de limpeza, higienização e manutenção nas bombas da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Sebastião. O procedimento poderá provocar a interrupção momentânea no fornecimento de água nos seguintes bairros: São Francisco, Ano Bom, Santa Rosa, Roberto Silveira, Centro, Verbo Divino, Jardim América, Monte Cristo, Estamparia e Apóstolo Paulo.
FEIRA DE ARTESANATO

Foto: Divulgação/PMVR


Ontem aconteceu mais uma edição da Feira de Artesanato na Praça Sávio Gama, em frente à Prefeitura de Volta Redonda, no Aterrado. O evento contou com a participação de quase 30 artesãos, que comercializaram produtos variados. Entre os produtos oferecidos estavam pachwork, pinturas, objetos de decoração, peças de reciclagem e gastronomia. A artesã Teresinha da Cunha estreou na feira e contou que está adorando a experiência. “É um grande aprendizado. Estou adorando a oportunidade de mostrar o meu trabalho. Já recebi encomendas e isso fortalece e incentiva nosso trabalho”, afirmou Teresinha.
DISCUSSÃO DE PROJETOS COM EXPERT
A Prefeitura de Resende, através da Superintendência de Tecnologia da Informação, recebeu na quinta-feira o especialista em “Cidades Inteligentes” e executivo global Renato de Castro, em sua curta passagem pelo país. O encontro, que passou pelo Parque das Águas e teve sequência no Centro Administrativo da prefeitura, resultou em uma importante troca de ideias sobre inovações tecnológicas, através de projetos urbanos que são desenvolvidos em Resende.
APRESENTANDO
Durante o encontro, o Superintendente Municipal de Tecnologia da Informação, Márcio Silvestre, apresentou os projetos ligados à tecnologia, como a instalação de fibra ótica para ligar os prédios municipais e para assegurar o Wi-Fi público, com internet de qualidade; a implementação de resultados de exames médicos online, assim como o histórico de exames; as plataformas de ensino ‘Educar’ e ‘AVA-SME’, que promovem a capacitação dos servidores, além do portal e-OUV e do portal do servidor.Após ouvir o representante da prefeitura, Renato de Castro fez uma análise e considerou muito positivo o que presenciou.Em sua passagem pelo país definiu Resende como um dos destinos que gostaria de conhecer.
VAGAS DE EMPREGO EM PORTO REAL
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SMTRAB) de Porto Real está com vagas de emprego abertas. As vagas oferecidas são: mecânico de empilhadeira com requisitos de ensino médio completo, experiência na área e em máquinas elétricas e combustão, habilitação ‘B’ e para operador de máquinas de Controle Numérico Computadorizado – CNC (Centro de Usinagens) com ensino médio completo, experiência em máquinas CNC e urso do Senai de operador de máquinas CNC.
ATÉ SEGUNDA-FEIRA
Os interessados pelas vagas abaixo deverão comparecer à sede da Secretaria até a próxima segunda-feira, 11, às 14 horas, portando currículo e documentos como RG, CPF, PIS e CTPS. O endereço da secretaria é Rua Estevam Domingos Pederassi, 164, Centro. Mais informações podem ser obtidas através do: (24) 3353-4042. É importante ficar atento aos prazos definidos pelas empresas solicitantes para entrega do currículo. O encaminhamento do documento só é feito quando estiver dentro do perfil solicitado pelo empregador e o cadastrado no Sine, atualizado.
KOMBI DO BARÃO
Após o sucesso da parceria no ano de 2018, a Feira de Produtores Rurais e Artesãos de Pinheiral, volta a receber neste sábado a Kombi do Barão. A partir, das 8 horas inicia a tradicional feira e às 13 horas o cantor Sílvio Nogueira leva o melhor da música popular para a Tardezinha do Barão.
MORTE EM PONTE
Na noite de quinta-feira, dia 7, um homem, até a publicação desta nota não identificado, morreu após um grave acidente de carro no viaduto da RJ-145, que leva aos bairros Varginhas e Canteiro, que liga Valença a Barra do Piraí. O carro que a vítima, que morreu na hora, conduzia, caiu do viaduto. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Barra do Piraí.
COPA VILA RICA TIRADENTES
Terá início, hoje, a Copa Vila Rica Tiradentes. O evento esportivo vai acontecer na no Clube do Tiradentes, na Rua 185, no bairro Vila Rica. A primeira rodada será às 11 horas entre as equipes do Vista Alegre e Galileu. A disputa segue às 13 horas entre as equipes do Constelação e Plano B. Na última partida do sábado o time Geração Eleita enfrenta o Passa o Rodo, às 15 horas. No domingo, a competição continua com mais três partidas. O Independente enfrenta o Talento Jovem, às 11 horas, Meninos da Vila e Sem Miséria, às 13 horas, e Donos da Bola e Colina, às 15 horas.
HIDRATE-SE
Sabe quando bate aquela lentidão, tontura, sonolência e dor de cabeça? Pode ser carência de água no organismo e um alerta para se hidratar. Por isso, principalmente no calor, os cuidados com a hidratação do corpo devem ser redobrados. A forma mais natural de tomar estes cuidados é por meio de uma alimentação saudável e maior ingestão de líquidos: melancia, pepino, morango, abobrinha, abacaxi, pimentão são boas opções.
Um Fato na Foto

Manobra arriscada e perigosa

Foto: André Matheus


Não é de hoje que alguns motoristas realizam essa manobra arriscada e perigosa no Centro de Barra Mansa. O trajeto normal de quem sai do Viaduto Alexandre Fischer ou desce a Rua Albo Chiesse é passar a Rua Omar Brandão e dobrar a direita na Avenida Dr. Francisco Vilela de Andrade Neto para seguir em direção a Volta Redonda. No entanto, alguns motoristas estão virando a esquerda para acessar o posto de combustível que fica ao lado, colocando a própria vida em risco e a de terceiros. Seria o caso da Guarda Municipal de Barra Mansa colocar um agente pela localidade para evitar que um acidente aconteça. O flagrante foi feito pelo repórter do A VOZ DA CIDADE, André Matheus.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !