Notas & Notas

0

SOMANDO FORÇAS

Na manhã de terça-feira, dia 23, o comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Márcio Guimarães, e demais autoridades dos órgãos de segurança pública, se reuniram com os representantes da Associação Comercial Industrial e Agropastoril  (ACIAP) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Volta Redonda. O objetivo do encontro foi somar forças e alinhar as atividades a serem desenvolvidas para o bem do município e da população.

PREFEITURA TERÁ CENTRAL ÚNICA DE ATENDIMENTO

Em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda, a Polícia Militar, a Guarda Municipal e a Defesa Civil planejam criar uma integração com o Centro Integrado Ostensivo de Segurança Pública (CIOSP) para que toda a cidade possa ter um monitoramento melhor, unificando o atendimento à população e tornando esse processo mais rápido e eficiente. “Volta Redonda tem diversos desafios, mas estamos trabalhando para saná-los, inclusive a respeito da segurança, e essa medida vai ao encontro das melhorias que estão ocorrendo na Guarda Municipal e a parceria já firmada com os órgãos de segurança para que o Carnaval da cidade ocorra sem problemas”, expos o comando do 28° Batalhão da Polícia Militar em sua página do Facebook.

HGJ ESTENDE HORÁRIO DE VACINAÇÃO DA FEBRE AMARELA

O Hospital Geral da Japuíba (HGJ) também entrou na intensificação da campanha de vacinação da febre amarela a partir desta quarta-feira, 24, ampliando o seu horário de atendimento à população na aplicação da dose da vacina. Desde o dia 19, sexta-feira passada, o HGJ já vinha fazendo a vacinação das pessoas no horário noturno, das 18 às 22 horas, passa também a fazer o atendimento no período do dia, a partir das 9 horas em uma estrutura montada no estacionamento em frente à unidade.

CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA

Os candidatos inscritos na 2ª fase de pré-matrículas, entre os dias 16 e 19 deste mês, deverão confirmar a vaga diretamente na unidade escolar para a qual foram alocados. O prazo começou ontem e termina nesta sexta-feira.  No ato da matrícula, deverão ser apresentados os seguintes documentos: Carteira de Identidade ou documento que a substitua (Certidão de Nascimento ou Casamento) original e CPF, se possuir; Histórico Escolar ou Declaração da última unidade de ensino em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado; Carteira de Identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos; Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso), na forma prevista no § 3º, do art.18; e Comprovante de Residência.

INSCRIÇÕES

Segundo o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, a rede estadual recebeu cerca de 227 mil inscrições na 1ª fase. “Já na 2ª etapa, foram 98.443 novos alunos cadastrados. O ano letivo de 2018 na rede estadual de ensino começa no dia 5 de fevereiro”, anunciou Victer.

HOMENAGENS AO ENCOURAÇADO AQUIDABÃ

A manhã de ontem foi marcada pela cerimônia em homenagem aos mortos do naufrágio do navio Encouraçado Aquidabã, na Ponta Leste. Foi mantida a tradição na colocação de uma coroa de flores no monumento aos náufragos para homenagear os mortos pela tragédia no mar há 111 anos.
O Aquidabã naufragou por causa de uma explosão, de explicação desconhecida, partindo o navio ao meio. Hoje ele repousa a uma profundidade entre 8 e 18 metros, na Ponta Leste, em frente ao Monumento Aquidabã, erguido para homenagear os homens que morreram.

NAUFRÁGIO

O naufrágio ocorreu no dia 21 de janeiro de 1906, às 22h45min, e na ocasião morreram 113 homens, angrenses e oficiais do mais alto escalão da Marinha, que estavam na cidade para pesquisar sobre a área para a instalação do Arsenal de Marinha, na Baía de Jacuecanga. O navio estava vindo com mais duas embarcações: Cruzador Barroso e o Cruzador Tamandaré. O vice-prefeito participou da cerimônia ao lado do Comandante do Colégio Naval, Capitão de Mar e Guerra Emerson Augusto Serafim. “Valorizar à nossa história é reconhecer os bravos oficiais da Marinha do Brasil que estavam neste naufrágio e de angrenses que também morreram no Encouraçado Aquidabã. Eles morreram servindo ao país e honrando à pátria”, disse o vice-prefeito.

IMUNIZANDO TRABALHADORES DA INDÚSTRIA

A Prefeitura de Resende disponibilizou uma equipe de vacinação volante contra a febre amarela para atender indústrias instaladas no município. O objetivo é imunizar os trabalhadores que ainda não estão protegidos contra o vírus na cidade. A primeira ação aconteceu na manhã desta quarta-feira, na montadora Nissan. Apenas no turno da manhã, os agentes públicos aplicaram mais de 200 doses da vacina. A ação foi acompanhada pessoalmente pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz, que deu dicas sobre  prevenção da doença. A medida adotada pela Prefeitura ajuda a reduzir ainda mais o tempo de espera nos postos de saúde, além de garantir que trabalhadores que moram e circulam pela cidade estejam devidamente fora de risco de contaminação.

MAIS DE 70 MIL PESSOAS VACINADAS

De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde, até o momento, mais de 70 mil pessoas já foram vacinadas em Resende. A Prefeitura montou um esquema especial que inclui 35 pontos de imunização, sendo 32 Postos de Saúde, o Centro Municipal de Imunização, a UPA e a Nova Santa Casa de Misericórdia.

AUMENTO DE PROFISSIONAIS

Disposta a atender a população de forma mais ágil e eficiente, além de ampliar a rede de vacinação, a Prefeitura providenciou aumento no número de atendentes nas unidades de saúde, montou operações de imunização domiciliar na zona rural, além de ampla divulgação para a população. Semanalmente são montadas ainda ações em locais estratégicos, como a campanha realizada no Centro Administrativo da Prefeitura, que beneficiou servidores e contribuintes nos dias 18 e 19. Nesta quarta e quinta-feira, a vacinação acontece na sede da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, na Praça do Trenzinho, facilitando o acesso das pessoas que trabalham no Centro da cidade.

ENTREGA DE ÓCULOS NESTE DOMINGO

No próximo domingo, dia 28, a prefeitura fará a entrega de óculos para as 700 pessoas que fizeram exames de vista no dia 10 de dezembro, durante a terceira edição do projeto Novo Olhar em Resende. A entrega, marcada para as 10 horas, no Ciep 489, na Cidade Alegria, mesmo local onde os exames foram realizados, quando também foram oferecidos diversos serviços sociais gratuitos e atividades de esporte, cultura e lazer. De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, nas três edições do projeto Novo Olhar realizadas ano passado em parceria com a Fundação Leão XIII, quase duas mil pessoas de diversas partes do município foram beneficiadas. As três edições do projeto aconteceram nos meses de abril e outubro, no Parque Tobogã, e em dezembro, na Cidade Alegria.

PROTOCOLO

Para levar os óculos para casa, os pacientes deverão comparecer na escola levando o protocolo que receberam no dia 10 de dezembro, quando fizeram o exame de vista, e também um documento de identificação, preferencialmente a Carteira de Identidade. Além de terem feito o exame gratuitamente, os 700 pacientes atendidos pelo Novo Olhar também puderam escolher, entre vários modelos, a armação que mais se adequava ao seu rosto. Tudo de graça.

RODA DE CONVERSA COM A VICE-PREFEITA

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, através da Coordenadoria da Educação em Saúde, promove nesta quinta-feira, dia 25, uma roda de conversa com o tema violência. O debate será realizado no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) às 13h30min e contará com a participação da vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, além das equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

UM FATO NA FOTO

‘Bike lixo’

Durante corrida rústica no fim de semana, em Barra Mansa, uma bike estilizada foi atração na Avenida Joaquim Leite, no Centro. O dono aproveitou para manifestar contra a instalação de um aterro Classe 1 na cidade – lembrando que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) já interrompeu o processo para que isso, possivelmente, viesse a acontecer. O clique acima foi feito pelo repórter do A VOZ DA CIDADE, André Matheus.

Deixe um Comentário