Notas & Notas – 8 de novembro de 2018

0

A PRIMEIRA BAIXA
Durou pouco a nomeação do empresário Marcos Aurélio Carvalho, um dos proprietários da AM4, empresa de Barra Mansa, na equipe de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro. Ele foi nomeado na segunda e terça-feira, em entrevista ao Jornal O Globo, informou que não ocuparia um cargo no governo, mas gostaria de atuar como um assessor informal para Bolsonaro. Na entrevista que teve o título de ‘Marqueteiro digital da campanha quer virar conselheiro informal’ deu o que falar. Embora não tenha se autointitulado assim, o filho de Bolsonaro, Carlos Bolsonaro, ficou irritado e usou seu perfil no Twitter para compartilhar a reportagem desmentindo, pois, segundo ele, o cargo nunca existiu.
DESCONFORTO
O mesmo foi confirmado pela assessoria de Bolsonaro ontem. “Auto intitulado conselheiro e marqueteiro digital de Bolsonaro, função que nunca ocupou, Marcos Aurélio Tavares foi exonerado do gabinete de transição de Bolsonaro no dia seguinte à sua nomeação”, diz o texto, com o sobrenome de Marcos trocado já que é Carvalho de Tavares. Já Marcos disse que estaria na equipe de transição de maneira voluntária. Teria dito à imprensa que formalizou pedido para abrir mão de receber qualquer remuneração.
DESCONTO NA PASSAGEM
A Prefeitura de Angra anunciou, neste final de semana, que o Passageiro Cidadão está de volta; de forma gradual e responsável, como frisou o prefeito Fernando Jordão. O Governo enviou para a Câmara Municipal, nesta segunda-feira, 5, o projeto de lei que vai garantir descontos entre R$ 0,35 e R$ 1 para as pessoas cadastradas no programa, em todas as linhas do transporte público municipal. As 65 mil pessoas que estão cadastradas no Passageiro Cidadão não pagarão pelo reajuste, que será subsidiado pela Prefeitura. Quem não tem o cartão ou tinha e o perdeu, poderá fazer um novo cadastro.
PASSAGEIRO CIDADÃO
Todas essas mudanças só passam a valer depois de serem votadas e aprovadas pelos vereadores na Câmara Municipal. Após a autorização do Legislativo, os descontos entrarão automaticamente nos cartões dos usuários do Passageiro Cidadão. Aqueles que estão inscritos no programa, mas que por algum motivo necessitem de uma segunda via, deverão pagar uma taxa, revertida em passagens, para a confecção de um novo cartão. Os que nunca chegaram a ser inscrever, também terão uma nova oportunidade para se cadastrar. Vale ressaltar que o reajuste nas passagens está previsto no contrato firmado entre a Prefeitura e a concessionária de transporte e há dois anos o atual governo não autorizava a empresa a reajustar seus valores, sendo obrigada – por força contratual – a o conceder neste momento.
REFORMA DE PONTE É CONCLUÍDA

Foto: Divulgação

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa finalizou esta semana os serviços de recuperação de uma ponte no assentamento agrário da Fazenda do Salto, no distrito de Floriano. A travessia é considerada uma das principais vias de acesso para escoamento da produção leiteira local. A ponte recebeu reforço em sua estrutura, além de colocação de guias de orientação nas laterais. Também foram realizadas melhorias na estrada de acesso ao local, com a colocação de escória e abertura de valas para evitar o acúmulo de águas pluviais.
SEMINÁRIO DEBATE INCLUSÃO
Com o objetivo de debater a política de cotas e possíveis soluções para uma efetiva inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a Firjan realiza nesta quinta-feira, 8, em Volta Redonda, o seminário ‘Vamos falar da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e as soluções para sua empresa’. O evento será realizado às 15 horas na Firjan Senai Resende e tem entrada franca. A iniciativa pretende fomentar a efetiva inclusão da pessoa com deficiência nas empresas, permitindo que essas pessoas sejam reconhecidas pelo seu desempenho, promovendo a igualdade de oportunidades para que todos possam desenvolver seus potenciais, sua autoestima, sua autonomia e, principalmente, sua cidadania.
LEI DE COTAS
Serão apresentados os principais aspectos da Lei de Cotas para PCD e seus impactos para as empresas, a adaptabilidade dos postos de trabalho e a formação integrada dessas pessoas. Para participar, os interessados devem se inscrever até às 12 horas do dia 8 através do link: https://goo.gl/vZPpTj .
A Firjan SENAI Resende fica na Rua Sarkis José Sarkis, 156, Jardim Jalisco. Para mais informações o número para contato é (24) 3340-6550.
FISCALIZAÇÃO NOS TRANSPORTES PÚBLICOS
Na madrugada desta quarta-feira, 7, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Ordem Pública, deu continuidade a ação de fiscalização nos transportes públicos do município. Desta vez, a operação ocorreu na garagem da Triecon, situada no bairro Vila Maria. Todos os ônibus que compõem a frota da empresa foram vistoriados a fim de verificar itens relacionados à segurança e as condições de conservação dos veículos. Durante a vistoria são verificados itens relacionados à segurança do passageiro e as condições de conservação dos coletivos. Cumprimento dos horários de circulação dos ônibus também é fiscalizado. Os usuários do transporte coletivo que desejarem auxiliar na operação podem enviar sugestões e reclamações através do telefone (24) 33227817, ramal 9330.
ANTENA DIGITAL
A Seja Digital, entidade responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil, estará até sábado, 10, juntamente com um grupo de antenistas do Espaço Cidadania e Oportunidades Sociais (Ecos), percorrendo bairros dos municípios de Angra dos Reis, Barra Mansa e Barra do Piraí realizando instalações gratuitas de conversores e antenas digitais. A ação será uma oportunidade para aqueles que já possuem os equipamentos, mas ainda não fizeram a instalação. Na ação, a equipe da Seja Digital também irá realizar o agendamento das famílias que têm direito a retirar o kit gratuito e tirar dúvidas da população sobre a mudança do sinal de TV. O desligamento do sinal analógico de TV acontecerá no dia 28 em mais de 56 municípios da região e após essa data, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital. Para continuar assistindo aos programas, todas as residências precisam ter uma antena digital e um aparelho de televisão preparado para receber o sinal digital.
BAIRROS QUE RECEBERÃO OS SERVIÇOS
Em Barra Mansa o mutirão de Agendamento e Instalação aconteceu no dia 7, nos bairros Vila Elmira e São Judas, e acontecerá no sábado, 10, no bairro Paraíso; em Angra dos Reis o serviço será realizado no hoje, 8, no bairro Conceição de Jacareí, sexta-feira, 9,  em Caetés, e no sábado, 10, em Camorim Grande. Já em Barra do Piraí a ação acontece apenas nessa sexta-feira, 9, nos bairros Boca do Mato e Califórnia. Mais de 500 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor com controle remoto, estão disponíveis para o interior do estado do Rio de Janeiro. Para saber se têm direito e agendar a retirada dos equipamentos, os moradores também podem acessar o site www.sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o Número de Identificação Social (NIS) em mãos.
FEIRA DA PREGUIÇA

Foto: Chico de Assis/PMBM

A Praça da Matriz no Centro de Barra Mansa recebe nesta sexta-feira, 9, entre 8 e 16 horas, a Feira da Preguiça. Durante o evento, aproximadamente 30 artesãs vão expor seus produtos confeccionados a partir de tecidos e linhas coloridas, agulha, botões, acessórios diversos e muita criatividade. Organizado pela Fundação Cultura, o evento visa fomentar o empreendedorismo no município, evidenciar as peças produzidas com exclusividades e elevar o potencial de geração de renda do município. Também será uma oportunidade para os consumidores garantirem presentes exclusivos e personalizados para as festas de fim de ano.
SIGNIFICADO DO NOME
O nome da Feira é uma homenagem ao Parque Centenário, popularmente conhecido como Parque da Preguiça. O local conta, atualmente, com cerca de 20 preguiças. A associação do nome da Feira ao Parque nasceu a partir da ideia de conscientizar a população a respeito da importância desse animal no meio ambiente e da marca cultural que ele representa para Barra Mansa. Como referência do artesanato local, surge então, em 2003, a Feira da Preguiça.
LEGISLATIVO ENTREGA PRÊMIO

Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Resende concedeu ao artista resendense Davi Augusto Pereira, 27 anos, o Prêmio Engenheiro Eitel César Fernandes, primeiro colocado no 46º Salão da Primavera de Resende, com a obra contemporânea intitulada “Morgana”, que utiliza a técnica mista. A entrega do certificado foi realizada na noite de segunda-feira, pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Joaquim Romério de Almeida (MDB), aos pais do ganhador, que não pôde comparecer à abertura do evento, promovida pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Centro. Também participaram da solenidade: a presidente da Casa da Cultura, Denise Assis, representando o prefeito Diogo Balieiro Diniz, e a coordenadora e museóloga do MAM, Tatiana Avelino.
PREMIAÇÃO
O prêmio foi instituído a partir da Resolução 2.299 de 21 de setembro de 1989, da Câmara Municipal. De acordo com o presidente Romério, a resolução visa valorizar todo artista resendense, nascido ou radicado, que tenha recebido a melhor classificação no Salão da Primavera, criado pelo MAM. “É com satisfação que concedo o prêmio ao jovem Davi, correspondente ao valor de cinco salários-mínimos, conforme estabelecido na resolução. O prêmio é um incentivo à cultura nesta cidade, considerada um berço de artistas”, frisou durante o discurso o vereador Romério. O cheque com o valor do prêmio será entregue em mãos ao artista vencedor.
OFICINA DE CALÇA SENSORIAL
A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu nesta semana, a primeira oficina de “Calça de estimulação multisensorial e de posicionamento da criança”, para professores, cuidadores e todos os profissionais da rede de educação. O objetivo é de  ampliar o atendimento dos alunos com diversas deficiências e melhorar o trabalho dos profissionais de educação. A versatilidade da forma da calça possibilita um uso dinâmico favorecendo posturas funcionais para as vivências sensório-motoras.
DELEGACIA ESPECIAL
A Alerj aprovou ontem, em primeira discussão, o projeto de lei 2.960/10, do deputado Paulo Ramos (PDT), que cria a Delegacia Especial de Proteção Animal do Estado do Rio. A Casa ainda votará o texto em segunda discussão. Segundo a proposta, a delegacia deverá registrar e investigar qualquer tipo de abuso e de maus-tratos aos animais, bem como a venda ilegal e a exposição indevida. A delegacia também deverá disponibilizar meios para receber denúncias como linhas telefônicas 0800 e site na internet.
JOGOS DO JEMUPINHO DE PINHEIRAL
Muita alegria e diversão marcaram os primeiros dias do XX Jogos Estudantis do Município de Pinheiral (JEMUPINHO).  A terça-feira, 6, foi o dia dos alunos entre seis e sete anos da categoria A disputarem as modalidades, futsal e cabo de guerra. Ontem, 07, cabo de guerra, futsal e queimada foram disputadas pela categoria B (oito e nove anos). A próxima etapa dos jogos que será disputada nesta quinta-feira, 8, é a categoria C (10 e 11 anos). Os jogos que acontecem na Escola Estadual Municipalizada Alzira Vargas do Amaral Peixoto, no Centro, são abertos ao público.
MOÇÃO DE APLAUSOS
Nesta terça-feira a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) homenageou os cabos Ramalho e Delphino com uma Moção de Aplausos, ambos são lotados no 10° Batalhão de Polícia Militar (BPM) com sede em Barra do Piraí. Os militares pertencem ao efetivo da 4ª Companhia, que atende Vassouras, Engenheiro Paulo de Frontin e Mendes. O 10º BPM parabenizou os policiais pela competência e dedicação na fanpage do batalhão no Facebook.
ÁRVORE DE NATAL RETORNA À LAGOA
A Lagoa Rodrigo de Freitas voltará a receber a Árvore de Natal. Após dois anos de ausência, as luzes serão acesas no dia 1º de dezembro, às 21horas, quando deverá atrair cerca de 200 mil pessoas. Considerada o terceiro maior evento gratuito do estado, a Árvore, além de atrair um grande número de moradores e turistas, gera desenvolvimento econômico e oportunidades de empregos na cidade. Assinada pelo cenógrafo Abel Gomes, a Árvore do Rio terá 70 metros e será composta por 900 mil lâmpadas de LED, que proporcionarão oito fases cenográficas.
DOAÇÃO DE SANGUE
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) está estimulando os funcionários e estagiários da autarquia a aderirem a campanha de doação de sangue. A proposta foi idealizada pela Comissão de Esportes do Saae e tem o objetivo de ajudar o Hemonúcleo de Barra Mansa a aumentar o seu estoque de bolsas de sangue. Cerca de 30 pessoas já participam da campanha, mais conhecida como Saae Solidário.
SENSO
Segundo censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 9,8 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, o que representa 5,2% da população brasileira. Deste total 2,6 milhões são surdos e 7,2 milhões apresentam grande dificuldade para ouvir. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 10% da população mundial tem alguma perda auditiva e boa parte dessas pessoas teve a audição danificada por exposição excessiva a sons.
CASOS DE FEMINICÍDIO NO RIO
Mais uma vítima de tentativa de feminicídio, Tayane Mendes, que teve o punho quebrado e levou 40 facadas do ex-marido em Queimados. Até o fechamento desta edição, ela seguia internada. O ex-marido Anderson Ribeiro da Silva é considerado foragido da justiça. Só nos oito primeiros meses deste ano, o Rio registrou 47 feminicídios e 211 tentativas de feminicídio. Isso dá uma média de 5,8 feminicídios por mês, superior à média de 2017, que foi de 5,6.
ALERTA EM ESTAÇÕES
Os alertas de explosivos que causaram a evacuação de uma estação ferroviária em Madri e de vários trens em Barcelona eram falsos, já que o suposto explosivo era na realidade a fivela de um cinto em formato de granada, segundo confirmou nesta quarta-feira a polícia da Espanha.
O alerta foi acionado depois das 8h locais (5h em Brasília) pela suspeita de que uma mulher que embarcou em um trem de alta velocidade (AVE) na estação de Sants (Barcelona) com direção a Atocha (Madri) estaria levando um explosivo em sua bagagem.
CAMPEONATO ESTADUAL DE NATAÇÃO
A natação do Fluminense tem mais um desafio para os próximos dias. As equipes infantil e juvenil participam do Campeonato Estadual de Verão. A competição será realizada na piscina do Botafogo, entre os dias 7 e 10 de novembro e dessa vez, o Tricolor contará com 118 representantes. O aquecimento começa às 14 horas e as provas serão realizadas a partir das 15h. Somente no sábado, a competição terá início às 8 horas.
ELEIÇÕES DO VOLTAÇO
O presidente da Assembleia Geral, Alex Bosco divulgou nesta semana a resolução de número seis. Nela, Bosco divulgou a lista dos sócios aptos a votar na eleição geral de 2018, marcada para domingo, dia 11. Na resolução, Bosco destacou que a “Assembleia Geral é o único órgão com competência para eleger os administradores e membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal do Volta Redonda F.C. através de reunião ordinária quadrienal”. Os nomes poderão ser conferidos no endereço: https://goo.gl/BHzw6o.
UM FATO NA FOTO
Um sofá no lugar errado

Foto: Carol Macedo

O ser humano é o principal culpado pela poluição dos rios e, também, pelas grandes enchentes que ocorrem em épocas de chuvas mais fortes. Como podemos ver na imagem captada pela repórter do A VOZ DA CIDADE, Carol Macedo, um ‘ser humano’ resolver jogar no Rio Paraíba um sofá que já não tinha mais utilidade para ele, como se para o rio tivesse. Temos que lembrar que lugar de lixo é no lixo e não nos rios.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !