Notas & Notas – 8 de março de 2019

0

MULHERES NÃO PAGAM

Hoje, Volta Redonda e Bangu se enfrentam pela terceira rodada da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca. Nesta data – 8 de março -, é celebrado o Dia Internacional da Mulher, e por isso, a diretoria do Esquadrão de Aço está preparando uma série de ações para o confronto, que está marcado para as 16h30min, no estádio Raulino de Oliveira. De acordo com o presidente do clube, Flávio Horta, a primeira das ações será um presente para as mulheres que forem ao estádio assistirem a partida, elas não pagarão para ter acesso ao estádio.

REFORMA DE QUADRAS POLIESPORTIVAS

O vereador Jorge Antonio Abreu (PDT) através de indicações apresentadas no plenário da Câmara Municipal de Rio Claro solicitou reforma e cobertura das quadras poliesportivas nos distritos Getulândia e Fazenda da Grama e no bairro Alambari. Segundo ele, os locais destinados ao entretenimento dos jovens precisam de manutenção urgente.

CURSO DE DEFESA PESSOAL

A cidade de Volta Redonda conta com um importante projeto de enfrentamento à violência contra a mulher no município. O ‘Eu me amo, eu me protejo’, realizado no Centro Municipal de Artes Marciais (Cemam), acontece duas vezes na semana no Ginásio do Retiro, e tem como objetivo atender mulheres que querem aprender técnicas de luta adaptadas para defesa pessoal em situações de assédio, abuso e agressão. O projeto acontece às 7 e 19 horas às terças e quintas-feiras.

CAMPEONATO AMIGOS DE PENEDO

As equipes do Colônia e do JI Mulekada disputarão a grande final do Campeonato Amigos de Penedo neste domingo, 10, no campo de futebol do bairro, às 9h30min, com entrada gratuita para a torcida. A decisão é a mesma do ano passado, que consagrou o Colônia como campeão. Além das premiações com medalhas e troféus para o campeão e vice, a competição também premiará o artilheiro, o goleiro menos vazado e o atleta revelação. O torneio é promovido por moradores de Penedo e conta com o apoio da Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. O campo de futebol de Penedo está localizado na Rua Esporte Clube, s/nº, ao lado do Colégio Fernando Otávio Xavier.

COLÔNIA VS HI MULEKADA

O Colônia fez uma campanha consistente na fase de grupos e classificou-se em primeiro no seu grupo, com dez pontos, três vitórias e um empate. Nas fases eliminatórias, a equipe goleou Marechal na quarta de final e passou pelo Independente na semifinal. Dessa forma, o time chega à final invicto. O JI Mulekada classificou-se em terceiro no seu grupo, com quatro pontos, uma vitória, um empate e duas derrotas. Nos momentos decisivos, a equipe goleou o Revelação nas quartas e na semifinal passou pela Vila Odete nos pênaltis. A equipe chega à decisão motivada pelos últimos resultados.

CRIMINALIZAÇÃO DO ASSÉDIO EM ÔNIBUS

No mês da mulher, empresas de ônibus em todo o Brasil conscientizam passageiros sobre a gravidade da importunação sexual dentro dos coletivos, lembrando que o ato agora é crime. A campanha nacional do setor de transporte coletivo urbano, com o tema “Ônibus é lugar de respeito! Chega de abusos!”, completa um ano e segue com objetivo de inibir os casos de assédio físico dentro dos coletivos. Os materiais da campanha incluem cartazes, folhetos para distribuição a bordo e nos terminais de passageiros, busdoor (com a opção de conteúdo para uso interno e externo), cards de redes sociais, vídeo e outros. Todas as peças publicitárias trazem números de telefone para denúncias e chamam a atenção para o rigor da lei que tipifica o assédio sexual como crime. A iniciativa busca mobilizar as mais de 500 empresas associadas e entidades filiadas à NTU.

DADOS DO FÓRUM BRASILEIRO

Segundo levantamento recente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 7,78% das mulheres foram assediadas fisicamente dentro de coletivos em 2018, do total de 16 milhões que sofreram algum tipo de violência durante o ano passado, cerca de 27,35% das brasileiras. A preocupação do setor, responsável pelo transporte diário de 40 milhões de passageiros no Brasil, é conscientizar e orientar mulheres e demais usuários do sistema a denunciarem os abusos, além de dissuadir potenciais assediadores.

EMATER-RIO RESTABELECE ESCRITÓRIO

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Habitação, firmou recentemente acordo de cooperação e parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio). O convênio visa atender os pequenos e médios produtores locais em serviços que necessitem de auxílio de corpo técnico como em ações pontuais de patrulha rural, pesquisa e levantamento para identificar possíveis falhas em estradas rurais do município e ainda oferta de crédito rural agrícola. O secretário de Habitação e Regularização Fundiária e Agricultura de Itatiaia, João Alberto Avellar, se reuniu com o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Benedito Lopes e também com o presidente da Emater-Rio, Sergio Lemberck, estabeleceram as diretrizes do acordo.

NOVIDADES

Segundo João Alberto uma das novidades mais positivas do acordo foi o resgate de uma importante unidade de ensino na região que vai beneficiar e formar novos produtores locais. “Estamos fazendo uma parceria com o governo do Estado e aguardando o período que é de aproximadamente dois meses para que o Colégio Municipal Dom Ottorino Zanon, que sempre esteve voltado para a formação de pequenos produtores agrícolas, passe novamente a funcionar”, comemora o secretário.

PODA DE ÁRVORES NO CANAL DA CIDADE ALEGRIA

Foto: Divulgação


Está programado para terminar nesta sexta-feira, os serviços de poda de árvores nas Avenidas do Canal Norte e do Canal Sul, na Cidade Alegria, em Resende. A prefeitura iniciou os trabalhos de retirada dos galhos e também dos entulhos ao redor do canal na última quarta-feira. Para isso, foram disponibilizados para atender as reivindicações dos moradores do bairro, uma retroescavadeira e cinco caminhões. E os trabalhos não param. Na última segunda-feira, dia 4, prefeitura recolheu 14 caminhões de entulhos em pontos críticos do bairro Cidade Alegria. As equipes retiraram diversos entulhos na localidade conhecida como Mutirão, na Rua Perimetral Sul e na Avenida das Amendoeiras, entre o período de 7 e 14 horas. A ação de limpeza é contínua, mas também é necessário que a população se conscientize e colabore com o descarte dos materiais de forma adequada.

REUNIÃO DISCUTE PLANO DE AÇÕES

Com o início do ano letivo escolar de 2019, a Prefeitura de Resende deu inicio também ao planejamento do Programa Saúde na Escola (PSE). Na semana passada, diversos setores da gestão municipal se reuniram no auditório da Secretaria Municipal de Educação, para discutir o plano de ações integradas que serão desenvolvidas ao longo do ano pelo projeto.

Dentre os assuntos tratados na reunião, ficou definida a expansão do alcance do programa para mais duas escolas da Zona Rural. Com isso, o PSE passa a atuar em um total de 53 unidades espalhadas por todo o município, tanto da Zona Urbana quanto da Zona Rural.

AÇÕES

Ao todo, 12 ações são ofertadas pelo programa atualmente. Entre elas estão: combate ao mosquito Aedes aegypti, promoção e avaliação de saúde bucal, prevenção do uso de álcool e drogas e muitos outros. As atividades acontecem através de visitas às escolas e são desenvolvidas por equipes especializadas, que utilizam, além de palestras de conscientização, jogos  e informações que ajudam a promover a saúde dos estudantes de forma divertida e interativa.

VAGA DE EMPREGO EM PORTO REAL

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SMTRAB) de Porto Real está com vaga de emprego disponível para Vendedor Pracista (externo). Os requisitos são ter mínimo Ensino Médio completo e preferencialmente curso técnico ou superior; experiência comprovada de pelo menos 24 meses na função similar; habilitação “B” e possuir veículo em boas condições; possuir celular com internet; ter CNPJ sem restrições; morar na região e ter disponibilidade de viagens. O candidato tem que ficar atento aos prazos definidos pelas empresas solicitantes para entrega do currículo. O encaminhamento do documento só é feito quando estiver dentro do perfil solicitado pelo empregador e o cadastrado no Sine, atualizado. Os interessados pela vaga abaixo deverão comparecer à sede da Secretaria até hoje, às 14 horas, portando currículo e documentos como RG, CPF, PIS e CTPS.

MATRÍCULAS ABERTAS

Os aprovados no processo seletivo para o Curso Técnico em Agronegócio, oferecido pelo Senar, em parceria com o Sindicato Rural de Barra Mansa, já podem efetuar a matrícula para o primeiro semestre de 2019. Os 40 selecionados devem comparecer à sede do Sindicato, até sábado, dia 9, portando originais e cópias de alguns documentos. O Sindicato Rural de Barra Mansa está localizado na Rua Maria Luísa Gonzaga, 217, no bairro Ano Bom, em Barra Mansa. A secretaria funciona das 8 às 17 horas e a lista dos documentos pedidos pode ser verificada através do telefone (24) 3323-1139..

FEIRA DE PRODUTORES 

A Feira de Produtores Rurais e Artesãos de Pinheiral deste sábado  ainda no embalo de carnaval e contará com atrações para crianças e foliões em parceria com a Kombi do Barão. A feira tem inicio às 8 horas na Praça Luiz Gonzaga no Centro. A partir das 10 horas terá matinê com o Kids Folia agitando a criançada. A partir das 13 horas a Kombi do Barão traz o show de Klebeir, Thalita e convidados para animar os foliões.

PROJETO CASTRAÇÃO EM PATY DO ALFERES

Foto: Divulgação


Com o intuito de minimizar a superpopulação de cães e gatos, o Projeto Castração Itinerante será realizado em Paty do Alferes no dia 12 de março. Ele oferece às prefeituras, associações e instituições a castração de animais. Os atendimentos acontecerão das 8h às 15h, na Praça George Jacob Abdue, no Centro da cidade. Os interessados devem procurar a Prefeitura para realizar o cadastramento. Em um ano, o projeto já passou por diversos municípios da região e atendeu cerca de 120 animais.

O PROJETO

Acompanhados dos professores, os alunos da Faculdade de Medicina Veterinária do Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA/FAA) têm a possibilidade de aprimorar a prática cirúrgica e procedimentos. A professora Valesca Oliveira de Souza, coordenadora do projeto, afirma que ele ainda colabora combatendo doenças entre os animais.A gente preconiza animais que pariram várias vezes, animais criados por ONGs e animais de rua. Além do controle populacional, a castração previne doenças como tumor de mama, tumor venéreo transmissível (que é transmitida de um animal ao outro), entre outras. Os alunos que participam dos procedimentos precisam, obrigatoriamente, ter passado pela matéria de Técnicas Operatórias e Anestesiologia”, contou.

ANGRA NAS FEIRAS DE TURISMO

Após muitos anos sem divulgação em Minas Gerais, a TurisAngra vai participar no próximo dia 15, do Salão do Turismo ABAV MG, em Belo Horizonte. A divulgação será em uma mesa exclusiva. Já no dia 8 de maio, Angra dos Reis vai ser divulgada no stand da Costa Verde no ‘Dia do Guia de Turismo’, evento promovido pelo Sítio Jonosake, em Itaguaí. As empresas de turismo legalizadas e com certificado do Cadastur podem entregar seus materiais para serem distribuídos no stand até o dia 6 de maio. O município ainda será divulgado em outras feiras de turismo durante o ano, com datas a serem confirmadas.

Um Fato na Foto

Agora vai?

Foto: Fávio Guimas


Aconteceu no final de 2017 o anúncio para o lançamento da obra de implantação do Corredor Cultural do Palácio Barão de Guapy, em Barra Mansa. O prazo para término era de 12 meses. Muitas pessoas reclamam que não veem movimentação no local de homens trabalhando. O registro feito pelo repórter fotográfico do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas, ontem, mostra uma movimentação diferente. A reforma na fachada começou a ser vista. Será que agora vai?

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !