Notas & Notas – 8 de janeiro de 2019

0

CALENDÁRIO DE FERIADOS 2019

Para a infelicidade de alguns, no ano de 2019, muitos feriados nacionais caem no final de semana – Ilustração Fábio Guimas


Os feriados prolongados de fim de ano terminaram, e com isso várias pessoas voltaram dos recessos e regressaram as atividades habituais. Porém, o que muitos se perguntam é quando acontecerá novamente um feriadão’. Porém, para a infelicidade de alguns, no ano de 2019, muitos feriados nacionais caem no final de semana. Como por exemplo: Tiradentes, no domingo; Independência, no sábado; Dia de Nossa Senhora da Aparecida, sábado; e, dia dos Finados também cairá no sábado. Nesse ano nenhum feriado caiu na segunda e a chance de ocorrer os famosos ‘feriados emendados’ será rara. Desta forma a oportunidade de um feriado prolongado são duas: de 19 a 21 de abril (Paixão de Cristo) e 15 a 17 de novembro (Proclamação da República). Existem também os pontos facultativos, e quem puder, desfrutará o próximo feriadão de carnaval que vai de 2 a 6 de março. Além dos feriados estaduais e municipais como os aniversários das cidades e a Consciência Negra.

EDUCAÇÃO APRESENTA SUA NOVA DIRETORIA ESCOLAR

A secretaria de Educação de Mangaratiba (SME) realizou ontem a apresentação dos diretores das unidades escolares do município. A secretária da pasta, Daniela Veríssimo, a primeira dama do município, Deise Maia e a secretária de Administração, Priscila Souza (representando o prefeito Alan Costa), participaram da solenidade que aconteceu no Centro Cultural Cary Cavalcanti. O encontro também teve como objetivo divulgar a nova estrutura técnica e propostas da secretaria nas dimensões administrativa, financeira e pedagógica. Um dos momentos mais marcantes da reunião foi a dinâmica que tinha como tema a reflexão sobre o ato de Educar. Todos os profissionais receberam uma rosa.

CALENDÁRIO DE PAGAMENTO ANUAL

A Prefeitura Municipal de Piraí divulgou, ontem, o calendário de pagamento dos servidores para o ano de 2019 através da portaria nº 11145/2018. O cronograma segue o do ano anterior, com os pagamentos até o dia 30 de cada mês e o 13º em duas parcelas, uma no mês de junho e outra no mês de dezembro.  A gestão municipal do governo do Dr. Luiz Antonio e Chiquinho Perota reforça a organização financeira e a valorização do funcionário público, que pode organizar suas finanças e se planejar melhor sabendo os dias de seus recebimentos ao longo do ano. Além de impactar a vida dos servidores, o pagamento gera também movimentação na economia local.

INÍCIO DA DUPLICAÇÃO DA AVENIDA AYRTON SENNA

A comemoração dos 517 anos de Angra dos Reis teve tudo o que tradicionalmente tem: Corrida dos Santos Reis, Corte do Bolo, Folia de Reis e queima de fogos. Mas, desta vez, incluiu algo mais, boas notícias para a população angrense: a assinatura do decreto lei de incentivo à Cultura e do edital do Fundo Municipal de Cultura e a ordem de serviço para as obras de duplicação da Avenida Ayrton Senna. “Angra completa hoje (ontem) 517 anos e é um orgulho eu estar, mais uma vez, como prefeito de vocês. A obra na Avenida Ayrton Senna não será apenas a duplicação. O projeto vai conter ciclovia, iluminação de led, demolição das casas. Vamos entrar seis metros para dentro do Aquidabã, já combinamos com o clube. Vamos fazer um novo trevo de entrada da cidade e melhorias no acesso do bairro Marinas até a Santa Casa. É uma nova frente da cidade, acabando com aquele gargalo na Praia do Anil”, disse o prefeito Fernando Jordão.

OUTRAS MELHORIAS

Outras melhorias para a cidade, ao longo deste ano, também foram anunciadas, como a reconstrução do calçadão do Frade, a obra de esgotamento sanitário de Monsuaba e a construção de uma adutora no Parque Mambucaba, para minimizar a falta de água.

DOCUMENTAÇÃO

É imprescindível que os candidatos sorteados apresentem na unidade em que se inscreveram o documento de identidade e CPF do pai ou da mãe, ou do representante legal; certidão de nascimento do candidato; três retratos 3×4 recentes; comprovantes de residência e CPF do candidato, independente da idade, todos originais e cópia. Para ingresso no curso técnico, o candidato classificado deverá entregar na unidade para qual foi aprovado os seguintes documentos: certidão de nascimento ou certidão de casamento; cédula de identidade; CPF; três fotos coloridas 3×4 recentes; título de eleitor; certificado de reservista e comprovante de residência.

ASFIXIAR O CRIME ORGANIZADO


O governador Wilson Wiztel garantiu que o estado não vai permitir que criminosos continuem praticando atos de barbárie. A afirmação foi feita neste domingo, dia 6, logo após acompanhar enterro do soldado da Polícia Militar Daniel Henrique Mariotti, no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap. O policial, de 30 anos, foi assassinado no sábado, dia 5, ao tentar impedir uma tentativa de roubo na Linha Amarela. Por decisão do governador, o estado vai decretar luto oficial de três dias, tendo início ontem, pela morte do PM

MAIS REFORÇOS E MAIS TÉCNICA

”Não vamos permitir que o crime organizado continue barbarizando a nossa sociedade. É preciso agir com rigor, cada vez mais coordenados, com mais reforços e mais técnica. E nós temos a convicção de que vamos vencer o crime organizado. O Estado é mais forte do que eles, e vamos usar todos os esforços e meios para aniquilar e asfixiar o crime organizado”, ressaltou o governador.

OPERAÇÕES DE ORIENTAÇÃO AOS MOTORISTAS

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública, responsável pelas ações de fiscalização do trânsito em Paraty, intensificou nos últimos dias as operações de orientação aos motoristas e ordenamento do trânsito no município. Os agentes da Guarda estiveram em Tarituba, Praia Grande, Trindade e também na Vila Oratório, verificando o estacionamento em local irregular e orientando o trânsito. O trabalho faz parte das ações do grupo especial de atuação para o Réveillon e temporada de verão.

‘INTEGRAÇÃO EM SAÚDE’

Os caminhões do programa “IntegrAção em Saúde” fizeram uma ação simultânea, ontem, no distrito São José do Turno e na Praça Nilo Peçanha, no Centro de Barra do Piraí. A população em São José do Turvo também recebeu a unidade de clínica geral também ontem e na próxima quinta-feira, de 8 às 12 horas, e sexta-feira, de 8 às 16 horas, receberão novamente. Já Praça Nilo Peçanha, a unidade de atendimento em odontologia, funciona desde ontem, de 8 às 16 horas. Para ser atendido, basta levar um documento de identificação e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

OBRAS DE CRECHE EM ENGENHEIRO PASSOS

As obras da Creche Rubens da Silva Lamin, localizada no distrito de Engenheiro Passos, a cerca de 30 km da zona urbana de Resende estão a todo vapor. A previsão é de que a obra seja entregue a comunidade ainda neste primeiro semestre. A unidade está passando por inúmeras intervenções, dentre elas, estão à pintura das áreas externas e internas, ampliação de suas dependências, troca de telhados, portas e janelas. Além disso, o piso será completamente renovado. As obras estão por toda cidade, pois além desta, outros locais estão passando pelas melhorias do programa Revitaliza Resende, como é o caso da quadra de Engenheiro Passos e o Posto de Saúde que também estão localizados naquele distrito.

CULTURA POPULAR REVIVIDA EM QUATIS

Foto: Divulgação


A Folia de Reis, considerada uma das manifestações mais antigas e importantes da cultura popular brasileira foi revivida, na semana passada, em várias residências de Quatis.O grupo da Folia de Reis de Bom Jardim de Minas (MG) se apresentou pelo segundo ano seguido, percorrendo alguns bairros da cidade. Uma das residências visitadas pelo grupo foi a casa do prefeito Bruno de Souza (MDB), no bairro São Benedito. “Foi motivo de muita alegria receber em nosso Município este grupo da folia de reis da cidade de Bom Jardim de Minas, que se apresentou em Quatis pelo segundo ano consecutivo. No ano passado, o grupo visitou as primeiras casas na cidade. Quando percorriam as ruas do bairro São Benedito, os seus integrantes foram informados sobre a localização da minha residência naquela comunidade e me procuraram no mesmo dia. A partir daquele dia, os convidei para voltar ao Município, visto a importância das folias de reis enquanto uma manifestação antiga e muito importante da cultura brasileira e da religiosidade popular”, disse o prefeito.

TRADIÇÃO 

As folias de reis costumam percorrer as cidades aonde essa manifestação é muito forte, sempre no período que vai do Natal ao dia 06 de janeiro, data na qual é celebrado o dia consagrado aos chamados santos reis. A celebração revive a visita dos magos do oriente ao Menino Jesus recém-nascido numa manjedoura. Embora as escrituras sagradas não especifiquem o número de magos e nem os identifique como reis, a tradição aponta que teriam sido três, dando-lhes até os nomes: Gaspar, Baltazar e Merquior. Durante as visitas realizadas em Quatis, os integrantes do grupo da folia de reis de Bom Jardim de Minas entraram nas residências que os acolheram, cantaram, dançaram e ainda fizeram orações pela proteção aos moradores da residência. Um detalhe chamou a atenção das famílias que receberam o grupo: após as apresentações e as orações nas moradias, os seus integrantes as deixaram de costas para as casas, na hora de ir embora. A saída deste jeito acontece para que a benção pedida às famílias residentes nos imóveis não fosse embora com os seus integrantes, mas permanecesse com os moradores.

RETOMANDO AS ATIVIDADES

Nesta semana o Castramóvel retoma as atividades em Barra do Piraí. Iniciando os atendimentos de 2019 no bairro Belvedere, nos dias 10 e 11 de janeiro, quinta e sexta-feira, de 9 às 16 horas. O ônibus estará estacionado na quadra do belvedere atendendo tutores cadastrados do belvedere e de bairros próximos (Sant’Ana, Mesquita, Santa Bárbara, São José, Lago Azul e Ponte Preta). Já em Piraí, a Secretaria de Agricultura informa que ainda há vagas para castração. Os interessados devem entrar em contato através do telefone: (24) 2431-2968.

NOVA MARCA VISUAL

Pelas redes sociais, o presidente da República, Jair Bolsonaro, divulgou na última sexta-feira, a nova identidade visual de governo federal. “Divulgar pelo Twitter garante uma gestão mais eficiente dos recursos públicos”, acrescentou o presidente. De acordo com a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR), seriam gastos R$ 1,4 milhão caso a logomarca fosse anunciada em canais tradicionais de televisão. A marca traz os dizeres “Pátria Amada Brasil” como símbolo do novo governo federal.

POSSE DO DEFENSOR PÚBLICO-GERAL

O governador Wilson Witzel participou, ontem, da posse do novo defensor público-geral do Estado do Rio, Rodrigo Baptista Pacheco. Na cerimônia, realizada no auditório da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública, Witzel defendeu a necessidade de trabalhar em parceria com a instituição. Ex-defensor público, Wilson Witzel falou ainda sobre a importância da Casa, instituição pública cuja função é oferecer, de forma integral e gratuita, assistência e orientação jurídica aos cidadãos que não possuem condições financeiras de pagar as despesas desses serviços.

LANCHA PEGA FOGO

No domingo, dia 6, uma lancha pegou fogo na Praia do Tanguá, em Angra dos Reis. Segundo a Marinha do Brasil, os tripulantes que estavam a bordo foram socorridos por uma embarcação que passava no momento do acidente e todos passam bem. As causas serão apuradas. Uma equipe do Corpo de Bombeiros ajudou a conter as chamas.

PROSA E VERSO XXII

A coletânea mais famosa do Grêmio Barra-mansense de Letras (Grebal) completará 22 anos de muito sucesso. O concurso começará no próximo dia nove. Serão 50 vagas para prosa e 50 vagas para verso. Quem já é associado poderá enviar os textos e participar nas duas categorias, quem não é associado pode pedir a ficha de inscrição, se associar e participar. Peça o regulamento pelo e-mail: [email protected]

Um fato na Foto

Bombeiros capturam cobra cascavel

Foto: Redes sociais

Os moradores de uma residência situada no bairro Jardim Aliança II, em Resende, passaram por um susto no último domingo. Uma cobra cascavel de mais de um metro foi encontrado pelos moradores dentro de casa. Militares do 23º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Resende foram acionados para capturar a cascavel que é uma cobra peçonhenta e perigosa. O veneno da cobra destrói as células do sangue das vítimas provocando lesões musculares afetando o sistema nervoso e renal. O animal será encaminhado ainda esta semana para a Agência de Meio Ambiente de Resende (Amar). A foto circulou pelas redes sociais.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !