Notas & Notas

0

FAZENDA DA POSSE SERÁ REINAUGURADA

 

 

 

 

Durante três meses, a Fazenda da Posse, de Barra Mansa, passou por uma reforma. O patrimônio, que será sede do Centro de Documentação e Memória (Cedoc), será entregue pelo prefeito Rodrigo Drable neste sábado, às 17 horas. Durante quatro dias, o local abrigará um Festival de Cerveja Artesanal com dezenas de produtores artesanais, fazendo parte da programação do aniversário de Barra Mansa. O prefeito mencionou a importância da reforma para a preservação da memória da cidade. “O marco inicial da nossa cidade merecia um cuidado como esse”, resumiu.

REFORMA

Foram recuperadas portas, janelas e telhados, nova pintura foi feita em toda sua estrutura. “É essencial preservar nossos patrimônios. Eles representam a história do município, mas também a nossa própria história. Quando se fala em Fazenda da Posse, por exemplo, a atenção deve ser ainda maior, pois é a primeira edificação do município, foi ali que tudo começou”, afirmou o coordenador do setor de Patrimônio da Fundação de Cultura de Barra Mansa. A fala foi endossada pelo presidente da fundação, Marcelo Bravo. “A reconstrução do patrimônio cultural da cidade tem que ser empreendido um esforço tremendo”, completou.

MARCO HISTÓRICO

A Fazenda da Posse é um marco histórico de Barra Mansa, construída em 1768. Completa em 2018 250 anos e não passava por uma reforma desde sua reconstrução em 1999. A obra foi feita em parceria com o Sistema Firjan, por meio do SESI BM e com a colaboração da Fundação Cultura Barra Mansa. A solenidade de entrega da Fazenda da Posse faz parte do pacote de obras e inaugurações que serão realizadas na semana do aniversário da cidade de Barra Mansa, comemorado no dia 3 de outubro.

AGRICULTORES CONVOCADOS

Agricultores Familiares de Itatiaia serão cadastrados pela Prefeitura de Itatiaia. A Secretaria de Administração lançou na última semana uma chamada pública para o cadastro de produtores para participar da futura licitação de aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para o Programa de Merenda Escolar. Os interessados no fornecimento de hortifrutigranjeiro, polpa de juçara, iogurte com polpa de fruta, ou outros produtos que cultivem, devem comparecer ao Departamento de Licitação que fica na Praça Mariana Rocha Leão, nº 20, Centro, munidos de documento de identidade do agricultor e do registro junto a Emater-RJ de Agricultor Familiar.O aviso encontra-se disponível no linkhttp://itatiaia.rj.gov.br/diariooficial/925/agricultor-familiar-chamamento-publico.

FESTA DA PRIMAVERA

Aconteceu na última segunda-feira o encerramento das atividades em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção contra o suicídio, em Itatiaia. A ação aconteceu na sede do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), e contou com a participação de cerca de 50 pessoas, entre membros do Executivo, equipe e pacientes do centro. Durante a festa foi feita a escolha do Rei e da Rainha, além de brincadeiras com os participantes para encerrar as atividades. “Essa foi a primeira festa da primavera que realizamos e o resultado foi muito positivo. O principal objetivo era proporcionar a socialização dos pacientes e era visível a alegria deles. Agradecemos a participação do comércio, das secretarias da prefeitura e de todas as pessoas que nos ajudaram na realização desta atividade”, comentou a psicóloga e coordenadora do CAPS, Alline Siqueira, lembrando que o local atende cerca de 150 pacientes por mês. Neste mês foram realizados 25 atendimentos de pessoas com demanda de pensamento suicida ou tentativa de suicídio.

NADADOR DE ITATIAIA

 

 

 

 

Ramom Melo faleceu na terça-feira nos Estados Unidos. Morador de Itatiaia, nascido em Barra Mansa, o jovem era um nadador conhecido na região e muito querido no meio esportivo. Aos 25 anos, teve um mal súbito Dallas, no Texas, onde vivia, quando fazia musculação. Sofreu um AVC e os médicos constataram um tumor cerebral considerado inoperável. Ele foi considerado clinicamente morto na noite de terça-feira. Seus pais estão a caminho do país americano, onde será feito o último desejo do atleta: doar seus órgãos, beneficiando cerca de 150 pessoas.

O ATLETA

Ramom foi revelado no Clube da Siderúrgica de Volta Redonda. Brilho em diversos clubes, como Minas Tênis Clube, Flamengo e na seleção brasileira. Conquistou o recorde dos 50 metros livre no Multinations e foi campeão. Nos Estados Unidos, onde teve a oportunidade de treinar e estudar, passou pela universidade do Missouri e terminou na Southern Methodist University, onde se formou em engenharia.

ANÁLISE DA ÁGUA DO PARAÍBA

O Ministério Público Federal (MPF) em Volta Redonda (RJ) expediu recomendação à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) no Ministério da Saúde, assim como à Agência Nacional de Águas (ANA) e ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA), para que realizem uma análise mais profunda da qualidade de água do rio Paraíba do Sul destinada ao abastecimento público. O diagnóstico rotineiro atualmente é considerado incompleto, pois é feito sem o exame do Índice de Substâncias Tóxicas Organolépticas, o ISTO, que trata da poluição química da água. O rio é hoje o mais importante do estado, abastecendo cerca de 80% da água potável do Rio de Janeiro. A recomendação estipula o prazo de 120 dias para que seja realizada a análise do componente ISTO nas águas, apresentando relatório com os resultados; e o prazo de 30 dias para que se manifestem quanto ao acatamento dos termos, e apresentem um cronograma.

EQUIVOCADA
Os conselheiros do Movimento Pela Ética na Política (MEP), em Volta Redonda, garantem que estão assim como a população de Volta Redonda, que acordou ontem sobressaltados com a notícia da aprovação conjunta pela Câmara de Vereadores da Taxa de iluminação pública; a título de contribuição. Informaram que o MEP já iniciou movimentações e consultas sobre o fato, como retomando posturas e ações de 1997\98, quando da tentativa da instituição de taxas similares. O diretor geral do Movimento, José Maria da Silva, o Zezinho, contou que, de pronto pode afirmar que no tributo IPTU já está incluída a tal taxa. Outro fato, segundo o conselheiro, são os parâmetros de divisibilidade e medidas da taxa que podem ferir preceitos constitucionais basilares. “Em conversa com o coordenador interino do MEP, Luiz Eduardo De Lima Ferreira, sobre o fato ficou de agendar encontro para avaliar o caso. “Vamos levantar todos dados referentes ao caso e em seguida traçar os encaminhamentos pertinentes”, declarou.

PLANO DE MOBILIDADE URBANA

Dando sequência à construção do Plano de Mobilidade Urbana de Volta Redonda, a Prefeitura de Volta Redonda, realizou ontem mais um debate sobre o tema. Desta vez, a reunião aconteceu na Escola Municipal Dom Waldir Calheiros de Novaes, no bairro Roma I. O objetivo é diagnosticar problemas e soluções para mobilidade urbana, através das demandas apresentadas pelos moradores do Roma I compostos pelas comunidades Rio das Flores, Condado do Ipê, Parque das Garças e Roma II, com as comunidades de São Francisco e Santa Bárbara.

CIDADES EMPREENDEDORAS

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, recebeu nessa semana, integrantes do Sebrae-RJ para o desenvolvimento do programa Cidades Empreendedoras. Em formato de um game, o programa é uma disputa entre os 11 municípios do Estado do Rio que estão competindo em tempo real. A competição visa melhora do ambiente empreendedor das cidades. Durante o encontro, foi atualizado o sistema gamificado do jogo, com novas informações do Poder Público, que levou Volta Redonda a saltar da 7ª para a 2ª colocação do Cidades Empreendedoras. Para o prefeito, o programa será importante para impulsionar o empreendedorismo na cidade.  Disse que, esse sempre foi o objetivo. Ressaltou anda que, o Cidades Empreendedoras vem ao encontro com o que o governo acredita.

INCÊNDIO QUASE ATINGE POSTO EM RESENDE

 

 

 

 

Um incêndio ocorrido, no final da manhã de ontem, em um terreno localizado no KM 303 da pista auxiliar da Rodovia Presidente Dutra, no bairro Paraíso em Resende, por pouco não atingiu um posto de gasolina.

O fogo atingiu a vegetação e rapidamente se alastrou por toda a extensão do terreno, ficando a poucos metros do estabelecimento comercial. Uma equipe do 23º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Resende foi acionada para controlar o incêndio. Por mais de uma hora os bombeiros trabalharam para debelar as chamas. Os motoristas que também trafegaram pela Via Dutra tiveram que ter atenção redobrada já que a fumaça avançou pela rodovia. Já os moradores da região do grande Paraíso tiveram que fechar portas e janelas para evitar que a fumaça entrassem em suas residências.