Notas & Notas – 6 de setembro de 2022

0

SUPERMERCADO É CONDENADO A PAGAR INDENIZAÇÃO POR MORTE DE TRABALHADOR EM SERVIÇO

A 1ª Vara do Trabalho de Barra Mansa condenou o Royal Supermercados a indenizar os familiares de um funcionário da empresa que morreu após um acidente de trabalho. Lailson Porfirio Gomes faleceu, aos 25 anos, quando foi atingido por um elevador de cargas em queda brusca.

O ACIDENTE

O acidente aconteceu dentro do supermercado no Jardim Boa Vista, no Centro de Barra Mansa, em 7 de julho de 2019. Lailson não resistiu aos ferimentos e foi a óbito no mesmo dia.

DEFESA DO SUPERMERCADO

A defesa do supermercado afirmou que o acidente ocorreu por culpa exclusiva do empregado. Mas, de acordo com o advogado dos familiares de Lailson, João Tancredo, o laudo pericial da Polícia Civil atestou a ausência dos equipamentos mínimos de segurança, como freio de segurança e limitador de velocidade, o que impediria a queda descontrolada.

VALOR DA INDENIZAÇÃO

A decisão judicial determina que o supermercado pague pensão e uma indenização no valor de R$ 100 mil para cada um dos pais da vítima. Outros R$ 10 mil deverão ser pagos para a irmã do trabalhador.

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS EM QUATIS

Foto: Divulgação/PMQ


A Prefeitura de Quatis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, recentemente, um curso de Formação de Primeiros Socorros Básico e Prevenção de Acidentes em Ambientes Escolares para os profissionais das Creches Municipais (CMEI) Professora Conceição Aparecida Vieira Pena e Professora Adriana Maria de Souza Cruz. A Formação foi coordenada pelo técnico de Segurança do Trabalho e bombeiro civil, Isaac Leandro Silva.

OBJETIVO

O objetivo da Formação, segundo a Secretaria de Educação, foi capacitar os profissionais, de acordo com a Lei Lucas de nº 13.722, que foi sancionada em 2018 e que torna obrigatória as escolas públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.

SEMINÁRIO TRANSOFRMAÇÃO DIGITAL

O seminário “Transformação Digital” acontece nesta quinta-feira, dia 6, das 19 às 22 horas, no Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto, no Centro de Itatiaia. No evento, o Consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fábio Medeiros, vai ministrar as palestras “Instagram para Negócios” e “Facebook para Negócios”. Nas palestras será apresentado ao empresário como as redes sociais podem dar mais visibilidade aos negócios. O perfil profissional do Instagram, suas principais ferramentas e formas de melhorar a performance neste aplicativo. Em relação ao facebook, o consultor do Sebrae vai enfocar como a fanpage da rede social pode apoiar o empreendedor na divulgação do negócio, para que o empresário possa diferenciar o perfil da página empresarial, conhecer as métricas e como anunciar no aplicativo.

CONSENSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO EM RESENDE

Foto: Divulgação


A van do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do Rio de Janeiro está realizando atendimento no Pátio Administrativo da Prefeitura de Resende, até sexta-feira, dia 7. A iniciativa de atendimento itinerante visa aproximar o Conselho aos municípios do interior do Estado, facilitando o acesso aos serviços ofertados, como o esclarecimento de dúvidas dos profissionais, com relação aos procedimentos necessários para o exercício, a coleta de biometria, documentação e entrega da carteira profissional.

SUL FLUMINENSE

Os atendimentos são para os profissionais não só de Resende, como também da região Sul Fluminense. Sendo necessário apenas comparecer com documento de identidade com foto- carteira de identidade, CNH ou passaporte-, dentro do horário de atendimento. Nesta quinta-feira, dia 6, o atendimento é das 9 às 17 horas, com pausa para almoço de meio-dia às 13 horas. Já na sexta-feira, o atendimento será das 9 horas às 13 horas.