Notas & Notas – 6 de novembro de 2019

0

COMISSÃO DE FEIRAS DE ARTESANATOS

O presidente da Câmara de Vereadores de Volta Redonda, vereador Edson Quinto (PL), recebeu na tarde de ontem, a visita da Comissão de Feiras de Artesanatos. O encontro acontece na Sala da Presidência.

DÉCIMA VISITA

Foi a 10ª visita à Pedreira Voldac com aula de campo ministrada pelo professor Francisco J Gurgel Junior e membros da equipe do MEP, que contou ainda com a participação de estudantes do curso técnico do Meio Ambiente, do Colégio Rondônia. Disse o professor Gurgel que Volta Redonda carrega em uma das suas marcas no processo de sua edificação urbana, histórias bonitas dos ancestrais, bisavós, avós e outros parentes, construtores da cidade que fixaram seus olhares e ações para dois aspectos importantes, a extração de areia do leito do Rio Paraíba Sul e dos seus afluentes e também a mineração nos maciços rochosos da cidade.

NOVEMBRO AZUL NA VIA DUTRA

Contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades nas regiões de atuação das empresas do Grupo CCR é a missão do Instituto CCR e, entre suas iniciativas, está à promoção da qualidade de vida e da saúde. Por isso, mais uma vez, com o mote “Prevenção é para você, é para todos”, o Instituto CCR, por meio da CCR NovaDutra, apoia a campanha de conscientização sobre os cuidados com a saúde masculina. A campanha foca sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de lembrar aos homens que cuidar da saúde é fundamental.

REFORÇO NA CAMPANHA

Para reforçar a campanha, serão realizadas ações ao público interno e externo para divulgar informações sobre prevenção e diagnóstico, com a veiculação de spots na programação da CCRFM 107,5 NovaDutra, além de mensagens nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs).

CASAMENTO COMUNITÁRIO

Os 61 casais que realizarão o sonho de se unir em matrimônio, no 3º Casamento Comunitário de Angra dos Reis, na manhã de  ontem participaram de uma reunião com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e dos cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN). No encontro que aconteceu na Casa Larangeiras, os noivos receberam orientações importantes sobre o casamento civil, que será realizado em cartórios do Centro, no dia 29 de novembro; no Parque Mambucaba, no dia 21. A grande cerimônia que está marcada para o dia 7 de dezembro, às 11 horas, nas dependências do Colégio Naval. Os casais terão direito a seis convidados, fotografia e festa.

EDIÇÕES ANTERIORES

Nas duas primeiras edições do Casamento Comunitário, realizado por meio de uma parceria da Prefeitura de Angra, via Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e os cartórios RCPN do 1º, 2º e 4º Distrito, 291 casais já selaram união.

PROJETO PILOTO ORQUESTRA ESCOLA

Foto: Divulgação


A Secretaria Municipal de Cultura de Piraí, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizarão na quinta-feira, dia 7, às 10 horas, na Escola Lúcio de Mendonça, Centro, a aula inaugural do Projeto ‘Piloto Orquestra Escola’, que oferecerá aprendizagem musical para os alunos das escolas públicas de Piraí. O projeto será iniciado em caráter experimental e oferecerá, inicialmente, 70 vagas para o aprendizado de instrumentos como violinos, viola (de arco), violoncelos e contrabaixos, para os alunos das escolas Lúcio de Mendonça, em Piraí e do o Ciep 477 – Rosa da Conceição Guedes, em Arrozal. O projeto que ficará sob a direção do Maestro Nilton Soares terá a participação de alunos com idade entre dez e 14 anos.

ENTREGA DE CERTIFICADOS 

A Prefeitura de Barra Mansa realiza nesta quarta-feira, dia 6, às 18 horas, na sede da Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Barra Mansa (Aciap-BM) a solenidade de entrega dos certificados aos alunos aprovados no Projeto Jovem Trabalhador. A atividade é uma iniciativa da prefeitura, através das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação.

CAMPEONATO ESTADUAL DE GINÁSTICA

Foto: Divulgação


No último sábado, a equipe de Ginástica de Trampolim de Piraí foi campeã carioca no Campeonato Estadual de Ginástica 2019, realizado no Parque Olímpico na Barra da Tijuca, NO Rio de Janeiro. A competição contou com a participação de 400 ginastas de várias cidades e diversas categorias nas modalidades de ginástica rítmica, aeróbica, trampolim e artística. A equipe de Piraí conquistou no trampolim o Troféu Geral e ainda 31 medalhas de ouro, 16 de prata e nove de bronzes. O campeonato é organizado e realizado pela Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro e conta com apoio da Subsecretaria do Legado Olímpico e Prefeitura do Rio de Janeiro.

GINASTAS DE PINHEIRAL

Já os atletas de Pinheiral, também, conquistaram medalhas na competição estadual. Foram 31 medalhas, sendo seis de ouro, 17 prata e oito de bronze nos aparelhos Trampolim individual, Trampolim Sincronizado, Duplo Mini-trampolim e Tumbling, além do troféu de terceiro lugar por equipe.

TESTES RÁPIDOS DE SÍFILIS

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria de Saúde, promove testes rápidos de sífilis, HIV e Hepatite B e C semanalmente, sempre às terças-feiras. Anteriormente, estes procedimentos eram realizados a cada 15 dias. As pessoas interessadas em fazer os testes podem procurar o Serviço de Atenção Especializada (SAE) de 8h30min às 11 horas, no Posto do Estado, na Rua Dr. João Maia. A unidade funciona para outros serviços de segunda a sexta-feira, de 8 às 16 horas. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3354-6752.

O TESTE

Os testes duram cerca de 30 minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo do paciente. Para realizar o procedimento, não é necessário encaminhamento ou pedido médico. Os interessados devem comparecer ao SAE, apresentando um documento oficial com foto e o cartão do SUS. No entanto, devem ter a partir de 12 anos, morar na região da Agulhas Negras ou ser visitante.

A DOENÇA

A Sífilis pode ser transmitida através de relações sexuais sem preservativos e também durante a gravidez, de mãe para filho. Na fase avançada, pode ocasionar sintomas graves como: cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos, até a morte. A infecção também pode ocasionar consequências graves para o bebê vítima de sífilis congênita, como: risco para aborto, parto prematuro e má formação da criança. Segundo os dados do Ministério da Saúde, as infecções sexualmente transmissíveis podem aumentar até 18 vezes o risco de uma pessoa ser infectada pelo HIV e têm consequências graves na saúde reprodutiva e infantil, como infertilidade e complicações na gravidez e parto. Caso o tratamento contra a doença seja feito na gestante e no parceiro, de forma correta, o risco de transmissão para o bebê diminui.

SUBSTITUIÇÃO DE BOMBA D’ÁGUA

De olho nos efeitos da estação mais quente do ano, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM) programou a substituição das bombas de abastecimento de água de algumas localidades. A medida visa melhorar o atendimento a população, principalmente, daquelas pessoas que residem nas partes altas do município. Medida visa melhorar o atendimento aos moradores dos bairros Vila Independência, KM 4, Cotiara e São Genaro.

NOVEMBRO AZUL EM BARRA MANSA

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta semana, as atividades alusivas ao ‘Novembro Azul’, movimento que surgiu no ano de 2003, com objetivo de conscientizar os homens a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Consultas médicas e odontológicas, solicitação de exames, testes rápidos, vacinação e outros procedimentos estão entre os serviços oferecidos pelas unidades de saúde do município. Entretanto, os postos de saúde abordam integralmente a saúde do homem não apenas neste mês, mas ao longo de todo ano.

CAMINHÃO ‘FIQUE SABENDO’

Nesta semana, haverá o caminhão ‘Fique Sabendo’ com oferecendo testes rápidos. O serviço será das 9 às 16 horas e estará disponível hoje no Pátio da Prefeitura; quinta-feira, dia 7, na Subprefeitura da Região Leste; sábado, dia 9, na Praça da Matriz. Para a realização dos exames, é necessário levar cartão SUS e carteira de identidade. O Ministério da Saúde recomenda a realização dos exames de PSA e toque a partir dos 45 anos, contudo, somente o médico poderá avaliar a necessidade da inspeção. Após os exames, os pacientes passam por uma avaliação com o médico da unidade e é encaminhado para o urologista, médico especialista.

ANIVERSÁRIO DA CASA PAZ E BEM

A Casa Paz e Bem, localizada no bairro Vista Alegre, em Barra Mansa, completa 20 anos esse mês. Para comemorar a data, será celebrada uma missa em louvor e agradecimento nesta quarta-feira, dia 6, às 19h30min, na sede da casa. A missa será celebrada pelo bispo diocesano, dom Luiz Henrique, ao lado do padre José de Arimáteia e os diáconos José Wellington e Clementino e do padre Tiago Purpan, um dos fundadores do projeto. Logo após haverá um momento de confraternização, em forma de partilha.

2° ENCONTRO DE MULHERES NA RODA DE SAMBA

No próximo sábado, mulheres sambistas de todo o país irão protagonizar o ‘Segundo Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba’, que reunirá musicistas, cantoras, compositoras e produtoras. O evento acontece no Clube Comercial, a partir das 15 horas. O Encontro Nacional vai acontecer simultaneamente em diversas cidades brasileiras.

REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL

O Governo do Estado publicou, ontem, em edição extraordinária do Diário Oficial, o Decreto 46.820/19, que disciplina o monitoramento interno do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e a comunicação entre o Conselho de Supervisão Fiscal e o estado.  A medida foi tomada para aprimorar  a aplicação do RRF. Além disso, padroniza os trâmites envolvendo o Conselho de Supervisão Fiscal (CSRRF) e os órgãos das administrações públicas Direta e Indireta.

AULA DE CAMPO NA PEDREIRA

Na manhã de ontem, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e o do 1º do Ensino Médio do Colégio Estadual Rondônia, participaram da ‘Aula Campo’ na Pedreira da Voldac, em Volta Redonda. Os mais de 30 alunos, três professores e membros da equipe multidisciplinar do Projeto Pedreira da Voldac, do Movimento Pela Ética na Política (MEP) foram recebidos pelo presidente da Associação de Moradores do bairro, Marco Antônio.

VIAGEM SEGURA

Colocado em prática no feriado do último fim de semana para reforçar o patrulhamento nas rodovias estaduais, o programa Viagem Segura passou no primeiro teste. Em comparação com o mesmo fim de semana do ano passado, os índices de roubo nos seis mil quilômetros das estradas sob responsabilidade do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) registram uma redução vertiginosa. Os roubos a transeunte caíram de seis para um; os roubos de carga, de seis para zero; os roubos de veículos caíram de 17 para três; e os roubos em coletivo, de um para zero.

CORRIDA PINK E BLUE EM ANGRA

A corrida ‘Pink & Blue’ que será realizada pela Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania/Secretaria Executiva de Esporte e Lazer no próximo dia 17, atingiu o limite de 500 inscritos para a corrida e 200 para caminhadas, previsto no regulamento e as inscrições foram encerradas. O evento acontecerá a partir das 8h30min, com a largada e chegada na Avenida Ayrton Senna (Praia do Anil).

Um Fato na Foto

Competição de cães de faro

Foto: Divulgação/PRF

A equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi campeã de competição de cães de faro promovida pelo Batalhão de Ações com Cães/PMERJ. A equipe, composta pelos PRFs F. Montenegro, R.Carvalhal e a cadela K9 Stella, conquistou o primeiro lugar no Torneio de Faro 2019, promovido em comemoração ao dia do cachorreiro, lembrado no dia 5 de novembro. A competição contou com a participação de diversas instituições, como a Marinha do Brasil, Exercito Brasileiro, Aeronáutica, Batalhão de Ações com Cães /PMERJ e PCERJ/CORE. Cães e condutores foram avaliados em três oficinas de busca que simulavam ambientes operacionais. A cadela K9 Stella destacou-se na agilidade e precisão.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !