Notas & Notas – 6 de novembro de 2019

0

FEIRA DE ARTESANATO PARA O NATAL

Foto: Divulgação


Tem início hoje e segue até o próximo dia 24, a tradicional Mega Feira de Artesanato de Barra Mansa. A Prefeitura de Barra Mansa promove a ação por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, e procura intensificar neste mês de dezembro a economia criativa da cidade. A produção dos itens conta com a participação de 80 artesãs, que se concentram na Praça Ponce de Leon, a Praça da Matriz, no Centro, no horário de 9 às 19 horas e nos dias 6, 13, 16 e 19 também na Gare da Estação, no mesmo horário.

MUTIRÃO CONTRA DENGUE EM QUATIS

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Quatis realiza hoje um novo mutirão de combate aos focos do mosquito transmissor da dengue. A saída dos vigilantes sanitários será às 8 horas, do pátio da estação ferroviária de Quatis, que se localiza no acesso para o bairro São Benedito. O mutirão contará com a participação de aproximadamente 50 servidores públicos, entre agentes sanitários e funcionários de outras secretarias municipais. O mutirão acontecerá até às 12 horas, nos bairros Santo Antônio, São Benedito, Nossa Senhora do Rosário, Água Espalhada e o Loteamento Alto Paraíso, todos situados acima da linha férrea, que divide os bairros da região central com os bairros da parte alta da cidade.

CORAL JOVEM NA CANTATA DE NATAL

Apresentação é a primeira atração das comemorações festivas deste mês.  Dezembro chega com diversas atrações festivas. Neste sábado, dia 7, às 20 horas, o ‘Coral Jovem de Itatiaia’ se apresenta em frente à Igreja Matriz, localizada na Praça Mariana Rocha Leão, 102, no Centro de Itatiaia. Há 20 anos, que a Secretaria Municipal de Educação promove o Projeto Música nas Escolas, do qual o coral faz parte, trazendo formação musical e atividades lúdicas para jovens e crianças.

MAIS ATRAÇÕES

No sábado, dia 21, o teatro da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) recebe dois musicais produzidos pelos alunos do curso de dança da Casa da Cultura de Itatiaia, a peça infantil ‘Toy Story’, que será encenada às 18 horas, e a infanto-juvenil ‘Mulan’, às 20 horas.

PROGRAMA HABITAÇÃO SOCIAL

Foto: Divulgação


Hoje às 19h30min, o escritório de Projetos de Arquitetura e Engenharia para Habitação Social (PAEHS) desenvolvido pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Volta Redonda (AEVR) entrega os protocolos dos documentos de aprovação dos projetos para a regularização de imóveis das famílias do loteamento Parque São Jorge, no bairro Santo Agostinho. Ao todo 23 famílias foram beneficiadas com a iniciativa que visa legalizar as moradias de pessoas com baixa renda no município. Todas passaram por um levantamento e receberam o desenho dos imóveis para compor o projeto de regularização. O trabalho foi realizado por arquitetos e estudantes de engenheira e arquitetura que atuam no PAEHS como voluntários.

FIRJAN SENAI – VOLTA REDONDA

FabLab Open Day acontece hoje das 14 às 17 horas, em todas as unidades do estado do Rio. Para que a população tire dúvidas sobre o mercado de trabalho e sinta o gostinho de experimentar esse espaço de educação com inovação para prototipagem, que visa soluções viáveis para desafios reais da indústria e da sociedade, a Firjan Senai amplia o FabLab Open Day para todo o estado do Rio. O evento será realizado nas unidades da Firjan Senai de Benfica (Instituto Senai de Tecnologia Automação e Simulação), Jacarepaguá, Niterói, Duque de Caxias, Itaguaí, Nova Friburgo, Resende e Campos.

PORTAS ABERTAS

Os laboratórios que estarão de portas abertas integram diversos ambientes como: Criação e Desenvolvimento de Projeto Videoconferência e Reunião; Impressão e Digitalização 3D; Fresagem, Modelagem e Corte a Laser; e Acabamento e Finalização. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 0800 0231 231.

AMPLIAÇÃO DE TRECHO

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Manutenção Urbana, informou que para melhorar o acesso e garantir um melhor fluxo dos veículos de grande porte, foi solicitado ao Departamento de Estradas de Rodagens (DER) a construção de um novo muro e o deslocamento do poste, na saída para a Via Dutra, sentido São Paulo, da Rua Leonísio Sócrates Batista, no bairro Boa Sorte. O Governo Estadual, através do DER, liberou uma parte do terreno para ampliar a via e deixar a curva com mais segura.

ABERTURA DA VILA NOEL

Está marcada para domingo, dia 8, às 19h, a abertura da Vila Noel em Angra dos Reis. O espaço, na Praça General Osório, próximo à Igreja do Carmo, na Rua do Comércio, vai trazer a magia do Natal para as famílias da cidade, com a presença do Papai Noel e seus duendes ajudantes, e muitos elementos lúdicos e decorativos. A Vila Noel ficará aberta ao público até o dia 6 de janeiro de 2020. E poderá ser visitada durante todo o dia, mas a casa do Papai Noel será aberta ao público a partir das 17 horas. Excepcionalmente, na véspera de Natal, dia 24, o bom velhinho estará no local pela manhã e, depois, retornará no dia 26.

OPÇÕES DE COMPRAS

Com apoio da Prefeitura de Barra Mansa será realizado neste domingo, dia 8, de 9 às 18h30min, mais uma edição do ‘Domingo de Compras’. A Avenida Joaquim Leite, no Centro, será interditada da altura das Lojas Americanas até a Praça da Matriz para receber o evento. De acordo com os organizadores cerca de 70% dos lojistas aderiram à iniciativa. Além de o comércio oferecer opções de presentes para o período de Natal, o evento contará com brinquedos infláveis para diversão da criançada, restaurante itinerante e apresentação da Orquestra Sinfônica, do Projeto Música nas Escolas.

COMEMORANDO O DIA DO SAMBA 

Um dos destaques do calendário cultural de Barra Mansa é a Semana Municipal do Samba, instituída pela Fundação Cultura. Para celebrar o evento, será realizado no domingo, dia 8, de 14 às 22 horas, uma roda de samba com os grupos Reunião Papo de Samba, Kimanero, Bateria Show Ritmo Ousado e Roda de Samba do Neto. As apresentações acontecem no Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco, localizado na Avenida Getúlio Vargas, popularmente conhecida como Beira Rio.

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES

Como parte da programação da campanha dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (Smidh) e a Câmara Municipal de Volta Redonda realizaram uma audiência pública para debater o tema ‘Relacionamento Abusivo’ com mulheres, na quarta-feira, dia 4. O prefeito Samuca Silva afirmou que a audiência pública mostra o compromisso da sua gestão em ajudar no combate a qualquer ato de violência que atinja as mulheres. Ele disse ser solidário a elas em avançar nas conquistas do dia a dia.

CANTATA EM PINHEIRAL

Na manhã da última quinta-feira pais de alunos e membros da comunidade da Escola Miguel Barbosa Júnior prestigiaram a Cantata de Natal realizada pelos alunos. A vice-prefeita de Pinheiral, Sediene Maia dos Santos e o secretário municipal de Educação, Fernando Cabral também prestigiaram o evento onde as famílias também receberam um portfólio com todo trabalho realizado pelos alunos. A diretora da escola, Joelma Albernaz disse que o objetivo da ação foi demonstrar para os pais toda a evolução educacional dos alunos durante o ano letivo. “O objetivo de realizar este evento foi apresentar a culminância de todo trabalho realizado durante o ano letivo, em um momento de partilha, junto da família onde os alunos se sentem acolhidos e amados. É uma forma da escola abraçar seus alunos e desejar um melhor ano em 2020”, destacou.

RECEBENDO MELHORIAS

O Hospital Municipal de Pinheiral Prefeito Aurelino Gonçalves Barbosa recebeu mais investimentos para facilitar o dia a dia de funcionários e beneficiar os pacientes atendidos na unidade pública. A cozinha do hospital recebeu novos utensílios e equipamentos atendendo as necessidades do departamento e proporcionando oferecer uma alimentação ainda melhor aos internos. A cozinha do hospital maternidade ganhou com um novo balcão, balança digital, cafeteira, liquidificador e geladeira industrial, além de utensílios.

FESTIVAL TROPICÁLIA

Celebrando as cores, a música, a vasta e rica cultura brasileira, acontecerá neste fim de semana, o ‘Festival Tropicália! Moda e Cultura’, organizado e com programação na Casa da Cultura (Centro) e no campo do Clube Finlândia, no bairro Penedo, em Itatiaia. O festival é inspirado no movimento Tropicália ou tropicalismo, que surgiu no final dos anos 1960, sob a influência das correntes artísticas da vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira, misturando manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais e revelando grandes nomes da música popular brasileira.

ABERTURA

Nesta sexta-feira, dia 6, na Casa da Cultura, a partir das 18 horas, a abertura será com a vernissage da exposição de artesanato, que contará com peças decorativas, utilitárias, bijuterias, peças em pachwork, etc. Após a vernissage, acontecerá o desfile de moda, com peças produzidas pelas professoras e alunas no curso de Corte e Costura da Casa da Cultura.

FESTIVAL VAI PARA PENEDO

No sábado, dia 7, e no domingo, dia 8, o festival acontecerá no campo do Clube Finlândia, em Penedo. Das 9 às 17 horas, no local, ficará a Feira de Artesanato da região das Agulhas Negras, com participação de mais de 30 artesãos expondo seus trabalhos.

SAMBA DE ROSA COM JUREMEIROS

O Clube Náutico, em Volta Redonda, recebe neste domingo, mais uma edição do Samba de Rosa com Juremeiros. Haverá o sorteio deu um carro durante o evento, que conta também com feirinha de artesanato e petiscos. Ingressos a venda em Volta Redonda na Cia do Pelo, Clube Náutico, Agridoce Hortifruti e em Barra Mansa na Cia do Pelo.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O Poder Executivo poderá ter que publicar, em todas as fases de execução orçamentária, relatório sobre o orçamento específico para políticas voltadas a crianças e adolescentes menores de 18 anos. É o que determina o projeto de lei 305/19, da deputada Rosane Félix (PSD), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em segunda discussão ontem. Por ter recebido emendas, o projeto precisa ser votado em redação final.

TORNEIO LEITEIRO DE CURRAL

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Resende promove no dia 10 a nova edição do tradicional Torneio Leiteiro Curraleiro, na Vargem Grande e Pedra Preta. No Torneio de Curral as ordenhas são realizadas diretamente nas propriedades, sob a supervisão da comissão organizadora do evento. São 13 produtores participantes, no dia 13, haverá o encerramento e entrega da premiação, no Salão Comunitário de Vargem Grande. Os animais participantes pesam além de 45 kg.

DROGAS NO JARDIM BELMONTE

Dois menores, de 17 e 16 anos, foram apreendidos pelos agentes do 28° Batalhão de Polícia Militar (BPM) ontem no Jardim Belmonte, em Volta Redonda. O fato aconteceu, por volta de 12h40min, em um escadão, onde foram apreendidos 38 pinos de cocaína de R$ 20, 64 pinos de cocaína de R$ 10, um dólar de maconha também de R$ 10 e R$ 90 em espécie. Diante dos fatos, os dois foram encaminhados para a delegacia para as medidas necessárias

FINAL DA COPA PREFEITURA DE FUTEBOL

Acontece neste domingo, dia 8 de dezembro, às 10 horas, a final da Copa Prefeitura de Barra Mansa, competição que foi organizada pela Subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer. As equipes de Rialto e São Pedro disputam o título. A partida final será no Estádio Leão do Sul, no bairro Colônia Santo Antônio. A entrada é franca. Os troféus e medalhas para o campeão e o vice-campeão estão expostos no hall do Centro Administrativo.

Um Fato na Foto

Competição de atletismo para Terceira Idade

Foto: Divulgação/PMVR

Centenas de idosos de Volta Redonda participaram na manhã de ontem, na Arena Esportiva, no bairro Voldac, de competição de atletismo e jogos de mesa que desenvolvem o raciocínio, a memória, a observação, a atenção e a concentração. As atividades fazem parte dos Jogos da Melhor Idade em Movimento (Jomim), que iniciaram na terça-feira, dia 3, no Parque Aquático, com a disputa de natação, e na Praça Namem Cury, no bairro Vila Mury, com a competição de malha. Os jogos encerram nesta sexta-feira, 6, quando haverá competições de câmbio e futsal (Chute a Gol) a partir das 7 às 11 horas haverá a cerimônia de encerramento.

error: Conteúdo protegido !