Notas & Notas – 6 de janeiro de 2020

0

CURSO DE VISTORIA EM ÁREAS EDIFICADAS

Foto: André Matheus


No último fim de semana, 78 Bombeiros Civis do Sul Fluminense participaram de um curso de vistoria em áreas edificadas (áreas de risco), oferecido pelo Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec Noroeste). As aulas aconteceram no Parque da Cidade Natanael Geremias e foram ministradas de 8 às 17 horas. No final do curso, todos os participantes receberam um certificado de conclusão.

CONTEÚDO APLICADO

Os alunos aprenderam sobre patologia da degradação da edificação; estruturas colapsadas; comprometimento das estruturas edificadas; elementos estruturais básicos de uma edificação; corrosões de armaduras da edificação; fissuras trincas e rachaduras; prováveis causas do aparecimento de fissuras; elaboração de boletim de ocorrência e interdição do imóvel.

NUPDEC NOROESTE

O Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec Noroeste) que existe há 15 anos, é uma associação sem fins lucrativos, voltado para a área de Defesa Civil, localizado em Barra Mansa, no bairro Colônia Santo Antônio, Rua 24, nº 21.

PLANTIO DE ÁRVORES NATIVAS

Foto: Divulgação/PMQ


Ao longo do ano de 2019, um total de 6.227 mudas de árvores nativas foram plantadas nas duas áreas verdes do Município de Quatis. As áreas estão localizadas no Loteamento Santa Bárbara, situada acima da linha férrea, e no bairro Bondarowsky, abrangendo uma área de 5.6 hectares de áreas reflorestada – mais de 50 mil metros quadrados. A informação foi destacada pela Secretaria de Meio Ambiente de Quatis, durante a prestação de contas ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), sobre as ações da Secretaria de Meio Ambiente quatiense, no decorrer do ano de 2019. Realizada no auditório do Centro Administrativo, a prestação de contas foi aprovada pelo Codema.

PARCERIA PARA REFLORESTAMENTO

O reflorestamento no Loteamento Santa Bárbara e no bairro Bondarowsky é resultado de uma parceria da prefeitura com a iniciativa privada e a comunidade. Já o plantio das mudas em outros pontos de Quatis, vem sendo feito sob a coordenação da administração municipal. O balanço sobre o programa de arborização aponta ainda o plantio de 50 mudas às margens do Rio Paraíba do Sul como forma de ampliar o trabalho de recuperação da mata ciliar na cidade. “Entre as espécies de mudas nativas plantadas em Quatis, no ano de 2019, tanto nas duas áreas verdes, quanto nas outras áreas públicas, estão ipê roxo, ipê rosa, quaresmeira, oiti, pau ferro, pau-brasil, ipê branco, sibipiruna, sapucaia, guapuruvu, goiabeira, embaúba, pitanga, urucum, aroeira e castanha-do-maranhão”, declarou a secretária de Meio Ambiente, Edna Azevedo, frisando que o plantio ocorrido em pontos fora das duas áreas verdes teve a participação de estudantes da rede municipal de ensino.

CURSOS DE MÚSICA E TEATRO

Foto: Gleisiane Carvalho/PMR


A Prefeitura de Resende, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, abre hoje as inscrições para os cursos de Música e Teatro, oferecidos pela Escola das Artes Maestro Vicente Aniceto Senna. Os interessados em participar poderão se inscrever entre os dias 6 a 31 de janeiro. As aulas estão previstas para começar na primeira semana de fevereiro.

OS CURSOS

Os cursos, que têm duração de um ano, são voltados para o público infantil e adulto. Para participar das aulas de Música e Teatro, os candidatos devem fazer as matrículas de forma presencial, de meio-dia às 18 horas, na secretaria da Escola das Artes, localizada na Rua Luiz da Rocha Miranda, no Centro Histórico.

INSCRIÇÕES

Para se inscrever tanto para as aulas de música quanto para as de teatro, o interessado deve apresentar os seguintes documentos: uma foto ¾; cópia de identidade ou certidão de nascimento; cópia de identidade do responsável (no caso dos menores de idade); e cópia do comprovante de residência.

MAIS INFORMAÇÕES

Para mais informações e inscrições, os interessados poderão se dirigir até a sede da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, localizada na Rua Luiz da Rocha Miranda, n°117, Centro Histórico, de Resende ou ainda ligar para 3354-6971.

PREPARANDO O GRAMADO

Foto: Divulgação


Após o período de festividades de fim de ano, a diretoria do Barra Mansa Futebol Clube reuniu um grupo de colaboradores para realizar melhorias no gramado do Estádio Leão do Sul, no bairro Colônia Santo Antônio. A iniciativa partiu do atual vice-presidente do clube, Genivaldo Silva que esteve no local na segunda-feira, dia 30 de dezembro, a fim de avaliar as condições do gramado e, assim, poder tomar as decisões necessárias para deixá-lo apto para início de atividades do futebol do clube para a temporada 2020.

ESTREIA NA SÉRIE B2

O Leão do Sul estreia na Taça Maracanã, o primeiro turno da Série B2 do Campeonato Carioca, no dia 24 de maio. O adversário ainda será definido em sorteio promovido pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).

DIVISÕES DE BASE

Já os meninos das equipes Sub-17 e Sub-15, no mês de março, iniciarão a disputa da Série A do Campeonato Carioca de suas respectivas categorias. A tabela dos jogos, bem como os grupos que participarão das competições, será divulgada em breve pela Ferj.

CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA

Os estudantes que se inscreveram na 1ª fase de pré-matrículas pela internet, por meio do site Matrícula Fácil, devem ir à escola em que foram alocados, a partir desta segunda-feira, dia 6, e confirmar a vaga no ano letivo de 2020. O prazo final para confirmação será quarta-feira, dia 8. “Os estudantes e responsáveis devem ficar atentos para não perder o prazo. Neste ano, os alunos devem encontrar outro cenário na rede pública estadual, em que receberão uniformes novos, que não eram distribuídos há dez anos; encontrarão escolas climatizadas ou em processo de climatização, uma vez que todas estarão climatizadas até abril, além de outras ações que serão desenvolvidas no decorrer deste ano”, comentou o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes. Mais informações estão no site: www.matriculafacil.rj.gov.br.

PROJETO VERÃO MAMBUCABA

Moradores e turistas que passam pelo Parque Mambucaba e região, em Angra dos Reis, contam com um novo atrativo durante as noites: o Projeto ‘Verão Mambucaba’, que teve início no dia 20 de dezembro 2019 e só termina no carnaval. Hoje, no aniversário de Angra dos Reis, a atração principal será o cantor Dado Vianna, que vai se apresentar às 19 horas. Até o dia 15 de janeiro, o público pode conferir música ao vivo e apresentações de DJs, diariamente, a partir das 19 horas, no Parque de Exposições da comunidade, na Avenida Francisco Magalhães de Castro. Além disso, as famílias podem se reunir e se entreter em uma praça de alimentação coberta e um parque de diversões. A partir do dia 16 de janeiro até o carnaval, o Projeto ‘Verão Mambucaba’, que tem o apoio da Prefeitura de Angra dos Reis, passa a acontecer nas sextas-feiras, sábados e domingos, sempre com entrada gratuita.

CICLISTA É ATROPELADO

Um ciclista, de 44 anos, que não teve sua identidade divulgada, foi atropelado por um veículo de placa não anotada. O atropelamento aconteceu na manhã de sábado, dia 4, na Rua Prefeito João Gregório Galindo, no Morro do Perez, em Angra dos Reis. Após o atropelamento, a vítima foi socorrida por uma equipe do Corpo de Bombeiros e levada para o Hospital Geral da Japuíba.

COMPRA NACIONAL

Projeto de Lei 5446/19 estabelece que as compras de armamentos pelos governos federal e estaduais devem ser feitas preferencialmente por meio de compra nacional. Por meio desse tipo de compra, um órgão federal coordenará a licitação para a aquisição dos armamentos federais e estaduais previamente indicados pelas gestões. A proposta, do deputado José Medeiros (Pode-MT), tramita na Câmara dos Deputados.

EMPREGABILIDADE JUVENIL

Em quatro meses de atuação, o Programa ‘Geração Futuro’ já conseguiu empregar 2.065 jovens no Rio de Janeiro. O programa de empregabilidade do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Trabalho e Renda, encaminhou quase 12 mil pessoas entre 14 e 29 anos foram encaminhadas para vagas de emprego convencionais, estágio ou no formato jovem aprendiz. O jovem que tiver interesse em se cadastrar no programa Geração Futuro, pode acessar o link tinyurl.com/futuro-geracao. Outras informações podem ser obtidas no telefone (21) 2332-6635.

CICLISTA É ATROPELADO

Um ciclista, identificado como Valdeci Praga, de 44 anos, ficou ferido após ser atropelado por um carro na manhã deste sábado, dia 4. O atropelamento aconteceu na Rua Prefeito João Gregório Galindo, no Morro do Perez. Ele foi socorrido por unidade do Corpo de Bombeiros que o encaminhou para o Hospital Geral da Japuíba. Nenhum ocupante do veículo atropelador se feriu no acidente. De acordo com informações passadas pela unidade médica, ele teve escoriações na cabeça e no ombro.

VOLTAÇO VENCE JOGO TREINO

Seguindo sua preparação visando à estreia na Taça Guanabara, o primeiro Turno do Campeonato Carioca, o Voltaço goleou o Porto Real pelo placar de 4 a 0. O jogo-treino foi realizado no sábado, dia 4, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Os gols do Voltaço forma marcados por Bruno Barra, João Vitor (2) e Pedrinho. Ontem a equipe viajou para Vassouras-RJ, onde permanecerá por uma semana realizando treinamentos na Fazenda Carvalheira.

Um Fato na Foto

Encontro de Jornadas de Folia de Reis e São Sebastião em Barra Mansa

Foto: Divulgação/PMBM

O Encontro de Folia de Reis e São Sebastião muda a rotina dos moradores do dos bairros Água Comprida e Vila Nova, em Barra Mansa. O evento, promovido pela Fundação Cultura Barra Mansa, esta em sua 13ª edição e acontece no dia 18 de janeiro, a partir das 14 horas. A jornada contará com a participação de mais de 200 foliões de diversos grupos locais e municípios vizinhos, ocupando a Praça Marcello Fonseca Drable. Na Água Comprida em Vila Nova, com cantorias de fé, devoção e homenagens ao menino Jesus. Os integrantes dos grupos de reisados usam uniformes com cores vibrantes e exibem com orgulho os estandartes que remetem à cidade de origem, com performances variadas. Ao som de instrumentos característicos das Folias de Reis, como sanfonas, violões, cavaquinhos e pandeiros, o encontro emociona o público presente. O evento segue em devoção a São Sebastião, com visita às casas com entoação de músicas populares, até 20 de janeiro, quando é comemorado o dia do padroeiro de Barra Mansa.

error: Conteúdo protegido !