Notas & Notas – 6 de janeiro de 2020

0

LIQUIDAÇÃO E DIVERSÃO NO RESENDE SHOPPING

Foto: Divulgação


O ano de 2021 começa com expectativas de ser um ano bem melhor e após as festas de fim de ano, as lojas já começam a se preparar para liquidar os itens que ainda estão nas vitrines e prateleiras. Como já é tradição, o Resende Shopping inicia o ano com uma super liquidação com descontos que chegam a até 70%. É o ‘Saldão’ de Natal que vai acontecer de 7 até o próximo dia 10. Para a diversão das crianças, nos finais de semana deste mês, o Shopping vai promover o projeto Tarde Divertida com os recreadores Tio Heleno e Tia Sá. Será todos os sábados e domingos deste mês, a partir deste final de semana, das 16 às 19 horas, na área de recreação do Shopping, que fica no piso L3. As atividades são gratuitas. Os profissionais envolvidos estão preparados para atender as crianças com brincadeiras variadas e muita segurança.

NOVA IDENTIDADE DA PREFEITURA DE QUATIS

Foto: Redes Sociais


Além da nova gestão do prefeito Aluísio D’ Elias, a prefeitura está ganhando uma nova identidade. A nova logomarca foi desenvolvida de acordo com o previsto na legislação municipal, respeitando as cores, o azul e branco e tendo como ícone o Brasão de Armas e a marca também faz alusão a bandeira do município. O Brasão que faz referência a ‘Encruzilhada dos Quatis’, que foi doada por Faustino Pinheiro de Araújo e esposa para a formação do povoado, em 5 de março de 1832. Apresenta duas estrelas brancas simbolizando os distritos de Falcão e São Joaquim; um campo circular com um terço, homenageando Nossa Senhora do Rosário; e outro simbolizando a nascente de água conhecida como Biquinha. Também a alusão a Serra da Mantiqueira, à produção pecuária da região, ao café e a cana de açúcar representando as duas riquezas do passado.

CRV E CRLV DIGITAL

O Detran implantou duas novidades para este mês. A primeira é que o CRLV será somente no formato digital, através do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”. Além disso, o Certificado de Registro do Veículo (CRV), também será digital e receberá o nome de ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital). As determinações foram feitas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

JÁ EM VIGOR

O Detran informou ainda que a novidade vale para novas transferências de propriedade de veículos registradas a partir da última segunda-feira, dia 4. Já os CRVs em papel, emitidos antes de segunda-feira e que já estão em poder dos proprietários, continuarão valendo e serão substituídos pelo novo documento digital somente quando o veículo passar por alguma alteração de característica, mudança de estado ou município, ou quando for realizada nova transação de compra e venda, ou também se o documento em papel for perdido.

DOCUMENTO ÚNICO

Com a novidade implantada, CRLV e o antigo CRV, na prática, passarão a ser um documento único e deverá ser emitido sempre que houver registro do veículo; licenciamento anual do automóvel; transferência de propriedade; mudança de município ou de residência do proprietário; alteração de característica do veículo; mudança de categoria; emissão de segunda via do documento; remarcação de chassi e necessidade de emissão de novo CRV por algum outro motivo. No caso do licenciamento anual de 2021, o Detran do Rio não exigirá que seja feita a ATPV-e de quem tiver emitido o CRV até 2020. Dessa forma, os proprietários dos veículos poderão baixar o CRLV digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, logo após a quitação da taxa referente ao Licenciamento Anual, uma vez que a Superintendência de Seguros Privados suspendeu a cobrança do seguro DPVAT em 2021.

EMISSÃO DO NOVO ATPV-E

A modificação no procedimento para a emissão do novo documento de transferência de propriedade, a ATPV-e, será a declaração que comprador e vendedor terão que fazer no Detran, informando sobre a Intenção de Venda do veículo. Nesse momento, o Detran emitirá o ATPV digital, ou ATPV-e. Esse passo deverá ser feito antes mesmo da efetivação da negociação. Não será cobrado Duda pelo procedimento. Basta o usuário agendar o serviço pelos telefones 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042, ou pelo site do departamento www.detran.rj.gov.br.

Em seguida a essa etapa, vendedor e comprador registrarão, respectivamente, a Comunicação de Venda e a Transferência de Propriedade. A Comunicação de Venda pode ser feita no Detran ou nos cartórios. Já a Transferência de Propriedade deve ser feita somente no Detran. Para ambos os serviços é necessário efetuar o pagamento do respectivo Duda.

Se por acaso a venda não for efetivada, o Contran determinou que o vendedor retorne ao departamento de trânsito para fazer esta informação. Este retorno precisa ser agendado.

PASSO A PASSO DO PROCEDIMENTO

O vendedor e comprador deverão agendar e para ir ao Detran comunicar a intenção de venda. Se a venda se efetivar, o vendedor faz a comunicação e o comprador realiza a transferência de propriedade. Caso venda não for efetivada, o vendedor informa no Detran a não concretização da mesma.

Deixe um Comentário