Notas & Notas – 6 de agosto de 2022

0

AÇÃO DE CIDADANIA NO QUILOMBO

Conhecimento, acessibilidade e diversão marcaram o dia na comunidade Quilombola de Santana na última quinta-feira, dia 4. A Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou a “Ação Cidadania” para os quilombolas, que contou com diversos serviços socioassistenciais e ações das secretarias municipais e do governo do Estado do Rio de Janeiro.

PRESENÇA DO PREFEITO E VICE-PREFEITO

O prefeito Aluísio d’Elias e o vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Vitinho, também participaram de toda a ação, acompanhando as atividades e interagindo com o público presente. De acordo com a SMAS, o objetivo do evento foi levar atividades culturais e serviços públicos à população quilombola do município de Quatis, com o intuito de gerar mais informação e atendimento aos moradores da zona rural, especialmente a comunidade de Santana.

AMANHÃ TEM MÚSICA NA FEIRA

Neste domingo, dia 7, a população resendense poderá se divertir mais uma vez enquanto faz compras na Feira Livre do Parque das Águas, com o tradicional projeto “Música na Feira”, realizado pela Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. As apresentações acontecerão a partir das 10h30min, com o cantor Nando Pereira, que irá entreter o público com os sucessos do sertanejo. E logo em seguida, o Birinha e o Claudinho apresentam o projeto Black Charme que promete animar o público.

PREFEITURA ASSINA CONVÊNIO COM A RJPREV

Representantes da Prefeitura de Angra dos Reis e da Fundação de Previdência Complementar do Estado do Rio de Janeiro (RJPrev) se reuniram na última semana para discutirem sobre a suplementação previdenciária voltada a alguns servidores públicos municipais dos âmbitos de Prefeitura, Câmara, fundações e autarquias. “Estou muito feliz por estar aqui e fazer parte dessa conquista. Nossa meta é sempre procurar o melhor para o servidor. O convênio de previdência complementar é mais uma iniciativa para cuidar do futuro do servidor público. Com isso, o cidadão também tem a ganhar, pois a ação serve de incentivo para que o servidor preste um serviço ainda melhor”, disse o secretário de Administração.

FÁBRICA DE ÓCULOS DE BARRA MANSA ENTREGA MAIS 80 UNIDADES À POPULAÇÃO

Foto: Felipe Vieira/PMBM


A Fábrica de Óculos de Barra Mansa permitiu que mais 80 moradores da cidade tivessem mais qualidade de vida nesta sexta-feira, dia 5. Uma nova remessa de equipamentos foi entregue a crianças e idosos pelo prefeito Rodrigo Drable. O gerente da Fábrica, Joel Valcir; o secretário de Governo, Fanuel Fernando; o gerente de Relações Comunitárias, Vicente Reis; e os vereadores Waguim e Cristina Magno também estiveram presentes. Mais de seis unidades foram distribuídas nos últimos três anos.

SONHO ANTIGO

Drable destacou que a cada óculos entregue vê a concretização de um sonho antigo. “Esse é um projeto que vem lá de trás e que nos gera muita alegria e satisfação, pois vemos o grande auxílio que prestamos à nossa população. As crianças têm tido dificuldade em realizar tarefas do cotidiano, como enxergar o quadro na sala de aula e os idosos com problemas para ler a bula dos remédios. Estamos solucionando problemas, promovendo o bem-estar a cada um”, disse o prefeito.

GRANDE DEMANDA

O gerente da Fábrica de Óculos, Joel Valci, destacou a grande demanda e a capacidade de produção. “Nós estamos entregando hoje 80 pares de óculos e nossa demanda é muito crescente. Mas graças à nossa equipe, conseguimos cumprir prazos e contribuir com a qualidade de vida de nossa população”, destacou Valci.

QUEM TEM DIREITO

Podem ter acesso ao serviço estudantes da rede pública municipal de ensino e idosos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de pessoas assistidas pelo Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemae), Secretaria Assistência Social e Direitos Humanos, do Asilo Vila Vicentina e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no pátio da Prefeitura de Barra Mansa, que fica na Rua Luis Ponce, n° 263, Centro.

VOLTA REDONDA CAPACITA PROFISSIONAIS E MARCA INÍCIO DA ‘MULTIVACINAÇÃO’

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia na segunda-feira, dia 8, a “Multivacinação” em todas as unidades básicas de Saúde (UBS e UBSF) do município, das 9 às 16 horas. Por conta dessa campanha, foi realizada na sexta-feira, dia 5, no auditório do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), uma capacitação com os profissionais de saúde que atuam na sala de vacina do município. A SMS também manterá o plantão de vacinação e testagem neste fim de semana

TODAS AS VACINAS DISPONÍVEIS

Segundo o médico sanitarista da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, Carlos Vasconcellos, durante a campanha de “Multivacinação”, todas as unidades estarão aplicando todas as vacinas disponíveis no calendário de vacinação para adultos e crianças, incluindo as vacinas contra a Covid-19.

PLANTÃO DE VACINAÇÃO

Nesta edição, haverá aplicação de doses contra Covid-19 e Influenza (gripe) no Arraiá da Cidadania, na Praça Brasil, Vila Santa Cecília, das 15 às 23 horas; no Zoológico Municipal, das 9 às 16 horas; e nos shoppings Park Sul, das 10 às 20 horas; e Sider, das 10 às 20 horas (sábado) e das 14 às 20 horas (domingo). A vacinação também irá ocorrer em duas unidades básicas de saúde, são elas: UBSFs 249 e Vila Mury, das 8h às 18h30.

FEIRA DA ROÇA NA VILA DA FUMAÇA

Após mais de dois anos de pausa, a Feira da Roça volta a acontecer no distrito Vila da Fumaça. A Prefeitura de Resende promoverá no domingo, dia 7, muita animação com comidas típicas. O evento acontecerá entre 9 e 18 horas. A feira contará com a apresentação da dupla Zé Vithor e Cuiabá, que promete levar muito forró aos moradores da região. O show está previsto para iniciar às 15 horas.

OPÇÕES VARIADAS

Para os amantes de produtos artesanais, churrasquinho, pastelzinho com caldo-de-cana preparados na hora e doces dos mais variados tipos, a Feira da Roça estará montada e organizada em barracas para receber os participantes.

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA

Foto: Divulgação/Secom-PMVR


Trinta e um alunos de Robótica Educacional do Colégio João XXIII, da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), no Retiro, realizaram nesta semana as provas da modalidade teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2022. A etapa aconteceu no próprio colégio e contou com a participação de 24 estudantes do Ensino Fundamental e sete alunas do Ensino Médio, sob orientação do professor Frederico Pitassi. Foram aplicadas provas que abordam problemas na temática de robótica, que possam ser solucionados a partir de ferramentas e conceitos do currículo escolar básico, como Ciências, Matemática e linguagens.

RETOMADA DE PROJETOS

O diretor-presidente da Fevre, Caio Teixeira, afirmou que o objetivo da fundação é retomar os projetos que incentivem a participação dos alunos e colaborem para melhorar ainda mais a qualidade do ensino no município. “As aulas de Robótica, o sábado letivo e outras iniciativas estão sendo retomadas aos poucos para que nossos estudantes tenham mais recursos e possam se desenvolver da melhor maneira possível. É um trabalho contínuo para que a educação de Volta Redonda melhore cada vez mais”, afirmou Caio.

APLICAÇÃO DE SIMULADO INTERNO PARA AVALIAÇÃO DOS ALUNOS

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, de Porto Real, por meio da Escola Municipal Professora Eliana Provazi, concluiu nesta sexta-feira, dia 5, o “Simuladinho Eliana Provazi”, um instrumento de avaliação criado pela unidade como ferramenta de diagnóstico. Segundo a diretora-geral, Rhuana Helena, por meio da avaliação o objetivo é verificar as reais necessidades pedagógicas de cada aluno, e ainda, sobre a turma na qual ele está. “É a primeira vez que realizamos esse simulado e pretendemos torná-lo semestral. Os resultados irão gerar dados estatísticos a serem utilizados na elaboração e alteração do plano pedagógico, identificando os conteúdos que precisam ser priorizados e as intervenções necessárias para garantir a aprendizagem”, explica Rhuana.

DECRETO DA PREFEITURA DE ITATIAIA

O Decreto Municipal n° 3.980, de 25 de julho, que dispõe sobre procedimentos para venda e divulgação de atividades turísticas em Itatiaia, foi tema de reunião de sexta-feira, dia 5, entre as secretarias de Turismo, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública. A pauta central do encontro foi a necessidade de ordenar as operações dos veículos de passeio turístico que atuam na cidade, principalmente na região do Alto Penedo.

Um Fato na Foto

Escola Vocacionada Socioambiental de Barra Mansa é finalista em premiação

Foto: Felipe Vieira/PMBM


A Escola Vocacionada Socioambiental – Ciep Ada Bogato, localizada no bairro Paraíso de Cima, em Barra Mansa, é finalista do ‘Prêmio Nestlé Por Crianças Mais Saudáveis’. Concorrendo com outras 24 instituições, já é considerada uma das 25 melhores de ensino público do país em incentivo à prática de hábitos saudáveis às crianças. O final da competição será na próxima segunda-feira, dia 8. O prêmio serão R$ 35 mil em benfeitorias e mentorias pedagógicas à instituição. O objetivo do projeto, que acontece anualmente e está em sua quinta edição, é reconhecer instituições públicas de Ensino Fundamental I com propostas cooperativas para o desenvolvimento de hábitos saudáveis nos estudantes. O prêmio em dinheiro é destinado a dez escolas campeãs para implementarem iniciativas comprometidas com o bem-estar e saúde das crianças.