Notas & Notas

0

ECONOMIA DE ÁGUA

Os moradores de 13 bairros de Itatiaia, entre eles Campo Alegre, Centro, Jardim Itatiaia, Jardim Paineiras, Nova Conquista, Vila Carolina, Vila Esperança, Vila Magnólia, Vila Maia, Vila Martins, Vila Niterói, Vila Odete e Vila Paraíso devem economizar água nesta sexta-feira. A Prefeitura, por meio da Secretária de Obras e Serviços Públicos, informa que o abastecimento de água será interrompido nos bairros para a realização da manutenção na rede geral de água da cidade. Para a execução do trabalho, o abastecimento será suspenso no período das 8h às 16 horas. A Secretaria recomenda aos moradores que utilizem água de forma racional, evitando o desperdício ao executar as tarefas indispensáveis do dia a dia. Casos emergenciais, como hospital, unidades de saúde e escolas, serão atendidos por meio de caminhões pipa.

FORMANDO ALUNOS

Na noite de quarta-feira, 88 pessoas de Volta Redonda receberam certificados de conclusão de cursos realizados na Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre). A solenidade aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores, para cinco turmas, de homens e de mulheres, a partir de 60 anos. O evento ainda contou com uma apresentação do coral da Academia da Vida. Foram certificados 67 alunos de quatro turmas do Curso Básico de Atualização, que teve duração de dois anos e contempla as disciplinas de Português, Saúde, Mundo Contemporâneo, Arte e Informática. Outros 21 alunos também receberam o certificado do Curso de Alfabetização, que foi realizado no período de um ano.

MUTIRÃO PRORROGADO

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria de Ação Comunitária prorrogou o prazo de cadastramento das entidades do Terceiro Setor. As inscrições foram estendidas até dia 22 de dezembro devido à grande procura. A estimativa é que 60 entidades façam o registro, 39 instituições de diversos segmentos já realizaram o cadastro no site da prefeitura. O Mutirão das Entidades tem como objetivo saber quantas e quais entidades estão em plena atividade atualmente na cidade e a real situação administrativa e jurídica de cada uma delas. “As entidades que não se cadastrarem para participar do mutirão vão ter dificuldades em captar recursos municipais. Por isso a importância do cadastro. A prefeitura quer fortalecer e apoiar as entidades do terceiro setor”, disse o secretário municipal de Ação Comunitária e vice-prefeito, Maycon Abrantes. O diagnóstico da situação de cada instituição será realizado por meio do mutirão. Além de orientar as entidades e garantir melhores condições para atuarem com autonomia, as entidades devem também estar regularizadas junto aos seus conselhos.

O CADASTRO

Segundo o prefeito Samuca Silva o cadastramento está dentro do plano de governo. “Já havíamos conversado com várias entidades, preparando-as para se conveniar e captar recursos, seja via Governo Federal, através do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), seja via subvenção municipal, que é a inscrição no conselho. É mais um compromisso de campanha que a gente realiza”, disse. O cadastro serve também para que o próprio município, através de seus conselhos, realize editais para que essas entidades inscrevam seus projetos. O cadastro acontece através do site da prefeitura (www.voltaredonda.rj.gov.br).

RECADASTRAMENTO

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Administração, realiza até 20 de dezembro o recadastramento para o transporte universitário oferecido gratuitamente a estudantes da cidade. A renovação é obrigatória para todos os alunos atendidos pelo serviço que continuarão na faculdade em 2018 nos municípios de Resende, Barra Mansa e Volta Redonda. O recadastramento pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no setor de Transporte Concedido, e é necessário apresentar o comprovante de matrícula, cópia do comprovante de residência e duas fotos 3×4. A não realização do procedimento implicará no desligamento do usuário. Ao todo, 405 vagas serão disponibilizadas em nove ônibus para o primeiro semestre de 2018. O cadastramento para novos alunos será realizado no mês de janeiro. Neste ano foram atendidos 312 munícipes.

BRINQUEDOS PARA CRIANÇAS CARENTES

A Secretaria de Esporte e Lazer de Itatiaia está recebendo doações de brinquedos novos e usados, em bom estado para  a Campanha ‘Natal Solidário 2017 – Zumba para todos’, que serão entregues as crianças carentes do município.  As doações podem ser realizadas até o dia 20 de dezembro, diretamente na sede da Secretaria, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30min às 17 horas. Os brinquedos também poderão ser doados durante um evento da Campanha de Natal que acontecerá no dia 13 de dezembro, a partir das 19 horas, na Quadra Poliesportiva Jarbas José dos Santos, no Centro. (Anexo ao Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto). A programação do evento contará com um aulão de Zumba voltado para os  adultos, seguido de uma apresentação das crianças do Projeto ‘Zumba Kids’. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer fica localizada na Rua Dona Apolinária, S/N, Centro. Os contatos com a Secretaria podem ser realizados pelo telefone (24) 3352-6444.

PALESTRA MARCA ENCERRAMENTO

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou na quinta-feira, no  Centro de Convivência do Idoso, uma palestra sobre a identidade cultural do negro para os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Ministrada pelo Assistente Social do IPREVI, João Carlos de Paula, a atividade contou com a exibição do documentário “Identidade… muito além do documento” e marcou o término dos encontros de 2017 para os jovens entre 10 e 18 anos atendidos pelo serviço que é coordenado pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS – Centro).

CERIMÔNIA

Segundo a coordenadora do CRAS Centro, Gisele Fernandes Alves, na próxima quinta-feira será realizada a cerimônia de encerramento das atividades do ano. “A palestra de hoje marcou o fechamento dos encontros deste ano e teve o objetivo de conscientizá-los do papel e identidade do negro na sociedade. Esse foi um momento importante antes da cerimônia de encerramento que acontecerá no dia 14 com apresentações de violino, teclado, canto, dança e a entrega de certificados aos participantes”, disse a coordenadora.

ARTESÃOS

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da secretaria de Cultura e do Banco VR de Fomento, está realizando o Cadastro Municipal de Artesãos até o dia 15 de janeiro de 2018. Nos três primeiros dias já foram inscritos mais de 50 artesãos e o objetivo é ter um diagnóstico preciso de quantos artesãos atuam na cidade. “Estamos aguardando a vinda da equipe do Programa do Artesanato Estadual para emissão da Carteira Nacional do Artesão e, para isso, precisamos de um banco de dados municipal com informações atualizadas e concretas de cada pessoa que utiliza a arte em seu processo manual de confecção”, explicou a secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro.

COMO FAZER

As inscrições ocorrem todos os dias, das 8 às 17 horas, no Banco VR de Fomento. Os artesãos devem levar identidade e CPF. O Banco VR de Fomento fica na Rua Antônio Barreiros, 194, bairro Nossa Senhora das Graças. Mais informações pelos telefones (24) 3339-9139 ou (24) 3339-4204.

MODERNIZAÇÃO DO CÓDIGO DE OBRAS

A diretora-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU), Maria Ilma de Andrade Silva, coordenou na quarta-feira o encontro sobre o Código de Obras, que faz parte do processo de Revisão do Plano Diretor. O evento aconteceu entre 9 e 17 horas, no auditório da Centro Universitário Geraldo Di Biasi (UGB). O Código Administrativo do Município é de 1976 e o objetivo é substituir a atual legislação.

UM FATO NA FOTO

QUEDA DE FIAÇÃO

Um caminhão transportando palets provocou, na manhã de ontem, a queda de fiação de energia elétrica na Avenida Domingos Mariano, no Centro de Barra Mansa. O fotógrafo do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas, registrou o fato; que ocorreu próximo a um posto de combustível e um supermercado. Com a ocorrência, a fluidez no trânsito ficou comprometida. Até à tarde, a Light ainda não havia ido ao local fazer os reparos necessários.