Notas & Notas – 5 de setembro de 2018

0

LÁ PODE!

Está sendo comum passar pela Câmara de Barra Mansa e ver alguns carros adesivados com propaganda política dentro do pátio principal. Muitos podem ficar se perguntando se isso é permitido, já que na prefeitura não pode parar carros adesivados. Porém, segundo a Lei 9.504, a veiculação da propaganda eleitoral dentro do espaço do Legislativo fica a critério da Mesa Diretora. Apenas lá!

KITS GRATUITOS

Esta semana, a Seja Digital atingiu o patamar de cerca de 265 mil kits gratuitos distribuídos para as famílias do interior do Rio de Janeiro. A distribuição do kit gratuito, que conta com antena digital e conversor com controle remoto, é uma das missões da Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, criada por determinação da Anatel para operacionalizar a migração do sinal analógico de TV para o digital. O desligamento do sinal analógico de TV em 59 cidades do interior do RJ está previsto para acontecer no dia 28 de novembro. Após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital.

MAIS EQUIPAMENTOS

“Temos ainda cerca de 230 mil kits para serem distribuídos e não vamos deixar ninguém para trás”, afirma Vivian Bilhim, gerente regional da Seja Digital. Para saber se tem direito ao kit, a população deve ligar gratuitamente para o número 147 ou acessar o portal sejadigital.com.br/kit com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos.

LANÇAMENTO DE CAMPANHA

O candidato a deputado estadual Thiago Valério, PPS, lança oficialmente sua campanha nesta quarta-feira, dia 5. O evento será realizado em frente ao gabinete do candidato no bairro Vista Alegre, em Barra Mansa, a partir das 19h30min, com a participação do ex-ministro da cultura Marcelo Calero, candidato a deputado federal pelo mesmo partido.

Encontro em Paraíba do Sul

No último domingo, dia 2, Thiago Valério foi recebido em Paraíba do Sul pela presidente do PPS municipal, Gisele Gobbi. Na ocasião, estiveram presentes vários moradores do município e lideranças comunitárias, selando apoio à candidatura de Thiago Valério. Marcelo Calero também participou do encontro.

AGENDA

Concorrendo a reeleição, o deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD) segue em caminhadas e reuniões pelas cidades do Sul Fluminense, prestando contas do trabalho e apresentando projetos e ideais. “Vou percorrer todos os municípios quantas vezes forem necessárias para mostrar a importância da região continuar tendo um deputado federal atuante e focado no resultado concreto para a população”, argumenta o parlamentar. Na última semana foram diversos compromissos, como em Valença, Barra Mansa, Resende, Volta Redonda, Pinheiral. Alexandre Serfiotis foi eleito em 2014 e conseguiu direcionar mais de R$ 70 milhões em recursos federais para o interior do estado.

DISPENSA DE MEDICAMENTOS

A Prefeitura de Volta Redonda entrega à população a nova sede do Polo Estadual de Dispensação de Medicamentos, às 9 horas de hoje, no bairro Nossa Senhora das Graças. No local, funcionava a Farmácia Popular do Brasil, programa do governo federal encerrado em julho de 2017. Com a mudança, os cerca de oito mil cadastrados para receber medicamentos fornecidos pelo estado em Volta Redonda terão mais conforto e agilidade no atendimento, já que o espaço físico foi triplicado. O polo funciona atualmente numa sala de dez metros quadrados da Farmácia Municipal, no bairro Aterrado. O local teria ficado pequeno para receber as pessoas, principalmente as portadoras de necessidades especiais.

DE OUTROS MUNICÍPIOS

O Polo Estadual de Volta Redonda também assiste os pacientes dos municípios de Piraí, Pinheiral e Rio Claro. E é uma obrigação do município disponibilizar o local para esse atendimento, evitando que todos tenham que buscar o medicamento na capital carioca.

MANUTENÇÃO ETA COLÔNIA

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae) informa que nesta quarta-feira serão realizados serviços de limpeza, higienização e manutenção da ETA (Estação de Tratamento de Água) Colônia. Essa interrupção momentânea no fornecimento poderá ocasionar eventual falta de água nos seguintes bairros: Colônia Santo Antônio, Village Primavera e nos Loteamentos Aymoré, São Lucas, Santo Antônio, Canaã e Novo Horizonte. O Saae pede compreensão dos usuários e uso consciente da água. Outras informações através dos telefones 3512-4333 ou 115.

Última chamada para participar do desfile cívico

Barra Mansa comemora 186 anos no próximo dia 3 de outubro. As instituições que participaram do desfile cívico no ano passado já se organizaram para o tão esperado aniversário da cidade. Até o momento, são mais de 4 mil pessoas envolvidas. Os interessados em participar do Desfile Cívico 2018, deverão entrar em contato com a Fundação Cultura Barra Mansa até quinta-feira, 06 de setembro pelo telefone (24) 3326-0405, e-mail [email protected] ou comparecer até a FCBM entre 8 e 17horas, localizada no Palácio Barão de Guapy, na Rua Mamede Froes, no Centro.

Formatura ambiental

A Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR) realiza nesta quarta-feira, dia 5, a formatura de mais duas turmas de alunos da Fundação Confiar que participaram da segunda edição do projeto “Plantar Florestas para Colher Água”, desenvolvido entre março e agosto deste ano. Ao todo, 70 adolescentes, com idade entre 14 e 17 anos, incluindo alguns alunos da Sociedade Pestalozzi de Resende, receberão certificados. A cerimônia será realizada às 9 horas, na sede da Fundação Confiar, na Morada da Colina. Durante o projeto, foram desenvolvidas atividades como a recuperação e revitalização de corpos hídricos situados em áreas degradadas, matas ciliares e de floresta, tendo a educação ambiental como instrumento de gestão de todo o processo. O projeto é um convênio entre a Prefeitura e a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP).

Projeto ganha uniformes

Os 90 alunos, professores e colaboradores do Projeto Avá Etê Integração Rugby, da ONG Integração de Itatiaia, receberam recentemente, os novos uniformes para usar nas atividades e treinos, que acontece todas segundas e quintas feiras no Campo do Merisa, em Itatiaia. O Projeto é incentivado pelo Instituto CCR com patrocínio da CCR NovaDutra. Agora os novos alunos matriculados, terão mais comodidade para treinar e estarão sempre identificados durante as atividades do Projeto. Já os alunos que participaram dos anos anteriores, terão mais uma opção, o novo uniforme é feito de material leve que facilite a locomoção e a prática do esporte. O Projeto tem o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itatiaia (CMDCA); uma parceria que já dura há seis anos e atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

Furto de cabos de energia prejudica a população

Em três meses, a prefeitura de Volta Redonda registrou o furto de 1.345 metros de cabos de energia em locais e instalações públicas. O bairro Aero Clube foi um dos mais afetados, com o furto de 375 metros de cabos da Avenida Ministro Salgado Filho, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 2,5 mil. Os comerciantes também reclamam dos prejuízos causados pela falta de energia provocada pelos furtos. “Não é a primeira vez. Nos dias que fica sem luz, tenho que sair cedo, por medo de assalto. O importante é a segurança”, frisou o comerciante Leoni Leão Medina.

PROBLEMA HABITUAL

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Toninho Oreste, o furto está se tornando um problema habitual na cidade. “Lamentavelmente tivemos mais um furto, desta vez no bairro Aero Clube, deixando à população às escuras. A Guarda Municipal tem feito rondas constantemente. Pedimos à população que ao observar qualquer atitude suspeita, denuncie ao 190. Vamos tentar acabar com esse mal que prejudica a população”, ressaltou Toninho. Outro bairro atingido foi o Conforto, de onde foram furtados 390 metros de cabos em dois pontos: na Quadra Poliesportiva no Morro da Viúva e no Trevo da 207. Também foram registrados furtos no Viaduto Heitor Ravash (Viaduto dos Correios), na Vila Santa Cecília, e na Ponte Murilo Cesar, no bairro Niterói. Desses dois locais foram retirados 540 metros de cabos.

UM FATO NA FOTO

Atividades físicas de inclusão

Imagine perder a visão por alguns minutos, caminhar por lugares sem enxergar nada, apenas com o auxílio de um condutor. Foi esse o desafio que alunos da Escola Municipal Damião Medeiros, no Paraíso de Baixo, em Barra Mansa, viveram durante os últimos dias, quando se comemorou a Semana de Conscientização dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Nas aulas de Educação Física foram incentivadas práticas esportivas adaptadas. A estudante Kaylane Vitória, de 13 anos, se surpreendeu com o resultado. “Foi muito bom para saber as dificuldades de cada um, dar valor ao que temos e reconhecer que os deficientes também conseguem fazer coisas que nós não conseguimos. É um aprendendo com o outro”, disse.

 

Deixe um Comentário