Notas & Notas – 5 de fevereiro de 2020

0

DO RIO PARAÍBA ATÉ AS CASAS

Foto: paulo Dimas/PMBM


A água que chega às torneiras das residências de Barra Mansa passa por um rigoroso processo de qualidade.  O monitoramento do tratamento começa logo após a captação no Rio Paraíba do Sul. De acordo com a gerente de operações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM), Raquel Brazilina, o tratamento da água é desenvolvido basicamente em quatro etapas: clarificação, desinfecção, fluoretação e ajuste de pH (correção da acidez).

PROCESSO DE FILTRAGEM

Segundo Raquel, o processo de clarificação é realizado com a adição de sulfato de alumínio à água. “A substância é responsável pela retirada de impurezas. Em seguida a água passa por uma sequência de tanques onde, por ação do produto químico, as partículas de impurezas se aglutinam, permitindo sua separação da água nos tanques de decantação. A água isenta destas impurezas passa para os filtros, onde recebe o polimento final, ou seja, qualquer partícula que tenha passado pela decantação ficará retida nos filtros”, explicou.

APÓS A FILTRAÇÃO

Após a filtração, a água passa pela etapa de desinfecção, que consiste na dosagem de Hipoclorito de Sódio, substância que promove a eliminação dos germes e bactérias que porventura possam ter passado pela primeira etapa do processo. O Hipoclorito dosado é gerado “in loco” através de um equipamento totalmente automatizado que permite, inclusive, que a água seja submetida à dupla desinfecção (pré e pós desinfecção). Como complemento é adicionado flúor (Ácido Fluossilicico) à água, que tem como objetivo a redução dos índices de cáries e a melhoria da saúde bucal da população que consome a água tratada pelo Saae de Barra Mansa. O tratamento é finalizado com o hidróxido de cálcio, substância química que neutraliza a acidez da água.

BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BPC/LOAS

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realiza chamamento aos contemplados pelo Programa de Benefício de Prestação Continuada, da Lei Orgânica da Assistência Social BPC/LOAS, que ainda não se inscreveram no Cadastro Único. A falta do registro acarretará no bloqueio ou suspensão do auxílio mensal. A medida é determinada pelo Ministério da Cidadania e tem a finalidade de atualizar o cadastramento no programa, para que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) identifique e libere o beneficio que contempla pessoas maiores de 65 anos ou com deficiência.

IRREGULARES

Mais de três mil pessoas em Barra Mansa recebem o valor mensal, que é de um salário mínimo. Desse total, 257 estão irregulares. Os aniversariantes de agosto terão até o mês de fevereiro para procurar um dos Cras e realizar o cadastro. Já os de setembro em diante, terão os meses subsequentes a março de 2020 para efetuarem o procedimento. Para regularizar a situação basta procurar um dos Cras do município, portando os seguintes documentos originais: RG; CPF (todos os residentes da casa, a partir de um dia de nascimento); título de eleitor; comprovante de renda; comprovante de residência; comprovante de escolaridade (estudantes de seis a 17 anos).

UNIDADE MÓVEL ODONTOSESC EM VASSOURAS 

A Unidade Móvel OdontoSesc já está em Vassouras, onde prestará atendimentos odontológicos gratuitos para a população a partir da sexta-feira, dia 7, na Praça Duque de Caxias, centro do Município. Mas para garantir atendimento, o interessado deve retirar uma senha. Elas serão distribuídas no local somente nesta quinta-feira, dia 6, a partir das 9 horas, data em que também serão realizadas as inscrições. O equipamento ficará instalado no local até o dia 8 de maio.

CASOS NOVOS DE CÂNCER

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) lançou, nesta terça-feira, dia 4, as estimativas de casos novos da doença, durante cerimônia que celebra a campanha do Dia Mundial do Câncer. A novidade com a publicação Estimativa de Incidência de Câncer no Brasil é que ela será válida como projeção para três anos (2020-2022). Esta opção é justificada pela disponibilidade de informações mais confiáveis, obtidas dos registros de incidência e mortalidade. Com isto, também foi possível estimar os casos novos de câncer infantojuvenil por estados, o que é uma importante informação contida nas estimativas. A projeção é que para cada ano ocorram, no total, aproximadamente 625 mil casos novos de câncer (450 mil, sem considerar os casos de câncer de pele não melanoma).

ATUALIZAÇÃO DE PROFESSORES E DIRETORES

A Secretaria de Educação de Barra Mansa, por meio da Gerência de Educação Básica, promove durante o mês de fevereiro diversas atividades voltadas para a atualização dos professores e, consequentemente, a melhoria da qualidade do ensino público. De acordo com o secretário da Pasta, Fernando Vitorino, toda a programação tem como foco o desenvolvimento das capacidades dos profissionais da educação “A iniciativa visa à promoção de uma educação continuada pautada na disseminação do conhecimento, novas práticas, realidades e experiências”.

PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL

A Prefeitura de Barra Mansa está promovendo neste mês, uma capacitação voltada aos profissionais dos Serviços Residenciais Terapêuticos, do Programa de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. Com o tema ‘Cuidador, aquele que cuida da dor do outro’, a iniciativa tem como objetivo fazer os profissionais pensarem está função, como desenvolver este trabalho. O primeiro encontro aconteceu na manhã de ontem, dia 4, outro momento foi agendado para a próxima semana, no dia 11, entre 8 horas e meio-dia.

CRECHES RECEBEM NOVAS CAMISAS

foto: Divulgação


O ano letivo para os estudantes das creches municipais de Resende começou com novidade. A prefeitura distribuiu, na segunda-feira, dia 3, novas camisas que compõem os uniformes escolares. As unidades de ensino de Educação Infantil nesse começo de semestre recebem apenas as camisas, pois o restante já foi entregue no ano passado. O ano letivo de 2020 já começou na rede municipal de ensino. Os alunos têm transporte, material pedagógico e uniforme fornecidos pela prefeitura, além disso, toda estrutura escolar necessária para que o aprendizado aconteça da melhor forma possível. Estávamos com muita saudade das escolas cheias.

SERVIÇO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Foto: Divulgação


Foi entregue para Prefeitura de Piraí o antigo prédio da Faetec. O prefeito Luiz Antonio (PDT) recebeu na segunda-feira, dia 3, o secretário Estadual de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Leonardo Rodrigues. No local, funcionará um serviço de saúde. “Agradeço ao secretário Leonardo Rodrigues que gentilmente veio a Piraí nos entregar o prédio antigo da Faetec, onde vamos colocar o serviço de vigilância em saúde. Assim, a prefeitura vai reformar o local de trabalho dos profissionais que trabalham na Vigilância”, explicou Dr. Luiz Antonio, frisando que é importante garantir que os funcionários que lá trabalham tenham mais tranquilidade e conforto durante o expediente para assim, prestarem um melhor serviço para a comunidade. Luiz Antonio lembrou que solicitou o prédio antigo da Faetec ao governador Wilson Witzel (PSC). Ele agradeceu a presteza do governador, frisando que é uma conquista para a cidade.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Está marcada para esta quarta-feira, 5, às 18 horas, no Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), campus Aterrado, e Volta Redonda, a Audiência Pública sobre o Plano Municipal para Infância e Adolescência (PMIA). O evento é uma organização da Prefeitura de Volta Redonda e será a última oportunidade para a população opinar sobre as metas e ações previstas no documento, que deve ser enviado ainda em fevereiro para aprovação na Câmara de Vereadores.

PÚBLICO ALVO

O público alvo da Audiência Pública é formado por adolescentes, servidores públicos, que trabalham com políticas voltadas para as crianças e adolescentes, representantes de movimentos sociais, conselhos municipais e a população em geral. Para contribuir, o participante poderá fazer comentário presencial, durante o encontro, para acrescentar quesitos ou questionar itens entre as metas e ações da Matriz Lógica do plano que serão apresentadas na audiência pública. A chefe de gabinete na Secretaria Municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, Bárbara Cunha, disse que as opiniões colhidas na audiência pública serão sintetizadas pela coordenação.

INSCRIÇÃO

A inscrição para participação na Audiência Pública sobre o PMIA pode ser feita no local e horário do evento. Para conhecer as metas, ações e projetos do Plano para Infância e Adolescência de Volta Redonda basta acessar o link: http://bit.ly/2UaDsjY. O Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), fica na Rua Deputado Geraldo Di Biase, 81, bairro Aterrado, Volta Redonda.

BLOCO LGBT

Acontece neste domingo, dia 9, o Bloco LGBT Folia. O evento será realizado a partir das 13 horas, no bairro Aterrado em Volta Redonda. A participação dos foliões é gratuita e o evento conta com dois trios elétricos tocando pop, funk, samba, marchinha de carnaval, eletrônico, brasilidades, entre outros ritmos.

CADASTRO ATUALIZADO

As concessionárias de serviços telefônicos podem ser obrigadas a manter cadastro atualizado dos usuários das linhas de serviços pré-pago. A determinação é do projeto de lei 345/19, da deputada Martha Rocha (PDT), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em primeira discussão ontem. O texto ainda precisa ser votado em segunda discussão. De acordo com a parlamentar, o objetivo da proposta é garantir uma maior segurança à população.

ASFALTO NO COTIARA

Mantendo a promessa de recuperar as principais vias de entrada do município, o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, esteve acompanhando na terça-feira, dia 4, a finalização da aplicação da massa asfáltica na Rua José Hipólito, no bairro Cotiara. O serviço, que já foi entregue, faz parte da proposta do executivo em asfaltar aproximadamente 50 quilômetros da cidade. O objetivo desse investimento é facilitar o tráfego, melhorar a qualidade de vida da população que vive próximo às áreas e garantir a conservação dos veículos.

CAIU DO TELHADO E MORREU

Na segunda-feira, dia 3, um homem de 55 anos morreu após cair do telhado de uma casa, localizada na Rua Presidente João Goulart, no bairro Sabugo, em Paracambi. De acordo com informações, ele estava realizando um serviço no local quando caiu. O corpo dele foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Nova Iguaçu.

PERDEU MAIS UMA

Na noite de segunda-feira, dia 3, em partida válida pela 5ª rodada da Taça Guanabara, o Resende enfrentou o Flamengo, que foi a campo pela primeira vez com a equipe principal. E, mais uma vez a equipe resendense foi derrotada. Dessa vez pelo placar de 3 a 1, em pleno Maracanã. Em cinco partidas, a equipe da Princesinha do Vale acumula dois empates e três derrotas. A equipe volta a campo na última rodada, no domingo, dia 9, para enfrentar a Cabofriense, às 16 horas, na Região dos Lagos.

Um Fato na Foto

Transporte de resíduos industriais e urbanos

Foto: Divulgação/PMBM

Com objetivo de fiscalizar os veículos, caminhões e carretas, que fazem o transportamento de resíduos industriais e urbanos, principalmente os direcionados a Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, por meio da Guarda Municipal Ambiental, realizou mais uma etapa de fiscalização de transporte dos materiais na rodovia 157, que liga Barra Mansa a cidade de Bananal (SP). A ação tem o intuito de evitar vazamento de chorume e de restos de alimentos, para não causar mau cheiro, sujeiras e contaminação de córregos e rios próximos à estrada. Como aconteceu com um caminhão que estava derramando resíduos orgânicos, proveniente de restaurantes de uma empresa da região. Ele foi apreendido e multado. Outro veículo que foi notificado transportava resíduos sólidos, o mesmo estava sem lona na caçamba e com as documentações atrasadas.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !