Notas & Notas

0

OBRAS DE REDE DE ABASTECIMENTO
O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (Podemos), visitou ontem pela manhã as obras da nova rede de abastecimento de água do Vila Rica-Três Poços, em Volta Redonda. São três quilômetros de rede para uma
região com 15 mil moradores. Orçada em quase R$ 1 milhão com recursos
próprios do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR), os trabalhos devem terminar no final de janeiro de 2018, segundo a empresa responsável pelas obras.
RESOLVENDO O PROBLEMA
Com o término da construção, a rede de Três Poços será independente a do bairro Água Limpa. O que, segundo os técnicos do Saae, vai sanar a falta de abastecimento de água, um antigo problema enfrentado pela comunidade, principalmente no período de verão.
Segundo o prefeito, sua administração está corrigindo um erro histórico de abastecimento de água. Antes, de acordo com ele, a mesma rede abastecia os dois bairros. Agora, serão independentes como sempre deveria ter sido.
AÇÃO ITINERANTE
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Rústico, em Volta Redonda, realizou ontem, durante o dia, no pátio da Igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro Conforto, uma Ação Itinerante. Durante o evento foram realizadas diversas atividades de esporte, meio ambiente, lazer e saúde. Os moradores do bairro e adjacentes foram beneficiados com orientações com a Assistente Social, brincadeiras promovidas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), palestra do Centro de Zoonoses, ônibus do meio ambiente, com animais para exposição, cortes de cabelo gratuito, caminhão do brinquedo, aferição de pressão e medição de glicose, apresentação do grupo de dança da terceira idade, música e muito outras atrações.

REFORMA E AMPLIAÇÃO DO ASILO
A reforma e ampliação das instalações do Asilo Nicolino Gulhot, em Resende, foi proposta pelo vereador Odair Ozório (PSD). Na indicação, o parlamentar solicita ao prefeito Diogo Balieiro Diniz (PSD) um estudo de viabilidade para que seja feita uma parceria entre a Prefeitura e o Asilo visando as melhorias na instituição localizada no bairro Parque Ipiranga. “O Asilo Nicolino Gulhot é uma instituição de longa permanência para idosos, que conta hoje com 40 moradores permanentes, sendo 11 deles com Grau de Dependência Nível 3, que são idosos que necessitam de cuidados diários e permanentes. Hoje, as dependências do Asilo necessitam de reforma e também de ampliação para que possa suprir a demanda”, justificou o vereador.

DIOGO BALEIRO ENTREGA CRECHE
A comunidade do bairro Morada da Barra, em Resende está comemorando. O prefeito Diogo Balieiro Diniz (PSD) inaugurou, no último sábado, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Hilda da Conceição Matheus Inácio, que funcionará como creche e pré-escola. A creche é um sonho dos moradores da região das Barras e do vereador Silvio da Fonseca, o Tivo (PP) que já havia solicitado ao Executivo, desde a legislatura passada, a unidade escolar. Após cinco anos de espera, com várias interrupções na obra, mudança de empreiteiras e serviços perdidos, a população recebeu a mais nova creche municipal.
170 CRIANÇAS
A unidade, que terá creche e pré-escola, atenderá 170 crianças e conta com oito salas de aula, biblioteca, brinquedoteca, secretaria, sala de professores, sala de direção e refeitório, além de cozinha, banheiros, lavanderia, depósito e pátio onde as crianças poderão fazer diversas atividades. O Cemei entrará em funcionamento no início de 2018. Além da Morada da Barra, o Centro também atenderá as comunidades da região, entre elas a Barra III e o Parque Minas Gerais. As obras da nova creche estavam paralisadas desde 2015 e só recomeçaram este ano após a Prefeitura ter feito um Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta (TAC) com a empresa Nelbem Empreendimentos Imobiliários Ltda., que se responsabilizou pelo término dos trabalhos.
INSCRIÇÕES
As inscrições para a creche e para a pré-escola da Morada da Barra tiveram início nesta segunda-feira e se estenderão até o dia 30. Os pais ou responsáveis deverão procurar a unidade apresentando cópias dos seguintes documentos: certidão de nascimento da criança; carteira de identidade e CPF da criança e do seu responsável; cartão de vacina; cartão do SUS; comprovante de residência no nome do responsável; carteira de trabalho ou outro documento que comprove a atividade profissionais da mãe da criança, se for o caso; e laudo médico, com CID, comprovando a deficiência da criança (Lei 13.146/15 e deliberação CEDUR 02/2017), se for o caso.
AMPLIAÇÃO DE ESTACIONAMENTO
O vereador Cláudio de Oliveira de Araújo, o De Araújo (PMDB) teve indicação aprovada no plenário da Câmara de Vereadores de Resende solicitando a ampliação do estacionamento público na Avenida das Mangueiras, na Cidade Alegria. “A reivindicação dos moradores e comerciantes do bairro, diante do número pequeno de vagas disponibilizadas. Temos que levar em consideração que os locais em que há dificuldades de estacionamento, acaba refletindo no movimento dos estabelecimentos comerciais, fato este que dificulta a sobrevivência do comércio, agravando ainda mais a crise pela qual passa o país, que consequentemente, não é diferente em nossa cidade”, argumentou De Araújo.
TRÂNSITO INTERDITADO
O trânsito nas principais ruas de Barra Mansa será totalmente interditado nesta quarta-feira, dia 15, durante o Desfile Cívico em comemoração aos 185 anos do município. Das 8 às 13 horas, a Guarda Municipal irá trabalhar para a interdição, com o objetivo de dar tranquilidade aos participantes do desfile. A interdição começará na Rua José Caetano, partindo para as Avenidas Domingos Mariano e Joaquim Leite, até a Praça da Liberdade. Depois, a Guarda irá interditar as ruas Prefeito Mário Pinto dos Reis, Anísio Gomes da Silva, Bernardino Ignácio da Silva, Monsenhor Lustosa, José Martorano, José Cardoso Guimarães Cotia e Alberto Mutel, sentido Avenida Dr. Dário Aragão.
ESCOLAS
Pela primeira vez, o desfile reunirá a maior adesão de participantes na história de Barra Mansa. Serão 65 unidades escolares municipais contando com mais de três mil alunos e demais profissionais como professores, coordenação, direção e administrativo. A abertura do desfile conta com a apresentação da Banda Sinfônica do Projeto Música nas Escolas.
GUERREIRAS DE AÇO REFORÇAM ESTOQUE DE SANGUE
No dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Por isso, a Secretaria de Saúde de Volta Redonda, por meio do Hemonúcleo do Hospital São João Batista, promove durante todo o mês de novembro uma campanha espontânea de doação de sangue. E para reforçar a campanha e o estoque de sangue, a equipe de futebol feminino do Volta Redonda FC, as Guerreiras de Aço estarão hoje, às 10 horas, no hemonúcleo para realizarem suas doações. Todos os doadores terão seu nome registrado na parede da solidariedade, montada especialmente pela equipe do hemonúcleo para homenagear as pessoas que forem doar sangue. O Hemonúcleo do Hospital São João Batista, fica na Rua Nossa Senhora das Graças, 275 – São Geraldo, Volta Redonda.
TAXÕES E SINALIZAÇÃO NA RESENDE/RIACHUELO
O vereador Roque Cerqueira (PDT) teve indicação aprovada no plenário do Legislativo pedindo ao Poder Executivo a colocação de “tachões”, bem como placas de sinalização no novo retorno da Estrada Resende/Riachuelo. “São constantes os transtornos causados pela imprudência de inúmeros motoristas no retorno da estrada Resende/Riachuelo, em frente a entrada do Campo de Aviação e a Avenida do Alphaville, o que sugere medidas protetivas para menores danos. No local vem ocorrendo uma grande quantidade de pequenos acidentes, por invasão de faixa. A colocação dos chamados “tachões” seria uma medida cautelar de grande valia, juntamente com placas de sinalização indicando a não invasão da faixa contínua de quem sai do retorno em ambos os sentidos”, explicou o presidente da Câmara de Vereadores.
UM FATO NA FOTO
Manobra Escolar
Acontece até hoje em Porto Real, grande movimento de militares envolvendo viaturas de combate por terra, deslocamentos de tropa e até mesmo tiros de festim, em uma verdadeira simulação de guerra. A ação faz parte da Manobra Escolar, um exercício militar simulado de combate promovido pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). O fotógrafo do A VOZ DA CIDADE , Fábio Guimas, registrou ontem a atividade acima.