Notas & Notas

0

COMPRA IRREGULAR DE TERRAS PÚBLICAS
A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária de Itatiaia faz um alerta à população para que tome determinados cuidados antes de comprar terrenos originados de áreas públicas de posse. Segundo a Secretaria, há muitas moradias e terrenos que não estão devidamente documentados e nem cadastrados. “O possível comprador, antes de efetuar a compra, deve procurar a Secretaria de Habitação para ter informações sobre o imóvel, que deverá fazer parte do cadastro existente na prefeitura. Ocorrem muitas confusões na hora da legalização, pois há áreas que não foram cadastradas e outras que são públicas, reservadas com o objetivo de urbanizar o local, com a criação de praças, por exemplo. Por isso a Prefeitura alerta que é preciso estar atento para não ter dor de cabeça depois”, explica o secretário de Habitação João Alberto Avellar. A Guarda Municipal está começando as atividades que serão intensificadas no início do próximo ano e tem o objetivo de coibir essas invasões e vendas ilegais.
COLOCAÇÃO DE LAJE EM RESERVATÓRIO
O vereador José Aldelson de Oliveira, o Toroca (PSB), pediu a Prefeitura de Itatiaia a colocação de laje no reservatório de água localizado em frente à quadra de esporte da Vila Esperança. O parlamentar explicou que a medida visa oferecer mais segurança e menos preocupação aos moradores do bairro. “A propositura vis promover mais segurança para as crianças que brincam pelos arredores do reservatório. Vale lembrar que algumas crianças sobem no telhado para recolher pipas e correm o risco de caírem dentro do reservatório que é de telha”, explica Toroca.
ÚLTIMO DIA DE CADASTRO NO BOLSA FAMÍLIA
Termina hoje o prazo para que os cadastrados do programa Bolsa Família de Resende comparecerem aos postos para o acompanhamento de saúde exigido pelo Governo Federal. A secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, responsável por este acompanhamento periódico, alertou que é necessário levar também as crianças, menores de sete anos de idade, para vacinar, pesar e serem medidas. No caso de gestantes, é necessário estar com o pré-natal em dia. Anualmente, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) convoca as famílias inscritas no Cadastro Único, principalmente as beneficiárias do Bolsa Família para atualizarem seus cadastros nos processos de Revisão Cadastral e Averiguação Cadastral. Estes processos já começaram e, todas as famílias que estão sem atualizar os dados, devem procurar o CRAS de referência do seu bairro. Resende tem seis CRAS – Centro de Referência da Assistência Social (CRAS Toyota, Itapuca, Lavapés, Paraíso e Jardim Esperança e o Itinerante).
FORMATURA
Acontece hoje, às 14 horas, a cerimônia de formatura de mais 250 alunos dos cursos profissionalizantes oferecidos pela Fundação Beatriz Gama, através da Prefeitura de Volta Redonda. As aulas tiveram duração de quatro meses. Os formandos são dos cursos de cabeleireiro, maquiagem, massoterapia, depilação, informática básica, panificação, culinária alternativa, mecânica de automóvel, lanternagem de automóvel, manutenção de motos e organização de eventos. A formatura vai acontecer na sede da Fundação Beatriz Gama, localizada na Avenida Engenheiro Francisco Sabóia Barbosa Filho, 3000, no bairro Retiro, com coquetel oferecido pelos formandos em Panificação e Culinária Alternativa. Já a organização da formatura ficará por conta dos alunos formandos pelo curso de Organização de Eventos.
RETIRADA DE ENTULHOS
A Secretaria Municipal de Infraestrutura de Volta Redonda (SMIVR) recolheu uma grande quantidade de entulho e lixo em praças e vias públicas da cidade, durante o feriado prolongado de Finados. Entre quinta-feira, 02, e domingo, 05, foram carregados 15 caminhões com entulhos, entre eles, móveis, folhas de coqueiros, restos de obras, entre outros. Segundo o secretário de Infraestrutura, Toninho Oreste, a secretaria intensificou o serviço de retirada de entulho a partir de ontem com a utilização de quatro retroescavadeiras e 16 caminhões em todos os bairros da cidade. Lembrou que, como está próximo ao período chuvoso, os entulhos podem provocar entupimentos dos bueiros e causar enchentes, além de se transformarem em criadouros para o mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya.
CADASTRAMENTO EM ÁREAS DE RISCO
A Defesa Civil de Angra dos Reis se prepara com antecedência para o período de final de ano. Três novos estagiários passam a integrar a Equipe de Engenharia da instituição para colaborar com o cadastramento de moradores de áreas de risco. Toda a área oeste da nossa cidade já foi cadastrada, agora a região leste e o centro vão ser registrados. O cadastramento de moradores serve para facilitar o trabalho da Defesa Civil em situações de emergência e é importante que todos colaborem. De acordo com o chefe do Departamento de Engenharia, Fábio Júnior Pires, os novatos precisam ter conhecimento da realidade dos trabalhos prestados pela Defesa Civil.
OBRAS NA ENTRADA DO AÇUDE
Serviço realizado pelo Saae-VR vai sanar o problema de falta de água na região do Açude e Retiro. Esse foi o assunto tratado na reunião entre representantes da Guarda Municipal de Volta Redonda (SMVR), Secretaria Municipal de Transporte de Mobilidade Urbana (SMTMU), Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) e presidentes das associações de moradores dos bairros Açude e Retiro, na semana passada. O encontro, que serviu para tratar dos detalhes da obra que irá melhorar o abastecimento de água potável no complexo Açude e Santa Rita de Cássia, representa a gestão democrática do Governo Municipal, de acordo com o presidente da Associação de Moradores do Bairro Retiro, Wanderley Dias de Moura.
RETROCESSO TRABALHISTA
Em recente encontro estadual de sindicatos ligados a empregados do setor público realizado no Rio e que discutiu temas como a Reforma Trabalhista, o fim da contribuição do imposto sindical obrigatório e o fim da estabilidade no setor público, o vice-presidente Sindicato dos Funcionários Públicos do Município de Resende (SFPMR), Georvânio Sousa, enfatizou que os direitos retirados dos trabalhadores pela reforma trabalhista representam um retrocesso sem precedentes na sociedade brasileira. “É um debate muito necessário, o servidor público vem sendo apontado como o culpado da corrupção no país e há um movimento de atentado aos direitos do trabalhador do serviço público”, afirma Georvânio. Além do vice-presidente do SFPMR, a delegação de Resende foi formada pelo direto-tesoureiro Edimar Perdiz e pela diretora-secretária, Leslie Carina.
AUMENTO DE GUARDA CORPO
O aumento do guarda corpo da ponte situada na Avenida Wanderbilt Duarte de Barros, que liga os bairros Campo Alegre a Vila Pinheiro, em Itatiaia, foi pedido pelo vereador Eduardo Almeida Pereira, o Dudu Pereira (PMDB). “A referida propositura tem por objetivo a segurança de munícipes e turistas que fazem uso da estrada para praticas de corridas, caminhadas, ciclismo, entre outras atividades, tendo em vista que o guarda-corpo hoje existente não corresponde com os padrões de segurança exigido pela Norma Técnica ABNT NBR 14.718, criada em 2001 e revisada em 2008”, argumentou o parlamentar. O pedido foi encaminhado para apreciação do prefeito Eduardo Guedes, o Dudu (PMDB).
PLANO DE MOBILIDADE
A Prefeitura de Volta Redonda iniciou ontem os debates com as entidades sociais, visando a construção do Plano de Mobilidade Urbana da cidade. O objetivo dos encontros é diagnosticar problemas e soluções para mobilidade na cidade, através das demandas apresentadas pelas entidades. Na primeira fase dos debates, a prefeitura realizou 20 reuniões em regiões diferentes da cidade, recebendo da população as demandas e sugestões de melhorias para os bairros. Ontem aconteceu a reunião no auditório da prefeitura, às 18 horas. Os últimos dois; quarta e quinta, serão no mesmo local e horário. O de hoje será para empresas de transporte coletivo, transporte escolar e órgãos sindicais. Na quarta-feira, dia 9, será a vez das universidades, associações, conselhos e entidades de pesquisa.

FEIRA DE ARTESANATO
No último sábado, dia 04 de novembro, uma Feira de Artesanato reuniu o trabalho de vários artesãos de Rio Claro. O evento aconteceu no Centro Cultural, em Lídice, e teve como objetivo divulgar a produção e proporcionar a interação entre os criadores. A Feira foi organizada pelos artesãos em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Eventos, Esporte e Lazer. A próxima Feira de Artesanato será em Rio Claro, na Casa da Cultura, no dia 11, sábado, das 10 às 15 horas.
UM FATO NA FOTO
Eu dormi na praça…
Falta um caquinho aqui, um caquinho ali; uma limpezinha ali, outra lá; além de água no que um dia foi um chafariz, mas sobra um cachorrinho ali, dois, três… que se abrigaram no canteiro da Praça da Liberdade na tentativa de escapar do dia frio que fez ontem, em Barra Mansa. A cena foi registrada pelo repórter do A VOZ DA CIDADE, André Matheus!

 

Deixe um Comentário