Notas & Notas – 4 de outubro de 2018

0

ESSIOMAR E JULIO LOPES

Ontem em Barra do Piraí, os candidatos a deputado estadual, Essiomar Gomes (PP) e a federal, Julio Lopes, ambos do PP, se reuniram com moradores. Essiomar foi a convite do deputado Júlio Lopes. “Parceria é assim: constrói-se com trabalho e dedicação. Eu e Júlio estamos ajudando o estado do Rio”, declarou. O encontro foi no Centro de B. do Piraí, no Tênis/Club.

PREFEITO ENTREGA OBRAS DE ESCOLA

A comunidade do bairro Paraíso, em Resende, acompanhou na manhã de quarta-feira, a entrega das obras de reforma e revitalização da Escola Municipal Governador Roberto Silveira, que  estava há 14 anos sem receber melhorias. A inauguração foi feita pelo prefeito Diogo Baleiro Diniz (Democratas) acompanhado da secretária de Educação do município, Rosa Frech e da presidente do Instituto Eduard, Alice Brandão. A reforma foi realizada em tempo recorde, em apenas três meses, devido a participação de apenados, através de um convênio firmado entre a Prefeitura e a Fundação Santa Cabrini. Entre as principais ações realizadas no local estão a troca do piso das salas de aula, instalação de uma nova rede elétrica, substituição do telhado, concretagem do pátio e pintura das áreas interna e externa. A estrutura da unidade, que atende 470 alunos do pré-escolar ao 5º ano do Ensino Fundamental, compreende dez salas de aula e outras sete, que são utilizadas para atividades voltadas para o desenvolvimento pedagógico dos alunos.

CRIAÇÃO DE CATAPULTAS MEDIEVAIS

No último sábado, 29 de setembro, foi realizada uma atividade prática de Física, em uma das quadras poliesportivas da área aberta de Educação Física, no campus Olezio Galotti, em Três Poços, do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Produzido pelo professor Luciano Marins, o evento teve como proposta uma metodologia de aprendizado diferenciada. Reunindo as áreas de Design, Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção, os acadêmicos ficaram encarregados de arquitetar e fabricar uma catapulta medieval. A ideia era defender seus respectivos cursos através de uma competição de lançamento de bolas de tênis. O jogo educativo formou, no total, 15 times com as suas respectivas catapultas. Alguns competidores foram caracterizados com vestimentas que remetiam à Idade Média e outros períodos antigos que foram marcantes para a história.Cerca de 45 acadêmicos participaram.

HOSPITAL DE EMERGÊNCIA

Um culto ecumênico realizado na quarta-feira, marcou as comemorações dos 24 anos de fundação do Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, em Resende. Considerada a unidade de saúde referência de região das Agulhas Negras, que engloba os municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, O Hospital de Emergência vem recebendo importantes investimentos na atual gestão do prefeito Diogo Balieiro Diniz. Além do culto ecumênico, que contou com a presença de representantes das comunidades católica, evangélica e kardecista, também ocorreram apresentações musicais com o Coral da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda e da enfermeira e cantora Adriana Telles, que fará sua apresentação acompanhada do maestro Doca e a uma homenagem para diversos profissionais que contribuem para o bom funcionamento da unidade serão homenageados.

INVESTIMENTOS

O prefeito Diogo Balieiro Diniz, que é médico da Rede Municipal de Saúde e já atuou no Hospital de Emergência, onde são atendidas cerca de 300 pessoas diariamente, disse que o hospital é patrimônio da cidade e, por isso, passou a ser considerado uma prioridade na atual administração, que vem fazendo investimentos importantes na unidade. “O Hospital de Emergência, que atende não apenas a população de Resende, mas de toda a região das Agulhas Negras, é um de nossos grandes orgulhos, mas precisava de mais atenção por parte da administração municipal. Por isso, desde o ano passado, estamos investindo na unidade, que já recebeu quase R$ 600 mil em novos equipamentos, além de melhorias em suas instalações e novas ações de capacitação voltadas os servidores”, disse o prefeito.

INVESTIMENTOS FUTUROS

Já o secretário de Saúde do município, Alexandre Vieira, lembrou que a unidade voltou a fazer cirurgias importantes na atual gestão, como a artrodese de coluna e a implantação de prótese de fêmur, os investimentos no hospital terão continuidade nos próximos meses, quando será feita a reforma do Pronto-Socorro, a troca do piso da unidade, a recuperação das instalações elétricas e a construção de uma nova enfermaria com mais 24 leitos.

HOMENAGENS

O trabalho anônimo dos profissionais que atuam no Hospital de Emergência, mas que faz a diferença na vida de milhares de pessoas no momento em que elas mais precisam, foi homenageado durante as comemorações dos 24 anos da unidade. Entre os servidores homenageados: Ana Maria Machado, bioquímica; Benito Alex Gama, auxiliar de enfermagem; Claudete da Silva Farias, farmácia; Elaine Lopes de Assis Carvalho, técnica em laboratório; Fernanda Thomaz, fisioterapeuta; Geraldo Daniel Braga Junior, médico cirurgião; Rosimeire Cotogno Franco, assistente social; Silma Manoel, enfermeira; José Carlos Guimarães, técnico em imobilização ortopédica; Lea de Cássia Tenório Sabino, auxiliar de enfermagem; Luiz Carlos Putener, auxiliar administrativo; Manoel Miranda Junior, técnico em radiologia; e Maria Luiza Rodrigues Mendes Pereira, assistente administrativa.

CAPACITAÇÃO EM OSTOMIAS

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda realizou na terça e quarta-feira, dias 2 e 3, pela manhã uma capacitação em ostomias. O curso, no Auditório da SMS, atendeu no primeiro dia enfermeiros do Médio Paraíba. Participaram profissionais de Piraí, Rio Claro, Resende, Valença, Quatis, Mangaratiba, Parati e outros municípios. Na quarta-feira, dia 03, a capacitação reuniu enfermeiros da Rede Municipal de Saúde e do Himja (Hospital Infantil e Maternidade Jardim Amália). Nos dois dias, 120 profissionais participaram da capacitação. Esse foi o segundo ano que Volta Redonda oferece a capacitação, organizada pelo Polo de Ostomizados do município, que atende todo Médio Paraíba.

MAIS DE 310 MIL FAMÍLIAS CONTEMPLADAS

Esta semana, a Seja Digital atingiu o patamar de mais de 310 mil kits gratuitos distribuídos no interior do Rio de Janeiro. O kit é composto por antena digital e conversor com controle remoto, que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital. “As famílias que ainda não retiraram o kit gratuito, ou não sabem se tem direito, devem acessar o portal sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147, com o NIS (Número de identificação social) em mãos e agendar a retirada”, reforça Vivian Bilhim, gerente regional da Seja Digital. “No agendamento, as pessoas escolhem data e horário para retirar os equipamentos em um dos locais disponíveis na região”, completou.

FIM DO SINAL ANALÓGICO

O desligamento do sinal analógico da televisão está previsto para acontecer no próximo dia 28 de novembro em 59 municípios do interior do Rio de Janeiro, dentre eles Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Itatiaia, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paraty, Paty do Alferes, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

PRESTIGIANDO DESFILE DE BARRA MANSA

O candidato a deputado estadual Bruno Marini (PSD) acompanhou na manhã de ontem desfile cívico em comemoração ao aniversário de 186 anos de Barra Mansa. Na oportunidade, Bruno falou sobre a situação socioeconômica do município. “Barra Mansa tem uma grande extensão territorial, com um elevado potencial de crescimento, mas que hoje, está adormecido. Vejo com tristeza essa realidade, mas ao mesmo tempo, é esse quadro que me impulsiona a querer trabalhar por nossa região e ajudar no desenvolvimento econômico das pessoas. Precisamos retomar a geração de empregos, pois é o emprego que dá dignidade as pessoas”, salientou o candidato.

EXPANSÃO DA UNIMEDVR

Hoje o Hospital da Unimed celebra seu aniversário de oito anos e sua estrutura começa a ser ampliada para aumentar a capacidade de atendimento e número de leitos. As obras já foram iniciadas. O projeto prevê cerca de 80 novos leitos, duplicação da capacidade de atendimento em UTI Adulto e Neonatal Pediátrica e ampliação do Pró Vida (Unidade de Atenção à Saúde), abrindo espaço para novos consultórios. O investimento é de R$ 25 milhões. Segundo o presidente da Unimed Volta Redonda, Luiz Paulo Tostes Coimbra, a expansão do hospital já foi iniciada e, com a certeza de que este é o futuro da Unimed.

SATISFAÇÃO EM NÚMEROS – continuação

Para a direção, os números de atendimentos e satisfação revelam que o Hospital Unimed Volta Redonda é mais do que um hospital. É uma unidade preparada para atender, acolher e promover uma experiência única de cuidado. Prova disso é que de janeiro a julho deste ano foram mais de 670 mil atendimentos no Hospital, 9% a mais comparando ao mesmo período do ano passado. A média do índice de satisfação do cliente, de acordo com a última pesquisa realizada, é de 98%. O percentual de pessoas que indicariam o Hospital a um amigo ou familiar chega a 99%.

TECNOLOGIA E SEGURANÇA

Este ano o Hospital Unimed Volta Redonda começou a operar os mais modernos equipamentos de Ressonância Magnética e Mamografia da região, para oferecer aos seus clientes ainda mais segurança, agilidade no atendimento e qualidade na assistência. O aparelho de Ressonância Magnética permite a realização de novos protocolos de exames em pediatria, urologia (próstata), de mama e cardiologia avançados. Desde que foi implantado, o número de exames aumentou 25% por mês. A expectativa é atingir 1,8 mil procedimentos mensais. Já o equipamento de Mamografia possibilita novos exames e procedimentos como tomossíntese mamária (mamografia 3D) e estereotaxia por mamografia. Com o novo aparelho, a oferta de vagas cresceu 30%. O equipamento 100 % digital diminui o tempo do exame, melhora a qualidade e disponibiliza o resultado em aproximadamente 13 minutos.

UM FATO NA FOTO

Segurança de candidato reforçada

Ontem, o senador e candidato a Presidência da República, Álvaro Dias (Podemos) cumpriu agenda em Volta Redonda, onde foi entrevistado na Rádio Vibe FM. No entanto o que chamou atenção foi um dos seguranças do candidato que estava portando um fuzil. A imagem foi captada pelo fotógrafo do A VOZ DA CIDADE Fábio Guimas.

Deixe um Comentário