Notas & Notas – 4 de julho de 2019

0

SEMINÁRIO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

A Prefeitura de Pinheiral através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos realizará hoje, dia 4, das 13 às 17 horas, o ‘Seminário do Programa Bolsa Família’, no auditório. A intenção da ação é ampliar a visão sobre os programas sociais para os profissionais da rede e a importância da intersetoriedade.

PARLAMENTO JUVENIL

Começam hoje as eleições para definir os representantes de cada município fluminense na 12ª edição do Parlamento Juvenil (PJ). O projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) tem o objetivo de aproximar da política os estudantes de escolas públicas, permitindo que eles vivam a experiência de um deputado estadual, votando e aprovando projetos no plenário da Casa. O 2º turno da eleição para o PJ é online e acontecerá até o próximo domingo, dia 7.

REUNIÃO COM ASSOCIAÇÕES DE MORADORES

Foto: Divulgação


O prefeito Samuca Silva, se reuniu, mais uma vez, nesta terça-feira, 2, com os representantes das Associações de Moradores de Volta Redonda. O encontro aconteceu no Auditório do palácio 17 de Julho e contou com a presença de cerca de 50 líderes comunitários. Durante o encontro, o Chefe do Executivo recebeu todas as demandas das comunidades e afirmou que várias situações já foram resolvidas.

FACILITAR E MELHORAR

Para facilitar e melhorar ainda mais o diálogo com as Associações de Moradores, foi criado um canal direto de contato com a Secretaria Municipal de Governo. Com isso, os presidentes poderão mandar diariamente os pedidos da comunidade. A frequência das reuniões também aumentou. O objetivo é ouvir as demandas da sociedade e apresentar as soluções. Samuca destacou que as reuniões com ele permanecem mensalmente e de 15 em 15 dias uma com os secretários. Além do contato diário com o subsecretário de Governo, Gustavo Tramontin, que vai atendê-los e cobrar os demais secretários.

ENCONTROS APROVADOS

Os presidentes das Associações de Moradores dos bairros aprovam os encontros e consideram esse diálogo de extrema importância.  Ricardo Márcio Rodrigues, do bairro Monte Castelo afirmou que é muito importante esses encontros. Lembrou que antes a gente não tinha esse diálogo aberto. Hoje em dia, segundo ele, nessas reuniões estão todos os secretários presentes e a gente consegue expor nossos problemas frente a frente.

PROBLEMAS NAS REDES SOCIAIS

Durante todo o dia de ontem, dia 3, o WhatsApp, Facebook, Messenger, Instagram e Twitter tiveram problemas registrados por diversos usuários. As pessoas mais afetadas foram as do Texas, Flórida, Norte dos EUA, sudeste do Brasil, norte da Europa e sul do Uruguai. No Instagram o problema mais comum reportado é com o ‘News Feed’. Já no Facebook, o problema maior é no carregamento de imagens, seguido por problemas no login. No WhatsApp, usuários relatam não conseguir baixar imagens, vídeos e arquivos de áudio. No Facebook Messenger a principal reclamação é a dificuldade em receber mensagens, enquanto no Twitter o problema parece se concentrar no site do serviço. Para muitos, o caos!

CAPACITAÇÃO EM BOAS PRÁTICAS

Desde ontem em Itatiaia a equipe do setor de Vigilância Sanitária, entidade vinculada à Secretaria de Saúde, está com inscrições abertas para o curso gratuito de ‘Capacitação em Boas Práticas na Higienização e Manipulação de Alimentos’. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected], ou ainda pelo telefone (24) 3352-6744. A formação é voltada para profissionais que atuam com manipulação de alimentos, entre eles: funcionários de restaurantes, lanchonetes, bares, quiosques, cozinhas industriais e escolares, cantinas e supermercados.

OBJETIVO DO CURSO

O principal objetivo do curso, pioneiro na região, é o de desenvolver nos participantes habilidades que permitam a correta aplicação dos princípios de higienização, tanto pessoal, quanto ambiental, no uso de equipamentos e utensílios, de acordo com a base legal. A capacitação já tem data marcada e vai acontecer no dia 5 de agosto, das 8h30min às 13 horas, no Centro de Qualificação Profissional de Itatiaia, situado à Rua José Francisco Zikan, no bairro Vila Odete. Todos os alunos inscritos e que assistirem a aula receberão certificados de participação.

CURSO BÁSICO DA SIDERURGIA INDUSTRIAL

A Escola de Governo e Gestão de Volta Redonda e Secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão promovem nesta quinta-feira, dia 4, mais uma edição do projeto ‘Tarde de Saber’. O tema abordado será ‘Siderurgia para não siderurgistas, conhecimento básico da siderurgia industrial’. Exclusiva para funcionários da Prefeitura de Volta Redonda, a palestra será realizada no Auditório da PMVR, das 14 às 17 horas.

A ABORDAGEM

A abordagem do assunto ficará por conta do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU) de Volta Redonda, Márcio Lins, que atuou na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), chegando a ocupar o cargo de diretor Executivo da empresa. A inscrição deve ser feita pelo site: voltaredonda.rj.gov.br/egg. É importante também que os interessados avisem ao superior imediato o interesse de participar do evento, para não faltarem no dia e tirarem a oportunidade de outros interessados.

MOÇÃO HONROSA

Na noite de segunda-feira, dia 1º, o grupo da ginástica de trampolim ‘Vida Ativa’ e o professor Enilson de Oliveira receberam uma moção honrosa, através de um requerimento feito pelo vereador Dr. Magno, na Câmara Municipal de Pinheiral. A homenagem foi feita aos atletas que se destacaram no Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim, realizado no ginásio poliesportivo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Minas Gerais. Competição essa que garantiu o terceiro lugar para a cidade na classificação geral. 

PROJETO GRATUITO

O projeto ginástica de trampolim é gratuito e possibilita aos munícipes, em especial as crianças e adolescentes com faixa etária de 5 a 17 anos, usufruírem dessa modalidade esportiva olímpica. O professor Enilson ressaltou que este projeto é de cunho público, uma vez que as despesas são mantidas pela Secretaria de Esportes, por meio da Prefeitura de Pinheiral.

MIRANTE IMPERIAL INAUGURADO

O lugar é inusitado, com uma vista privilegiada de uma das cidades mais bonitas do Sul Fluminense. A histórica Vassouras. Lá do alto dá pra ver os antigos casarões e o belíssimo centro histórico encimado pela Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. É o Mirante Imperial, que vai ser inaugurado no dia 5 de julho, às 17 horas, pelo prefeito Severino Dias.

SOBRE O MIRANTE

O Mirante Imperial faz parte da estrutura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e é um dos atrativos turísticos divulgados no folder oficial do município. O nome, claro, é uma homenagem aos áureos tempos do café no império brasileiro, quando Vassouras era o maior produtor mundial do grão.

FORMATURA DO PROERD

Foto: Divulgação


O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) realizou, após 17 semanas de aulas, a formatura dos alunos da Escola Municipal Jardim das Acácias, na Fazenda da Barra II, em Resende. Durante a solenidade, no dia 2, pais, os alunos receberam certificados de conclusão do curso e a visita do mascote do programa, o Leão Daren.  Além de orientar estudantes sobre os perigos das drogas, o Proerd desperta nos alunos valores como o civismo e o respeito às leis. No Surubi, outros 50 alunos também receberam diplomas de conclusão do curso, na Escola Municipal Surubi, durante cerimônia na Igreja São Pedro. Até o próximo dia 11, o Proerd terá 1.048 alunos formados em Resende.

INSTITUCIONALIZANDO MUSEUS

Foto: Divulgação


Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Porto Real e a Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, promoveu nesta semana, dias 2 e 3, a Oficina de Capacitação Técnica Institucionalizando Museus, que fundamenta a criação de museus nos municípios. O tema do encontro no dia 2 foi ‘Definição de Museu’. A programação terminou nesta quarta-feira, com a legislação sendo o tema. As oficinas no Horto Municipal tiveram como palestrante a museóloga, Gabriela Alevato. Atualmente, o Estado do Rio de Janeiro conta com 400 museus. A meta é fomentar em Porto Real um polo de formação para diversos segmentos e as oficinas serviram para incentivar a criação de museus nos municípios da região.

CURSO DE CUIDADOR DE IDOSOS

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda vai realizar a 20ª capacitação de ‘Cuidador Familiar da Pessoa Idosa’. Os interessados devem se inscrever no site da prefeitura, através do link: http://www.voltaredonda.rj.gov.br. As inscrições acontecerão entre os dias 06 e 12 de julho. Serão 40 vagas para população geral, 15 vagas para Agentes Comunitários de Saúde e cinco vagas para Cuidadores de Residências Terapêuticas.

PROCESSO SELETIVO

De acordo com a coordenadora do Setor da Saúde do Idoso de Volta Redonda, Cristina Duarte, o processo seletivo será realizado no auditório da secretaria de Saúde, nos dias 19, 24 ou 26 de julho, nos horários de 09h30min ou 14h30min. “Os inscritos devem acompanhar pelo site da prefeitura, o dia e horário do agendamento do seu processo seletivo. É necessário estar munido de comprovante de residência e do atestado de aptidão física e mental no dia do processo seletivo”, explicou Cristina.

A PARTIR DE AGOSTO

O curso será realizado de 6 de agosto a 17 de dezembro, duas vezes por semana (às 3ªs e 5ªs feiras) das 13h30min às 17 horas, na UniFOA Aterrado. Haverá uma aula inaugural no dia 1º de agosto. Serão considerados aprovados os alunos que tiverem no máximo cinco faltas nas aulas teóricas, nenhuma falta no estágio obrigatório e que cumprir a realização das avaliações no decorrer do curso. O aluno também deverá realizar um trabalho de conclusão do curso.

CORPO NO RIO

Até o fechamento desta edição, seguia sem identificação o corpo de um homem encontrado, na tarde de terça-feira, dia 2, boiando as margens do Rio Paraíba do Sul, em Barra Mansa. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, que fez a remoção, o cadáver, que parece ser de uma pessoa de aproximadamente 35 anos, foi encontrado no bairro Pombal e foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Três Poços, em Volta Redonda.

VANTAGEM NAS OITAVAS DA COPA RIO

Com um gol de Samoel Pizzi, o Audax Rio venceu o Madureira por 1 a 0, na manhã de ontem em Moça Bonita, na abertura dos jogos de ida das oitavas de final da Copa Rio. Com o triunfo, o Laranja Meritiense joga pelo empate para obter a classificação na partida de volta, na próxima quarta-feira às 15 horas, no Estádio Aniceto Moscoso. Já o Tricolor Suburbano precisa vencer por dois gols de diferença para se classificar. Em caso de vitória do Madura por apenas um gol, a vaga será decidida nos pênaltis.

Um fato na Foto

Muro interditado

Foto: Divulgação

Depois de semanas quase despencando, o muro do Clube Umuarama, localizado no bairro Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, foi interditado. Nesta semana, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), interditou o local. Segundo Coordenador da Compdec, Leandro Rezende, o clube está com um prazo de 48 horas para solucionar o caso e de acordo com os responsáveis pelo imóvel a demolição será feita nas próximas horas. Disse ainda  o coordenador que, caso não sejam tomadas as medidas cabíveis, o clube pode ser interditado. O coordenador lembrou que a Compdec  vem realizando serviços de prevenção, em locais públicos e particulares onde são identificadas irregularidades e motivadas a eliminação dos mesmos, evitando um acidente ou um desastre, salvaguardando assim a população e seus bens.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !