Notas & Notas

0

COMEMORANDO
O deputado estadual Edson Albertassi (PMDB) comemorou o término da sinalização vertical da Rodovia do Contorno, em Volta Redonda. Segundo ele, a empresa trabalha agora nos dois acessos, em Pinheiral e na Vila Rica. Informou ainda que na Vila Rica uma alça já foi liberada para que o restante do acesso seja finalizado. Parece que agora vai!
REFORMA TRABALHISTA
O Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio) de Barra Mansa, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), realizará na próxima segunda-feira, dia 6 de novembro, a partir das 19 horas, uma palestra sobre a Reforma Trabalhista. O evento acontecerá no auditório da CDL de Barra Mansa, no bairro Ano Bom, e a entrada é um quilo de alimento não perecível, que será doado ao Serviço de Obra Social (SOS) de Barra Mansa. A palestra será ministrada pela Juíza do Trabalho Dra. Monique da Silva Caldeira Koslowski de Paula e terá como debatedores os advogados Aloizio Perez e Magno Andrade. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (24) 3323-2790 ou pelo e-mail [email protected].

CULTURA É DESTAQUE
A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, promove a exposição ‘Anzóis’ da artista plástica A. Cássia Silva, na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis. A entrada é totalmente gratuita e segue até 19 de novembro. O grande objetivo do evento é retratar a cultura de nossa cidade, como pescadores, peixes, costumes de Angra entre outros. As obras da artista plástica são em pintura a óleo, com técnicas livres feitas com materiais reaproveitados, telas e também artesanato.

PARCERIA
O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, recebeu essa semana o coronel Roberto Miúra, diretor geral de Saúde do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, para discutir futuras parcerias entre o governo e a entidade estadual. Miúra solicitou ao chefe do Executivo um apoio para os atendimentos clínicos aos 1,2 mil bombeiros militares e seus dependentes na região do Sul Fluminense. Atualmente, os bombeiros só têm a capital fluminense para receber os atendimentos médicos, emergenciais e de alta complexidade. “O que a população espera é que essa união entre as instituições públicas possa melhorar a qualidade de vida dos servidores e da própria população”, frisou o prefeito. O único hospital conveniado que atendia os bombeiros e seus familiares em Volta Redonda era o São Camilo. Porém, a unidade particular encerrou as atividades e a prefeitura transformará o local no Hospital Municipal do Idoso. A inauguração desta unidade deve acontecer no início do mês de dezembro, conforme informou Alfredo Peixoto, secretário municipal de Saúde.
AUMENTANDO A FROTA
“O número de ambulâncias no município é insuficiente para atender a população de quase 300 mil habitantes”, avaliou o prefeito Samuca Silva, durante a reunião. O Consórcio Intermunicipal de Saúde, que tem a gerência do Samu 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), informou que há apenas duas unidades móveis na cidade – uma fixa na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, e outra no bairro Retiro, próxima à sede do programa Na Hora. Os bombeiros têm apenas uma ambulância para atender Volta Redonda e Pinheiral, segundo informou o tenente-coronel Leonardo Loyola, novo comandante do 22º GBM (Grupamento dos Bombeiros Militares). Segundo Hilquias Lopes Faria, da Central de Ambulância de Volta Redonda, a cidade possui sete unidades móveis. Das quais, três ficam de plantão 24 horas; duas para o transporte de pacientes a outros municípios, além de uma para Hospital do Retiro e outra para o São João Batista. Samuca Silva determinou ainda que a ambulância da Guarda Municipal volte a funcionar no município.
BOMBEIROS MIRINS
O prefeito também se comprometeu em ajudar o 22º GBM a voltar com o programa Bombeiros Mirins, voltados aos estudantes da rede pública de ensino. “É uma oportunidade para essas crianças e adolescentes receberem informações que servirão para toda a vida. No programa aprenderão sobre disciplina, noções de defesa civil, prevenção à dependência química, serviços voluntários, ordem unida e muito mais”, contou Loyola. Samuca deve se reunir nas próximas semanas com o coronel Roberto Bobadey, secretário estadual de Defesa Civil e Comandante-Geral dos Bombeiros.
APRESENTAÇÃO
Está marcado para o dia 2 de dezembro um recital a ser realizado pelo Quinteto de Sopros da Orquestra Sinfônica Brasileira, na sede do projeto Cidade da Música, no bairro Vila Mury, em Volta Redonda. A data foi marcada depois da visita nessa semana do diretor artístico da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Pablo Castellar. Foi firmado o compromisso de montar um espetáculo com as duas orquestras em 2018, mas ainda fecharam as apresentações em conjunto de dezembro. O recital será aberto para toda a comunidade. E outras acontecerão. No dia 16 de dezembro, no Cine 9 de Abril, às 19h30min, haverá um concerto natalino com a participação da Banda de Concerto, com um solista convidado da OSB. Por fim, no dia 20, outro solista da OSB virá à Volta Redonda tocar ao ladro da Orquestra de Cordas. “Trabalhamos na construção de uma parceria com o Projeto Volta Redonda Cidade da Música, que é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores orquestras do nosso país. Há cada ano, nós, da Orquestra Sinfônica Brasileira, no Rio de Janeiro, realizamos a média de 70 apresentações e já fizemos concertos para mais de 500 mil pessoas. Acreditamos que essa parceria só tem a somar aos alunos da rede de ensino de Volta Redonda”, disse Pablo Castellar.
MEDALHA TIRADENTES PARA FOA
Em pronunciamento na última terça-feira, 31, o deputado estadual do Rio de Janeiro, Comte Bittencourt (PPS), presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), concedeu à Fundação Oswaldo Aranha a Medalha Tiradentes. A honraria é entregue a personalidades nacionais ou estrangeiras que, de qualquer forma, tenham serviços prestados ao Estado do Rio de Janeiro, ao Brasil ou à Humanidade. Durante o seu discurso, o deputado destacou a importância da FOA para a região. “Uma instituição de ensino de referência, mantida pela sociedade de Volta Redonda, que reúne diversas entidades profissionais da cidade. Iniciaram sua atuação com curso de Medicina há 50 anos e hoje representam uma força na formação universitária, com mais de 30 mil concluintes pelos diversos cursos de graduação oferecidos. Quero fazer, como presidente da Comissão de Educação, esse reconhecimento público à FOA que vem contribuindo com a educação, a formação profissional em Volta Redonda e em todo Sul do Estado do Rio de Janeiro”, enfatizou.
CADASTRO RESERVA
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, iniciou, o período de inscrição para a seleção pública simplificada de profissionais bolsistas para atuação no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec. Os bolsistas Pronatec atuarão nas funções de Professor, Instrutor, Especialista Técnico-Pedagógico e Agente Administrativo. As inscrições podem ser feitas até 12 horas do dia 9 de novembro, por meio do site www.faetec.rj.gov.br e do link “Edital Pronatec”. Os interessados deverão preencher corretamente a ficha de inscrição e seguir todos os pré-requisitos de acordo com as especificações do edital.
UNIDADES E DISCIPLINAS
As unidades com vagas disponíveis estão localizadas em Bom Jardim, Barra Mansa, Duque de Caxias (Unidade Santa Cruz da Serra e Unidade Imbariê), Rio de Janeiro (unidades Visconde de Mauá e Marechal Hermes, Santa Cruz, Adolpho Bloch, Juscelino Kubitscheck, República), Niterói (Faetec Henrique Lage), Petrópolis, Resende, Três Rios, Itaperuna, Valença e Vassouras. As oportunidades de professor serão destinadas ao desenvolvimento das disciplinas de Automação Industrial, CAM/CIM, Desenho Técnico, Eletricidade, Instrumentação, Mecânica, Redes de Comunicação, Supervisão e Controle de Processos, Eletrônica e Segurança do Trabalho, Qualidade, Eletrônica, Psicologia, Telecomunicações, Dança, Dança Folclórica, Mecânica, Audaces, Inglês, Moda e Segurança do Trabalho.
OUTRAS VAGAS
Há vagas de instrutor de Aplicador de Revestimento Cerâmico, Carpinteiro de Obras, Encanador Instalador Predial, Pedreiro de Alvenaria, Pintor de Obras Imobiliárias, Automação Industrial, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Encanador Instalador Predial, Dança, Moda, Conservação e Restauro, Cuidador de Idoso, Figurinista, Artesão de Bordado à Mão, Montador e Reparador de Computadores, Costureiro Industrial do Vestuário, Vendedor, Operador de Torno com Comando Numérico Computadorizado, Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa Liga, Caldeireiro, Encanador Industrial, Soldador Oxiacetilênico, Segurança do Trabalho, Promotor de Vendas, Modelista de Roupas, Assistente de Logística, Instalador e Reparador de Redes de Computadores.
UM ATO NA FOTO
NINGUÉM
Não haverá próxima vítima; que isso seja apenas título de novela antiga e questionamento devido ao medo diante da tragédia! Que seja o contrário: o mau não prevaleça diante do bem e que isso, apesar de tanto querer na frase, seja a realidade dos barra-mansenses, que seguem em luto pela morte violenta de um universitário e pela tentativa de homicídio contra outro; ocorridas na última terça-feira. Ontem, cartazes de indignação à criminalidade e de homenagens às vítimas estavam pendurados no local do crime, conforme registrou na imagem acima a repórter do A VOZ DA CIDADE, Carol Macedo.

Deixe um Comentário