Notas & Notas

0

RECUPERADO
A Guarda Municipal de Barra Mansa recuperou um veículo roubado na Vila Orlandélia, próximo a Elevatória do SAAE. O carro já foi entregue a 90ª DP. O Siena de placa LNL-7282 constava no aplicativo Sinesp Cidadão.

‘QUERO PAGAR TUDO ATÉ O FINAL DE NOVEMBRO’, DIZ PEZÃO
Com a conclusão do leilão para a contratação da instituição financeira que garantirá empréstimo de R$ 2,9 bilhões ao Estado do Rio de Janeiro, realizado na quarta-feira (11), o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) afirmou que o governo vai concentrar todos os esforços para regularizar os salários dos servidores ativos, inativos e pensionistas até o fim de novembro. Na próxima semana, o governador irá a Brasília para acelerar os trâmites burocráticos junto à Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda, para que o Estado tenha acesso aos recursos.
AVAL DA UNIÃO
“Ontem mesmo, após o leilão, falei com o presidente Michel Temer e os ministros Henrique Meireles (Fazenda) e Moreira Franco (Secretaria Geral da Presidência). Agora, há um prazo legal de três úteis para sejam apresentados recursos da licitação, e depois irei a Brasília para pegar o aval da União. Estamos correndo com todas as etapas para vencer a burocracia. Quero muito chegar ao fim de novembro com todos os salários em dia”, disse Pezão, enfatizando que o valor do empréstimo será utilizado integralmente para o pagamento do funcionalismo.
ARTISTAS REGIONAIS PARTICIPAM DA 19ª EXPO REAL
O escritor e jornalista, Edson Sill juntamente com os fotógrafos Dorinha Lopes e Alexandre AJ participam da 19ª Expo Real, que começa nesta sexta-feira e segue até domingo, dia 5. Sill traz mais uma edição do livro “As Crônicas do Sill”, lançado no último dia 16 de setembro na V Feira Literária de Porto Real. As Crônicas do Sill reúne 50 reflexões acerca do cotidiano, com foco na autoestima, superação, fé e determinação. Já os fotógrafos Dorinha Lopes e Alexandre AJ reuniram na exposição “Porto Real em Foco”, um acervo de fotografias de pontos turísticos, belezas naturais e de pessoas porto-realenses de maneira peculiar e inusitada. Quem quiser adquirir o livro ou as fotografias pode comparecer ao estande da 19ª Expo Real, nos dias de realização da festa, durante toda a programação do evento.

SINALIZAÇÃO VIÁRIA
Preocupado com os constantes acidente envolvendo veículos e até pedestres, o vereador Tiago Forastieri (PSC) teve aprovada indicação pedindo a demarcação e sinalização viária tanto horizontal e vertical, nos cruzamentos da Avenida Governador Portela, no bairro Vila Julieta, em Resende. “A referida avenida sofreu manutenção em sua extensão e recebeu novo pavimento asfáltico. Por conta disso, houve aumento da velocidade de veículos e como não há demarcação de faixas de travessia, preferência em cruzamentos, limites de velocidade e demarcação de faixas duplas, a segurança para motoristas e pedestres na referida via está prejudicada”, justificou o parlamentar. A indicação de Forastieri foi encaminhada para apreciação do prefeito Diogo Balieiro Diniz (PSD).
ÁREA DE LAZER E REVITALIZAÇÃO NO CAMPO NO MUTIRÃO
O vereador Luís Henrique Sene Guimarães, o Hick Sene (PSD) teve aprovada indicação solicitando ao prefeito Diogo Balieiro Diniz (PSD) estudo de viabilidade no sentido de ser construída área de lazer para a localidade conhecida como Mutirão, em Resende. Na mesma propositura, o parlamentar, ainda reivindicou a revitalização do campo de futebol e melhorias na iluminação pública para o mesmo bairro. “Disponibilizar uma área de lazer para a comunidade do Mutirão, com balanços, escorregadores, entre outros equipamentos de diversão, traria opção de lazer e entretenimento para as crianças. Além disso, é de suma importância revitalizar o campo de futebol e realizar melhorias na iluminação pública do logradouro, proporcionando conforto e segurança para os frequentadores do referido espaço e para a população do local”, destacou o parlamentar.
CONSTRUÇÃO DE REDE DE ESGOTO NO NOVA CONQUISTA
A construção de rede de esgoto em todas as ruas do bairro Nova Conquista, em Itatiaia, foi reivindicada pelo vereador José Adelson Rodrigues de Oliveira, o Toroca (PSB) ao prefeito Eduardo Guedes, o Dudu (PMDB). A indicação, que foi aprovada recentemente pelo Plenário do Legislativo, visa oferecer melhor qualidade de vida aos moradores do bairro. “Todas as ruas do bairro não possuem sistema de rede esgoto, causando transtornos aos moradores, com detritos a céu aberto. Em dias chuvosos o transtorno é maior, já que o esgoto transborda para o meio das ruas. Já nos dias quentes, o mau cheio fica insuportável”, explicou o vereador.
SEMINÁRIO NACIONAL
A líder comunitária Elisa Ferreira, que é bacharel em direito está ligada também à Pastoral Carcerária de Volta Redonda, participou recentemente do II Encontro Nacional pelo Desencarceramento. A atividade foi promovida pelo Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP) e outras organizações da sociedade civil que compõem a Agenda Nacional pelo Desencarceramento, (AND). O encontro aconteceu, no último fim de semana, na sede da Faculdade de Olinda (FOCCA). O evento objetivou promover a articulação de ações de enfrentamento ao encarceramento em massa e às violações de direitos humanos nos sistemas prisional e socioeducativos brasileiros. Ela lembrou que, o Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo, com 622.202 presos. E ‘na Região Sul Fluminense estima-se em mais de 900 encarcerados ou em situação sócio educativas. Elisa lembrou que, grandes desafios foram apresentados nos trabalhos de grupo, cerca de 120 pessoas.
CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS
O IFRJ campus Volta Redonda está com as inscrições abertas para os cursos técnicos concomitantes/subsequentes ao Ensino Médio em Eletrotécnica e Metrologia para o primeiro período do semestre letivo de 2018. Os cursos são destinados aos alunos que tenham o Ensino Médio completo, ou estejam cursando o 2º ou 3º ano. O prazo para se inscrever é até o dia 27 de novembro. Os cursos são gratuitos.
A classificação dos candidatos será feita por meio de dois sistemas de vagas: o de Ampla Concorrência (AC) e o Sistema de Reserva de Vagas (SRV) para Escolas Públicas. A inscrição para o presente processo seletivo será realizada exclusivamente via internet na página do IFRJ, http://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-tecnico/concomitante, onde também é possível acessar o edital.
IDADE CERTA
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), promoveu o Seminário de Abertura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) no último dia 30, no Salão Social do Iate Clube Aquidabã. O objetivo do Pnaic é alfabetizar todas as crianças até o 3º ano do Ensino Fundamental.
Com o tema “Ampliando saberes, percorrendo novos caminhos”, o Seminário de abertura do PNAIC teve como palestrante a professora Dra. Ludmila Thome de Andrade, da UFRJ. Estiveram presentes as autoridades Glauciane Soares Basílio, diretora do Departamento de Educação, Ciência e Tecnologia; Carmem Lúcia dos Santos Calheiro, vice-residente do Conselho Municipal de Educação e a vereadora Titi Brasil.
ESCOLA TOSCANO DE BRITTO ENTRARÁ EM REFORMA
Está previsto para Janeiro de 2018 uma reforma na Escola Municipal Prefeito Toscano de Britto, localizada na Rua Paula Pino, no bairro Gamboa. A reforma tem o intuito de incorporar uma creche dentro da própria unidade.
O prazo previsto dessa reforma é de seis meses e, durante esses meses que a escola ficará fechada para obra, a Secretaria Municipal de Educação ficará responsável pela realocação dos alunos para outras localidades e escolas e, na medida do possível, pelo transporte dos alunos.
Após a conclusão da obra, a escola que antes possuía alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, passará a ter alunos desde a creche, até o terceiro ano do Ensino Fundamental. Os alunos do quarto e do quinto ano do Ensino Fundamental continuarão em suas realocações.
CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO CREA-RJ
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) realizará no próximo dia sete, um dos seis debates com os quatro candidatos à presidência da autarquia para o triênio 2018-2020, em Volta Redonda. O encontro acontecerá na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Volta Redonda (AEVR). A eleição está marcada para o dia 15 de dezembro. Com os debates, o Crea-RJ espera promover uma ampla articulação com entidades profissionais, instituições de ensino, órgãos públicos e empresas, além de demonstrar a preocupação do Conselho na escolha consciente dos eleitores ao dar visibilidade às propostas que cada candidato tem para contribuir com a valorização profissional e às ações que serão implementadas em sua gestão para estimular a participação efetiva da área tecnológica no estado do Rio de Janeiro. A iniciativa também demonstra o foco da autarquia na transparência do processo eleitoral do Sistema Confea/Crea e na defesa da sociedade, pautada nas vocações econômicas dos municípios e regiões.
FATO NA FOTO
Enquanto os visitantes não chegam


Há anos acostumados a ganhar um dinheiro a mais, dezenas de jovens, entre homens e mulheres, passaram o Dia de Finados no Cemitério Municipal Bom Jardim Isidório Ribeiro, em Volta Redonda, para lavar túmulos. E enquanto os visitantes não chegavam, eles saíram a procura de serviço. É o caso desse grupo de jovens que foi flagrado, com os materiais de trabalho nas mãos pelo fotografo do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas.