Notas & Notas

0

NOS CORREDORES
Comenta-se nos corredores da política de Volta Redonda que a possível ida do deputado estadual Edson Albertassi (PMDB) para o Conselho do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) já desperta interesse ao grupo de apoio ao parlamentar. Entre eles está o vereador Carlinhos Santana (SD), que trava oposição ferrenha ao atual Governo Municipal, tem grande chance de se candidatar a uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. No grupo tem também alguns nomes de peso, como o do ex-prefeito, ex-deputado federal e ex-vereador Paulo Baltazar, além do também vereador Fernando Martins e o da ex-vereadora e atual presidente da Fundação para Infância e Adolescência do Estado, América Tereza, ambos do PMDB. É esperar para ver!

O AUTO DA COMPADECIDA
O grande clássico da literatura brasileira, a peça “O Auto da Compadecida” foi apresentado na noite de terça-feira, 31, em Volta Redonda, por 18 alunos do Colégio Delce Horta Delgado, da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre). O espetáculo, uma adaptação da obra de Ariano Suassuna, aconteceu no início da noite, no Teatro Gacemss 2, bairro Vila Santa Cecília. Cerca de 200 convidados assistiram a apresentação da obra que foi trabalhada dentro da sala de aula durante todo ano passado. O elenco participa do Projeto Caretas, que atende alunos do Ensino Fundamental ao Médio, na unidade escolar. Eles estudam no turno da manhã e ficam após o horário da aula para participarem da oficina de teatro.
PELA PRIMEIRA VEZ
O idealizador do projeto, o professor Luís Eduardo Farias, do Colégio Delce Horta Delgado, da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), contou que é a primeira vez que os alunos atuam num teatro, saindo do espaço escolar. Disse que é uma maneira de apagar a imagem de que a escola só ensina dentro da sala de aula, com caderno e livros. Existem outras modalidades que os alunos podem escolher para se destacar e no caso, eles ficam depois do horário da aula para se dedicar a fazer arte. Informou que, o tema da peça “O Auto da Compadecida” foi escolhido pelos professores de literatura para ser trabalhado dentro das salas de aula e depois foi selecionado para ser encenado por conta dos alunos já terem uma noção teórica sobre o assunto.
MANUTENÇÃO DO SAAE-VR
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) informou, ontem, que está trabalhando para melhorias no abastecimento e que, hoje, realizará a última etapa de manutenção na rede de água da Avenida Paulo de Frontin, no bairro Aterrado e na Rua Argentina, no bairro Vila Americana. Por isso, a direção do órgão orienta aos moradores dos bairros Aterrado, Jardim Paraíba, Nossa Senhora das Graças, Jardim Amália, Morada da Colina, Vila Americana, Água Limpa, Três Poços, Nova Primavera, Parque do Contorno, Santo Agostinho, Caieiras, Dom Bosco, Brasilândia, Recanto do Bosque I, II, III e IV, São Luiz, Santa Cruz, Complexo Vila Brasília, Santa Rita, Complexo Califórnia e Cailândia, que reservem água para os afazeres domésticos, fazendo uso de forma racionalizada, privilegiando o consumo humano e evitando desperdícios.
A normalidade do abastecimento se dará de forma gradual. E em caso de dúvidas, o Saae-VR orienta à população que entre em contato com a autarquia através dos números 115 ou (24) 33442900.
INÍCIO DE ENTREGA
Depois de concluída licitação e realizada a compra, a Secretaria de Educação de Volta Redonda recebeu essa semana, 500 caixas contendo com papel A4 para serem distribuídas nas unidades da Rede Municipal de Ensino do município. Cada caixa contém cinco mil folhas. Mais duas mil caixas estão previstas para chegar ao almoxarifado da SME até o fim deste ano. As caixas começaram a ser entregues ontem em todas as escolas. Segundo informou o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (Podemos), o empenho teve custo de R$ 69.450 e irá atender as escolas no fim deste ano e no início do ano letivo de 2018. Disse que está preparando as escolas para o fim do ano letivo e para todo o ano de 2018, mantendo o abastecimento do almoxarifado da Secretaria de Educação de Volta Redonda, com o recebimento de 500 caixas contendo papel A4 para serem distribuídas nas unidades da Rede Municipal de Ensino.
LOUVOR A DEUS
O presidente da Associação de Moradores do Açude, em Volta Redonda, Alan Cunha, está convidando a todos os moradores do bairro para participarem, hoje às 19 horas, de um de um ato de Louvor a Deus e de oração pela comunidade. Segundo o líder comunitário, intitulado “Movimento Cultura do Céu”, o ato que vai acontecer na Praça Gonçalves da Silva, entrada da Rua N, no Açude 1, tem como objetivo mudar o ambiente espiritual da localidade. Organizado por Jardel Guilherme Gilmara Ribeiro, o evento conta com o total apoio da Associação de Moradores.

NOVO PRESIDENTE
O empresário do ramo da construção civil, Emílio Ferreira Castro, foi eleito o novo diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Resende e Itatiaia. A eleição aconteceu na manhã de quarta-feira, na sede da CDL, situada no bairro Jardim Tropical. A Chapa Única, encabeçada por Emílio, foi eleita por aclamação e vai substituir o atual presidente, Paulo Barcellos. A nova diretoria, que é constituída ainda pelo vice-presidente, Victor Sauerbronn Gonçalves; vice- Presidente Relações Públicas, Maria Inês Oliveira G. Silva; 1º Tesoureiro, Renan Henrique Siqueira e 2º Tesoureiro, André Luís Amêndoa, assume os trabalhos a partir de 01 de janeiro de 2018. A diretoria só pode ser constituída através da presidência, apenas, por associados executivos, exercendo as funções de forma voluntária, sem qualquer tipo de remuneração.
PRÊMIO DA ABIH
A Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) recebeu essa semana o título de Associado Honorário conferido pela Associação Brasileira de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ). A premiação aconteceu no Pestana Rio Atlântica Hotel, em Copacabana, e a fundação foi representada pelo seu superintendente, Marden Tadeu da Silva Barbosa. “Este prêmio é muito importante para a TurisAngra pelo reconhecimento e parceria que temos com a ABIH-RJ”, disse o superintendente. Além da premiação o Fórum também discutiu temas como o impacto do calendário das cidades fluminenses na programação anual de eventos da capital, como uma forma de participação múltipla para captar turistas, principalmente no exterior.

VISITA AO PARQUE DO INGÁ


A Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, realizaram na manhã de ontem, uma visita técnica ao Parque do Ingá, no bairro Santa Cruz. O objetivo da ação foi avaliar o potencial do local, para o desenvolvimento do turismo. Com 211 hectares, o Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá é a maior área verde de Volta Redonda, sendo também uma reserva estratégica de água para a cidade. Cerca de 90 hectares do Parque do Ingá são cobertos por mata atlântica nativa e trechos reflorestados. De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Daniela Vasconcelos, já existe um projeto para a melhoria do local. “”A visita foi estratégica para ver as características e potencialidades do parque. Existe um projeto que vai contar com a parceria da Secretaria Estadual do Meio Ambiente na reforma de alguns pontos. Vamos usar o parque também para desenvolver pesquisas e também para a educação ambiental”, contou Daniela.
ECOTURISMO
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, no local pode ser acrescentado o ecoturismo. “Respeitando o parque e toda a parte ambiental, podemos desenvolver o ecoturismo na região. Agregando não só ao parque, mas também a comunidade. Transformar o local em um ponto turístico para a cidade de Volta Redonda”, disse Joselito. Outro objetivo da Prefeitura de Volta Redonda é estimular o desenvolver e descobertas educacionais no local. “Temos grandes possibilidades dentro do parque, diversos tipos de aves, plantas e animais. E para isso precisamos desenvolver atividades voltadas à pesquisa dentro da reserva”, enfatizou o prefeito Samuca Silva.

UM FATO NA FOTO
PAZ


Foi sobre o que era uma poça de sangue, já seca, que alguém simplesmente deixou uma rosa – símbolo de beleza e fragilidade; do adorno de vida. Foi sobre o que é rastro da violência que depositaram um reflexo de luz. Foi por um jovem de 23 anos que toda a Barra Mansa se comoveu ontem, e também por outro de 19, cujas orações de muitos devotos demonstraram Fé diante do medo. É sobre quando o silêncio traduz mais do que mil palavras, quando o período fosse apenas interfase para o que muito há de se fazer rumo à paz!

Deixe um Comentário