Notas & Notas

0

ROMPIMENTO EM REDE
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Volta Redonda está trabalhando para consertar o rompimento da rede de água, que aconteceu na Rua Argentina, no bairro Vila Americana, ontem. Por conta do rompimento, o abastecimento dos bairros Jardim Amália, Morada da Colina, Vila Americana, Água Limpa, Três Poços, Nova Primavera, Parque do Contorno, Santo Agostinho, Caieiras, Dom Bosco, Brasilândia, São Luiz, Santa Cruz, Complexo Vila Brasília, Santa Rita, Complexo Califórnia e Cailândia, e do Recanto do Bosque I, II, III e IV, ficará comprometido. Após a conclusão dos reparos, a retomada do abastecimento acontecerá gradativamente, até que se alcance novamente o equilíbrio do sistema de água. O Saae pede que população evite desperdícios.
PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO
Aconteceu nesta semana uma palestra sobre a prevenção ao câncer de colo de útero para funcionárias do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), em comemoração ao Outubro Rosa. Com cerca de 70 mulheres, o auditório da Estação de Tratamento de Água (ETA) Nova foi sede para o debate que aconteceu nos horários de 9 e 14 horas. A palestrante foi a enfermeira do Programa da Saúde da Família Santa Rita de Fátima, Vivian Silveira. Ela informou que falta de informação interfere no diagnóstico da doença. “É necessário falar sobre a prevenção do câncer de mama e colo do útero, principalmente o exame, muitas mulheres não realizam o exame por medo e por falta de acesso aos serviços”, disse.
REPAROS EM REDE
Devido a um rompimento na rede de abastecimento de água que atende ao Village, em Angra dos Reis, na tubulação de 150 mm, foi necessário interromper o fornecimento ao bairro ontem. Uma equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) está no local fazendo os reparos e a autarquia estimou que até o final do dia o serviço seria normalizado.
PROJETO AFRO RUA
A Prefeitura de Volta Redonda realiza hoje uma apresentação do edital do projeto Afro Rua. O evento vai acontecer, a partir das 16 horas, no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília. A programação será gratuita e aberta ao público, com apresentações culturais de música, dança afro, entre outras linguagens de protagonismo negro. Representantes do governo municipal, da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e membros da comissão julgadora da seleção também vão participar da apresentação. O edital em questão é um chamamento público para jovens afro-empreendedores ocuparem o Espaço Cultural Afro Rua, no bairro Vila Brasília. O objetivo é selecionar 11 projetos de empreendedorismo cultural e ações relacionadas e identificadas com a cultura afro nas áreas de culinária, moda, beleza, audiovisual e artes plásticas. Os selecionados receberão concessão para ocupar os quiosques da cultura localizados na entrada do bairro, pelo período de quatro anos.
INTERDIÇÃO PARA MANUTENÇÃO
A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Ordem Pública, informa que passagem de nível do bairro Saudade, localizada na Avenida Homero Leite, será interditada totalmente nesta quinta e sexta-feira, dias 26 e 27, para manutenção dos trilhos e dormentes da malha ferroviária. Funcionários da MRS Logística, responsável pelo local, realizarão a limpeza e socaria do lastro, revitalização do pavimento asfáltico entre os trilhos e revitalização da sinalização vertical e horizontal. A interdição hoje será a partir das 11h30min e segue até às 22 horas. Já na sexta será das 9 às 18 horas.
ACESSO
Durante a interdição, o acesso ao bairro deverá ser feito através do viaduto que liga os bairros Saudade e Bocaininha. A passagem de nível será parcialmente interditada também no dia 30 de outubro, das 8 às 14 horas e entre os dias 6 e 7 de novembro, das 19 às 7 horas.
CURSO DO FORNECEDOR
O Sebrae-RJ, em parceria com a Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviço (Aciap) de Barra Mansa e secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, realiza hoje o ‘Curso do Fornecedor’. A capacitação, que é gratuita e com inscrições limitadas, acontece das 8 às 17 horas, no auditório da Aciap.
PÚBLICO ALVO
O curso é voltado para empresas interessadas em vender para prefeituras e demais órgãos públicos e tem o objetivo de sanar as dúvidas sobre o processo licitatório e os benefícios garantidos em lei para as micro e pequenas empresas. Nele serão abordados os seguintes tópicos: oportunidades no fornecimento para a administração pública; análise de risco; direitos e deveres do licitante; tratamento diferenciado para os pequenos negócios; a licitação na prática; e programa Rio Oportunidade de Negócios. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (24) 3347-5845 ou no e-mail [email protected]
CAPACITAÇÃO
Dando continuidade à capacitação de profissionais e voluntários, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Volta Redonda promoveu na manhã de ontem, o quarto treinamento trazido pelo órgão com o objetivo de integrar as ações preventivas junto à comunidade. A etapa teórica foi realizada no auditório da Defesa Civil, na Ilha São João, e contou com a presença de 45 pessoas, dentre equipes de prefeituras e defesas civis de municípios da Região Sul Fluminense, além de profissionais de Engenharia Civil e voluntários. “Essa capacitação é inédita para esses profissionais. Antes, por exemplo, alguns deles interditavam as residências com o conhecimento prático da atividade. Estamos trazendo conhecimento científico para que as ações sejam estritamente técnicas, e não mais empíricas”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Volta Redonda, o capitão Rafael Champion, acrescentando que a parte prática do treinamento será agendada para que os participantes possam verificar de perto as áreas de risco.
TEMA
A aula no auditório foi ministrada pelo engenheiro civil Jorge Luiz Muniz de Mattos, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil do CREA-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro). Os temas abordados foram processos construtivos, trincas, fissurações e recalques, incluindo avaliação sobre riscos em edificações. Além de profissionais da Defesa Civil de Volta Redonda, participaram também equipes dos municípios de Piraí, Vassouras, Valença, Pinheiral, Porto Real, Miguel Pereira e Mendes.
BANCO NOTIFICADO
O Procon de Barra Mansa notificou na manhã de ontem o Banco do Brasil por uma decisão administrativa. Segundo denúncia feita pela Ordem dos Advogados do Brasil de Barra Mansa, por conta de mudanças nos procedimentos de TED (transferência eletrônica disponível) e DOC (documento de crédito) em casos de mandados de pagamento judicial, os clientes ou advogados com valor de mandado judicial para receber eram obrigados a abrir uma conta para fazer a transferência ou sacar todo o dinheiro, não sendo possível a divisão dos respectivos valores. A notificação de multa foi de cerca de R$ 48 mil. O valor será revertido ao Fundo Especial do Programa de Proteção ao Consumidor. O banco pode apresentar recurso na Secretaria de Governo em até dez dias após a notificação.

MAIS BANHEIROS EM HOSPITAL
O vereador Jair Balbino da Silva, o Jair Porquinho (PMDB) solicitou, por meio da indicação nº 921/2017, ao Poder Executivo, a construção de um segundo banheiro na recepção da área de emergência do Hospital Municipal Manoel Martins Barros, em Itatiaia. A sugestão do parlamentar é de que seja construído um banheiro feminino e outro masculino com adaptação para portadores de necessidades físicas. “Tal solicitação é justa e de extrema necessidade, pois as construções destes banheiros propiciarão maior conforto aos pacientes que aguardam para receber atendimento. A disponibilidade somente de um banheiro tem causado transtorno para os pacientes, pois já estão enfermos e muitas vezes passam mal e não tem outro sanitário para utilizarem. Além disso, as pessoas que ficam aguardando, principalmente, as pessoas idosas possuem necessidades fisiológicas especiais”, argumentou o vereador Jair Porquinho. A indicação foi encaminhada para apreciação do prefeito Eduardo Guedes, o Dudu (PMDB).
CONSTRUÇÃO DE PASSAGEM DE NÍVEL
A construção de uma passagem de nível sobre a via férrea que fica embaixo do viaduto existente no bairro Fazenda da Barra III, em Resende, foi pedida pelo vereador Sílvio da Fonseca, o Tivo (PP). “É uma solicitação de suma importância e uma reivindicação dos moradores do bairro. O viaduto existente só tem passagem para um veículo e possui uma inclinação bastante alta, dificultando a visibilidade do motorista que vem do lado contrário ao seu. No local existe um semáforo, mas, como na maior parte do tempo está com defeito, não resolve o problema. Uma passagem de nível seria uma opção para amenizar os acidentes que frequentemente acontecem”, argumenta o vereador Tivo.

UM FATO NA FOTO
TOMBA-TOMBA
Os registros de tombamento de caminhão na Serra das Araras, em Piraí, têm sido constantes. Ontem mesmo, um caiu sobre a pista de descida por volta das 5 horas, no km 224 da Rodovia Presidente Dutra. O motorista foi socorrido e encaminhado ao Hospital São João Batista, em Volta Redonda. O tráfego fluiu em mão dupla na pista de subida. Houve sete quilômetros de retidão no sentido Rio e três quilômetros na via rumo a São Paulo.