Notas & Notas – 31 de agosto de 2021

0

ESPERANDO DOADORES

Foto: Felipe Vieira/PMBM


Na próxima segunda-feira, 6 de setembro, véspera do feriado da Independência do Brasil e ponto facultativo no município, o Hemonúcleo de Barra Mansa estará aberto para captação de sangue, em especial, de O positivo e O negativo. A unidade funcionará das 7 às 11 horas apenas para coleta de bolsas com o objetivo de manter o estoque regularizado. O Hemonúcleo de Barra Mansa fica na Rua Pinto Ribeiro, no Centro, ao lado do Santa Casa.

PARA NÃO PASSAR APERTO

A coordenadora do Hemonúcleo, Thais Mendes, explicou a necessidade do funcionamento da unidade no dia facultativo. “Estamos fazendo esse mutirão na segunda-feira para podermos fazer uma captação maior de bolsas e, principalmente, de plaquetas, que tem tido um consumo alto nas unidades de saúde. Como as plaquetas têm duração curta de cinco dias, vamos abrir na segunda para deixar o estoque regularizado para não passarmos aperto no feriado”.

QUEM PODE DOAR

Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos. Para o idoso, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menor de idade só pode doar mediante autorização dos responsáveis. Deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, a pessoa deve aguardar um ano após a realização da mesma para fazer a doação.

SERVIÇOS DE LIMPEZA EM BARRA MANSA

Foto: Divulgação/PMBM


Nesta segunda-feira, dia 30, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) deu prosseguimento nos trabalhos de limpeza no município. O intuito da ação, que acontece diariamente, é manter o ambiente urbano limpo, preservar o meio ambiente, propiciar qualidade de vida à população e evitar a proliferação de doenças. Inicialmente, os bairros Getúlio Vargas, Vila Maria, Jardim América, Santa Maria II, Vila Coringa, Nova Esperança, Boa Sorte, Roselândia II e Cajueiro foram contemplados com o serviço de roçada, capina e raspagem de calçadas e sarjetas.

IMPORTÂNCIA DOS SERVIÇOS

O coordenador de Resíduos Sólidos do Saae-BM, Jackson Rabelo, disse que esse tipo de serviço é de suma importância para o município. “Esses serviços são de suma importância para a manutenção da limpeza e a preservação da saúde pública, pois evita a proliferação de vetores, como ratos, baratas e moscas, e impede o entupimento do sistema de drenagem que evita alagamentos e até enchentes. Apesar do nosso empenho, os moradores precisam cooperar com o trabalho executado pelos agentes e não jogar lixo pelas ruas e calçadas, mas sim descartá-los devidamente ensacados nos dias e horários de coleta, mantendo as calçadas limpas”, destacou o coordenador.

BOLETOS POR WHATSAPP

Em iniciativa pioneira no país, os clientes do Banco do Brasil (BB) podem emitir, consultar e alterar boletos bancários pelo WhatsApp. O sistema de cobrança beneficiará principalmente pequenos empreendedores. Para usar a ferramenta, o cliente deve acessar o WhatsApp do BB e iniciar uma conversa com o ‘especialista PJ’, o assistente virtual do banco no aplicativo, digitando ‘#PJ’. Em seguida, basta escrever ‘Preciso registrar um boleto’ para aparecerem instruções na tela de conversas.

INFORMAÇÕES

O aplicativo pedirá as informações do pagante (CPF, nome, endereço, complemento) e os detalhes de pagamento (valor, vencimento). O boleto é gerado assim que as informações forem confirmadas, com o cliente podendo encaminhá-lo ao destinatário. O recurso também permite a realização de consultas, quando o usuário digita ‘Preciso consultar um boleto’ Os documentos podem ser alterados com o comando ‘Preciso alterar um boleto’. As duas opções permitem a geração de um PDF para compartilhamento.

INAUGURAÇÃO DO CAMPO DO BAIRRO RECANTO DO SOL

Foto: Felipe Vieira/PMVR


A Prefeitura de Barra Mansa realizará dois eventos nesta terça-feira, dia 31, que prometem movimentar a cidade. Na parte da manhã, a partir das 9 horas, acontecerá o ‘Circuito do Cuidado Intersetorial para a Promoção da Saúde’, na Praça da Matriz, no Centro. A atividade, realizada pela Secretaria de Saúde, terá o apoio de outras secretarias.

OUTRO EVENTO

Já às 18h30min, a subprefeitura da Região Leste e a Secretaria de Manutenção Urbana irão entregar o campo do bairro Recanto do Sol. Os serviços realizados no local foram através do uso de materiais reciclados, como por exemplo, a utilização de sacos de linhagem, escória e cimento na construção de muro de contenção. O campo de grama e uma praça foram construídos utilizando blocos, mesas e bancos fabricados pela SMMU. Além disso, foram recuperados diversos utensílios já usados antes, como brinquedos para crianças, postes e armação do alambrado. Foi utilizada também a pavimentação de blocos que saíram de ruas recém-asfaltadas.

ADESÃO AO PNPC

Câmara de Piraí acaba de aderir ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), que é executado pela Rede de Controle nos Estados e coordenado pelo Tribunal de Contas da União e Controladoria-Geral da União. Com a adesão, o Legislativo Municipal recebeu o selo de participante e tem acesso ao sistema e-Prevenção, por meio da Controladoria Interna.

BOAS PRÁTICAS

O e-Prevenção é uma plataforma de autosserviço para auxiliar as organizações públicas a diagnosticar suscetibilidade à corrupção e a melhorar os sistemas institucionais de prevenção. O sistema auxilia as boas práticas implantadas pela Câmara para evitar fraudes ou corrupção na gestão. “O selo vem reforçar o trabalho transparente da Câmara de Piraí, que pode ser acompanhado pelo cidadão, acessando as informações por meio do Portal da Transparência e conferindo a aplicação de recursos públicos de forma correta e ética”, declarou o presidente da Casa, vereador Alex Joaquim (PL).

AÇÃO EDUCATIVA EM MAGÉ

No Brasil, o dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo e para marcar a data, o Procon Magé realizou nesta segunda-feira, dia 30, uma ação educativa nos estabelecimentos que vendem cigarro no Centro da cidade para verificar se os comerciantes estão cumprindo as regras para a venda de fumígenos. “A ação foi em apoio ao Dia Nacional de Combate ao Fumo e iniciou com uma capacitação das vigilâncias sanitárias e Procons municipais sobre Legislação e ações de controle ao tabaco. Visitamos alguns pontos de venda na cidade e observamos que as irregularidades vêm do distribuidor/fabricante, que mandam os expositores prontos. Vamos solicitar apoio ao Procon Estadual para autuação dos fabricantes e revendedores”, explica Renata Meirelles, coordenadora do Procon Magé.

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O ENSINO MÉDIO NA FEVRE

A audiência pública proposta pelo vereador Walmir Vitor (PT), debateu o futuro da educação de jovens em Volta Redonda. O encontro reuniu educadores, pais, alunos e sindicatos, e aconteceu na noite da última quinta-feira, dia 26, na Câmara de Vereadores. A proposta foi feita depois que a prefeitura anunciou que pretende encerrar 18 turmas do Ensino Médio na cidade.

CONTRÁRIO À DECISÃO

O parlamentar não concorda com o argumento da prefeitura de que “o Ensino Médio é responsabilidade do Estado”. A audiência foi aberta ao público, respeitando o limite de distanciamento e uso obrigatório de máscara e álcool em gel a todos. A lotação máxima para garantir o distanciamento também foi respeitada.

NOVOS CURSOS PARA PROFISSIONALIZAÇÃO

Cursos de Gestão de Mídias Digitais e Gestão de Mídias Sociais surgem em meio à carência de mão de obra especializada nas áreas em ascensão do mercado digital durante a pandemia. Com duração de dois anos e 100% Digital (EaD), os cursos tecnólogos de Gestão de Mídias Digitais e Gestão de Mídias Sociais vão proporcionar um grande ganho para a sociedade, tendo como finalidade a formação de profissionais capacitados para atuar em importantes empresas do ramo que a cada dia estão em busca de pessoas com conhecimentos avançados na área.

COMO INGRESSAR

O vestibular para ingressar em ambos os cursos digitais está aberto e para se inscrever basta acessar o site www.estacio.br e fazer o cadastro. Na região Sul Fluminense, os interessados podem optar por um dos diversos Polos de Ensino Digital disponíveis, entre eles Resende e Volta Redonda. É importante destacar que para o ingresso em ambos os tecnólogos não há uma exigência de graduação em quaisquer áreas da comunicação.

Um Fato na Foto

FEIRA DE ADOÇÃO DE ANIMAIS DE PORTO REAL

Foto: Divulgação/PMPR


Organizada pela Vigilância Sanitária de Porto Real em parceria com o centro de Integração Recolhimento Assistência e Controle (Cirac), contando com apoio do grupo de Defesa e Proteção dos Animais, ‘Segunda Chance Animal’, a 1ª feira de adoção realizada no sábado, 28, na quadra do bairro Freitas Soares, registrou um saldo positivo, pois segundo informações da coordenadora da Vigilância Sanitária, Cássia Pitasse da Cunha, foram adotados seis cães e três gatos. “Parece um número pequeno, mas em se tratando de uma I Feira o resultado foi bem positivo, pois para a equipe da Vigilância, os munícipes vão aos poucos tendo a consciência da importância da adoção e cuidados com os animais e acompanhando a realização das feiras, os números de adoções tendem a ir crescendo gradativamente”, salientou a coordenadora, revelando que a ideia é realizar a Feira de Adoção uma vez a cada mês, sendo em bairros alternados.