SECRETARIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA COMEMORA UM ANO DE SEDE PRÓPRIA
A sede própria Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) está completando um ano de atendimento ao seu público alvo. Foi no mês em que é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, dia 21, que a SMPD foi entregue e desde então vem funcionando na Rua 17 de Julho, nº 20, no bairro Aterrado, com atividades e projetos diversos oferecidos às pessoas com deficiência (PDC) da cidade.
BALANÇO DAS ATIVIDADES
O secretário Washington Uchôa fez um balanço dos trabalhos que beneficiam aos portadores de deficiência. Uchôa informou que cerca de 100 autistas e 15 surdos já foram beneficiados com carteirinhas de identificação, que visam facilitar, principalmente, o atendimento em saúde no município. “No documento constam o nome, endereço, tipo sanguíneo e deficiência, número do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outras informações”, comentou o secretário.
TENDA DO CADASTRAMENTO PARA CASTRAÇÃO DE ANIMAIS
A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, realizou nesta quinta-feira, dia 29, no bairro Vila Ursulino, o mutirão de cadastramento para a castração de cães e gatos. A ação também acontecerá nesta sexta-feira, 30, das 9 às 16 horas, na praça em frente à quadra poliesportiva.
PROGRAMA FAZ PARTE DO RJPET
Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, o programa faz parte do RJPET, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pesca e Abastecimento, e esta é a segunda etapa em Barra Mansa. “No primeiro momento, quando iniciamos o trabalho entre o fim de 2021 e o início deste ano, nós realizamos o cadastramento e a castração de cerca de mil animais, entre cães e gatos. Nesta segunda fase nós já temos mais 300 cadastros”, destacou o secretário.
COMO SE CADASTRAR
Além dos mutirões, os interessados também podem fazer o cadastro através do canal disponibilizado pelo Estado: https://rjpet.com.br/entrar. Já os protetores de animais que não tiverem o comprovante do trabalho devem comparecer à sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, na Rua 17, bairro São Luiz, para emissão do documento. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
EMISSÃO DE IDENTIDADE DE RECÉM-NASCIDOS
Nesta quinta-feira, dia 29, o Detran.RJ abriu mais um posto de identificação civil em maternidades públicas do Estado do Rio de Janeiro. Desta vez o contemplado foi o Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O objetivo é ajudar a combater um problema nacional: o sub-registro civil da população brasileira.
CINCO POSTOS DE EMISSÃO
Com mais esse posto, o Detran.RJ passa a contar com cinco pontos de emissão de carteiras de identidade para recém-nascidos, diretamente em unidades de saúde – já estão também em funcionamento postos nas maternidades Maria Amélia, no Centro da cidade do Rio; Mariana Bulhões, em Nova Iguaçu; no Hospital Municipal Rocha Faria, em Campo Grande; e no Hospital Estadual da Mãe, em Mesquita.
PEQUENA CIDADÃ
Hoje foi a vez da pequena Emanuelle se tornar oficialmente uma cidadã. Sua mãe, Andreza Nunes, de 35 anos, reforçou a importância de a criança já sair da maternidade com o documento de identidade. “Ter a facilidade de emitir o RG dentro do hospital é bom demais! Já consigo levar a Manu para passear com o seu documento em mãos”, contou a mais nova mãe.
MUTIRÃO OFTALMOLÓGICO EM PORTO REAL
A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde do município, promove nos dias 4, 5 e 6 de outubro, um “Mutirão de Atendimentos Oftalmológicos”. A medida visa zerar a fila de espera de consultas e exames oftalmológicos que são realizados fora do município. O mutirão acontece nas Academias da Saúde dos bairros Novo Horizonte e Freitas Soares.
OS EXAMES
De acordo com a Secretaria de Saúde 17 exames serão realizados nos dias do mutirão. Entre eles, fundoscopia; retinoscopia; controle de glaucoma; teste do olhinho; ceratometria; refração; pressão intraocular; fundo de olho; instrução e prevenção de catarata e pterígio; angiografia colorida; campo visual; capsulotomia yag pass; fotocoagulação; pan fotocoagulação; paquimetria; retinografia e ultrassonografia ocular.
DIA DO CORAÇÃO
As doenças do coração vêm afetando cada vez mais as mulheres, que são mais suscetíveis aos casos de infarto com dor torácica atípica. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as cardiopatias respondem por um terço das mortes de mulheres no mundo, totalizando 8,5 milhões de óbitos por ano. No dia 29 de setembro é celebrado o Dia do Coração, que tem o objetivo de alertar sobre a importância dos hábitos saudáveis para preservar a saúde cardiovascular, inclusive da população feminina.
PROGRAMA ‘UM SALTO PARA O FUTURO’
Na noite da última terça-feira, dia 27, foram entregues em cerimônia os certificados de conclusão de curso da 5ª turma formada por meio do programa de capacitação gratuita “Um Salto para o Futuro”, iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Pela primeira vez oferecendo capacitação em parceria com o Senai, Sistema Firjan, foram formados 15 alunos no curso de Assistente de Operações em Logística.
COVID-19: VACINAÇÃO EM CRIANÇAS A PARTIR DE TRÊS ANOS
Seguindo as determinações do Ministério da Saúde, Pinheiral dá início a aplicação da vacina contra a Covid-19 em crianças a partir dos três anos mediante agendamento prévio. Para vacinar as crianças basta estar acompanhado do responsável legal e ter em mãos a caderneta de vacinação e o cartão do SUS. Além disso, segue em vigor no município, a aplicação da quarta dose de reforço (ou segunda dose) para todas as pessoas a partir de 18 anos com intervalo mínimo de 4 meses a partir da aplicação da primeira dose de reforço, e conforme disponibilidade das vacinas.
CAPACITAÇÃO PARA ACOLHIMENTO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA
A 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, juntamente com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH), promoveu uma capacitação de servidores dos órgãos de segurança pública de Volta Redonda com a socióloga e consultora de Políticas Públicas para Mulheres, Adriana Mota. O evento aconteceu na semana passada no auditório do Ministério Público Estadual.
TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER EM ANGRA DOS REIS
Com dois anos de funcionamento, o Centro Oncológico Christiane Jordão, angrense, realizou 2.117 atendimentos, sendo 1.700, só no último ano. Sendo assim a unidade quadruplicou os números se comparado com o primeiro ano em atividade. O espaço foi inaugurado em 29 de setembro de 2020 com a finalidade de evitar que os angrenses precisassem buscar tratamento em outras cidades.
SEGUNDO ANO
O Centro Oncológico de Angra dos Reis completa seu segundo ano de atuação com a realização de mais de 150 cirurgias e 2.500 sessões de terapia, quimioterapia e hormonioterapia. Cumprindo os objetivos para os quais foi desenvolvido, o Centro garante atualmente o primeiro agendamento com prazo entre 14 e 21 dias, tempo de espera muito inferior ao previsto em lei, que é de 60 dias.
LEI DO ACARAJÉ
Foi sancionada a lei da deputada estadual Tia Ju (Republicanos) que cria o Programa Estadual de Defesa e Incentivo à Atividade das “Baianas de Acarajé” no âmbito do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa vem ao encontro ao procedimento registrado no Livro de Registro dos Saberes, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Um Fato na Foto
Mais uma turma da Guarda Mirim é iniciada
A 20ª turma da Guarda Mirim de Volta Redonda iniciou as atividades esta semana, beneficiando 40 crianças e adolescentes dos bairros Roma e São Sebastião, que foram indicados pelos Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O projeto é uma parceria entre as secretarias municipais de Ordem Pública (Semop), de Ação Comunitária (Smac) e Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), e conta com a participação de outras instituições que colaboram com profissionais cedidos às instruções. As aulas estão previstas para encerrar em dezembro. Essa etapa atenderá a duas turmas de 20 alunos cada, divididos nos períodos da manhã e da tarde. As aulas acontecem no interior da sede da Guarda Municipal e em outros setores públicos externos, como a Biblioteca Pública Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília. No final do treinamento os alunos ganham certificados. A participarem do projeto, os alunos recebem uniformes, lanche e participam de passeios educativos e de lazer.