Notas & Notas – 30 de março de 2023

0

TERCEIRA FASE DA COPA DO BRASIL

Foto: Reprodução


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou na tarde desta quarta-feira, dia 29, o sorteio que definiu os confrontos da 3ª fase da Copa do Brasil de 2023 e o adversário do Volta Redonda FC será o Bahia.

Como definido em sorteio, o Voltaço fará o primeiro jogo em casa, no Estádio Raulino de Oliveira, e decidirá a vaga para a fase oitavas de final jogando na Fonte Nova. A partida inicial está prevista para a semana do dia 12 de abril e o confronto da volta deve acontecer na semana do dia 26 de abril. As datas e os horários dos jogos ainda serão definidos pela CBF.

EQUIPES SE ENFRENTARAM EM 1995

Volta Redonda e Bahia repetem um confronto que aconteceu na Copa do Brasil de 1995. Na ocasião, as duas equipes se enfrentaram pela primeira fase do torneio em jogos de ida e volta. O primeiro duelo aconteceu no Raulino de Oliveira e terminou empatado em 0 a 0. Na Fonte Nova, os dois times repetiram o resultado sem gols e a vaga foi decidida nos pênaltis, que terminou com uma vitória da equipe baiana por 7 a 6.

REFORÇO NA EDUCAÇÃO

Foto: Divulgação


O Governo do Estado do Rio de Janeiro autorizou a Secretaria de Estado de Educação a contratar mais 677 professores temporários para atuar nas escolas da rede e a prorrogar até 1.323 contratos de professores para as turmas do Ensino Fundamental e Médio. A medida foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, dia 29, e, com isso, são mais dois mil profissionais em sala de aula para atender estudantes neste ano letivo.

REDUZIR CARÊNCIA

O governador Cláudio Castro afirmou que a autorização tem como objetivo reduzir a carência de professores na rede. “Este será o ano da educação. A contratação dos professores é mais uma das medidas implantadas pelo governo para melhorar o ensino público estadual” afirmou o governador.

Para a secretária de Educação, Roberta Barreto, aumentar o número de professores é uma de suas prioridades. “A iniciativa do governo é fundamental para garantia do acesso e permanência dos nossos jovens em sala de aula.  Afinal, os professores são os verdadeiros pilares do ensino”, disse a secretária.

PUBLICAÇÃO COM DIAGNÓSTICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Divulgação-PMVR


A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) de Volta Redonda lançou nessa quarta-feira, dia 29, o Boletim da Vigilância Socioassistencial – um novo veículo de mídia para munir os servidores com informações técnicas dos equipamentos da Assistência Social da cidade.

GESTÃO DEMOCRÁTICA

O Boletim será um instrumento de fortalecimento da gestão democrática da Prefeitura de Volta Redonda, permitindo transparência, acesso à informação e interação com os usuários, contribuindo para o aprimoramento da gestão e da oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, voltados à população mais vulnerável socioeconomicamente.

GESTÃO DE DADOS

Os dados sistematizados do novo veículo serão baseados nos resultados do trabalho realizado no dia a dia dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Através desses dados, os profissionais das políticas públicas, especialmente da Assistência Social, poderão conhecer as vulnerabilidades e demandas de seu público e pensar em estratégias de ações integradas, em conformidade com as necessidades apresentadas pela população.

ESTIMULANDO A PRÁTICA ESPORTIVA

Esporte é vida. Um ditado já conhecido, porém, levado a sério em Barra Mansa. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer (SMJEL), incentiva a população a se movimentar e praticar esportes, visando melhorar a qualidade de vida. Aulas de caminhada orientada, dança livre, futsal, dança kids, e iniciação em handebol, vôlei e basquete são realizadas em diversos bairros. No mês de abril também serão iniciadas aulas de Pilates, Balé e Dança Jazz. Os interessados em participar das atividades podem entrar em contato diretamente com a Secretaria pelo telefone (24) 2106-3491.

AULAS DE ALTO RENDIMENTO

A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer também forma equipes para disputarem campeonatos e valorizam os atletas de alto rendimento. Esportes como vôlei, basquete e handebol possuem times. O basquete masculino de Barra Mansa estreou na Liga Super Basketball, onde venceu por 67 a 42, a equipe Big Field Basketball Clube. O jogo foi na Arena Sodiê, em Mesquita, na Baixada Fluminense. O time barra-mansense de basquete masculino compete na Liga B, última categoria antes de chegar no Amador da Liga.

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) vai oferecer 32 mil vagas em cursos de capacitação para profissionais que atuam nas redes de ensino dos 92 municípios fluminenses.  O anúncio foi feito, na terça-feira, dia 28, pela secretária da pasta, Roberta Barreto, durante o 1º Seminário Estadual de Formação Integrada, realizado no Senac do Flamengo, Zona Sul do Rio.

FORMAÇÃO DE EDUCADORES

A iniciativa visa estreitar ações de formação dos educadores de escolas das prefeituras da Região Metropolitana e do interior do estado.  – Nossa missão é unir forças com a oferta de ações de qualificação e formação continuada. Vamos trabalhar em conjunto para que o aluno não seja do município ou do estado, mas para que seja de todos nós – enfatizou Roberta Barreto, secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

As redes de ensino que desejam formalizar a participação, deverão realizar o cadastro no endereço: https://forms.gle.tSGU9ZGomyupA4bW6.

CAFÉ LITERÁRIO

O Coletivo Povos de Terreiro em parceria com a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação Cultura, realiza neste sábado, dia 1º de abril, o ‘Café Literário – Entraves e Desafios para uma Educação Antirracista’. O Café Literário vai acontecer na Sala de Espetáculos Lurdinha Chiesse, no Parque da Cidade.

DIVERSAS ATIVIDADES

O evento vai contar com uma roda de conversa que terá como finalidade abordar o racismo estrutural, a discriminação, o racismo institucional e o preconceito velado presentes na sociedade. A programação ainda terá o lançamento do livro ‘As Faces de Lélia Gonzalez em Mim (Mulheres do Ler)’, organizado por Rosangela Honório e Lauane Macedo.

Para debater os assuntos que serão abordados, o Café Literário contará com a presença de Ana Paula Cerqueira, Coletivos Mulheres do Ler, Darci da Penha Pereira e Eliane Souza e Cruz.

Deixe um Comentário