Notas & Notas – 30 de junho 2020

0

VACINAÇÃO DE CRIANÇAS EM CASA

A Prefeitura de Porto Real, por meio da Secretaria de Saúde do município, segue até terça-feira, dia 30, com a Campanha de Vacinação Contra a Influenza (Gripe). Devido à baixa adesão do grupo prioritário de crianças a partir dos seis meses até seis anos, a Secretaria está aplicando as doses da vacina a domicílio. Além da vacinação em casa, os pais ou responsáveis pelas crianças podem levá-los de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, na Central de Vacinas, Policlínico do Fátima ou Unidades de Saúde da Família (USF). Segundo o secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, a vacinação das crianças nas residências estão sendo realizadas desde o último dia 11, vacinando 50% delas.

COBERTURA

A diretora de Imunização, Kátia Virgílio, falou a respeito de outras informações sobre a campanha. “Nosso objetivo é proteger o grupo prioritário e ainda ampliar a cobertura vacinal. A campanha segue até o próximo dia 30, período onde podem ser vacinadas as pessoas de todos os grupos prioritários. É necessário procurar a USF de referência do usuário; a Central de Vacinas ou ainda o Policlínico do Fátima para ter acesso à imunização. Além das crianças, apenas os idosos acamados estão recebendo as doses em casa”, disse a diretora.

NOVA SEDE IPREVI
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Itatiaia realizou, na manhã de ontem a sessão pública para a contratação de empresa especializada em engenharia visando a construção da Sede do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Itatiaia (Iprevi). Nove empresas participaram do ato licitatório que foi realizado na modalidade de tomada de preço do tipo menor preço. A sede administrativa do Iprevi será construída na Rua São José, nº 168, no Centro, ao lado do Fórum. “O instituto existe há 21 anos no município e em todos esses anos sempre pagou aluguel e suas sedes nunca atenderam às necessidades do público alvo. Neste sentido, iniciamos um planejamento nas ações da instituição de forma a economizar os recursos da taxa de administração, para a tão sonhada sede administrativa”, disse a diretora do Iprevi, Alessandra Marques. A diretora disse que a partir dessa economia, o Iprevi alcançou o montante de R$ 2.578.374,46.

PROJETO

O projeto de construção prevê um espaço de 464 m2 e totalmente adaptado  para atender pessoas com deficiências. A sede contará com salas setoriais, refeitório, auditório com capacidade para 60 pessoas, sala de reuniões, banheiros para uso de servidores e agentes externos, elevador, estacionamento com vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência, conforme dispõe a legislação.  Após a licitação, a próxima etapa será a análise do processo, e não havendo nenhum impedimento, a licitação segue para homologação, empenho parcial e expedição do contrato e a emissão de ordem de serviço.

CENTRO CUIDAR EM PARATY

Em meio à pandemia, a cidade de Paraty ganhou um importante reforço no cuidado à saúde: a Unimed Volta Redonda iniciou as atividades do Centro Cuidar, em 29 de junho.  Com a campanha Chegamos para Somar, a Cooperativa traz seu trabalho, estrutura e experiência para colaborar com o acesso à saúde e bem-estar das pessoas do município. O Centro Cuidar Paraty conta com: consultório médico com diversas especialidades médicas; laboratório para exames e testes de Covid-19; sala de medicação e curativos; e em breve: raios-x, teleatendimento por chamada de vídeo nas especialidades: fonoaudiologia, nutrição e psicologia, uma unidade de vendas e atendimento. Está preparada para atender clientes Unimed, particulares e outros convênios.

DOAÇÕES DA VLI PARA BARRA MANSA

Foto: Divulgação


O Instituto Universo Acreditar, em Barra Mansa, está recebendo 400 cestas básicas e 400 kits de higiene e limpeza para auxiliar no enfrentamento da pandemia. Essa contribuição integra o pacote de ajuda humanitária da VLI, empresa de soluções logísticas que opera uma das linhas férreas que passa pelo município. No início de junho, a VLI anunciou a ampliação da ajuda humanitária apresentada em março. Com a nova onda de doações, os investimentos somam R$ 7 milhões e visam auxiliar os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão, Tocantins, Ceará, Sergipe e Bahia no enfrentamento da pandemia do coronavírus.

DEBATE SOBRE CAUSA ANIMAL

Foto: Reprodução


O Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Paty do Alferes promoveu um debate pelas redes sociais abordando questões referentes à causa animal. O evento contou com a participação do pré-candidato a vereador de Barra Mansa pelo PV, Vicente Ferreira, o Pissula, que falou sobre a Lei 4.330/14, de sua autoria, que institui na cidade uma legislação de proteção e bem-estar animal. “A pandemia do novo coronavírus tem agravado a situação de abandono de animais. Cerca de 90% das residências do país têm um animal de estimação, por isto é tão importante criar lei que garanta os cuidados desses bichinhos. Outro ponto importante para ser destacado diz respeito às dificuldades das ONGs de Proteção Animal, que não recebem incentivos do Poder Público”, disse Pissula que foi vereador de 2012 a 2016.

DEBATE

O evento teve o objetivo de auxiliar na construção do plano de governo de Kenny Nobre, presidente do PDT, e pré-candidato a prefeito de Paty do Alferes. De acordo com ele, será desenvolvida uma série com dez programas. “Nossa intenção é mostrar a população patyense, as propostas do nosso partido defendidas pelos pré-candidatos a prefeito e vereadores. Estamos denominando esse movimento de #pensarpaty”, disse.

FORNECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL

Na manhã de ontem as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, da Prefeitura de Pinheiral e da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) deram início às obras de fornecimento de água potável na Rua Albertoeiras, no km 02, localizado na área rural, garantindo mais uma conquista para os moradores. A obra que beneficiará mais de 40 famílias é fruto de uma reunião realizada entre o prefeito, Ednardo Barbosa, o engenheiro e gerente da Superintendência Regional da Cedae, Sandro Arantes e o encarregado, Valtair Furtado. Na obra está sendo feito o assentamento de rede em dois quilômetros do local, com previsão de que seja concluída entre 15 a 20 dias. Segundo o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, a intenção é expandir a obra para demais locais da área rural.

REDE DE ACADEMIAS

Ontem, o sócio da rede de academias Smart Fit, Alberto Caldas, foi recebido na cidade pelo prefeito Rodrigo Drable. Ele esteve no município para acompanhar o andamento das obras da primeira unidade em Barra Mansa, que deve ser inaugurada em agosto. O empreendimento fica localizado em cima das Lojas Americanas, Centro.O prefeito frisou que a cidade ganhará com o empreendimento e com a geração de emprego. “Hoje eu só tenho a agradecer a Smart Fit, através dos seus sócios e ao Cláudio Manes que, como grande investidor, traz para a cidade mais um grande investimento”, disse Drable. Para o sócio e professor da Smart Fit, Alberto Caldas, o local contará com equipamentos modernos.  Quem também comemorou foi o empresário Claudio Manes.

DESCOMPLICANDO A REDAÇÃO

O UNIFAA – Centro Universitário de Valença realizará na próxima quinta-feira, 2 de julho, às 17 horas, uma aula online e gratuita. O evento ‘Descomplicando a Redação’ faz parte do projeto Futurando e é uma parceria da instituição com o Descomplica, maior referência do Brasil em educação digital. O evento é gratuito, online e premiará a escola da região com o maior percentual de alunos inscritos. A professora, Carol Achutti será a responsável por ajudar os alunos participantes a aprimorarem sua produção de texto, visando desfazer o maior terror deles nos vestibulares e Enem: a redação. A professora do Descomplica é graduada em Letras e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de São Paulo. Ela abordará temas como: estrutura básica (introdução, desenvolvimento e conclusão, elementos coesivos); Adequação à situação comunicacional (auditório universal e particular); Dicas de escrita (crase, uso da vírgulas e regência).

OUTRAS NOVIDADES

Além de ter a possibilidade de assistir uma aula gratuita com uma das maiores referências nacionais, a escola da Região Sul Fluminense, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Paulo de Frontin e Rio Preto que tiver o maior percentual de inscrições de alunos do terceiro ano do Ensino Médio, ganhará o acesso ao Descomplica Ensino Médio por 6 meses para alunos do terceiro ano. Outros acessos serão disponibilizados ao longo da transmissão, através de quiz e interações realizadas pela professora. O Descomplicando a Redação é uma iniciativa do Futurando, um projeto do UNIFAA – Centro Universitário de Valença que visa apoiar alunos do Ensino Médio no caminho de descobertas dos seus sonhos.

DISPARO ACIDENTAL

Um sargento, de 38 anos, lotado no 38º Batalhão de Polícia Militar (BPM) morreu após ser atingido com um disparo acidental de sua própria arma. O fato ocorreu quando ele chegava à unidade militar que fica na Estrada União e Indústria, no bairro Boa União, em Três Rios. A informação é de que a vítima retornava de um plantão e ao descer da viatura, deixou sua pistola calibre .40 cair no chão e quando tentou pegá-la, o disparo ocorreu, atingindo sua cabeça. Ele ainda foi socorrido e levado para Hospital das Clínicas Nossa Senhora da Conceição, mas não resistiu.

FISCALIZAÇÃO PELA FORÇA-TAREFA

Em atendimento aos Decretos Municipais 16.082/20, 16.146/20 e 16.215/20, que estabelecem o fechamento das atividades econômicas não essenciais por sete dias, a Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria de Fazenda, realizou mais uma fiscalização na segunda-feira, dia 29. O objetivo da ação é de verificar o cumprimento integral dos decretos e promover orientação aos estabelecimentos. Os estabelecimentos fiscalizados são denunciados pela população através do telefone 156.

SANITIZAÇÃO E HIGIENIZAÇÃO 

Na semana que se inicia o fechamento das atividades econômicas por sete dias, visando achatar a curva de contaminação pelo novo coronavírus e garantir atendimento na rede de saúde, a Prefeitura de Volta Redonda reforçou o serviço de sanitização e higienização em locais públicos. Nesta segunda-feira, dia 29, profissionais da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI) estiveram realizando a ação preventiva nos bairros Aterrado, Nossa Senhora das Graças e Aero Clube.

PAGAMENTO IPTU DE QUATIS

A Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Finanças, lembra os contribuintes do município que o prazo final para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cota única, com 12% de descontos, termina nesta terça-feira, dia 30. O mesmo prazo vale para quem optar em pagar a primeira das seis parcelas do imposto.  O pagamento pode ser realizado nas agências do Banco do Brasil, Banco Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal, casas lotéricas e bancos postais (Correios).

RETORNO DO FUNCIONAMENTO DO PROCON

A Prefeitura de Barra Mansa, através do Programa de Defesa do Consumidor (Procon), retomou ontem  o atendimento presencial em horário integral, das 8 às 17 horas. Nas últimas semanas, o serviço estava ocorrendo em horário reduzido, para controlar a propagação da Covid-19. Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, o atendimento está seguindo todas as normas sanitárias, com o uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool gel e distanciamento social de dois metros, com a realização de dois atendimentos por vez.

RETORNO DO FUNCIONAMENTO DO PROCON

A Prefeitura de Barra Mansa, através do Programa de Defesa do Consumidor (Procon), retomou ontem  o atendimento presencial em horário integral, das 8 às 17 horas. Nas últimas semanas, o serviço estava ocorrendo em horário reduzido, para controlar a propagação da Covid-19. Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, o atendimento está seguindo todas as normas sanitárias, com o uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool gel e distanciamento social de dois metros, com a realização de dois atendimentos por vez.

Um Fato na Foto

Caminhão atinge portão de igreja em Porto Real

Foto: Divulgação

Por pouco um acidente ocorrido no domingo, dia 28, envolvendo um caminhão não causa uma tragédia em Porto Real. Um caminhão tombou e atingiu o portão de uma igreja localizada na Avenida B, no bairro Freitas Soares. A carga de vidro caiu na rua. De acordo com a Guarda Municipal, o motorista perdeu o controle do caminhão, que acabou tombando de lado e atingindo o portão do templo. Nenhuma pessoa ficou ferida. Ontem, dia 29, a empresa de seguro do veículo foi até o local do acidente para fazer a retirada dos vidros que caíram na avenida. Agentes da Guarda Municipal auxiliaram o trânsito.

error: Conteúdo protegido !