Notas & Notas – 30 de julho de 2020

0

INCÊNDIO NA CSN

A central de recicláveis da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) pegou fogo na manhã de ontem. O incêndio sem grandes proporções começou por volta de 6 horas e foi controlado por volta das 11 horas pela brigada de incêndio da empresa. O local é afastado da área de produção e ninguém ficou ferido. As causas do acidente estão sendo apuradas. A central abriga papeis, plástico, pneus entre outros produtos que não fazem parte do processo produtivo da CSN.

QUEIMADA NA PEDREIRA

Moradores que residem no entorno da Pedreira da Voldac, em Volta Redonda, noticiaram ontem uma queimada no local. A equipe ambiental do MPE, ao receber informação, comunicou a Secretaria de Meio Ambiente e também fez contato com corpo de Bombeiros, por volta das 11h30min. Por volta das 13 horas o fogo já tinha sido dissipado.

AVANÇOS NA MARINA

A Prefeitura de Angra dos Reis está buscando a realização de um projeto que vai requalificar o Centro: a Marina Porto São Bento.  Para tratar do assunto, o prefeito Fernando Jordão realizou no dia 28 uma videoconferência com o secretário nacional de Atração de Investimentos, Parceria e Concessões do Ministério do Turismo, Lucas Felício Fiuza. A ideia é que a marina conte com terminal internacional para a parada de transatlânticos, marinas seca e molhada, hotel e centro de convenções, entre outras benfeitorias. Uma reunião foi marcada para a próxima semana.

PAGAMENTO DE SERVIDORES

A Prefeitura de Pinheiral iniciou ontem o pagamento dos servidores públicos de forma escalonada. A ação tem o objetivo de evitar aglomerações nas agências bancárias durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). No primeiro dia de pagamento foi para os servidores aposentados e pensionistas. Hoje receberão os servidores das secretarias de Saúde e Assistência Social. Já na sexta-feira, dia 31, os demais servidores.

HOMEM MORTO É IDENTIFICADO

Foi identificado como sendo Gustavo Souza do Carmo, de 32 anos, o homem encontrado morto na manhã de terça-feira, 28, em um apartamento do Condomínio “Minha Casa, Minha Vida” do bairro Jardim Cidade do Aço, em Volta Redonda. No local a polícia encontrou dois estojos e três projéteis calibre 9mm. O caso foi registrado na 93ª Delegacia de Polícia (DP) para ser investigado.

SÉRIE DE WEBINARS NA FIRJAN

Entre os meses de julho e dezembro deste ano, a Firjan promoverá uma série de webinars sobre a retomada pós-Covid-19 na perspectiva dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, via transmissão on-line e gratuita pelo canal da federação no YouTube digitando o link: https://bit.ly/2OYI0Wy. O evento, que terá periodicidade quinzenal, reunirá especialistas para debater pautas ambientais, sociais, econômicas e de inovação relevantes para empresários e profissionais de sustentabilidade. A primeira live que terá como tema: “ODS 17 – Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável” acontecerá na quinta-feira, dia 30, a partir das 10 horas. A programação completa da primeira live poderá ser acessada pelo link: https://wp.me/papAyE-ydK.

REFLETINDO

Na Câmara de Barra Mansa na manhã de ontem algumas pessoas aguardavam do lado de fora o resultado do pedido para criação de uma comissão para analisar o impeachment do prefeito Rodrigo Drable. Uma delas mencionou o fato da mesma comissão ter sido implantada na administração de Jonas Marins, que não teve uma conclusão. A fonte do jornal disse que o prefeito que roubou a cidade não foi cassado. “Agora estão tentando cassar o prefeito que pagou as contas, que criou os processos seletivos acabando com o apadrinhamento. A acusação é de ter oferecido dinheiro, por um voto que não precisava, a um vereador que já era inimigo declarado. Pior, apesar da acusação, ele próprio ressalta que nada recebeu”, disse. Caberá agora a câmara chegar a esse consenso ou outro diferente. De qualquer forma, a Justiça também analisa os fatos.

REUNIÃO COM ARTISTAS

A Fundação Cultura de Barra Mansa e o Conselho Municipal de Cultura realizarão uma série de reuniões com agentes da música, artistas cênicos, rappers, capoeiristas, artistas visuais e artesãos. Todos os debates acontecerão virtualmente, até sexta-feira, dia 31 de julho. O objetivo da ação é promover o encontro entre os artistas que fomentam a cultura no município. O tema que será debatido é a aplicação dos recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. A legislação prevê o pagamento de auxílio emergencial para trabalhadores da cultura e subsídios para a manutenção de organizações culturais que tiveram atividades interrompidas por conta das medidas de isolamento social.

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO

Foto: Gabriel Borges/PMVR


A Prefeitura de Volta Redonda retomou ontem com os atendimentos de urgência e emergência na Clínica Odontológica Concentrada (COC) do bairro Santa Cruz. O atendimento estava suspenso, por conta da pandemia do novo coronavírus. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o objetivo é atender a demanda da população dos bairros Santa Cruz e Santa Rita do Zarur, que estavam se deslocando para o Cais Aterrado e para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Santo Agostinho.

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE E GRATUITO

Imagem: Ilustração/PMBM


A pandemia do novo coronavírus impôs diversas mudanças comportamentais em todo o mundo. As medidas, implementadas a partir de março, incluiu o isolamento social para a população com 60 anos de idade ou mais, o que tem impactado na saúde mental de diversas pessoas. O Centro do idoso do Ano Bom, Barra Mansa, equipamento municipal especializado no atendimento médico e social desse público, é um dos balizadores do cenário vivido no momento. Para tornar a situação mais amena, o Centro do Idoso disponibilizou atendimento psicológico on-line ou por telefone a fim de oferecer suporte emocional aos assistidos pelo órgão.

OS ATENDIMENTOS

Os serviços são realizados por três psicólogas credenciadas junto ao Conselho Regional de Psicologia, que se revezam no atendimento. O agendamento é feito por meio do telefone (24) 3328-6516. O tempo médio de espera para as consultas psicólogas online é de três dias. Os atendimentos acontecem de segunda à sexta-feira, das 8 às 16 horas.

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA PANDEMIA

O programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR e apoiado pela CCR NovaDutra, realiza às 17 horas de hoje um webinar com o tema: ‘O que aprendemos com este momento e quais são as perspectivas para o futuro?’. O encontro virtual será transmitido para o público da educação envolvido com o programa do Instituto CCR e para colaboradores das concessionárias do Grupo CCR.

A MEDIAÇÃO

O bate-papo será mediado pela Ariane Teles, responsável pelo programa, e a participação da palestrante Dra. Luciana Allan, formada em Matemática e Doutora em Educação pela USP, e Diretora Técnica do Instituto Crescer.

WORKSHOP ON-LINE

Professores e profissionais da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) participam hoje de um workshop on-line com o tema ‘Ginástica de Trampolim’. O estudo será realizado em dois períodos, as 9 e 14 horas, possibilitando a abrangência de participação dos profissionais da secretaria.

PROFESSOR CONVIDADO

O profissional de Educação Física Thiago Anderson de Almeida, técnico da equipe de Ginástica de Trampolim da Prefeitura de Volta Redonda foi convidado para compartilhar suas experiências com os demais profissionais. Thiago atua no ginásio do bairro São Geraldo, que funciona como local de treinamento desde a base até o preparo dos atletas para as competições.

TEMA DO EVENTO

Durante o workshop, Thiago Anderson abordará o tema ‘Conhecendo e Desmistificando a Ginástica de Trampolim’, com conteúdos explicando como é a modalidade (conceitos), a diferença das modalidades de ginástica e a explanação sobre a Ginástica de Trampolim no cenário nacional e mundial, além da ascensão dessa modalidade.

INCÊNDIO EM VEGETAÇÃO

Os moradores do bairro Cabral, em Resende, ficaram assustados na noite de terça-feira, dia 28, com um incêndio que atingiu uma vegetação no local. A área fica na Avenida Dorival Marcondes de Godoy. O fogo se alastrou rapidamente e as chamas ficaram altas. Tanto que o fogo podia ser visto em outros bairros. Com isso, vários moradores ligaram para o Corpo de Bombeiros informando sobre o incêndio. De acordo com a equipe do Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 21 horas e só foi controlado às 23 horas. Apesar do susto, o fogo não atingiu nenhuma residência e ninguém ficou ferido.

Um Fato na Foto

Primeira aluna de Escola Cívico-Militar de Resende

Foto: Divulgação


A estudante Ananda Sampaio, 15 anos, entregou uma placa de agradecimento ao governador Wilson Witzel durante a inauguração de mais um colégio vocacionado ao ensino cívico-militar no Estado do Rio. O colégio, localizado no bairro Monte Castelo, na área da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende é a quarta unidade escolar inaugurada no estado. A unidade funcionará em horário integral e terá parceria com a Polícia Militar. A aluna ‘Brauer’, como é chamada na classe, foi um dos dez estudantes do primeiro ano do ensino médio selecionados para fazer a homenagem ao chefe de Estado. Ela foi a melhor aluna da escola, que conta com 70 estudantes, e teve a honra de entregar uma placa o governador Wilson Witzel.