Notas & Notas – 30 de abril de 2019

0

SISU ABRE INSCRIÇÕES NO DIA 2

As instituições públicas de educação superior que desejarem participar da edição do segundo semestre de 2019 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm, a partir do dia 2 até o dia 10 de maio para formalizarem a adesão. Esse processo é feito na página de internet do Sisu Gestão. A formalização da adesão das instituições ao processo seletivo do Sisu deve ser feita por meio de assinatura eletrônica do termo de adesão. O prazo para a retificação do termo de adesão ao Sisu, caso seja necessária, vai de 13 a 17 de maio. As regras estão em edital publicado no Diário Oficial da União da última sexta-feira.

SOBRE O SISU

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação onde instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Podem concorrer às vagas do segundo semestre de 2019 os estudantes que fizeram o Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Os candidatos se inscrevem no processo seletivo em até duas opções de vaga, especificando, em ordem de preferência, as suas opções em instituição de educação superior participante, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.

PARÓQUIA SANTÍSSIMA TRINDADE

Nesta quarta-feira, 1º de maio, comemora-se o Dia do Trabalhador, mas para os católicos essa data também é o momento de render  homenagens e pedir bênçãos a São José Operário. Para isso, a Paróquia Santíssima Trindade, em Jacuecanga, com o apoio da Prefeitura de Angra, através da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, preparou uma programação especial, que teve início no dia 22 de abril. Embora as missas em louvor ao santo já estejam sendo celebradas há mais de uma semana, o ápice da festividade será na quarta-feira. Neste dia a programação terá início com um passeio ciclístico, saindo de frente à igreja de São José Operário, às 8h. Às 17h, será realizada a tradicional procissão e logo em seguida será celebrada a missa com a bênção das carteiras de trabalho. Após a missa, o cantor sertanejo Tiago Oliveira vai animar a festa, que contará ainda com uma quermesse.

PROJETO ‘PREFEITURA EM AÇÃO’ 

Na manhã do ultimo domingo, 28, foi realizado o projeto ‘Prefeitura em ação’, na Rua Euclides Vicentino, no bairro Três Poços. Além de serviços e informações como IPTU, carteira de trabalho, regularização imobiliária, regularização fundiária, distribuição de mudas, exames de glicemia e aferição de pressão arterial, o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, também realizou um bate-papo com os moradores, prestando contas e escutando as demandas da população. Secretários e funcionários da Prefeitura de Pinheiral também estiveram presentes.

TECNOLOGIA 3D

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Volta Redonda (AEVR) vai realizar, hoje, às 19h30min, em sua sede no bairro Vila Santa Cecília, a palestra “Tecnologias de manufatura aditiva” para profissionais e estudantes das áreas de engenharia e arquitetura. O evento é gratuito e será ministrado por Davis Reis, diretor da NEO 3D fabricação digital e E-learning. O objetivo do evento é mostrar as possibilidades de atuação da Engenharia e Arquitetura nesse cenário novo, moderno e com diversas novas maneiras de pensar a parte produtiva.

MÁQUINAS DE IMPRESSÃO

Os participantes poderão conhecer as máquinas de impressão 3D e os materiais impressos com diversas técnicas e insumos. De acordo com a presidente da AEVR, Laura Jane Lopes Barbosa, a tecnologia tem mudado a forma como os trabalhos são desenvolvidos no ramo da engenharia e arquitetura, por isso é preciso estar atento as novidades do mercado e saber como utilizar os novos sistemas que vão surgindo. Lembrou que não adianta ter a tecnologia ao lado se não saber como usar para dar agilidade aos nossos trabalhos e projetos.

PRESENTE

A tecnologia 3D está presente em praticamente todos os setores e todos  precisam entender como podem usar da melhor maneira na engenharia e na arquitetura. A palestra em Volta Redonda vai acontecer na sede da AEVR, na Rua93C, 291, no bairro Vila Santa Cecí­lia, em Volta Redonda. As inscrições são feitas por meio de um cadastro eletrônico pelo endereço http://abre.ai/Q8k

ENTREGA DE BOINAS NA AMAN

Foto: Divulgação


O prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas) participou, no sábado, dia 27, solenidade de formatura e de entrega de boinas aos soldados recrutas do Batalhão de Comando e Serviços (BCSv) da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), que é comandado pelo Tenente-Coronel Rodrigo Otávio. O comandante da Aman, o general de Brigada, Gustavo Henrique Dutra de Menezes convidou o prefeito para participar do evento no palanque de autoridades para acompanhar a solenidade de incorporação da turma de Recrutas de 2019. “Aproveito para parabenizá-los pela conquista e desejo muito sucesso nessa caminhada aos novos recrutas. Parabéns também aos familiares dos soldados por esse importante passo nessa instituição que tem 75 anos de história por aqui, que é um orgulho para todo o país”, disse o chefe do Executivo em sua rede social.

ÔNIBUS ESCOLARES

A Prefeitura de Resende recebeu, na semana passada, mais três ônibus escolares. Os veículos serão utilizados para atender comunidades da zona rural, que incluem Fumaça, Vargem Grande, Sertãozinho, além de outras localidades afastadas do centro urbano.  De acordo com o município, só em 2019, a administração municipal adquiriu dez veículos para atender a rede municipal de ensino, que inclui também um ônibus para o programa Gente Eficiente.

DEIXANDO O ALUGUEL

Segundo o prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas) com a chegada dos veículos, a Prefeitura deixa de gastar com contratos de aluguel e passa a ter uma frota própria, com carros, ônibus, máquinas e caminhões novos e de qualidade, para atender nossa população. “Os últimos meses têm sido marcados pelo aumento expressivo de veículos na frota da Prefeitura, que beneficiaram centenas de pessoas em nosso município, como as vans para transportar os pacientes do Tratamento Fora do Domicílio (TFD); além do novo micro ônibus da Assistência Social e as novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Logo no início de 2019, a Prefeitura já recebeu caminhões para o setor de Obras, ônibus para a Educação, além de outros veículos para atender a Saúde”, comentou o chefe do Executivo.

SARAU E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Foto: Divulgação


O sarau e a contação de histórias promovido pela Prefeitura de Resende em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil e Dia Nacional da Biblioteca foi um sucesso. O evento aconteceu, na última sexta-feira, dia 26, nas dependências da Biblioteca Jandyr Cesar Sampaio, no Centro Histórico da cidade. A apresentação contou com música ao vivo e homenagem às bibliotecas a partir de roteiro e pesquisa do professor e escritor Renato Martini. Obras sobre a temática de grandes autores, como Umberto Eco, Jorge Luis Borges, Lima Barreto, Machado de Assis, Charles Bukowski e Ray Bradbury. E para incentivar a leitura, um cantinho especial de doação de livros atraiu diversos interessados, que puderam levar um exemplar para casa.

AULAS SUSPENSAS NESTA TERÇA-FEIRA

Os mais de 3,5 mil estudantes das creches e escolas da rede municipal de ensino de Porto Real terão as aulas suspensas nesta terça-feira, dia 30. A prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, visando a excelência constante do ensino, vai promover um curso de formação para os 280 professores e demais funcionários da rede municipal.  O treinamento acontece no Horto Municipal e no CIEP Brizolão 487 Oswaldo Luiz Gomes.

LEILÃO DA GUARDA MUNICIPAL

A Guarda Municipal de Volta Redonda colocou a venda nesta segunda-feira, dia 29, 183 veículos através de um leilão que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, no bairro Niterói. Desse total, apenas dois veículos não receberam nenhum lance e vão retornar para o pátio. No próximo leilão eles irão para o lote de sucatas. Dos 181 que foram arrematados, 140 são carros e motos a serem regularizados e 41 sucatas a serem prensadas.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A construção de Políticas Públicas de proteção à mulher será o tema de da Audiência Pública que acontecerá hoje, às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Volta Redonda. Realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (SMIDH), será a primeira audiência do ano para essa discussão. O evento contará com a presença da secretária da pasta, Dayse Penna.

NOITE ANIMADA EM VALENÇA

A dupla Julinho Marassi e Gutemberg se apresentará nesta terça feira (30), véspera de feriado, no Boteco Conveniência, no Centro. O show está previsto para às 22 horas, com entrada franca e classificação livre.

A CADA CINCO DIAS, UMA MULHER É VÍTIMA DE FEMINICÍDIO

A 14ª edição do Dossiê Mulher, levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP), apresenta um dado alarmante: a cada cinco dias, uma mulher é vítima de feminicídio no Rio de Janeiro. De acordo com o estudo, só no ano passado, 71 mulheres foram mortas em decorrência deste tipo de crime. As informações completas serão divulgadas nesta terça (30), a partir das 10 horas.

CONVOCADO PARA O PAN AMERICANO 2019

Integrante do Departamento de Arbitragem de Futebol do Rio de Janeiro, Wagner do Nascimento Magalhães, foi convocado pela Confederação Sul-Americana (Conmebol) para os Jogos Pan-Americanos. Com sede em Lima, no Peru, o Pan acontecerá entre os dias 28 de julho e 10 de agosto. Wagner Magalhães está no quadro de arbitragem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro desde 2002.

CONCESSÃO DE VISTOS

O governo do Japão informou ontem (29) que o número de vistos concedidos a estrangeiros pelo país foi o mais alto de todos os tempos, em meio ao aumento de turistas em Tóquio e outras cidades. Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros, embaixadas e consulados do Japão foram emitidos 6,95 milhões de vistos no ano passado, um aumento de 19% em relação a 2017. Turistas da China perfizeram 78% do total, seguidos por visitantes das Filipinas, Vietnã e Indonésia.

PREVENÇÃO DE AUTOMUTILAÇÃO

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, na última sexta-feira a Lei nº 13.819 , que institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. O texto, de autoria do ministro da Cidadania, Osmar Terra, foi publicado na edição de ontem (29) do Diário Oficial da União e estabelece um pacote de medidas que visa minorar os casos de violência autoprovocada, ou seja, as tentativas de suicídio, os suicídios consumados e os atos de automutilação.

Um Fato na Foto

Rua às escuras

Foto: Divulgação

Moradores e comerciantes da Rua Carlos Chagas, antiga Rua 207, no bairro São Lucas, em Volta Redonda, se queixam da escuridão da localidade. Segundo os reclamantes, há quase duas semanas o poste do início da rua está com a lâmpada queimada. Eles disseram que, mesmo diante da violência que impera na cidade, à noite a rua fica as escuras. Além de acidentes, a escuridão tem colaborado para aumentar o número de assaltos na localidade. Os moradores se queixam ainda que mesmo a rua às escuras a cobrança da taxa não deixa de chegar. A foto foi enviada por um leitor através do WhatsApp (24) 99913-0202.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !