Notas & Notas – 3 de setembro de 2018

0

CAPACITAÇÃO NO CRAS

Cerca de 40 profissionais que trabalham nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) nos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras), de Magé passaram pelo curso de capacitação continuada voltado para melhorar a qualidade dos serviços prestados aos mageenses. De acordo com o assistente social e um dos professores do curso, Carlos Sarmento, “capacitar a equipe de trabalho é dar um melhor serviço para o usuário e desenvolver uma sociedade melhor.” Ele ainda complementou que “o SCFV é fundamental para os usuários dos Cras e por isso o planejamento das atividades precisa ser eficaz”.

ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS

Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos desenvolve atividades socioeducativas com crianças, adolescentes, adultos e idosos. Segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ionete Machado, o serviço é a porta de entrada dos Cras e por isso os profissionais precisam se aprimorar. “Nós acreditamos na qualificação profissional da nossa equipe e por isso estamos investindo neles. Eu ouvi diversos profissionais e eles me pediram uma capacitação para o aprimoramento do conhecimento. Esse momento está sendo especial para todos, porque geralmente cada um fica na sua unidade e a gente quase não tem tempo de se reunir. Eles aprenderam muita coisa e eu também. Agora, vamos colocar tudo em prática e dar a nossa população um serviço ainda melhor”, explicou.

CHAMADA ESCOLAR 2019

A Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda (SME-VR) anunciou que as inscrições para a Chamada Escolar 2019 serão realizadas entre os dias 3 e 28 de setembro, atendendo crianças na creche e pré-escola, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A inscrição deverá ser feita nas unidades escolares e os responsáveis devem procurar a unidade mais próxima no próprio bairro. Nas Creches, serão matriculadas crianças nascidas entre 3/04/2015 e 30/11/2018; na Pré-Escola, crianças nascidas entre 3/04/2013 e 02/04/2015. Já o EJA a partir de 15 anos. O objetivo da secretaria é que todos os pais e responsáveis atendam à campanha da Chamada Escolar 2019.

PROCESSO IMPORTANTE

Segundo a Secretária Municipal de Educação de Volta Redonda, Rita Andrade, processo da Chamada Escolar é muito importante para que as vagas sejam distribuídas democraticamente. Explicou que é fundamental que os pais ou responsáveis pelas crianças atendam a Chamada Escolar 2019 e façam as inscrições nas unidades mais próximas. A inscrição, de acordo com a secretária, isenta de qualquer taxa e pode ser feita pelo pai ou responsável legal pelo aluno, que deve ser morador de Volta Redonda. O endereço apresentado pode ser residencial ou de trabalho do responsável. Os documentos necessários são número do Número de Informação Social (NIS), comprovante do último pagamento do benefício do Programa Bolsa Família ou Declaração de Beneficiário expedido pelo Gestor Municipal da Assistência Social (Smac), original da certidão de nascimento do candidato, comprovante de renda, comprovante de residência e comprovante de trabalho, no caso de creche.

COMUNICADO GREBAL

No fim de semana a nova presidente do Grêmio Barra-mansense de Letras (Grebal), Natália Faria, emitiu comunicado informando que, devido ao falecimento do então presidente Rozan Silva, ocorrido no último dia 28, e em respeito a sua memória, todas as atividades do grêmio, planejadas para este ano estão suspensas. O comunicado informa que lançamento do livro ‘Prosa e Verso’ acontecerá em breve e que os vencedores do referido concurso serão comunicados pela diretoria do Grebal, quanto à data de sua realização. O comunicado cita, ainda que, está mantido para o próximo dia 14, às 9 horas, na sede do Grebal, o lançamento do livro do escritor Lourildo Costa. Quanto ao regulamento do concurso ‘Prosa e Verso XXII’, inicialmente previsto para este ano, ele será divulgado somente em janeiro de 2019. Natália solicita aos interessados que para o esclarecimento de quaisquer duvidas que, ainda, possam suscitar que façam contato diretamente com a secretária do Grebal, Eliana Neri, de terça a sexta-feira, das 13 às 17 horas.

DEIXOU UM VAZIO

Ainda no comunicado, a presidente do Grebal disse que, “o passamento do nosso querido presidente Rozan Silva deixou um vazio entre nós, que nunca mais será preenchido; estamos todos de luto e entristecidos, mas, mesmo na profunda dor, não deixaremos de honrar os compromissos por ele planejados e, para tanto, conclamamos os associados a se manterem unidos à diretoria, lembrando que Rozan sempre pregava a paz, a harmonia e a concórdia, e essa é a bandeira que manteremos desfraldada no Grebal”, encerrou Natália Faria.

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA

No fim de semana, mais uma vez a Cidade do Aço recebeu no Ginásio Esportivo da Ilha São João a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). No total 35 equipes da região participaram da etapa que reuniu 36 estudantes da rede pública municipal que competiram pela primeira vez. Os vencedores desta etapa vão disputar a final que será disputada no dia 22 de setembro, também em Volta Redonda. De acordo com o coordenador regional da OBR, Heitor Sereno, o evento tem como objetivo atuar como instrumento para a melhoria da educação e estimular os alunos para carreiras técnico-científicas.

OPERAÇÕES SIDERÚRGICAS

Terá inicio amanhã o Curso Profissionalizante em Siderurgia, no Senai de Volta Redonda, a partir das 18 horas . O curso, que visa promover a formação e qualificação de pessoas sem experiência no ramo siderúrgico, terá nessa primeira turma 60 mulheres. Após a conclusão treinamento, de três meses, essas pessoas serão contratadas para a área operacional da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). A iniciativa faz parte do programa Diversidade da CSN, que tem o objetivo de aumentar a presença de mulheres na empresa. Em dois meses de campanha, a empresa recebeu mais de quatro mil currículos e, conforme a abertura de vagas está convocando as candidatas para processos seletivos.

PROVA BRASIL

A Prefeitura de Volta Redonda tem investido em educação e os resultados já apareceram em diversos quesitos. Na semana passada, foram divulgados os dados de proficiência do município, que são medidos através da Prova Brasil, criada pelo Ministério da Educação para avaliar a qualidade do ensino das escolas públicas. De acordo com esses dados, que avaliam o domínio dos estudantes sobre os conteúdos ensinados nas salas de aula, a proficiência dos alunos da rede pública municipal cresceu. A secretária de Educação de Volta Redonda disse, ainda, acreditar que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Volta Redonda terá um bom aumento esse ano. Ela se declarou feliz e orgulhosa com o desempenho da Rede Municipal de Ensino de Volta Redonda.

ATRAÇÕES INFANTIS NA EXAPICOR

O público infantil acaba de ganhar espaço em um dos maiores eventos do Sul do Estado, a 51ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende (Exapicor), que será realizada de 21 a 30 de setembro, na Área de Exposições da cidade. As atrações cover Patrulha Show Aventura Caninas e Dora Show, além do Circo JG e de personagens da TV, farão parte da programação da festa durante os fins de semana, com classificação livre e entrada franca. Além disso, a Comissão Organizadora da festa também confirmou o show do cantor Dilsinho para a abertura do evento, na sexta-feira, dia 21.

AGENDA DE CAMPANHA

Final de semana é sinônimo de trabalho para o candidato a deputado estadual pelo PDT, Baltazar. Sábado pela manhã ele esteve em Porto Real para uma reunião com lideranças e depois foi à vez de Barra Mansa. Ele caminhou pelas ruas do Centro e apresentou suas propostas para os eleitores. Domingo marcou presença na Rua de Compras, no bairro Aterrado, em Volta Redonda. “Sabemos que a política atualmente está desacreditada, mas quando se apresenta as propostas e realizações passadas as pessoas percebem que não podem se abster e precisam colocar alguém com experiência para representá-las”, afirmou.

UM FATO NA FOTO

Mutirão do grafite na Cidade do Aço

 

No último sábado, uma ação da Secretaria de Cultura, de Volta Redonda, reuniu mais de 30 artistas locais e de outros estados no bairro Eucaliptal. O evento teve como objetivo levar ao bairro o movimento artístico e deixar os muros da localidade mais coloridos e bonitos. Um dos artistas que deixou sua ‘marca’ no muro foi o mineiro de Paraisópolis, Igor Pagatin, que aprovou a inciativa. Já Jeferson Arantes, idealizador do projeto, disse que o evento é um movimento permanente que proporcionará nas pessoas um novo olhar para a arte do grafite.

 

Deixe um Comentário