Notas & Notas – 3 de novembro de 2018

0

PORTO REAL RECEBE PRÊMIO CFO DE SAÚDE BUCAL

Foto: Dorinha Lopes/PMPR

Porto Real recebeu na última terça-feira, o certificado de terceiro lugar no Prêmio Nacional Conselho federal de Odontologia (CFO) de Saúde Bucal 2018. A cerimônia de entrega da premiação ocorreu em Brasília (DF), pela qualidade na prestação de serviço à comunidade, no grupo populacional de municípios com até 50 mil habitantes. A cidade ainda alcançou a primeira colocação do Estado do Rio de Janeiro, se destacando na promoção de políticas públicas voltadas para a saúde bucal da população no último ano. Esse é o antigo prêmio “Brasil Sorridente”. O Prêmio está dividido em três categorias de acordo como o número de habitantes das cidades. A escolha dos municípios vencedores foi definida de acordo com critérios como investimentos na área de odontologia, estrutura de equipe, cobertura odontológica na Atenção Básica, entre outros.
Para o prefeito de Porto Real, Aílton Marques, a classificação reconhece o trabalho dos profissionais dentistas e Auxiliares de Saúde Bucal da rede pública, empenhados em oferecer um serviço de qualidade aos munícipes.
PREMIAÇÃO
O prêmio, que foi instituído em 2005 pelo CFO, é concedido às cidades brasileiras que se destacam no atendimento odontológico, obedecendo alguns critérios. São selecionados os municípios que, por exemplo, mantenham o maior número de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família, possuam Centros de Especialidades Odontológicas e menor índice epidemiológico em crianças com idade escolar, entre outros. Este ano de 2018 o prêmio concedido teve seu nome alterado para Prêmio Nacional de Saúde Bucal.
SAÚDE BUCAL
O coordenador de Saúde Bucal de Porto Real, Pedro Roberto Tavernari, reafirmou a satisfação de a saúde bucal do município ser premiada. “Este prêmio é a comprovação da qualidade no atendimento de saúde bucal, referente ao ano de 2017. Ele é concedido após a classificação na etapa regional e baseado em critérios técnicos que são comprovados pelos municípios inscritos através de documentos. Os classificados são, comprovadamente, os que têm a consciência da importância e investem em saúde bucal para a sua população”, afirmou.
Segundo o secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, presente à ocasião, destacou a atenção do município com a odontologia. “É gratificante receber este prêmio, que mostra o empenho de nossos profissionais. É um município que se preocupa com a qualidade de seus profissionais, da área da saúde bucal”, declarou.
VEREADOR SONDADO
O vereador Carlinhos Santana (Solidariedade) teria sido sondado por lideranças políticas locais e do Estado do Rio para ser candidato a prefeito de Volta Redonda. Santana, que tem proximidade com o senador Magno Malta, futuro Ministro do Governo do presidente eleito, Bolsonaro, vem sendo sondado para talvez disputar o Palácio 17 de julho em 2020. Conhecido por sua posição crítica ao Governo atual, Santana teria sido convidado a conversar sobre o assunto com um grupo político. Segundo pessoas próximas ao vereador, o fato dele ter uma atuação de destaque o classifica para a disputa de 2020. O presidente do partido de Santana, Henrique Gatte, não quis comentar sobre o assunto e o vereador não foi localizado para confirmar a informação, mas fontes próximas ao partido solidariedade dizem que o parlamentar é nome forte para uma eventual disputa.
VAGAS
A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) está com 100 vagas abertas para as áreas de operação e manutenção da Usina Presidente Vargas (UPV), em Volta Redonda. Interessados em participar do processo seletivo deverão cadastrar o currículo no site www.csn.com.br/oportunidades, até o próximo dia 9. Para preenchimento das vagas é necessário ter o Ensino Médio completo. As vagas oferecidas são para auxiliar de produção, operador de produção e ponte rolante, soldador, mecânico, eletricista e montador de andaime.
NOVIDADE
Os associados da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR) já contam com uma grande novidade. É que o Centro Odontológico Bergonsil de Oliveira Magalhães, administrado pela AAP-VR, está com novo horário de atendimento, das 7 às 19 horas, sem pausa no atendimento para o horário de almoço. Com isso, além dos associados, dependentes, convênio INB, os não associados também são atendidos. Criado em 1999, o Centro Odontológico da AAP-VR vem proporcionando saúde bucal e qualidade de vida para seus clientes, que agora se estende a um público vasto.
ATENDIMENTOS
A unidade oferece diversos serviços, entre eles atendimentos em caso de urgência, profilaxia, limpeza dos dentes, orientação de higiene oral,tratamento de doenças na gengiva e outros. Maiores informações podem ser obtidas no Centro Odontológico Bergonsil de Oliveira Magalhães, Rua 33, 51, bairro Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, ou pelo telefone (24) 3343-5403.
CADELA ESTÁ DESAPARECIDA
Está desaparecida desde a noite do último sábado, 27, a cadelinha que atende pelo nome de Titinha. Ela é mestiça da raça Basset Hound com Pinscher e sumiu do bairro Santo Agostinho. O proprietário da cadelinha, José Felipe, contou que o animal, que tem cerca de cinco anos, é carinhoso e muito dócil. Disse que não só ele está sentindo falta do animal, mas toda a família. Caso alguém informe o paradeiro da cadelinha é só ligar para 99923-6085 ou (24) 998221-8548, que irá receber uma recompensa de R$ 100.
PROGRAMA DE ESTÁGIO DA MRS
Foram prorrogadas até o dia 4 de novembro as inscrições para o Programa de Estágio da MRS Logística. São oportunidades diversas, tanto para nível técnico quando para superior. Para se inscrever o candidato precisa acessar o site www.mrs.com.br/estagio. Na região as vagas são para Barão de Juparanã (Valença) – uma vaga; Barra do Piraí, nove vagas; Paulo de Frontin, uma vaga; Resende, duas vagas; Volta Redonda, cinco vagas. Podem participar estudantes de nível Superior com previsão de formatura entre julho e dezembro de 2020, além de estudantes de nível Técnico. O Programa de Estágio contempla vagas nas diferentes áreas de atuação e localidades da MRS Logística.
O ESTÁGIO – CONTINUAÇÃO
Ao longo de dois anos, no caso do estagiário de nível Superior e de um ano para nível Técnico, o estagiário participará de atividades e desafios da área na qual for alocado e será acompanhado por profissionais já estabelecidos no mercado, que estimularão o crescimento e o desenvolvimento do estagiário na empresa. Ele poderá conduzir um Projeto Aplicativo alinhado ao seu setor, o que contribuirá com a sua formação acadêmica. Após a entrada no Programa de Estágio, e a vivência nas respectivas áreas, o estagiário poderá se inscrever no Programa de Trainee MRS ou participar dos processos seletivos internos, que são uma excelente porta de entrada para a efetivação profissional e o aceleramento da carreira. A previsão para início das atividades é fevereiro de 2019.
NOVOS EQUIPAMENTOS

Foto: Dorinha Lopes/PMPR

As Unidades de Saúde da Família (USF’s) de Porto Real receberam recentemente uma série de equipamentos. Segundo dados da Secretaria de Saúde, os materiais foram adquiridos através de emenda parlamentar e além de substituir equipamentos mais antigos, também têm como intuito trazer mais qualidade e melhorias no atendimento aos usuários. O prefeito Ailton Marques acompanhou, na semana passada, a entrega na USF Novo Horizonte, que foi beneficiada com: balança antropométrica; eletrocardiógrafo digital portátil; oftalmoscópio; otoscópio simples; oxímetro de pulso portátil; cadeira de rodas em aço; seladora com aplicação de grau cirúrgico e bebedouro /purificador refrigerado. “Estamos atentos para que seja ofertado à população um atendimento cada vez melhor em saúde. É importante atualizar os equipamentos, modernizando e trazendo melhorias que visam assegurar a qualificação do serviço prestado”, disse o prefeito.
OUTROS EQUIPAMENTOS
Equipamentos como: balança antropométrica, com modo de operação; balança antropométrica infantil; DEA (Desfibrilador Externo Automático); eletrocardiógrafo digital portátil; oxímetro de pulso portátil; seladora com aplicação de grau cirúrgico; laringoscópio adulto com cinco lâminas em aço Inox; oftalmoscópio; otoscópio simples com iluminação direta; bebedouro/purificador refrigerado; bisturi elétrico e cadeira de rodas em aço, foram distribuídos de acordo com a necessidade de cada unidade de saúde.
MELHOR DIAGNÓSTICO
“Muitos desses equipamentos têm o intuito de auxiliar em um melhor atendimento, favorecendo o trabalho do profissional de saúde no que se refere a um melhor diagnóstico. Além disso, esse primeiro atendimento nas situações de urgência e emergência, influencia positivamente no quadro de saúde do paciente. Aparelhos como, por exemplo, o eletrocardiógrafo e o oxímetro possuem papel crucial na estabilização cardiorrespiratória do paciente até que ele chegue ao hospital”, explicou o secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim.
CHEF SAÚDE ESCOLAR
Aconteceu na manhã de quarta-feira a entrega dos certificados e brindes para os alunos da Escola Municipal Santos Dumont que venceram o Concurso Culinário Chef Saúde, promovido pela Prefeitura de Angra, através das Secretarias de Saúde e Educação. O local da premiação não poderia ter sido mais propício: o refeitório da unidade escolar. O evento contou com a participação da secretária de Educação, Stella Salomão, alunos, professores, funcionários da escola e equipes da Secretaria de Saúde. Os alunos Juliana Vitória, Nicole Cauane e João Vitor ficaram nas três primeiras colocações, respectivamente, e tiveram suas receitas expostas em cartazes para todos. Após a entrega dos prêmios, os alunos puderam degustar os pratos vencedores.
DESOBSTRUÇÃO DE CALÇADA
Visando garantir a livre passagem de pedestres sobre a calçada situada em frente a um supermercado na Avenida Perimetral Norte, no bairro Cidade Alegria, em Resende, a vereadora Soraia Balieiro (PSB) pediu a desobstrução do local. Ela explica que moradores, pedestres, incluindo pessoas com deficiência, tem reclamado que os veículos estacionam sobre a calçada localizada em frente ao supermercado. Como os veículos estacionam de forma desorganizada, por diversas vezes a passagem de pedestres fica bloqueada, dificultando a passagem de cadeirantes, pedestres, incluindo os deficientes visuais.
SAÚDE PERTINHO DE VOCÊ
A carreta do Saúde Pertinho de Você, programa de saúde móvel mantido pela Prefeitura de Angra de Angra dos Reis, estará de volta a cidade nos dias 9 e 10 de novembro. No dia 9, sexta-feira, o bairro contemplado será a Garatucaia e, no dia 10, sábado, Jacuecanga. Os atendimentos vão acontecer das 9 às 16 horas. O projeto oferece à população exames de mamografia, ecocardiograma, ultrassonografia, densitometria óssea e raio-x digital totalmente gratuitos. O público-alvo são os pacientes referenciados pelas unidades de saúde, que já estão na fila aguardando a realização de exames. O Saúde Pertinho de Você é uma ação quinzenal e itinerante.
MISSA EM MEMÓRIA A POLICIAIS
Na última quarta-feira foi celebrada uma missa em memória dos policiais mortos no ano de 2018, na sede do 10º Batalhão da Polícia Militar, em Barra do Piraí. A missa foi presidida pelo Padre Marcos Silvestre, reitor do Seminário da Diocese de Valença. Ao final da missa, rosas foram depositadas na cruz, simbolizando as vítimas feitas pela atividade policial.
SEMIFINAIS NESTE SÁBADO
Acontece hoje no campo de Monsuaba, a fase semifinal da Copa da Paz de Futebol Amador de Monsuaba. A competição teve na primeira fase a participação de oito equipes. Na chave A: Amigos, Promorar City, Atlético Cristal e Inter da Monsuaba. E na chave B: Juventus Angrense, Divino Futebol Clube, Santa Fé e Fortaleza. Classificaram-se pela chave A para a semifinal as equipes Amigos e Atlético Cristal, e pela chave B: Juventus Angrense e Divino Futebol Clube. Os confrontos da semifinal da Copa da Paz da Monsuaba serão no sábado, às 13 horas, Amigos x Divino, e às 15 horas, Juventus Angrense x Atlético Cristal.
FAKE NEWS
Segundo o consultor em direitos digitais que atuou no Conselho Consultivo do TSE sobre Internet e Eleições, Danilo Doneda, as redes sociais e a disseminação de notícias falsas tiveram maior relevância do que se esperava. O Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS), entidade que elaborou relatórios sobre a desinformação nas eleições, um ponto importante no Brasil foi a migração do uso das redes sociais de plataformas públicas ou semi-públicas, como Facebook e Twitter, para serviços de mensagem, em especial o WhatsApp.
UM FATO NA FOTO
Jesus te ama!

Foto: Carol Macêdo

Uma ação surpreendeu quem passou no dia de ontem no Cemitério Municipal de Barra Mansa. Geralmente um dia marcado por tristeza, representantes da Igreja Metodista, em parceria com a Igreja Presbiteriana Viva, estiveram no local com uma apresentação do Coral Cume – Corais Unidos Metodistas. Mais do que um dia de sofrimento, nunca é demais saber que Jesus nos ama e sempre está ao nosso lado. A foto foi registrada pela repórter do A VOZ DA CIDADE, Carol Macedo.

error: Conteúdo protegido !