Notas & Notas – 29 de março de 2019

0

COISAS DE BARRA MANSA

Uma briga entre namorados em Barra Mansa foi parar na delegacia, mas pelo visto, terminou com o final feliz. Agentes do 28° Batalhão de Polícia Militar (BPM) compareceram com um casal na 90ª Delegacia de Polícia (DP) na quarta-feira, dia 27, após um desentendimento. O fato aconteceu na Rua Ary Fontinelli, no bairro Estamparia. Uma mulher, de 36 anos, foi flagrada, por volta das 20h10min, dirigindo seu carro na contramão, chamando atenção dos policiais, que a seguiram. Após ser abordada, ela disse aos policiais que seu namorado, de 39 anos, deixou o automóvel, levando seus pertences.

FAZENDO AS PAZES

Os policiais fizeram buscas nas proximidades da confusão e o mesmo foi localizado, sem oferecer resistência e entregando o que havia levado da companheira. Porém, em determinado momento, os ânimos se exaltaram e eles voltaram a brigar. Diante dos fatos, os dois foram encaminhados para a sede policial, mas em determinado momento, se entenderam e não quiseram registrar a ocorrência. Coisas que só acontecem em Barra Mansa!

RESENDE DEBATE PLANO DE EDUCAÇÃO

Foto: Divulgação


O Conselho Municipal de Educação de Resende (Cedur) realizou na noite da última terça-feira, dia 26, uma assembleia temática para o monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME). O evento aconteceu teatro do Espaço Z, no Centro da cidade. O encontro teve como tema ‘Educação Infantil, Educação do Campo e Educação e Meio Ambiente’. O Cedur é um órgão superior de consulta e deliberação, vinculado ao Instituto da Educação do Município de Resende (Educar), da Secretaria Municipal de Educação. Esta é a primeira edição de cinco assembleias que serão promovidas antes do IX Fórum Municipal de Educação, que está previsto para acontecer nos dia 7 e 8 de junho deste ano, na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), no bairro Campo de Aviação. De acordo com o Cedur, o Plano Municipal de Educação foi aprovado em 2015 e é válido por um decênio (até 2025).

SAÚDE DAS MULHERES

Durante todo o mês de março, Barra Mansa realizou diversas ações voltadas ao público feminino em comemoração ao mês da mulher. Para encerrar as atividades, a Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, 30, de 8 às 17 horas, uma campanha especial em todas as Unidades Saúde da Família (USF). Ao longo do dia, os postos oferecerão diversos tipos de exames e atendimentos, como o preventivo de colo do útero (Papanicolau), pesagem do programa Bolsa Família e encaminhamento de exames de mamografia.

RECOMENDAÇÕES DA OMS

De acordo com a coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Williana Cardoso de Brito, a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de que o exame preventivo seja feito anualmente, logo após o início da vida sexual. “Já a mamografia deve ser realizada a cada dois anos, em pacientes considerados de risco a partir dos 35 anos, e os demais, a partir dos 40”, detalhou Williana.

‘KIT NATALIDADE’ PARA MÃES

Foto: Divulgação


Na manhã de ontem, o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, participou da entrega de ‘Kits Natalidade’ para moradores dos bairros Cruzeiro e Parque Maira. A ação faz parte de uma ação inédita da Prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos que é um beneficio eventual previsto na lei orgânica da assistência social e, é realizada pelos municípios através de regulação. O kit é destinado aos cidadãos e suas famílias que por algum motivo não estão conseguindo arcar com as adversidades do enfrentamento da manutenção da cidadania.

OPERAÇÃO TAPA-BURACO

A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, via Secretaria Executiva de Serviço Público, está trabalhando firme para agilizar a operação tapa-buraco em todo o município. Para isso ampliou de uma, para três a quantidade de equipes realizando esse serviço. Uma equipe ficará responsável pela parte central da cidade e já está trabalhando desde segunda-feira, 25, na Banqueta. Quando o serviço for finalizado, os funcionários vão partir para a região da Grande Japuíba. A região norte vai contar com outra equipe, que também começou a trabalhar na última segunda-feira no Parque Mambucaba. Eles vão atender ainda os bairros do Frade, Bracuí e Serra D’Água. Por fim uma terceira equipe ficará responsável por tampar os buracos das ruas localizadas na Monsuaba, Garatucaia, Jacuecanga e Camorim.

PONTE COMEÇA A SER CONSTRUÍDA EM ANGRA

A construção da nova ponte da Praia do Aventureiro, na Ilha Grande, em Angra dos Reis teve início na terça-feira, 26. A obra terá 15 metros de extensão sobre o rio, com 1,15 metro de largura, e será construída sobre sapatas e pilares de concreto com vigas metálicas.  As rampas de acesso terão pintura na cor branca e o guarda-corpo será galvanizado na cor verde. A previsão é de que o serviço esteja concluído em 20 dias. No continente uma intervenção que merece destaque é a primeira etapa da obra de ampliação do sistema de drenagem que corta o Parque das Palmeiras. Parte do canal que ruiu com as últimas fortes chuvas, ocorridas antes do carnaval, está sendo reconstruída.

ASFALTAMENTO EM ITATIAIA

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Itatiaia reiniciou ontem, 28, mais uma etapa do trabalho de asfaltamento na via principal do bairro Nova Conquista. Antes de receber as camadas de asfalto, a equipe responsável pela obra, realizou na tarde de quarta-feira, 27, toda a preparação da base da via, com o nivelamento do solo. Ontem, desde as primeiras horas da manhã, homens e máquinas estiveram no bairro colocando as camadas de asfalto. O serviço faz parte do  cronograma  de recuperação asfáltica organizado pela  Secretaria de Obras e Serviços Públicos e que vem contemplando várias ruas da cidade.

INSCRIÇÕES ABERTAS

As inscrições para a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Volta Redonda estão abertas até o próximo dia 10 de abril. Interessados em participar podem acessar o www.voltaredonda.rj.gov.br ou comparecer à sede do Conselho Municipal de Saúde, na Rua 545, 2º andar, Jardim Paraíba, no Estádio Raulino de Oliveira. A conferência será entre os dias 12 e 14 de abril, no Colégio Getúlio Vargas, no bairro Laranjal. A diretora do Departamento de Informação, Planejamento, Inovação e Qualidade da Secretaria Municipal de Saúde, Marina Marinho, alerta que os delegados de entidades devem fazer a inscrição, presencialmente, na sede do conselho.

PARTICIPAÇÃO

A organização da Conferência Municipal de Saúde de Volta Redonda espera a participação de 600 pessoas para discutir os três eixos temáticos propostos pelo Ministério da Saúde: ‘Direito à Saúde’, ‘Consolidação do SUS’ e ‘Financiamento do SUS’, além do tema central ‘Democracia e Saúde’. Após a realização de palestras sobre cada assunto, os participantes serão divididos em 12 grupos, quatro para cada eixo temático. Cada turma discute o tema escolhido além do assunto central ‘Democracia e Saúde’.

DEPUTADO EM REUNIÃO DE COMISSÃO

Suplente na Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, o deputado federal Delegado Antonio Furtado (PSL) participou ontem de uma reunião com os membros da Comissão na Câmara dos Deputados. A experiência como delegado da polícia civil tem possibilitado propor medidas de segurança e de respeito à mulher.  “Enquanto delegado vi muitas situações de desrespeito, agressões e feminicídio. Não adianta intimar e não existir um mecanismo de fiscalização, uma patrulha, para verificar a situação em casos de denúncias por suspeita ou ameaça de agressão. Hoje, a pessoa é intimada e, simplesmente, ignora a medida de afastamento, bate, mata e não há medidas de prevenção eficazes”, declarou o deputado.

VÍTIMAS

De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 27,4% das mulheres foram vítimas de algum tipo de violência nos últimos 12 meses. Quando o assunto é agressão física, 536 mulheres foram agredidas a cada hora em 2018. “As agressões às mulheres no Brasil já passaram de todos os limites. É necessário que façamos alguma coisa a respeito. Somos o quinto país no mundo em feminicídio. Só seremos um país decente quando as mulheres forem respeitadas, coisa que não está acontecendo”, falou o parlamentar.

TITULAR EM COMISSÃO

A defesa do direito das mulheres não é a única preocupação do deputado federal Delegado Antonio Furtado, que assumiu na última terça-feira como titular a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. A preocupação com o direito da chamada “melhor idade” vem desde quando era delegado na cidade de Volta Redonda e criou o NUAI (Núcleo de Atendimento ao Idoso), responsável por investigar casos de violência contra idosos.

COMBATE E PREVENÇÃO À TUBERCULOSE

Volta Redonda promove na manhã desta sexta-feira, dia 29, uma campanha educativa para marcar o Dia Mundial de Combate e Prevenção à Tuberculose, comemorado todo dia 24 de março. A data será lembrada com ação da equipe do CDI (Centro de Doenças Infecciosas) da Secretaria de Saúde, das 8 horas ao meio-dia, na Praça Sávio Gama, em frente à prefeitura, no Aterrado. Os profissionais vão distribuir material educativo e dar orientação à população.

PREVENINDO

O objetivo é prevenir e facilitar o diagnóstico da tuberculose, alertando para os principais sintomas como tosse por mais de três semanas seguidas, sudorese noturna, falta de apetite, perda de peso, dor no peito e febre ao final do dia. Para facilitar o diagnóstico, durante o evento na Praça Sávio Gama, os profissionais do CDI vão disponibilizar o pedido de exame de Raio X de Tórax e o pote para coleta do escarro às pessoas que apresentem os sintomas da Tuberculose.

IDENTIFICAÇÃO DE PATERNIDADE

Oficiais de registro civil poderão ser obrigados a enviar mensalmente à Defensoria Pública e ao Ministério Público a lista de registros de nascimento feitos em seus cartórios que não incluem identificação de paternidade. É o que determina o projeto de lei 585/11, do ex-deputado Átila Nunes, aprovado, em segunda discussão, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) ontem. O projeto segue para o governador Wilson Witzel, que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar a iniciativa.

PALESTRA NO HOSPITAL

Dando continuidade às comemorações ao Mês da Mulher, a campanha ‘Em briga de marido e mulher, como meter a colher?’ chegou esta semana ao Hospital São João Batista, em Volta Redonda. Na manhã desta quarta-feira, 27, cerca de 70 funcionárias da unidade participaram de uma palestra no auditório do Centro Universitário de Volta Redonda UniFOA), anexo ao hospital, com a secretária Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Penna.

COLISÃO NA VIA DUTRA

Ontem pela manhã, por volta das 10 horas, uma carreta e um carro colidiram no Km 273 da Rodovia Presidente Dutra, na altura do bairro Cotiara, em Barra Mansa. Uma pessoa se feriu. O acidente aconteceu na pista sentido São Paulo. A motorista do carro, uma mulher de 42 anos, teve ferimentos leves. Ela cortou o pé e foi atendida por uma equipe da CCR NovaDutra, sendo liberada em seguida. Já o motorista da carreta não se machucou.

EXPOSIÇÃO DE VEÍCULOS ANTIGOS

No próximo domingo, 31, o Shopping Park Sul vai receber a tradicional exposição de veículos antigos de Volta Redonda. O evento acontece no estacionamento do shopping, das 9 às 15 horas e a estimativa é que o público possa conferir cerca de 60 modelos com destaque para as marcas Corvette, Mercedes, Gordini, Volkswagen, Chevrolet, Ford e ainda algumas motos e bicicletas antigas. O veículo mais antigo que estará exposto foi fabricado em 1928.

Um Fato na Foto

Mulher como sacerdócio real

Foto: André Matheus


Semanalmente, os membros da Igreja Metodista Wesleyana – Ano Bom, em Barra Mansa, realizam no Ponto Missionário, localizado ao lado da sede do A VOZ DA CIDADE, na Rua Michel Wardini, Centro, de Barra Mansa, o Culto Ecumênico em ação de graças. O último, realizado na quarta-feira, dia 27, teve como preletora à irmã Custódia Russi. A palavra entregue aos presentes foi sobre ‘Mulher como sacerdócio real’, que está no Livro de 1ª Pedro, 2 – 9. Os louvores da noite foram conduzidos pelo pastor Jerônimo Russi. Os cultos acontecem às quartas-feiras, a partir das 19h30min e é aberto a todos. O registro acima foi feito pelo repórter do A VOZ DA CIDADE, André Matheus.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !