Notas & Notas – 29 de maio de 2019

0

POSSÍVEIS PARCERIAS

Foto: Divulgação


O prefeito de Barra Mansa Rodrigo Drable recebeu ontem em seu gabinete, representantes do Senac RJ e Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Barra Mansa, Rio Claro e Quatis). O objetivo da reunião foi discutir possíveis parcerias que possam beneficiar a sociedade, além do lançamento dos cursos de gastronomia da carreta móvel do Senac, a apresentação das principais ações e projetos das instituições e  a ampliação da sua atuação no município.

AÇÕES

Foram detalhadas ações que serão realizadas em Barra Mansa nos próximos dias. Dia 4 de junho, às 7h30min, será realizado no auditório do Sicomércio, palestra com empresários com o tema ‘As mudanças do mercado de varejo’. No dia 7, será feito o lançamento oficial dos cursos de gastronomia, em local e horário a serem definidos. Há uma proposta de parceria com a prefeitura direcionada à qualificação dos alunos do Ensino Fundamental no horário do contraturno. O prefeito mencionou sobre a importância em aprimorar a qualificação dos profissionais que atual na área de serviços da saúde.

ENTREGA CARRO CONSELHO TUTELAR

O Conselho Tutelar de Volta Redonda, que é dividido em dois, recebeu ontem pela manhã a doação de um carro para ajudar nas atividades dos conselheiros. Com o novo veículo, doado pela Secretaria Municipal Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (Smidh) de Volta Redonda, os dez conselheiros passam a contar com três carros. A entrega do novo carro aconteceu na sede da Smidh, no Jardim Nossa Senhora das Graças, com a presença da secretária, Dayse Penna. O conselheiro Claudinei Evangelista, que participou da entrega do veículo, comemorou a doação, ressaltando que é mais uma ferramenta para ajudar o trabalho do Conselho.

CONTRA EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Resende finalizou na terça-feira as ações de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes com uma roda de conversa e caminhada com distribuição de folhetos ao redor da Escola Municipal Maria Dulce Chaves Freire, no Novo Surubi. As ações, que tiveram início na semana passada, são em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil. O encontro contou com a participação de alunos da Educação Infantil ao 5° ano, com o objetivo de debater direitos e mobilizá-los.

REALIZAÇÃO

A ação conjunta realizada pela prefeitura é em parceria entre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) para conscientizar a população sobre a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

CRIANÇAS VISITAM PREFEITURA ITATIAIA

Foto: Divulgação


As crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) de Penedo visitaram, na semana passada, a Prefeitura de Itatiaia. Na ocasião, os jovens puderam conversar com profissionais de diversos setores da instituição e ainda aproveitaram para conversar com o prefeito Eduardo Guedes, o Dudu (MDB) sobre a sua trajetória profissional e política até ser nomeado. No bate-papo descontraído, o prefeito Dudu destacou a importância de não se desistir dos sonhos e a resistência na luta por objetivos.

PALESTRA SOBRE SEGURANÇA NO TRÂNSITO

No encerrando da Campanha Maio Amarelo, que promove a segurança no trânsito, o programa Câmara Cultural do Legislativo de Resende, realiza hoje, às 19h30min, uma palestra sobre o tema. O evento acontece no Plenário Jorge Miguel Jayme, na Rua Padre Couto, 10, no Centro da cidade, com entrada franca. Estarão presentes representantes da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal, da Guarda Municipal e um instrutor de autoescola, que falarão sobre direção defensiva, vivência no trânsito e prevenção de acidentes.

LEI

Em tempo, a campanha municipal Maio Amarelo foi criada pela lei nº 3.138/2014, de autoria do vereador Tiago Forastieri (PSC). O intuito da campanha é conscientizar a população sobre a necessidade de respeitar as leis de trânsito a partir de ações promovidas pelo Poder Público, com foco na divulgação de informações e na discussão do tema, ao longo do mês de maio, anualmente. “A palestra que será ministrada no Plenário por várias autoridades no assunto certamente vai enriquecer ainda mais a campanha Maio Amarelo deste ano”, comentou o parlamentar.

CONFERÊNCIA DO IDOSO DEBATE DESAFIOS EM QUATIS

Com o tema ‘Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas’, acontece nesta quinta-feira, dia 30, a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Quatis. O evento será realizado às 8 horas, no salão de reuniões da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, no Centro da cidade.

OBJETIVOS

Entre outros objetivos, a conferência vai debater os avanços e os desafios estabelecidos pela Política Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso, além de reafirmar as atribuições dos órgãos governamentais na realização de ações voltadas à “promoção, defesa e proteção dos direitos da pessoa idosa”. Durante a conferência, também serão eleitos os delegados de Quatis para a conferência no âmbito estadual.

II FÓRUM DO PLANO DIRETOR DE ITATIAIA

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da secretaria de Planejamento do município, realiza, nesta quinta-feira, dia 30, o II Fórum do Diálogo Social para revisão do Plano Diretor e suas Leis Complementares. O evento acontece às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal, no Centro da cidade. No encontro serão expostos os desafios para o desenvolvimento das ações práticas que viabilizem os desejos e necessidades registradas desde o início do projeto. Todas estas etapas contam com a participação popular para definir quais as demandas apontadas nas oficinas e reuniões que serão trabalhadas na inicialização da análise temática integrada.

MUSICALIZANDO

Nesta quinta-feira, 30, a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, via Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, inicia uma nova turma do Projeto Musicalizando, desta vez no Morro da Glória 2. Moradores, a partir de 10 anos, poderão fazer aulas gratuitas de percussão com o percussionista Jorge Moreno, o Etiópia. Os encontros acontecerão às quintas-feiras, das 17 às 19 horas, na sede da Associação de Moradores local, onde as inscrições podem ser realizadas.

DEZ MINUTOS CONTRA A DENGUE

Com o intuito de alertar a população e minimizar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, o Aedes Aegypti, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou ontem uma ação na porta da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com distribuição de panfletos e orientações de como se prevenir dos vírus. A campanha se estenderá para os bairros onde houve maiores índices de pessoas contaminadas, porta de hospitais e, também, na Praça da Matriz, no Centro.

CALENDÁRIO PARA LICENCIAMENTO ANUAL

Os veículos com final de placa 0, 1 e 2 ganharam mais tempo para fazer o licenciamento anual sem vistoria, agora a data vai até o dia 31 de julho. Em portaria publicada no Diário Oficial do Rio de Janeiro nessa quarta-feira, 29, o Detran alterou o calendário de emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2019.

LICENCIAMENTO LIBERADO

Os agendamentos de licenciamento anual sem vistoria para veículos estão abertos para os finais de placa de 0 a 4. A marcação deve ser feita, até a data-limite de 31 de julho, pelo site ou pelo teleatendimento (3460-4040 ou 3460-4041, na Região Metropolitana/ 0800-020-4040 ou 0800-020-4041, no interior). Os demais finais de placa (5 a 9) ainda não estão liberados.

HORTO SERTANEJO

A primeira edição do Horto Sertanejo de Porto Real está chegando e o sábado, 1º de junho, promete animação do início ao fim. O evento começa às 16 horas, no Horto Municipal, mas um pouco antes, às 11 horas, acontece a concentração para a Cavalgada do Horto Sertanejo, na Rua São Francisco, número 1400, no bairro Fátima. Além da cavalgada, o evento contará com a Feira de Artesanato, atividades recreativas e atrações musicais, que seguem até às 22 horas.

Um fato na foto

Aniversário da AAP-VR

Foto: Divulgação

Uma tarde de festa. Assim foi a comemoração ontem dos 46 anos da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR). Centenas de associados se reuniram no salão da sede na Vila Santa Cecília. O presidente Ubirajara Vaz, que, este ano, completa 25 anos à frente da entidade, foi homenageado pela diretoria e funcionários com uma placa de honra ao mérito. A associação é considerada a maior do gênero da América Latina, conforme título conferido pelo senador Paulo Paim, há dois anos. “A nossa diretoria, durante todo este tempo em que administramos a AAP-VR, sempre trabalhou muito, mas temos, também, de reconhecer toda a dedicação e profissionalismo dos funcionários, além, é claro, da participação do nosso quadro de associados, muitos aqui presentes. São vocês que transformaram e fazem a nossa associação cada vez mais forte”, concluiu Ubirajara Vaz.

EXPO GIROLANDO COMEÇOU

Visando movimentar a economia agropecuária e retomar uma antiga tradição no município, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa promove a Expo Girolando.  O evento começou ontem e segue sábado, dia 1°, no Parque da Cidade Natanael Geremias. Além da exibição dos animais, a exposição contará todos os dias com praça de alimentação e atrações musicais regionais.

‘CÂMARA ITINERANTE’

Acontece, hoje, a partir das 18 horas na sede da Associação de Pais, Amigos dos Excepcionais de Volta Redonda (Apae-VR) a primeira edição da “Câmara Itinerante” de Volta Redonda. O presidente do Legislativo, Edson Quinto (PR) está convocando, mais uma vez, a população para participar do evento. A sede da Apae-VR fica na Rua 60, 1790, no bairro Sessenta.

‘JUNTOS E SHALLOW NOW’

Assim foi batizada a operação deflagrada na terça-feira, dia 28, pela Polícia Civil da 107ª Delegacia de Polícia com o 38° Batalhão da Polícia Militar, que resultou na prisão de três pessoas com envolvimento com o tráfico no bairro Liberdade, em Paraíba do Sul. A ação foi batizada com o nome de “Juntos e shallow now” em referência ao trabalho integrado da força policial no município de Paraíba do Sul. O termo virou meme, recentemente, após a cantora Paula Fernandes traduzir com Luan Santanna a canção de Lady Gaga, que este ano venceu o Oscar de Canção Original, após o filme ‘Nasce uma Estrela’.

“NÃO SUPORTO TRAIÇÃO”

A coletiva de Rodolfo Landim, no Ninho do Urubu, nesta quarta-feira, dia, 29, teve reação rápida de Abel Braga. Através de nota oficial da assessoria, o treinador desabafou, elogiou o grupo rubro-negro e fez previsão de uma estrada gloriosa para o clube. O trecho de maior destaque ficou direcionado para a diretoria. Abel afirmou estar preparado para pressões e apontou “covardia e articulações” durante o período no Flamengo.

CANÇÃO-POSTAL

No domingo, dia 2 de junho a partir das 15h30min, o duo Feito Café organiza na Praça General Osório, no Centro de Angra dos Reis, mais uma edição do ‘Canção-postal’, evento gratuito dedicado à música autoral angrense que contará com shows ao vivo em pontos turísticos e históricos da cidade. Além do Feito Café, os músicos e compositores Gabriel Rosa e Zampaglione também participam do evento, apresentando canções autorais no formato voz e violão, em performances de 30 minutos.

QUANDO IR AO MÉDICO

É recomendado ir ao médico se: A dor de cabeça não melhorar em três dias com estas dicas; tiver febre ou outros sintomas como coriza, dor de garganta, mal-estar geral, náuseas ou vômitos, por exemplo. Nestes casos, o médico pede exames para tentar identificar a causa da dor de cabeça e orientar o tratamento adequado, que pode ser feito com remédios analgésicos, antiinflamatórios ou antibióticos, se necessário.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !