Notas & Notas – 29 de junho

0

TESTAGEM PARA COVID-19

Noventa e três taxistas de Barra Mansa passaram pelo teste rápido do Covid-19, no último sábado, dia 27. A ação, que foi em esquema drive thru, é mais uma iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, que visa a detecção do vírus e auxiliar no controle da doença no município. O procedimento é simples e garante o resultado em 15 minutos. Antes de serem utilizados, os testes passam pela aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De todos os exames realizados, três apontaram positivo para a doença. Os profissionais que testaram positivo já estavam no isolamento social e receberam orientações de continuarem se mantendo nesta condição até que o período de contágio seja alcançado.

JOGADORES TESTAM POSITIVO PARA COVID-19

O Volta Redonda FC realizou na manhã de ontem, dia 28, o exame pré-jogo para detectar a Covid-19 (Novo Coronavírus), seguindo o protocolo ‘Jogo Seguro’, da Ferj. Das quarenta pessoas testadas, três jogadores testaram positivo para o novo coronavírus e, imediatamente, foram colocados em isolamento. Por consequência, os familiares desses atletas também estão realizando os testes.

FORÇA-TAREFA NOTURNA

A prefeitura de Volta Redonda realizou na noite de sábado, dia 27, uma grande operação de fiscalização nos estabelecimentos comerciais da cidade. A equipe, que teve um aumento significativo no contingente, foi composta pela Secretaria Extraordinária de Segurança Publica (SESP), Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), Policia Militar, Conselho Tutelar e 93ª DP. Além das viaturas das forças de segurança, a operação contou ainda com o ônibus do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) que, além de dar mais visibilidade a operação, serviu também de base para que o Conselho Tutelar pudesse desempenhar suas atividades. Ação aconteceu das 20 às 23 horas nos bairros Santa Cruz e Três Poços e serviu para coibir aglomeração nesses locais, bem como a não utilização de máscaras de proteção.

DENÚNCIAS

No último final de semana, a Prefeitura de Volta Redonda recebeu denúncias através do telefone 156 de que nesses bairros estavam acontecendo encontros em pontos específicos, além de alguns bares que estavam funcionando com o número maior de pessoas do que o preconizado no Decreto Municipal 16.146/2020 e no Decreto Estadual. 47.006/2020 que trata do funcionamento, com fechamento ou regulamentação, do comércio, estabelecimentos e logradouros públicos onde possam ocorrer aglomeração de pessoas. A ação serviu também para fiscalizar se o Decreto Municipal 16.124 e o Decreto Estadual 47.375, que tornam obrigatório o uso de máscaras, estavam sendo cumpridos.

FALCÃO COLOCARÁ ÔNIBUS DE REFORÇO

A Viação Falcão, que realiza o transporte coletivo intermunicipal em Porto Real, concordou em aumentar o número de veículos disponíveis para as linhas que cortam o município a partir de hoje. Em reunião com o prefeito Ailton Marques, na manhã de ontem, o representante da empresa informou que colocará um ônibus de reforço nos dias de semana, durante os horários entre 6h30min e 8h30min e após às 16h30min. Esse veículo será autorizado a circular sempre que os ônibus que cumprem o horário regular alcançarem a lotação máxima de passageiros sentados. Para isso, será feito o monitoramento por parte dos fiscais da própria empresa.

MONITORAMENTO

Para isso, será feito o monitoramento por parte dos fiscais da própria empresa. “Essa medida é importante para evitarmos as aglomerações que vêm ocorrendo no transporte coletivo em Porto Real. Com o retorno das atividades econômicas nos municípios, o fluxo de pessoas aumentou e naturalmente é necessário o reforço nos horários de pico”, comentou o prefeito que agradeceu a compreensão da empresa detentora da concessão pública, cuja responsabilidade de fiscalização cabe ao governo estadual. O vereador Henry de Bulhões também participou da reunião.

LIMPEZA DO RIO SESMARIA

A Prefeitura de Resende, por meio da Diretoria Geral Municipal de Defesa Civil deu andamento durante a semana ao trabalho de limpeza do Rio Sesmaria. O objetivo é minimizar os impactos das chuvas para as populações que ao longo dos anos se alojaram em áreas próximas ao leito do rio. Outra ação destacada é evitar pontos de alagamento em períodos de chuva, principalmente no bairro Ipiranga. Esta foi a segunda etapa da limpeza do Rio Sesmaria este ano, sendo que a primeira ocorreu ainda este ano.

PARQUE ZUMBI EM RESENDE

Em atendimento a indicações aprovadas pela Câmara de Vereadores de Resende, a prefeitura deu início à revitalização do Parque Zumbi, nas proximidades do Centro Histórico da cidade. A obra foi orçada em R$ 586 mil, está sendo feita pela empresa Construtex Prestadora de Serviços e a previsão é de que seja concluída no próximo mês de outubro. O prefeito Diogo Balieiro Diniz visitou a obra. A melhoria havia sido reivindicada pela indicação nº 77/2020, de autoria dos vereadores Joaquim Romério (Podemos) e Sandro Ritton (DEM), que solicita para o local melhorias como pista de caminhada, bancos e campo de areia. Sandro Ritton, por sua vez, destaca a importância de que seja feito um trabalho de capina, limpeza e jardinagem no local.

EQUIPAMENTOS E NOME

Duas indicações aprovadas na Câmara esta semana também estão relacionadas aos trabalhos realizados no parque. Em uma delas, o vereador Jorginho propõe a construção de uma pista de bocha e malha, afirmando se tratar de uma solicitação feita por muitos moradores daquela parte da cidade. Já a indicação verbal de autoria do vereador Tisga (DEM) pede a instalação de um monumento alusivo a Zumbi dos Palmares no local. “Uma vez que o nome do parque é uma homenagem ao líder quilombola Zumbi dos Palmares – um símbolo importante para os movimentos negros no Brasil -, é justo que exista uma estátua dele no local. Seria uma forma de lembrar a importância histórica desse personagem e de contribuir para a luta contra o racismo”, destaca o autor.

NOVA ILUMINAÇÃO DE LED

A Prefeitura de Porto Real, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, segue dando continuidade ao processo de eficientização do sistema de iluminação pública com luminárias de LED. Além da Avenida Dom Pedro II, que passa pelas melhorias no trecho que vai do Centro até o Jardim Real; os bairros Fátima e São José e toda a Vila Romana também já foram contemplados. Atualmente, os trabalhos estão em execução no bairro Jardim Real e o próximo a receber a nova iluminação será o bairro Freitas Soares.“Com as novas luminárias de LED, a Prefeitura quer zelar pelo direito de ir e vir da população. As diferenças da qualidade técnica se comparadas a uma luminária convencional são bastante perceptíveis. A economia também será significativa, além de ampliar as condições de segurança e qualidade de vida dos moradores de Porto Real”, reiterou o prefeito Ailton Marques.

LEITOS DE PSIQUIATRIA

A Prefeitura de Paraíba do Sul inaugurou, dez leitos de psiquiatria no Hospital Nossa Senhora da Piedade. Os leitos serão destinados a usuários que necessitam de internação para estabilização de crises psiquiátricas como: surto psicótico, risco ou tentativa de suicídio e crise decorrente de uso abusivo de álcool e outras drogas. Os 10 leitos implantados irão atender regionalmente abrangendo os municípios de Paraíba do Sul, Três Rios, Sapucaia, Areal e Comendador Levy Gasparian. A regulação das vagas será através de encaminhamento pelos serviços de Saúde Mental de cada município, após a avaliação do caso. Para o uso desses serviços, o contato deverá ser feito diretamente com a gestão de leitos do HNSP.

UNIDADE DE SAÚDE SERÁ REFORMADA

A Prefeitura de Volta Redonda retomou a reforma geral da unidade de saúde do Santa Cruz, que funciona como unidade da Atenção Básica e presta serviço de pronto atendimento 24 horas a cerca de 3,5 mil famílias do bairro. A obra foi interrompida em março passado com o início das medidas restritivas adotadas por conta da pandemia da Covid-19. O espaço recebeu reparos na estrutura do prédio e vai contar com novo piso, pintura geral e substituição das grades. A previsão é que o serviço esteja concluído até o final do ano.

PROBLEMAS ESTRUTURAIS

A secretária de Saúde de Volta Redonda, Flávia Lipke, lembrou que a obra na unidade do Santa Cruz foi iniciada em 2019 e, por conta dos problemas estruturais encontrados na construção, teve o projeto readequado. Além disso, o atendimento foi mantido no local para não deixar a população desassistida. A Unidade Básica de Saúde da Família e SPA (Serviço de Pronto Atendimento) do Santa Cruz funciona na Avenida Orlando J Telles, nº 130.

BAIXA ADESÃO

Os criadores de gado de Quatis que ainda não vacinaram seus rebanhos contra a febre aftosa têm até a próxima terça-feira, dia 30, para realizá-lo e continuar com a permissão para comercializar os produtos de origem animal da sua propriedade. A maior preocupação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural está relacionada aos produtores que possuem rebanho com menos de 50 cabeças de gado. A grande maioria nessa faixa de criadores de gado (menos de 50 cabeças) ainda não adquiriram as vacinas para imunizar seus animais.

CONTAS PARTIDÁRIAS

Até amanhã o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) funcionará em regime de plantão para receber as prestações de contas partidárias do exercício financeiro de 2019. A medida foi tomada em razão do alto número de prestações ainda pendentes de entrega, uma vez que cerca de 85% das contas ainda não foram apresentadas. A data limite para o envio das informações pelas legendas é o dia 30 de junho.

JOVEM É ASSASSINADO EM BARRA MANSA

Um jovem, de 22 anos, foi assassinado a tiros, na noite de sexta-feira, dia 26, no bairro Roselândia, em Barra Mansa. O assassinato teria sido praticado por seis homens que abordaram o jovem e sua namorada. Policiais do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM) contaram que o crime aconteceu na Rua Sebastião Chaves. No local, os militares encontraram a vítima caída e sem vida. A namorada do jovem disse aos policiais que estavam juntos quando seis homens saíram de um terreno baldio e atiraram várias vezes contra o jovem. A jovem contou que não conseguiu reconhecer os criminosos, pois fugiram rapidamente.

UM FATO NA FOTO

TABLETS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS

Agentes comunitários de saúde de Porto Real recebem tablets para ajudar nos trabalhos junto à população. A Secretaria de Saúde do município, por meio da Atenção Primária, entregou 38 tablets que serão utilizarão durante as visitas domiciliares como uma extensão do prontuário eletrônico. “O objetivo é facilitar o acesso às informações necessárias para aprimorar o atendimento à população. É mais uma ferramenta adquirida para o bom andamento dos serviços de saúde, fortalecendo o banco de dados e eliminando o preenchimento de fichas manuais”, afirmou o secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim. A subsecretária de Saúde e diretora de Atenção Básica, Suzanne Balieiro, disse que os tablets contribuirão para que o sistema de informações da Atenção Primária seja atualizado em tempo real, diminuindo o tempo de espera dos pacientes pelo atendimento.

 

 

 

 

 

error: Conteúdo protegido !