Notas & Notas – 29 de junho de 2022

0

FÁTIMA LIMA LANÇA PRÉ-CANDIDATURA

Foto: Divulgação


A professora e pastora Fátima Lima lançou na manhã desta terça-feira, 28, a pré-candidatura para concorrer a uma vaga de deputada federal pelo Rio de Janeiro nas eleições que acontecerão em outubro desse ano. A pré-candidata vem pelo Partido Social Democrático (PSD), do qual ela é presidente do diretório municipal.  Fátima, que atualmente é vice-prefeita de Barra Mansa, fez o anúncio durante importantes programas de rádios da região Sul Fluminense: Fato Popular (88 FM), apresentado pelo radialista Betinho Albertassi, e Manhã Sul Fluminense (Nova Sul Fluminense 96,1FM), com Oscar Nora e Walter Cardoso.

VIDA POLÍTICA

Durante o bate-papo, Fátima falou sobre sua trajetória pessoal, profissional e política, desde a infância com a família adotiva, passando pela carreira no magistério até quando se tornou vice-prefeita em 2016, cargo que exerce até hoje.  Entre os resultados de sua vida política, Fátima destacou o Projeto Música nas Escolas, do qual participou de sua idealização quando exerceu o cargo de secretária de Educação de Barra Mansa na administração de Roosevelt Brasil, ex-prefeito. O projeto, que é referência nacional de educação musical, iniciou com 600 alunos e chegou a atender 22 mil crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.

CUIDAR DA POPULAÇÃO

Ao ser perguntada sobre seus objetivos como deputada federal, Fátima falou da importância de cuidar da população. “Eu vou trabalhar pela região Sul Fluminense e pela minha cidade, defendendo os valores cristãos e as pessoas que precisam de acolhimento. Também vou lutar para promover a educação e tudo que vá garantir que a população tenha melhores condições de vida. Tudo isso sem nunca esquecer de quem sempre contou comigo, e para isso quero promover políticas públicas que atendam as mulheres, os idosos, a população negra, a juventude, e os mais vulneráveis”, apontou.

EXPOSIÇÃO ‘TECENDO PAPÉIS’

Depois do sucesso da exposição “O Sobrevivente”, de Marcello Freire, a Fundação Cultura Barra Mansa (FCBM) convida a todos para a cerimônia de lançamento da mostra ‘Tecendo Papéis’, da artista visual e colagista, Luma Petriz. O evento acontece nesta quarta-feira, dia 29, às 19 horas, na Galeria de Arte Clécio Penedo, localizada no Palácio Barão de Guapy, no Centro. Dentre as diversas técnicas de produção da artista de Volta Redonda, estão a fotocolagem, que consiste em quadros com imagens abstratas por meio de cores diversificadas.

VISITAÇÃO

A exposição ‘Tecendo Papéis’ estará aberta ao público até o dia 22 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas; aos sábados e domingos, das 9h às 15h. Agendamentos de grupos podem ser feitos pelas redes sociais da FCBM no local perfil @culturabarramansa. Para conhecer mais do trabalho de Luma Petriz, siga as redes sociais @atelielumapetriz.

MUTIRÃO PARA ENTREGA DO CARTÃO SUPERA RJ

A Prefeitura de Angra, por meio Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, vai realizar no dia 1º de julho um mutirão para a entrega do Cartão Supera RJ. A ação acontece no Cais de Santa Luzia, das 10 até às 15 horas. Para receber o benefício, o contemplado deve comparecer no mutirão portando seu CPF e RG. A lista com os nomes dos beneficiários pode ser conferida aqui (https://www.angra.rj.gov.br/noticia.asp?vid_noticia=64222&indexsigla=imp). De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, 960 pessoas estão aptas para receberem o auxílio.

PROJETO DE ACESSIBILIDADE

Foi lançado na última segunda-feira, 27, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Angra dos Reis, o projeto “Angra, Cidade Inclusiva”, que é um compromisso do governo para criar, monitorar e garantir a implementação de políticas públicas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “Nosso grande objetivo é tornar Angra uma cidade acessível para os moradores e também para àqueles que nos visitam. Hoje estamos aqui para traçar linhas de atuação e ouvir as sugestões dos conselhos e pessoas com deficiência”, frisou o prefeito Fernando Jordão na abertura do evento, no Hotel Vila Galé.

OBJETIVOS

Os principais objetivos do “Angra, Cidade Inclusiva” são a criação de ações inovadoras e de excelência, que tornem o município referência e modelo mundial em projetos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; garantir um turismo acessível e proporcionar qualidade de vida à população. O “Angra, Cidade Inclusiva” também tem foco no turismo e permitirá que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida desfrutem das belezas do mar, praias e ilhas da baía da Ilha Grande e também dos atrativos históricos do município.

VEÍCULO FURTADO É RECUPERADO

A Guarda Municipal de Barra Mansa recuperou nesta terça-feira, dia 28, um veículo furtado no dia 20 de junho, no bairro Barbará. Durante ronda realizada no bairro Roberto Silveira, os agentes encontraram o carro, modelo Gol de cor branca, estacionado em condições suspeitas. Consultando o sistema, constataram que o automóvel era furtado. O veículo foi levado para a 90ª DP e o proprietário, contatado.

DENÚNCIAS

As denúncias sobre carros furtados ou roubados, assim como outras irregularidades, podem ser feitas através dos seguintes telefones: (24) 3028-9369 e (24) 3028-9339.

DIOCESE HOMENAGEIA 4º BISPO DIOCESANO

Nesta quinta-feira, dia 30, às 9 horas, no Bispado em Volta Redonda, a Diocese de Barra do Piraí- Volta Redonda realizará um momento celebrativo em homenagem a Dom Altivo Pacheco. Será feito o descerramento de uma placa identificando a rua de acesso ao Bispado, renomeada com o nome do primeiro bispo a residir na cidade de Volta Redonda. O evento contará com a participação dos padres, diáconos, autoridades do município e familiares de Dom Altivo. Ele esteve à frente da Diocese de Barra do Piraí- Volta Redonda de 1963 a 1966.

PROJETO CORTANDO FIOS, COSTURANDO HISTÓRIAS

O “Projeto Cortando Fios, Costurando Histórias” é uma iniciativa do Grupo Mil, que ganhou parceiros como o Programa Flor de Lótus – do Tribunal de Justiça de Três Rios, da Secretaria de Assistência Social do Município, do Sebrae e do CDL também Três Rios. Por meio dele tem sido possível devolver a esperança, e ajudar no recomeço de vida de muitas mulheres vítimas de violência doméstica. Desde 2018, são oferecidos todos os anos cursos profissionalizantes gratuitos de cabeleireiro e corte e costura.

PÚBLICO

O público-alvo do projeto são mulheres trirrienses, em vulnerabilidade social, vítimas de violência, mães de crianças com espectro autista, que não podem trabalhar fora, e outras mulheres da comunidade que possuem renda de R$ 300 por mês ou nenhuma renda. Este ano os cursos tiveram início no dia 8 de abril e estão sendo realizados no Centro Dia, ao lado do Horto Municipal. “Mesmo que a mulher não seja vítima de violência doméstica, essa é uma oportunidade para a ruptura com um passado de sofrimento e baixa qualidade de vida, devido a vulnerabilidade social e dependência financeira que muitas ainda têm. No projeto elas encontram o apoio necessário para alcançar o protagonismo. O primeiro passo é a oportunidade de capacitação para o mundo do trabalho por meio da oferta das oficinas. Assim elas conseguem o conhecimento necessário para alcançarem a autonomia pessoal, profissional e/ou financeira”, disse a supervisora de responsabilidade social do Grupo Mil, Alda Amaral.

VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA AMPLIADA EM RESENDE

Foto: Raimundo Brasil/PMR


A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, dia 27, a vacinação contra a Influenza de toda a população com mais de 6 meses de vida. A liberação foi mediada pelo Ministério da Saúde no último sábado, dia 25, para que os municípios liberem para todos os moradores enquanto houver estoque.  A vacinação acontece em dois momentos: nos postos de saúde, na Policlínica do Manejo e no Centro Municipal de Imunização (CMI) de 9 às16 horas; e na Clínica da Família, na Morada da Montanha, de 9 às 20 horas. 

ANIVERSÁRIO DO PROJETO SOCIAL FONTE DO SABER

Ontem, dia 28, a equipe do 33° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Angra dos Reis usou suas redes sociais para lembrar que, na mesma data, era comemorado o primeiro aniversário do Projeto Social Fonte do Saber. Em nota, a equipe descreveu que “um sonho, que se iniciou há dois anos e seis meses com diversas ações sociais e que há um ano se tornou realidade, com o início das aulas de ballet, judô, jiu-jitsu e reforço escolar, com o objetivo de fazer com que cada criança/adolescente construa uma nova página de suas vidas, auxiliando na construção da sua identidade”.

O PROJETO

A PM, ainda por meio de nota, lembrou que o projeto conta com duas sedes no bairro do Frade, localizados na Rua do Cartório, n°17, e Rua Portugal, n° 510. “Em um ano, tivemos diversos voluntários e atuantes no projeto e mais de 200 crianças e adolescentes matriculados, além de diversas ações sociais, como campanhas de arrecadação de alimentos, agasalhos, comemorações e eventos festivos, que beneficiou toda a comunidade e região. Nossos sinceros agradecimentos aos voluntários, professores, patrocinadores e amigos que com muito profissionalismo, dedicação e carinho contribuíram diretamente para o sucesso do @fontedosaberfrade”, concluiu em nota a equipe do 33° BPM.

AO LADO DO GOVERNADOR

Foto: Divulgação


Na noite de segunda-feira, dia 27, o comandante do 10° Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Fófano, participou do evento organizado pelo prefeito de Paulo de Frontin, o Maneko Artemenko, que contou com a presença do governador Cláudio Castro. A solenidade foi realizada em comemoração aos 500 dias de gestão municipal e assinatura dos termos das obras do Lago Azul, do Pórtico da entrada da cidade, bem como inauguração da Casa do Trabalhador.

CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA

Foto: Divulgação


Foi realizada na segunda-feira, a edição de junho do Conselho Comunitário de Segurança de Três Rios. O encontro, que aconteceu no Teatro Celso Peçanha, reuniu diretores, autoridades e líderes comunitários, com o objetivo de encontrar soluções para as necessidades da população trirriense. O comandante do 38° Batalhão de Polícia Militar (BPM), Tenente Coronel Leandro, se prontificou em atender as demandas referentes à segurança pública da região e se comprometeu com a população presente em manter a presença cada vez mais atuante de seus policiais em toda a cidade.

PROPOSTAS

O público presente apresentou questionamentos que foram debatidos e respondidos pelas autoridades, buscando tornar mais claro para a população o trabalho de segurança que é realizado pelo poder executivo, judiciário e policial, e que vem dando resultados positivos, segundo os responsáveis pelo 38° BPM. As reuniões do Conselho são abertas ao público e realizadas mensalmente nas últimas segundas-feiras do mês.