PINHEIRAL RECEBE DOAÇÃO DE MIL MUDAS DE ESPÉCIES FLORESTAIS
Ontem, a Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural (Semader), da Prefeitura de Pinheiral, recebeu da Cedae a doação de mil mudas de sete espécies florestais nativas da Mata Atlântica produzidas por meio do programa socioambiental “Replantando Vidas”. A ação tem como objetivo promover a restauração florestal de áreas específicas do município, além de auxiliar na melhoria da qualidade de vida quanto ao ar e a temperatura. De acordo com a Diretora do Departamento de Meio Ambiente, Mariana Brum, moradores de Pinheiral também podem receber doações de mudas. “Essas mudas serão destinadas a melhoria da arborização urbana e também para recomposição florestal de áreas degradadas e Áreas de Preservação Permanente (para a proteção de nascentes e rios) presentes no município”, disse. As sete espécies de mudas doadas são: Boleira (ou Andaçu); Castanha do Maranhão; Fruta de Papagaio; Ipê Rosa; Ipê Amarelo; Pau Jangada e Jenipapo.
HOJE TEM VOLTAÇO E FLAMENGO
O Volta Redonda Futebol Clube recebe o Flamengo neste sábado, dia 29, às 18 horas, no Estádio Raulino de Oliveira, em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Carioca de 2022. Vindo de uma derrota na estreia da competição para o Vasco da Gama, o atacante Pedrinho, autor de um dos gols tricolores na partida, destaca a importância de uma mudança de postura para buscar a vitória neste sábado e se recuperar no Campeonato Estadual. “Infelizmente, tivemos uma atuação muito abaixo do que podemos na estreia, principalmente na primeira etapa. Sentamos com toda a Comissão Técnica, o Neto nos passou o que erramos, treinamos fortes estes dias que tivemos e vamos entrar focados para fazer um jogo totalmente diferente, com uma atitude e uma postura que é a do Volta Redonda.
CLÁSSICO FLA-FLU NA CIDADE DO AÇO
Após a desistência de Brasília, por conta do veto ao público em decreto do Governo do Distrito Federal, o tradicional clássico Carioca entre Flamengo e Fluminense, o Fla-Flu será disputado no dia 6 de fevereiro, às 16 horas no Estádio Raulino de Oliveira, na cidade do Aço. A partida será válida pela quarta rodada do Campeonato Carioca 2022. A Prefeitura de Volta Redonda manterá em 50% a capacidade do estádio, com exigência das duas doses para entrar ou um exame de Covid-19 com resultado negativo. Os clubes divulgarão nos próximos dias como funcionará a venda de ingressos para o confronto. Os preços vão variar de R$ 20 a R$ 120, conforme decidido em arbitral para os clássicos.
LIMPEZA DE RUAS
Preparando a cidade para o retorno das chuvas, que voltam a atingir Barra Mansa neste fim de semana, equipes do setor de Resíduos Sólidos do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) intensificaram os serviços de limpeza e retirada de entulhos. Ontem, os trabalhos foram realizados em 11 locais: Cotiara, Região Leste, Centro, Saudade, Santa Clara, Colônia, Vista Alegre e Bocaininha. Vale lembrar que o descarte irregular de material no meio ambiente pode configurar crime ambiental. Quem precisar retirar entulho ou objetos volumosos da residência pode conferir com o Saae qual o procedimento correto. O telefone da central de atendimento da autarquia é o (24) 3512-4333.
ATUANDO APÓS VENTANIA
A manhã de ontem foi de trabalho para equipes das Secretarias de Meio Ambiente (SMMA) e de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), que atuaram na poda e retirada de árvores e galhos em diversas partes da cidade. Os serviços, iniciados na tarde de quinta-feira, logo após fortes ventos atingirem a cidade, consistiram em desobstruir vias públicas e calçadas em vários locais onde ocorreram quedas de árvores e de galhos derrubados pela ação do vento. Segundo a SMMA, uma das maiores preocupações nesses casos é com a fiação de energia elétrica e de telefonia, por isso a ação foi rápida para evitar mais transtornos para a população. Nas proximidades do CIEP Oswaldo Luiz Gomes, 487, no bairro Freitas Soares, por exemplo, houve queda de árvores e no local a ação conjunta das Secretarias foi imediata e intensificada.
CURSO DE OPERAÇÃO DE ROÇADEIRA EM PORTO REAL
Sete alunos concluíram na sexta-feira, dia 28, o curso de Operação e Manutenção de Roçadeira Manual. O Curso, que foi oferecido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural Agricultura Pecuária e Abastecimento de Porto Real, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RJ) e com o Sindicato Rural de Barra Mansa, tem como objetivo a qualificação profissional para o trabalho com a utilização do equipamento.
TURMA REDUZIDA
Segundo o Secretário de Agricultura, Anderson Martins, o Andrinho, a quantidade de alunos foi estabelecida em virtude de ainda haver um enfrentamento à pandemia. Ele explicou que o curso aconteceu em três etapas, sendo a primeira etapa de passagem de conhecimentos teóricos, a segunda de trabalho de manutenção do equipamento e a terceira etapa a prática com o serviço de roçada. O Instrutor do Curso, o Engenheiro Florestal, Gustavo Schmidt, frisou que os alunos mostraram um grande interesse para o aprendizado, o que classificou como gratificante.
PARCERIA
O Prefeito Alexandre Serfiotis parabenizou os alunos e a equipe da Secretaria de Agricultura, agradeceu a parceria com o Senar/RJ e com o Sindicato Rural de Barra Mansa e destacou que cursos de aperfeiçoamento e de novos conhecimentos são primordiais para que os trabalhadores possam conquistar vagas de emprego. “A administração pública está sempre buscando a capacitação, qualificação e a formação dos nossos trabalhadores nas mais diversificadas áreas de trabalho e vamos continuar sempre firmes neste propósito”, disse Serfiotis.
OPERAÇÃO VERÃO NA SERRINHA DO ALAMBARI
Acontece neste sábado, dia 29, a segunda etapa da Operação Verão. A ação acontece na Serrinha do Alambari, na região serrana de Resende, a partir das 9 horas e se estende até o início da tarde. O objetivo da ação é preservar o patrimônio que fica em uma Área de Proteção Ambiental. A equipe da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo visita os locais onde a população frequenta para banho, como cachoeiras e represas, e orienta a maneira de agir, além de explicar os cuidados que devem ser tomados agora durante o verão em áreas de risco. “As localidades turísticas de Resende, como a Serrinha e Visconde de Mauá, são áreas preservadas que devem ser preservadas. Os agentes distribuem folders com informações importantes para a preservação do meio ambiente, além de medidas de segurança para a população. Porém, dependemos das condições climáticas para conseguir realizar a ação”, explicou o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Resende, Tiago Diniz.
PROJETO FORMANDO VENCEDORES EM BULHOES
Neste sábado, 29, o Projeto “Formando Vencedores” desenvolvido no CT de Treinamento Paulo King, levará seus atletas até a quadra do bairro Bulhões, em Porto Real, a partir das 9 horas, para apresentar aos munícipes como é realizado os seus trabalhos. Esse projeto conta com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que informa que a cada sábado, um dos bairros do município, será contemplado com a demonstração das diversas atividades de artes marciais que o projeto proporciona para alunos entre 11 e 17 anos.