Levantamento de acidentes com motocicletas
O aumento expressivo de motocicletas na frota de veículos de Volta Redonda – a exemplo do que tem se observado em todo o país – tem impacto direto na dinâmica do trânsito do município, o que exige a adoção de políticas públicas apropriadas para a prevenção de acidentes, o que demanda uma base de dados robusta para a adoção dessas políticas.
Caso de Volta Redonda
No caso de Volta Redonda, acaba de ser divulgado o primeiro boletim dedicado a uma análise descritiva dos acidentes de moto registrados no município no período de 2023 a julho de 2025, realizado a partir de dados levantados pelo Centro Regional de Saúde do Trabalhador do Médio Paraíba I de Volta Redonda (Cerest/VR), ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS); Sistema Único de Saúde (SUS); e a Divisão de Saúde do Trabalhador.
Levantamento fundamental
Esse levantamento será fundamental para adaptar as iniciativas já em curso, subsidiando a gestão em saúde e segurança pública, oferecendo dados para planejamento de ações preventivas e assistenciais. Um exemplo da importância do boletim é a observância de uma expressiva maioria de condutores do sexo masculino entre os envolvidos nos acidentes: eles são 78% do total, contra apenas 22% do sexo feminino.
Entidades discutem Lei Maria da Penha
A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda promoveu nesta semana o debate ‘Reescrevendo Proteções: As mudanças na Lei Maria da Penha’, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), no bairro Nossa Senhora das Graças. Cerca de 100 entidades que atuam no campo social, jurídico, universitário, saúde e na defesa dos direitos da mulher estiveram representadas no evento.
As mudanças na lei
A delegada Juliana Montes, da Deam, citou o artigo 226, parágrafo 8º da lei, que estabelece que o Estado assegurará assistência à família na pessoa de cada um dos seus membros, e tem a responsabilidade de criar mecanismos para coibir a violência no âmbito das relações familiares. A delegada detalhou que não é o homem contra a mulher. O problema não são os homens, mas o sistema machista que empurra para relações conflituosas. A lei foca em cinco tipos de violência contra a mulher; sexual, moral, física, psicológica e patrimonial.
Capacitação no Saae-VR
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) realizou nesta semana, no auditório da Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Belmonte, uma capacitação para funcionários que atuam na supervisão e no tratamento de esgoto, com foco nas normas ambientais vigentes que visam garantir a qualidade do esgoto tratado.
Gerente de tratamento de água e esgoto
A capacitação, implantada pela gerente de Tratamento de Água e Esgoto do Saae-VR, Kátia Maria Ribeiro Purcina, e ministrada pela assessora técnica de Meio Ambiente, Nayra Gomes, abordou pontos importantes sobre as exigências em conformidade com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e da norma NOP-45 do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Prefeitura de Itatiaia reforma praça de unidade escolar
Os estudantes do Colégio Ana Elisa Lisboa Gregori, em Itatiaia, agora podem usufruir de um novo local para o lazer. A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a empresa Ibrame, entregou nesta quinta-feira, dia 28, a revitalização da praça interna da unidade de ensino. O espaço foi totalmente renovado, tornando-se mais agradável, seguro e funcional para alunos, profissionais da escola e a comunidade.
Melhorias
A praça recebeu novo paisagismo, melhorias na iluminação e bancos revitalizados, reforçando a proposta de oferecer um ambiente de convivência mais bonito e confortável. Além das obras estruturais, o local passou a levar o nome da professora Ivonete Rocha da Costa, em reconhecimento à sua trajetória de dedicação à educação e ao legado deixado para a cidade. A iniciativa íntegra as ações do município voltadas para qualificar os espaços públicos escolares e fortalecer a valorização da memória de profissionais que marcaram a história da rede de ensino.
Oficina ‘Plantas que cuidam e alimentam’
Porto Real sediou, na quinta-feira, dia 28, mais uma edição da oficina do projeto “Plantas que Cuidam e Alimentam”, resultado da parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Rural, Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A atividade ocorreu na sede da Secretaria de Meio Ambiente, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Procuradoria Geral do município. O evento contou com a participação do vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Aguinaldo da Casa dos Colchões, e do secretário de Desenvolvimento Rural, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elias Vargas.
Estudantes
Cinquenta alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual República Italiana participaram da oficina, interagindo com a engenheira florestal da Secretaria de Meio Ambiente, Marcelle Nardelli, e com a assistente administrativa Andreza Andrade. Os profissionais demonstraram algumas espécies de plantas medicinais e alimentícias e proporcionaram a degustação de chás preparados com elas. As oficinas do projeto ocorrem mensalmente, sempre na última quinta-feira do mês. Interessados em participar ou receber novidades podem acessar o grupo do WhatsApp do projeto aqui.
Mês da Juventude em Volta Redonda
Cerca de 800 alunos de 15 escolas públicas (municipais e estaduais) de Volta Redonda participaram na manhã desta quinta-feira, dia 28, no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr., no bairro Laranjal, do projeto Conexão Consciente, ação da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) em parceria com a Comissão da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
Conscientização
O objetivo do evento, que encerra a programação do Mês da Juventude, foi conscientizar sobre o uso saudável e responsável das telas e da internet entre adolescentes e jovens, estimulando reflexões sobre os impactos da tecnologia na saúde mental, no desempenho escolar e na convivência social, além de valorizar a cultura periférica e urbana como ferramenta educativa e de expressão.
Palestra
Após a abertura oficial, os representantes da Comissão da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa da Alerj, os educadores Tiquinho e Pastor Leo, falaram sobre o uso consciente da tecnologia e seus impactos, utilizando uma abordagem dinâmica e interativa com linguagem acessível aos jovens. O intuito foi incentivar o uso crítico e equilibrado da tecnologia, além de discutir consequências do uso excessivo de telas, como ansiedade, baixa produtividade e isolamento social.
Batalha da aposta
Após a parte educativa e de conscientização, o Teatro da Fevre se tornou um verdadeiro palco para uma apresentação da Batalha da Aposta, promovida por MCs. Com a disputa de rimas, os estudantes se reuniram próximo ao palco e puderam interagir com os artistas bem de perto.
Melhorias do Camorim ao Cantagalo
A Prefeitura de Angra reconstruiu um ponto de ônibus no Camorim, às margens da Rio-Santos, beneficiando centenas de moradores. Em Jacuecanga, na Rua Doce Angra, foi concluída a obra de drenagem pluvial, substituindo a antiga estrutura metálica por 17 metros de galerias de concreto, o que aumenta a vazão das águas e garante mais segurança no tráfego.
Melhorias na Estrada dos Maciés
A via de pouco mais de três quilômetros, que leva à Praia dos Maciés e integra o corredor turístico da Ponta Leste, está recebendo manta asfáltica em pontos estratégicos. A obra beneficia tanto moradores quanto visitantes, melhorando o acesso a um dos principais atrativos da cidade, próximo a marcos históricos como o Monumento ao Aquidabã e o Forte do Leme.
Intervenções no Cantagalo
No bairro Cantagalo, a estrada de 1,5 km também está sendo asfaltada para aumentar a segurança e a fluidez no trânsito. Segundo o prefeito e secretários que vistoriaram as obras, as intervenções fazem parte de um trabalho amplo de mobilidade em diferentes pontos do município, visando mais qualidade de vida e acessibilidade para os moradores.
Um fato na foto
Projetos educacionais movimentam escola em Piraí com visita do ex-jogador Ramires
A Escola Municipal Luiz Marinho Vidal foi palco de muita movimentação com o lançamento dos projetos “Superando Limites: somos todos iguais” e “Copa do Mundo 2026: em busca do Hexa!”. Integrando a disciplina de Educação Física e outras áreas do conhecimento, os projetos abordam temas como motivação, superação e autoestima. Enquanto o primeiro trabalha o respeito às diferenças, o segundo será desenvolvido de forma interdisciplinar com turmas da Educação Infantil ao 9º ano. O ponto alto do evento foi a visita do ex-jogador Ramires, com passagens pela Seleção Brasileira, Chelsea, Benfica, Palmeiras e Cruzeiro. Os alunos participaram ativamente da homenagem, com perguntas sobre sua carreira, infância difícil, racismo e expectativas para a Copa de 2026. Um mural com pesquisas, gráficos e fotos, além de um vídeo especial com imagens da trajetória do atleta, emocionou a todos.








