Notas & Notas – 29 de agosto de 2019

0

LANÇAMENTO DO SINGLE NADA

A banda volta-redondense Esquadrão Zero realiza nesta sexta-feira o lançamento do single Nada. O lançamento será em todas as plataformas de streaming. Para convocar este esquadrão não se usa corneta e sim guitarras, baixo e bateria. A disciplina militar dá lugar à inquietação genuína do rock’n roll, cercado por arranjos que provocantes e letras envolventes. É assim que se apresenta o Esquadrão Zero, formado por Gabriel Beraldo (vocalista e guitarrista), Mateus Senne (guitarrista) e Gustavo Simas (baterista).

VEREADOR NO BAIRRO

O vereador de Barra Mansa, Wellington Pirs (PP), estará neste sábado, 31, às 10 horas, na quadra do Colégio Mathilde Franco, no bairro São Pedro, com o projeto Vereador No Bairro. Além dos atendimentos, será uma opção de lazer e cultura para os moradores. A ação contará com a parceria da Associação de Moradores, Almeida Barbearia, que oferecerá corte de cabelo gratuito, e da Casa de Cultura Arte in Foco, que levará diversão às crianças.

MORADORES RECEBEM ESF

Uma reivindicação antiga dos moradores do Bonfim se tornou realidade no fim da tarde de terça-feira, dia 27. A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, entregou para a comunidade um módulo de Estratégia de Saúde da Família (ESF) totalmente reformado e reestruturado. A unidade vai atender a aproximadamente mil famílias, incluindo moradores do Bonfim, Vila Velha e também da Ilha da Gipóia.

MORRE DEFICIENTE VISUAL QUE SE ACIDENTOU EM BURACO EM BARRA MANSA

O deficiente visual Eliton Márcio da Conceição, de 47 anos, que caiu em um buraco, no dia 22 de julho, causado por uma erosão no bairro Jardim Redentor, em Barra Mansa, morreu às 7h53min de quarta-feira, dia 28, após passar mais de um mês internado na Santa Casa de Misericórdia. A unidade, até o fechamento desta edição, não informou a causa do óbito. Eliton estava internado desde o acidente e o hospital informou que ele sofreu uma fratura no braço e no rosto. Ele precisaria de uma cirurgia, mas, segundo o irmão dele, Enivaldo da Conceição, de 44 anos, a operação estaria sendo adiada, pois Eliton estava com infecções.

ITATIAIA RECEBE O PROJETO BUZUM

O Ministério da Cidadania e o Instituto CCR apresentam o espetáculo ‘Curumim’, com apoio da CCR NovaDutra, com sessões gratuitas em Itatiaia, hoje e amanhã. As apresentações são realizadas pela Cia. BuZum! e ocorrem por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Percorrendo diversas cidades, o ônibus ‘BuZum!’ estaciona no município levando as lendas indígenas, com sete sessões do espetáculo a cada dia. Regada de mitos folclóricos, a história traz a valorização da cultura popular brasileira, histórias indígenas e temas que exercem reflexões sobre a natureza, através de aventuras que abrem a imaginação aos olhos dos pequenos apreciadores da arte.

SERVIDORES TERÃO CONVÊNIO COM UNIVERSIDADE

A Estácio firmou na terça-feira, dia 27, um convênio com a Prefeitura de Resende que beneficiará mais de cinco mil servidores com 50% de desconto durante todo o curso para os servidores ativos e dependentes que se matricularem no período letivo de 2019. O desconto é oferecido em todas as Unidades da Estácio, incluindo Resende e Volta Redonda, nas modalidades presencial e de Ensino a Distância (EAD). O convênio, que é válido também aos dependentes dos servidores municipais, foi assinado pelo gestor da Estácio Resende, Adilson Samora, e o prefeito de Resende, Diogo Balieiro, em seu gabinete.

MANUTENÇÃO NA RJ-159 EM QUATIS

Foto: Divulgação


Pelo menos 20 caminhões de terra, mato e outros detritos foram retirados das margens da Rodovia RJ-159, no trecho entre a antiga Clínica do Vale do Paraíba e o pórtico de entrada para Quatis, localizado no bairro Barrinha. O recolhimento é proveniente da nova etapa de limpeza iniciada na rodovia pela Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos. O trabalho é realizado desde o começo desta semana, na lateral esquerda de quem sai de Quatis em direção ao distrito Floriano (Barra Mansa).

DIOGO BALIEIRO VISITA ABRIGO NO CENTRO

Foto: Divulgação


O prefeito de Resende, Diogo Balieiro, realizou na terça-feira, dia 27, uma visita aos usuários do abrigo noturno criado pela prefeitura, acolhendo pessoas em situação de rua. Balieiro participou de uma ‘roda musical’, onde os acolhidos tocavam violão e cantavam. O prefeito fez o registro em sua rede social e comentou a satisfação em “ver o quanto eles estão gostando e o quanto deu certo essa iniciativa”. O abrigo fica na Rua Pedro Braile Neto, no Centro, próximo a Igreja Matriz e foi inaugurado em julho.

REGIME DE ACOLHIMENTO

O regimento do Acolhimento Institucional prevê que os usuários do espaço permaneçam pelo prazo médio de três meses. Durante esse tempo, os indivíduos receberão acompanhamento psicológico, assistência social, jantar, estrutura para higiene pessoal, atendimento técnico, rodas de conversa, guarda de pertences, entre outros serviços. E eles poderão ser encaminhados para outras especialidades de atendimento de acordo com a demanda.

FESTIVAL DE GINÁSTICA DE GALA

Está marcado para sábado, dia 30, em Volta Redonda, a 9ª edição do Festival da Ginástica de Gala do ginásio do bairro São Geraldo. O tema deste ano é ‘Seis Continentes Em Uma Noite’. A atividade tem como objetivo fomentar a prática da ginástica em e suas manifestações culturais voltadas especificamente para os movimentos ginásticos. O festival, com horário previsto para às 17 horas, vai contar com a participação de atletas desde as turmas da ginástica baby até o nível adulto. Vão prestigiar o evento atletas de Barra Mansa, Pinheiral e Piraí.

SESSÃO ITINERANTE DA CMVR

A Câmara de Vereadores de Volta Redonda, por meio da Mesa Diretora presidida pelo vereador Edson Quinto (PL), realizará hoje a terceira Sessão Itinerante do projeto ‘Câmara Bem Perto de Você’. Será a partir das 18 horas, na Escola Municipal Walmir de Freitas, Ciep-293, localizado na Avenida Nossa Senhora do Amparo, 4877, no bairro Santa Rita do Zarur.

AS DUAS PRIMEIRAS

As duas primeiras sessões foram realizadas nas sedes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Volta Redonda (Apae-VR), no bairro Sessenta, e na sede da Associação de Moradores e Amigos dos Bairros Barreira Cravo, Jardim Veneza e San Remo. Segundo o presidente do Legislativo Municipal, a iniciativa visa oferecer oportunidade para que a população dos bairros Santa Cruz, Santa Cruz II e Santa Rita do Zarur, possam acompanhar o trabalho dos parlamentares.

ENCONTRO COM BENEFICIADOS DO BOLSA FAMÍLIA

Foto: Paulo Dimas/PMBM


Beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) de Barra Mansa participaram de um bate-papo na manhã de ontem. A Reunião de Família abordou assuntos importantes como as condicionalidades do programa em relação à Saúde e a Educação e a importância da Vitamina A na suplementação. O encontro aconteceu na Associação de Moradores da Vista Alegre. A Reunião de Família é uma realização da Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, com organização do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) da Vila Coringa.

BOLSA FAMÍLIA

Participaram do encontro a vice-prefeita Fátima Lima e representantes das Secretarias de Saúde, Educação e Meio Ambiente. O programa Bolsa Família é um projeto de transferência condicionada de renda que beneficia famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Para ser um beneficiado é necessário atender a requisitos com condicionalidades nas áreas da saúde e educação que são o calendário vacinal e o crescimento e o desenvolvimento das crianças menores de sete anos, pré-natal para as gestantes e acompanhamento das lactantes. Na educação, crianças e adolescentes entre seis e 15 anos precisam estar com a matrícula e frequência escolar mensal mínima de 85%. Já jovens de 16 a 17 anos devem ter matrícula e frequência escolar mínima de 75%.

DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS

No encontro, a secretaria de Meio Ambiente entregou mudas aos beneficiados, com o intuito de fomentar o plantio de hortaliças e a produção de uma alimentação mais saudável. O secretário de meio ambiente, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, destacou a atividade. “Esse trabalho mostra aos moradores que podem ser feitas hortas urbanas. Viemos para cá para distribuir mudas, ensiná-los como se faz uma horta e demonstrar como é feito o trabalho do meio ambiente”, frisou o secretário.

VAN PARA ATENDIMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

A Prefeitura de Angra dos Reis vem investindo na humanização da saúde pública e no atendimento e inclusão das pessoas com deficiência. Nesta semana, a Saúde do município adquiriu uma van especialmente equipada para atender cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida que sejam ou venham a ser pacientes do Centro Especializado em Reabilitação e Clínica da Dor. A cerimônia para a apresentação e entrega do veículo foi realizada ontem na própria unidade de saúde, localizada no Parque das Palmeiras, e contou com a presença do prefeito e vice-prefeito de Angra, secretários municipais e representantes dos conselhos municipais de Saúde e das Pessoas com Deficiência.

PRAÇA REVITALIZADA 

Os moradores do bairro Santa Cruz, em Volta Redonda, serão beneficiados com a revitalização da Praça e Área de Lazer Leandro Thomé Damaciano, que  fica entre as ruas Capitão Franklin e Celino Barud. A obra começou ontem e inclui reparos no campo de grama sintética, no alambrado; área de convivência com novas mesas, bancos e churrasqueira; ampliação do parquinho infantil; além de tratamento paisagístico e iluminação. A calçada no entorno da área de lazer e o escadão que facilita o tráfego de pedestres, encurtando a distância entre as duas ruas que cercam a praça, também serão revitalizados.

PREVISÃO DE ENTREGA

De acordo com o presidente do Fundo Comunitário de Volta  Redonda (Furban), Ronie Oliveira, responsável pela execução da obra, a praça de lazer será entregue aos moradores totalmente revitalizada em 60 dias. Ele lembrou que, somente em agosto, investiu R$ 700 mil em contenções de encostas.

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA IDOSOS

Aconteceu ontem o Fórum Municipal de Políticas para Idosos, realizado no auditório do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), no Aterrado, em Volta Redonda. Realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (Smidh) e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI), o fórum contou com a participação de secretários municipais, representantes de autarquias e da sociedade civil.

POLICIAL FERIDO

Um policial militar, que não teve a identidade divulgada, ficou ferido na última terça-feira, dia 27, em Paraíba do Sul, após, de folga, tentar impedir um roubo. O militar estava no bairro Cerâmica e ouviu um barulho em direção do seu veículo. Ele se aproximou e tentou conter o assaltante, mas acabou ferido na mão ao segurar na lâmina da faca. O PM foi encaminhado para o Hospital Nossa Senhora da Conceição e já recebeu alta. O assaltante conseguiu escapar e o caso seguiu para registro na 107ª Delegacia de Polícia (DP) da cidade.

JOGOS ESTUDANTIS 2019

Cerca de cinco mil pessoas estão sendo aguardado hoje, a partir das 14 horas, para cerimônia de abertura dos Jogos Estudantis de Volta Redonda (Jevre). A competição promete agitar a Arena Multiuso da Ilha São João, com a participação de mais de 50 unidades escolares que já se inscreveram. O evento vai contar ainda com a presença do atleta de ginástica de Volta Redonda, Caio Souza medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru e também do ex-campeão olímpico de voleibol Nalbert.

MAIS APLICATIVOS

CamScanner é um aplicativo muito útil para digitalizar documentos direto do celular, seja Android ou iPhone (iOS). Para isso, ele utiliza a câmera do dispositivo e oferece as funções de corte inteligente e melhoria da qualidade do texto e imagem. Ainda existe a possibilidade de reconhecer o texto escaneado e extrair suas informações. Já o Feedly, disponível para Android e iPhone (iOS), ajuda a reunir o RSS de vários veículos em um só lugar. No menu “Discover”, é possível encontrar fontes nacionais e internacionais divididas por assuntos, como Culinária, Viagens, Esportes, Games e outros.

Um Fato na Foto

Fazendo arte com pneus

Foto: Divulgação

Pneus também podem ser transformados em materiais úteis, como móveis. Com essa finalidade existe o projeto Arte com Pneus em Barra Mansa. A prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, retirou essa semana cerca de 300 pneus do depósito localizado no Parque da Cidade. Grande parte deles foi destinada para a reciclagem, para ser reaproveitado pela cimenteira, cujo seu objetivo é transformar esse tipo de resíduo em combustível, para substituir o carvão coque. Os que não são aproveitados foram direcionados para alunos do projeto Arte com Pneus. “Um dos maiores problemas é a longa vida útil deste material, que se tornou algo riquíssimo para esse tipo de trabalho. Nosso objetivo é buscar soluções para reinventar, criar e transformar aquilo que nós temos em algo novo e mais útil”, disse o secretário de Meio Ambiente, Roberto Carvalho, o Beleza.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !