Notas & Notas – 28 de janeiro de 2022

0

FESTIVAL DE CINEMA DE VASSOURAS

Com curadoria de Bruno e Jane Saglia, pela primeira vez, entre os dias 22 e 29 de maio, será realizado o 1º Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café. O evento presencial será exclusivamente dedicado à exibição e à promoção de obras audiovisuais através da realização de mostras competitivas e não competitivas de filmes de longa-metragem brasileiros; filmes de longa-metragem documentários; filmes de longa-metragem de animação; filmes de curta-metragem brasileiros e regionais.

COMO PARTICIPAR

As inscrições de filmes para as mostras e para todas as atividades paralelas são gratuitas e acontecem exclusivamente pela internet, entre os dias 30 de janeiro e 20 de fevereiro, e poderão ser feitas através do site http://www.festivaldecinemadevassouras.com.br/. A lista das obras selecionadas será disponibilizada no site do festival, no período de 20 a 30 de março de 2022.

SINALIZAÇÃO VIÁRIA EM BARRA MANSA

A Prefeitura de Barra Mansa está revitalizando a sinalização viária em diversos bairros da cidade. Através da Secretaria de Ordem Pública, já foram realizadas intervenções em ruas dos bairros Vila Independência, Boa Sorte, Piteiras, Nova Esperança, Roselândia, Vila Nova, Centro e Saudade. Entre os serviços realizados estão a pintura de faixas de pedestre, de quebra-molas, de placas de carga e descarga e pare. Os trabalhos são feitos no horário noturno para não impactar o trânsito.

MAIS SEGURANÇA

De acordo com o secretário de Ordem Pública, capitão Daniel Abreu, os serviços estão sendo intensificados em vias com histórico de acidentes e próximas às escolas da cidade, a fim de promover a segurança de pedestres e motoristas, mas também dos alunos que se preparam para o retorno às aulas. “Estamos realizando intervenções pontuais nos bairros, visando proporcionar maior segurança para transeuntes e condutores. Queremos deixar nossa cidade organizada, com ordenamento público de qualidade”, destacou o secretário informando que os serviços de revitalização das sinalizações chegarão o bairro Vista Alegre e também aos bairros da Região Leste na próxima semana.

VACINAÇÃO AMPLIADA

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Saúde, desde ontem, ampliou a vacinação contra a Covid-19 para crianças a partir dos oito anos, sem comorbidades. A primeira dose da vacina infantil foi aplicada em todas as Unidades de Saúde da Família, das 8 às 15h30min, mediante agendamento. A vacinação de crianças de cinco a dez anos com comorbidades segue também em todas as UBSF’s, no mesmo horário. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais e/ou responsáveis legais. É necessário apresentar os seguintes documentos: caderneta de vacinas, cartão do SUS ou CPF da criança.

REVITALIZAÇÃO DA EMBARCAÇÃO TENENTE LORETTI

Foto: Divulgação


A embarcação Tenente Loretti, que durante anos transportou presos políticos famosos e ajudou no resgate de náufragos na Ilha Grande, será revitalizada. A Secretária de Estado de Cultura e Economia se comprometeu em buscar o orçamento para reparo do patrimônio, que hoje está em um estaleiro em Angra dos Reis. O acordo foi firmado na tarde da última quarta-feira, dia 26, com o Secretário Municipal de Cultura e Patrimônio de Angra dos Reis.

PATRIMÔNIO MUNDIAL

Para a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, revitalizar a histórica embarcação é presentear Angra dos Reis. “A revitalização da Tenente Loretti é um presente do Governo do Estado para Angra, que completou no último dia 6 seus 520 anos e para a Ilha Grande, que é um Patrimônio Mundial da Unesco”, pontuou.

SAAE-VR INTENSIFICA AÇÕES

O presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR), Paulo Cezar de Souza, o PC, se reuniu nesta semana com moradores do bairro Parque do Contorno, para mostrar as ações que começaram a ser intensificadas nesta quinta-feira, dia 27, para solucionar problemas de abastecimento de água na região. “Uma série de ocorrências, como parada da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Belmonte, por conta de fortes chuvas e quedas de energia, a queda de barranco próximo ao Parque do Contorno, além do aumento no consumo de água nesses dias de altas temperaturas, prejudicou o abastecimento nesses bairros. Estamos realizando ações de curto e de médio prazos, para melhorar o acesso à água nesses e em outros bairros”, explicou PC, lembrando ainda que houve um rompimento de rede que abastece a região próxima ao Hospital da Unimed, afetando o sistema.

NOVA VIA LIGA BANQUETA E NOVA ANGRA

Foto: Divulgação/PMAR


A Prefeitura de Angra dos Reis está finalizando mais uma obra muito importante para o município, a da via de ligação entre os bairros da Nova Angra e Banqueta. Neste momento, a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, que foi responsável pelo trabalho, finaliza os detalhes do asfaltamento. A obra será entregue à população na próxima semana. O trabalho inclui a readequação do sistema de drenagem pluvial, recapeamento asfáltico e a interligação entre Nova Angra e Banqueta, atendendo às reivindicações dos moradores dos dois bairros. Ao todo, são mais de 16 mil m2 de área pavimentada. Além de beneficiar o trânsito dos moradores, as obras vão minimizar o problema do alagamento na Nova Angra.

SELETIVA DE FUTSAL EM PORTO REAL

Foto: Divulgação


A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Porto Real, iniciou nesta semana, uma seletiva para montar e treinar uma equipe de Futsal para representar o município na Copa Rio Sul de Futsal 2022. Cerca de 60 atletas compareceram a seletiva que foi realizada no Ginásio Gustavo Pereira, o Gustavão, no bairro de Fátima. Segundo o Secretário de Esporte e Lazer, Valtinho, após os testes físicos e observações táticas, a princípio serão 30 atletas selecionados e assim que for definida a data de inscrição pela organização da competição, cerca de 20 atletas deverão ser selecionados e iniciar imediatamente os treinos. “Os professores da Secretaria de Esporte e Lazer estão engajados na formação da equipe, temos vários talentos na nossa cidade e esta é uma oportunidade dos nossos jogadores mostrarem talento e ganharem notoriedade no cenário esportivo”, disse Valtinho.

APOIO

O prefeito de Porto Real, Alexandre Serfiotis frisou que a administração pública apoia a participação em eventos esportivos. “O esporte é um caminho para nossos adolescentes e jovens, além de contribuir para uma vida mais saudável também é oportunidade para que novos talentos sejam descobertos e despontem para uma carreira de sucesso, não só no futsal, mas em diversas modalidades”, disse Serfiotis.

REDUÇÃO DE INTERVALO DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Real informa às pessoas menores de 60 anos, que houve uma redução no intervalo entre a aplicação da segunda e terceira doses das vacinas utilizadas contra a Covid-19. O munícipe precisará respeitar apenas o prazo de quatro meses para o recebimento da Dose 3. Antes esse prazo era de cinco meses, e este, continua valendo para pessoas com 60 anos ou mais. A Secretaria de Saúde ainda reforça que a vacinação é muito importante no combate ao coronavírus, e, pede que a população fique atenta aos canais oficiais da Prefeitura para não perderem as datas de vacinação.

DEDETIZAÇÃO NA POLICLÍNICA DE ITATIAIA

O prédio da Policlínica Municipal, localizado no Centro de Itatiaia, passará por serviço de dedetização nesta sexta-feira, dia 18. Para o procedimento, todos os setores, inclusiva a sala de vacina, atenderão os moradores até meio-dia, tendo as atividades suspensas a partir desse horário e retornando normalmente na segunda-feira, dia 31.

VOLTA REDONDA INTENSIFICA VACINAÇÃO DA 3ª DOSE

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensifica a vacinação da terceira dose contra a Covid-19 neste fim de semana. Todos os acima de 18 anos que receberam a segunda dose até 06/11/2021, já podem se vacinar. A dose de reforço voltará a ser aplicada nesta sexta e sábado, dias 28 e 29, nos shoppings Sider e Park Sul, das 10 horas às 19 horas.

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

Nesta sexta, dia 28, todas as 46 unidades básicas de saúde (UBSs e UBSFs) continuarão vacinando contra a Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde está aplicando a vacina Pfizer em todas as doses de reforço. A medida ocorre conforme orientação do Ministério da Saúde e de acordo com o estoque disponível. Ou seja, independente da dose anterior, toda aplicação de reforço está sendo feita com a Pfizer.

VOLTA DA OPERAÇÃO VR EM ORDEM-DIVULGAÇÃO

Foto: Divulgação


A “Operação VR em Ordem” foi retomada ontem, dia27, após várias reuniões e planejamentos estratégicos realizados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), Polícia Militar (PMRJ) e Polícia Civil de Volta Redonda. O objetivo é sanar as irregularidades apontadas por denúncias da população, através de fiscalizações. A retomada do projeto, desta vez, conta com o reforço integrado das forças de segurança e vai atuar por tempo indeterminado.

IMPORTÂNCIA DAS DENÚNCIAS

O comandante interino da Guarda Municipal de Volta Redonda, inspetor Silvano de Paula, informou sobre a importância das denúncias. Disse que a participação da população na segurança pública é fundamental para alcançar o sucesso das fiscalizações. O contato pode ser feito através do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), além da Ouvidoria, pelo telefone (24) 3339-9151 e e-mail [email protected].

TODOS OS VEÍCULOS

O secretário Luiz Henrique explicou que serão verificados todos os veículos que apresentarem esse tipo de irregularidade e que causam muitos incômodos aos moradores de Volta Redonda. Ficou decidido que as operações só terão fim quando forem resgatadas a tranquilidade e a paz da cidade.

BARRA MANSA INTENSIFICA COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Foto: Chico de Assis/PMBM


A Prefeitura de Barra Mansa, através da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental, segue com os trabalhos de combate ao Aedes aegypti, que é o vetor da dengue, chikungunya, zika e da febre amarela em áreas urbanas. O serviço de fumacê está percorrendo diversos bairros durante o dia, a fim de evitar a proliferação de larvas do mosquito e eliminar os que já estão contaminados.

OS BAIRROS

Nessa semana os bairros que já foram contemplados foram Jardim Central, Vila Coringa, Santa Rosa, Vila Orlandélia, São Vicente, Santa Isabel, Vale do Paraíba, Cotiara, Verbo Divino, Morro do Cruzeiro, Abelhas I e II, Apóstolo Paulo, Monte Cristo, Vila Independência, Jardim América, São Vicente, Jardim Boa Vista e Rua Ary Parreira.

PRÓXIMOS BAIRROSO

Os bairros que receberão o serviço serão Getúlio Vargas, Avenida Presidente Kennedy e parte alta do Ano Bom, Santa Clara, São Pedro, Goiabal, Santa Lúcia, Boa Sorte, Piteiras, São Genaro, São Luís e Nova Esperança.

PREFEITURA DE VOLTA REDONDA APRESENTA NOVA AÇÃO CONTRA A VARIANTE ÔMICRON

Além da terceira dose, serão aplicadas também a primeira e a segunda doses em atraso – Foto: Divulgação/PMVR


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda acaba de lançar nova ação para separar vacinação e testagem contra a variante Ômicron. São sete unidades básicas de saúde (UBSs e UBSFs) que estão realizando o atendimento convencional da Atenção Básica, sem realizar testagem para Covid-19. A coordenadora da UBS Jardim Paraíba, Márcia Pereira, explicou que a unidade atende 13 bairros, sendo referência em vacinação. Ela lembrou que, com a retirada da testagem, a procura por vacinas está voltando a nortear os atendimentos da unidade.

ABERTURA DO CENTRO DE TESTAGEM PARA COVID-19

Além da divisão dos atendimentos nestas unidades, outra ação da Prefeitura de Volta Redonda foi à abertura do centro de testagem para Covid-19 na Ilha São João, já considerado maior da Região Sul Fluminense. No local, estão sendo realizados mais de mil testes por dia. Pacientes com sintomas gripais devem fazer o agendamento entre 8 horas e 22 horas pelo link: http://encurtador.com.br/pzHJO.