RODA DE CONVERSAS PARA MULHERES SOBRE O SETEMBRO AMARELO
A Sociedade de Mulheres e o Ministério de Ação Social da Igreja Metodista do bairro Vila Nova, promovem no sábado dia 30, a partir das 16 horas, uma roda de conversa para mulheres sobre o Setembro Amarelo. O evento é aberto para toda comunidade. Intitulado como “Roda de Conversa Entre Elas: Se Precisar Peça Ajuda”, o objetivo é trocar experiências quanto a saúde mental e relembrar a importância de reconhecer sinais de comportamento depressivo ou suicida em familiares e amigos.
COMPOSIÇÃO DA MESA
Como participantes da mesa estão: Milena Beliene, psicóloga clínica e organizacional; Cecília Pereira, teóloga e psicanalista; Francielle Guerin, farmacêutica com experiência na área de saúde mental; Elizangela Amado, farmacêutica e nutricionista; e Vanessa Pereira, graduada em Educação Física. Haverá ainda depoimento de uma pessoa que passou pela situação de não querer viver mais.
CENÁRIO DE DOR E INCERTEZA
Segundo a presidente da Sociedade de Mulheres, Alcione Rosa, mesmo após a pandemia de Covid-19, o cenário de dor e incerteza ainda continua para muitos. “A proposta dessa roda de conversa, além de levar uma conscientização sobre o Setembro Amarelo, é mostrar para as mulheres que a vida, apesar das dificuldades e desafios que nos aparecem, é uma dádiva de Deus e devemos vivê-la com qualidade. A missão da Sociedade Metodista de Mulheres é viver para servir! E nós entendemos que o conhecimento é libertador e com certeza estaremos contribuindo para que mulheres sejam libertas de sofismas impostas pela sociedade”, apontou Alcione.
DISCUTINDO O TEMA
A pastora titular da Igreja Metodista em Vila Nova, Sônia Resende, destacou que discutir abertamente o Setembro Amarelo promove a conscientização sobre questões cruciais de saúde mental. “Ao abordar temas relacionados à prevenção do suicídio e ao bem-estar emocional, estamos quebrando o estigma que frequentemente envolve esses assuntos. Essas conversas abertas oferecem um espaço seguro para compartilhar experiências, buscar apoio e aprender sobre os sinais de alerta. Assim não apenas proporcionamos apoio às pessoas que estão enfrentando desafios emocionais, mas também criamos uma sociedade mais empática e atenta, onde a saúde mental é valorizada e tratada com a seriedade que merece”, falou a pastora. As interessadas em participar da roda de conversa podem fazer inscrição gratuita através do WhatsApp (24) 9 9246-5585.
PREPARAÇÃO DOS CEMITÉRIOS PARA O DIA DE FINADOS
A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), iniciou a preparação e a organização dos quatro cemitérios municipais para o Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro. De acordo com a pasta, uma comissão foi formada para avaliar as demandas e estabelecer e alinhar as ações que serão desenvolvidas nas unidades do Centro, Floriano, Amparo e Rialto.
CARINHO E ZELO
Segundo o secretário da SMASDH, Fanuel Fernando, tudo está sendo preparado com muito carinho e zelo para a data, que é muito importante. “Seguindo uma determinação do nosso prefeito Rodrigo Drable, nós nos organizamos, por meio de uma comissão multidisciplinar, para oferecer a nossa população um melhor atendimento. Temos a preocupação de que isso ocorra, não somente no Dia de Finados, mas durante todo o ano. Nossas ações são constantes, além disso, implementamos uma série de serviços para facilitar o atendimento dos munícipes em um momento tão delicado”, disse Fanuel.
REVIT BM NO CONDOMÍNIO INDUSTRIAL
Na manhã desta terça-feira, dia 26, representantes da Prefeitura de Barra Mansa estiveram no Condomínio Industrial, na antiga Edimetal, para avaliação do local. As ações do Revit BM (programa de revitalização) vão incluir limpeza, preparação das áreas e plantio de árvores. Todas as intervenções deverão ser finalizadas antes do dia 18 de outubro, data na qual acontecerá a abertura da Feira de Negócios do Sul Fluminense (Flumisul) e também o lançamento do empreendimento.
TRABALHO A TODO VAPOR
Segundo o subprefeito da Região Leste e coordenador do Revit BM, Marco Chiesse, o trabalho de revitalização no local está a todo vapor. “Estamos iniciando a revitalização dos trechos, a pedido do prefeito Rodrigo Drable. É um trabalho onde precisamos somar forças para avançar e entregar o serviço o mais breve possível”, adiantou.
MANUTENÇÃO EM VINTE BAIRROS
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI) de Volta Redonda trabalha diariamente na manutenção da cidade. Na última semana, entre os dias 18 e 21 de setembro, a equipe da secretaria esteve em mais de 20 bairros do município. Entre os serviços prestados estavam limpeza de bueiros, roçada, recolhimento de resíduos, irrigações e abastecimento de água em pontos críticos da cidade.
RECONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO
De acordo com a secretária de Infraestrutura, Poliana Moreira, tão importante quanto a reconstrução de Volta Redonda é a manutenção da cidade. “Os serviços de capina, roçada e recolhimento de resíduos, por exemplo, são fundamentais para manter a cidade bonita; a limpeza de bueiros é imprescindível para evitar alagamentos; além disso, molhamos os canteiros de plantas e garantimos água potável em locais que a rede de abastecimento não alcança, como o ‘Pipódromo’, por exemplo”, falou Poliana.
PRAÇAS REVITALIZADAS
Também na última semana, a secretaria de Infraestrutura entregou duas praças totalmente reformadas à população. Na quarta-feira, dia 20, o bairro Retiro recebeu a Praça Sergipe; e na sexta, dia 22, moradores do Eucaliptal ganharam a reforma da Praça Joaquim José da Silva. Nesta quarta-feira, dia 27, foi reinaugurada a Praça Emílio Acciarito, no bairro Barreira Cravo. Esta foi a oitava praça entregue revitalizada pela SMI no mês de setembro.
EXPOSIÇÃO DE CARNAVAL
A Casa da Cultura receberá, a partir desta sexta-feira, dia 29, a exposição “O Carnaval Que Ninguém Vê: O Encanto da Arte Fotográfica na Sapucaí”, do fotógrafo italiano, Ricardo Giovanni. A mostra, com entrada gratuita, ficará aberta ao até o dia 10 de outubro, de segunda-feira à sexta-feira. A exposição mostrará, através de fotografias pela visão inovadora do artista, toda a beleza presente no carnaval na Marquês de Sapucaí, contando também no dia 29, com mesa de conversa sobre o antigo bloco de carnaval da cidade, o “Sapo Seco” e sobre a Sapucaí. O evento, segundo o Superintendente de Cultura, Thiago Góes, é uma forma de fomentar e resgatar a cultura do Carnaval na cidade, que sempre teve a festa como referência no Médio Paraíba.