Notas & Notas – 27 de outubro de 2021

0

‘MAGÉ PARA ELAS’ COM O ÔNIBUS LILÁS

Com objetivo de acolher, informar e orientar as mulheres vítimas de violência doméstica, a Prefeitura de Magé realiza no próximo sábado (30), das 10 às 15 horas, a ação “Magé Para Elas” em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos vai estacionar na Praça 7 de Setembro, em Piabetá. O Ônibus Lilás que oferece atendimento privado e sob sigilo de assistente social, psicóloga e advogada.

OUTROS SERVIÇOS

A Secretaria de Saúde estará oferecendo serviços como teste de glicemia, aferição de pressão arterial, planejamento sexual e reprodutivo, e agendamento de mamografia. E como toda mulher merece se cuidar, durante a ação também terá um espaço para atendimentos de beleza como massoterapia relaxante, design de sobrancelhas, maquiagem, corte de cabelo e trancista.

OPERAÇÃO ENERGIA LEGAL

A Enel Distribuição Rio realiza desde ontem, até sexta-feira (29) a operação Energia Legal em Angra dos Reis. A companhia, em conjunto com a Polícia Civil, promoverá fiscalizações em residências e estabelecimentos comerciais para identificar ligações irregulares, também conhecidas como “gato”. Nas 16 edições do projeto Energia Legal realizadas pela Enel Distribuição Rio, a companhia identificou furto de energia em 8.144 clientes, sendo 7.477 residências e 667 comércios, de 14 cidades da sua área de concessão. Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazê-lo pela internet: https://www.enel.com.br/, pelo aplicativo Enel Rio ou pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.

PREPARAÇÃO GRATUITA PARA O ENEM

Em outubro, o projeto Capacita Resende, que traz cursos gratuitos para a população de Resende, terá uma edição especial, voltada para a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece em novembro. Nesta quarta e sexta-feira, dia 27 e 29 respectivamente, o projeto apresentará oficinas gratuitas sobre Matemática e Ciências Humanas para estudantes do Ensino Médio das escolas públicas. No início desta semana já foram ministradas oficinas de Redação e Ciências da Natureza.

PROFESSORES VOLUNTÁRIOS

As aulas serão promovidas por professores voluntários da Estácio Resende e profissionais convidados. As transmissões serão ao vivo pelo canal da Estácio Resende no Youtube (www.encurtador.com.br/ghxLZ) e para participar os interessados devem se inscrever pelo link https://www.even3.com.br/agendacapacitaresende/. Ao final de cada oficina, os participantes receberão um certificado.

PRÓXIMAS OFICINAS GRATUITAS

Na quarta-feira, dia 27, de 15 às 16 horas, matemática, com Com Caio Cossú, professor dos cursos de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo da Estácio Resende. Na sexta-feira, dia 27, de 15 às 16 horas, , oficina de Ciências Humanas, com Bárbara Viegas, professora convidada, atuante em cursos preparatórios de pré-vestibular.

ATIVIDADES EM PINHEIRAL

Foto: Divulgação/PMP


A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Pinheiral realizou no último sábado, dia 23, atividades em alusão ao Outubro Rosa e em comemoração do Dia das Crianças em uma ação conjunta que atraiu dezenas de pessoas para a Praça Luiz Gonzaga, no Centro. A ação contou com apresentação de atividades realizadas nos CRAS, oficina interativa, ciranda, dinâmicas, cama elástica e distribuição de pipoca e algodão doce. Além disso, através de parceria com a UniFOA, o “Projeto Saúde e Cuidado” trabalhou a prevenção a saúde bucal das crianças por meio da escovação.

PREFEITO COMEMORA 70 ANOS DE ESCOLA EM QUATIS

Foto: Divulgação/PMQ


O prefeito de Quatis, Aluísio d’Elias participou na segunda-feira, dia 25, das comemorações dos 70 anos da Escola Municipal Pessoa de Barros. Uma roda de conversa e confraternização no auditório da unidade escolar que é voltada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). No evento, que contou com apresentação musical ao vivo e depoimentos de ex-alunos por meio de vídeo, a equipe da escola fez homenagens e discursaram sobre a história da Escola Municipal Pessoa de Barros e abriram debates sobre futuras demandas para a instituição e para o aprimoramento da educação no município.

VACINAÇÃO DE REFORÇO PARA IDOSOS DE 80 ANOS E MAIS

Foi iniciada a vacinação de reforço contra a Covid-19 para idosos a partir dos 80 anos em Quatis. De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacinação acontecerá nas Unidades de Saúde de cada bairro, e através de Vacinação Volante para casos onde a pessoa não pode se locomover até a unidade. As agentes de Saúde entrarão em contato para agendar os horários da imunização, seguindo a listagem de vacinados cadastrados no município. A vacinação de reforço expandirá as faixas etárias e grupos de acordo com o recebimento de remessas de doses enviadas ao município.

ATIVIDADES RECREATIVAS E RODA DE CONVERSA

A prefeitura segue realizando as atividades nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Porto Real. Nesta quarta-feira, dia 27, atividades recreativas, oficinas infantis além de rodas de conversas serão realizadas no Cras Novo Horizonte. De acordo com o diretor de Programas Sociais, Jadson Teixeira, das 9 às 14 horas acontecem às atividades recreativas e oficinas infantis. Uma roda de conversa com o Conselho Tutelar sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) acontece às 9 horas. Já às 4 horas, está programado Roda de Conversa sobre direito à pensão alimentícia, com a advogada Franciainne Renata Mota Correa. “Nosso objetivo é fazer uma integração entre todos os serviços de Assistência Social. Isso também se reflete nas campanhas de cada mês, onde abordamos os temas junto à população”, explicou a secretária de Assistência Social do município, Valéria Sá.

FISCALIZAÇÃO DE TRANSPORTE ESCOLAR

Foto: Divulgação/PMR


A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Resende encerrou na terça-feira, dia 26, inspeções anuais de Transporte Escolar Urbano de Resende. A fiscalização aconteceu no Centro Administrativo Jéfferson Geraldo Bruno, no Jardim Jalisco. Ao todo 22 veículos, entre Kombis e Vans, foram vistoriados. Além disso, os condutores deverão apresentar documentação que ateste a capacidade de realizar o serviço de transporte com segurança e qualidade. Os veículos aprovados na vistoria recebem um selo adesivo para identificar que os automóveis seguem as normas exigidas.

MUTIRÃO DE CIRURGIAS PLÁSTICAS

Foto: Divulgação/PMR


Mais um mutirão de cirurgias plásticas através do Sistema Único de Saúde (SUS) foram realizadas na Santa Casa de Resende no último sábado dia 23. Nesta quinta edição de mutirão foram realizados sete procedimentos, entre eles, três blefaroplastias, uma mamoplastia redutora, uma abdominoplastia e duas orelhas em abano. Em todos os casos, os procedimentos tiveram caráter reparatório e os pacientes passaram por um longo processo de acompanhamento por profissionais qualificados. Toda esta mobilização só é possível graças aos esforços da gestão municipal de Resende para garantir que a Saúde Pública do município seja uma referência. Os procedimentos são 100% gratuitos.