Notas & Notas – 27 de julho de 2019

0

PROGRAMAÇÃO DO 23º CONGRESSO DE MISSÕES

Foto: Divulgação


A Catedral das Assembleias de Deus em Volta Redonda Ministério de Madureira (Cadevre), divulgou a programação do 23º Congresso de Missões do Sul Fluminense. O evento será realizado na Ilha São João, em Volta Redonda, entre os dias 1 e 5 de agosto. Serão cinco dias com a participação de diversos cantores e preletores renomados do meio evangélico. A entrada é gratuita. O Congresso desse ano tem como tema “Arrebatamento: a última colheita missionária” e promete levar aos participantes palavras de esperança e força para os dias difíceis. “Neste ano queremos agradecer a Deus pelas muitas vitórias e por este novo momento que estamos vivendo, de união das famílias, continuando a levar a palavra de salvação aos que precisam. Cremos que Deus fará milagres e maravilhas em nosso meio, e vidas serão impactadas”, afirma o pastor presidente da Cadevre, Rinaldo Silva Dias.

CONFIRMADOS

Entre os nomes já confirmados para o evento estão o cantor e pregador Pastor Samuel Mariano, a dupla Canção e Louvor, Rose Nascimento, Clayton Queiroz e o grupo Profético Soul, além dos preletores Elizeu Rodrigues, Gilmar Fiuza e Eduardo Reis, entre outros. Ao todo, serão nove cultos durantes os dias de confraternização. Na quinta, sexta e segunda o culto começa às 19 horas. No sábado e domingo, serão três encontros: 9h, 15 e às 19 horas.

MULTA A CONDOMÍNIOS

Foto: Divulgação


Um termo de compromisso assinado entre OAB-RJ e o Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região nesta terça-feira, dia 24, impede que condomínios com academia sejam multados caso não contratem um educador físico. A lei estadual nº 8.070, publicada no Diário Oficial de 20 de agosto de 2018, determina que edifícios localizados no estado do Rio de Janeiro devam contar com um profissional da área como responsável técnico pelo espaço. Em abril, uma comissão especial foi criada na OAB-RJ para discutir o teor da lei nº 8.070. O presidente da Comissão de Direito Condominial da Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro, Alexandre Franco, ressalta que o objetivo da intermediação é tentar, por meio de audiências públicas, tornar a lei mais flexível.

APLICABILIDADE DA LEI

“Vínhamos acompanhando o desenrolar da aplicabilidade da lei desde o ano passado. Após um debate realizado em março, estreitamos o contato com o Conselho Regional de Educação Física. Criamos então a Comissão de Direito Condominial da OAB/RJ, envolvendo o Sindicato de Habitação para efetuar um estudo jurídico e audiências públicas acerca do tema. Como muitos condomínios estavam fechando as academias acionamos o CREF e solicitamos que fizessem uma promessa por meio de um tempo de compromisso público, o qual foi assinado ontem a sede da OAB perante a comissão de direito condominial”, explicou Franco,  esclarecendo que as multas não serão aplicadas até o encerramento das audiências públicas e das sugestões de alteração de lei.

USO ABUSIVO DE BEBIDA ALCOÓLICA

Em 13 anos, o uso abusivo de bebida alcoólica aumentou no país, chegando a atingir 17,9% da população adulta. De acordo com dados reunidos pelo Ministério da Saúde, no ano passado, o percentual era 14,7% maior do que o registrado em 2006 (15,6%). O dado consta da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada hoje (25). No período, o maior crescimento se deu entre as mulheres. O percentual (11%), porém, continua sendo mais baixo do que o dos homens (26%). No início da análise, os percentuais eram de 7,7% e 24,8%, respectivamente.

ÍNDICE É MAIOR ENTRE JOVENS

O comportamento é visto com mais frequência entre grupos populacionais mais jovens e tende a diminuir à medida que a idade avança. Segundo a Vigitel, há preponderância entre homens de 25 a 34 anos (34,2%) e mulheres de 18 a 24 anos (18%). Já entre mulheres com mais de 65 anos, o percentual é de somente 2%, o que representa 5,2% a menos do que em homens da mesma idade (7,2%). O uso abusivo de bebidas alcoólicas é um fator de risco que contribui para a ocorrência de acidentes de trânsito e para a suscetibilidade a Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), que abrangem câncer, doenças respiratórias crônicas e cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC). Na perspectiva da Organização Mundial da Saúde (OMS), não há volume de álcool que possa ser classificado como “seguro”, uma vez que a substância é tóxica para o organismo humano.

MORTALIDADE

O Ministério da Saúde calcula que 1,45% do total de óbitos registrados entre 2000 e 2017 pode ser ‘totalmente atribuído’ à ingestão abusiva de bebidas, como doença hepática alcoólica. A estatística prova que a vulnerabilidade dos homens está diretamente relacionada à embriaguez. Eles morrem aproximadamente nove vezes mais do que as mulheres por causas ligadas exclusivamente ao álcool.

TRABALHANDO NO ENEM

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou até segunda-feira, dia 29, o prazo para que servidores públicos federais e professores da rede pública estadual ou municipal interessados em trabalhar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) façam a inscrição na internet. O prazo terminaria na última segunda-feira. A oportunidade é para atuação na Rede Nacional de Certificadores (RNC) do Enem, nos dois domingos de aplicação da prova, nos dias 3 e 10 de novembro. Os certificadores atuam como representantes do Inep em todos os locais de prova e são responsáveis por conferir vários procedimentos como a chegada e a abertura dos malotes, a distribuição das provas, o trabalho dos chefes de sala, aplicadores e fiscais, entre outros.

DETRAN LEILOA VEÍCULOS 

Em três leilões realizados em 2019, o Detran do Rio de Janeiro bateu a marca de 9.171 veículos arrematados. Esvaziar os pátios com veículos acautelados há anos era uma das metas da gestão atual, que assumiu em janeiro. O total das vendas dos três leilões gerou uma arrecadação de aproximadamente R$ 2,5 milhões, além de reciclar cinco toneladas de material ferroso. O terceiro leilão deste ano ocorreu na última segunda-feira, dia 22, com a oferta de 6.956 veículos classificados como inservíveis e acautelados nos pátios de Niterói, Santa Cruz da Serra e Duque de Caxias. Os lotes foram arrematados por duas empresas que vão reciclar cerca de quatro toneladas de material ferroso.

PALESTRA GRATUITA

A Firjan Sul Fluminense realiza na quarta-feira, dia 31, a partir das 15 horas, a palestra gratuita ‘Política Nacional de Resíduos Sólidos: vamos falar das obrigações?’. O encontro ocorre na sede da regional, no Bairro Laranjal, em Volta Redonda, e tem como objetivo tirar dúvidas e abordar, no detalhe, a lei que passou a valer no estado do Rio de Janeiro em maio deste ano. Segundo a palestrante e especialista em Meio Ambiente, Carolina Maria Zoccoli, a ideia é mostrar não só as responsabilidades que passam a ser exigidas das indústrias, mas explicar a melhor maneira de os empresários se atualizarem. “Como a legislação entrou em vigor há pouco tempo, 2019 ainda será um período de adaptação. É importante, porém, que os industriais iniciem 2020 já com o seu planejamento pronto, pois a fiscalização deverá ficar mais rígida”, pontua.

DÚVIDAS

Durante o encontro ainda haverá espaço para que os industriais tirem as principais dúvidas e compartilhem vivências. “É muito importante que os empresários participem deste encontro. Além da adequação que é obrigatória, a logística reversa figura uma tendência de mercado”, finaliza a especialista em Meio Ambiente da Firjan, Carolina Zoccoli.

CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização e Diagnóstico Precoce ao Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado neste sábado, dia 27 de julho, será realizada uma campanha alertando sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, no Calçadão do bairro Campos Elíseos. O evento será realizado pela Frente Nacional de Combate ao Câncer (FNCC), com o apoio da Prefeitura de Resende, entre 9h e meio-dia. A mobilização faz parte do “Julho Verde”, lançado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), visando à prevenção e conscientização destes tipos de câncer.

SALDO POSITIVO DE EMPREGOS

Foto: Divulgação


O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, ligado ao Ministério da Economia, divulgou nesta quinta-feira, dia 26, os dados do mercado de trabalho em todo o país para o mês de junho. Resende conseguiu um saldo positivo de 124 novas vagas abertas no mês, ajudando a fechar o primeiro semestre de 2019 com 583 empregos gerados a mais que o número de demissões ocorridas no mesmo período.

SALDO POSITIVO

Os números do semestre já são melhores do que aqueles registrados ao longo de todo o ano de 2018. No ano passado, Resende também fechou no ‘azul’ na geração de empregos, tendo  um saldo positivo de 398 vagas abertas em 12 meses. Os números são ainda mais expressivos quando se leva em conta o período entre janeiro de 2017 e junho de 2019. Neste intervalo de tempo, Resende acumula pelos dados do Caged 2.213 novos empregos gerados.

FESTA DE SÃO CRISTÓVÃO

Os músicos Julinho Marassi & Gutemberg vão se apresentar na 71ª Festa de São Cristóvão em Mendes. A apresentação acontece hoje, às 22 horas, no Campo de São Cristóvão, Bairro Independência. A entrada é franca.No repertório, o público vai poder conferir os seus maiores sucessos como ‘Aos Meus Heróis’, ‘Appaloosa’, ‘Maromba’, ‘A Pipa’, ‘Minha-flor’ e ‘Pra Quem Lembrar’.

MELHORIAS EM CONSERVATÓRIA

A Prefeitura de Valença, através da subprefeitura, vem realizando uma série de melhorias em Conservatória. Entres essas realizações estão às construções de seis pontes, em apenas nos últimos três anos. São ações para melhorar a trafegabilidade e garantir boas condições de deslocamento da população e dos turistas.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia de Tereza de Benguela, celebrados em 25 de julho, foram lembrados em Barra Mansa com uma programação especial do Projeto Afrosaberes, desenvolvido pela Fundação Cultura, em parceria com Gerência de Promoção da Igualdade Racial. O AfroSaberes Mulheres contou com uma noite de reflexões sobre a luta e resistência da mulher negra realizada na Estação das Artes, no Centro.

CAMINHONETE CLONE

Um homem de 25 anos foi detido na quinta-feira, dia 25, no Km 308 da Rodovia Presidente Dutra com um veículo clonado. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) a equipe abordou uma caminhonete Fiat/Toro ostentando as placas GHH-3785 de Sorocaba/SP. Durante inspeção veicular minuciosa foi observado sinais de adulteração nos itens de identificação do veículo, sendo constatado tratar-se de um clone e o veículo original de mesmas marca/modelo de placas LMJ-1661 do município de Itaboraí/RJ, com registro de roubo. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao indivíduo e a ocorrência encaminhada para a 89ª Delegacia de Polícia (DP) de Resende.

CAMPEONATO CARIOCA FEMININO

Já está disponível no site da FERJ o regulamento do Campeonato Carioca Feminino 2019. São 28 equipes distribuídas em seis grupos. Participam: Flamengo, Vasco, Botafogo, Fluminense, Portuguesa, Duque de Caxias, America, Barcelona, Rio São Paulo, Arraial do Cabo, Brasileirinho, Atlético Carioca, Heliópolis, Piscinão de Ramos, El Shaddai, Bela Vista, Jacarepaguá, Cara Virada, Colônia, Rogi Mirim, Greminho, Liga Cabofriense, Liga Gonçalense, Liga Riobonitense, Liga de Arraial do Cabo, Liga de Barra do Piraí, Liga de Paracambi e Liga Vassourense.

HIDRATANDO EM CASA

Se o que você precisa é de hidratação, boa notícia: fazer o tratamento em casa é simples e não sai caro. Além de ser possível encontrar vários produtos prontos no mercado com faixas de preço acessíveis para todos os bolsos, muitos ingredientes naturais podem ajudar na tarefa. A maneira mais comum de fazer hidratação no cabelo em casa é utilizando máscaras prontas. Os produtos, geralmente um creme mais espesso, dão conta de, sozinhos, restaurarem a beleza e a saúde dos fios e são acessíveis – tanto com relação a custo quanto na praticidade de encontrar.

Um Fato na Foto

Antes e depois

Foto: Mônica Vieira

Foto: Fábio Guimas

Em junho deste ano, uma jovem foi supostamente estuprada após ser abordada por um homem próximo a linha férrea no Centro de Barra Mansa. Em depoimento, ela contou que agressor saiu de trás de um dos vagões que estava estacionado e a beijou, começando ali uma briga entre os dois. Ela, em seguida, explicou que após apanhar, desmaiou e só acordou no dia seguinte, observando que foi sexualmente abusada. Nesta semana, o A VOZ DA CIDADE passou pelo local onde a vítima informou que foi abordada e flagrou que a parede do local está sendo reparada. A imagem do antes é da repórter Mônica Vieira e do depois, do repórter fotográfico Fábio Guimas.

Deixe um Comentário